Oficial [SPOILER] THE LAST OF US II: TÓPICO PARA DISCUSSÃO/SPOILER - Versão para Impressão +- Start Select Fórum (https://www.startselect.com.br/forum) +-- Fórum: Principal (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Joy & Sticks (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3) +--- Tópico: Oficial [SPOILER] THE LAST OF US II: TÓPICO PARA DISCUSSÃO/SPOILER (/showthread.php?tid=77393) |
RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Pandora - 17-07-2020 Wander escreveu: (17-07-2020, 09:45 AM)Como assim, qual o crime? O crime é matar o Joel. Não havia nenhuma justiça em se vingar pq isso seria uma reação a uma atitude justa dele (salvar a Ellie de sequestradores assassinos). Vc é q está falando bulshitagem. Você falou que seria justificável um inocente ir atrás do Joel por vingança. Você escreveu: "Sobre a tal gente inocente q o Joel teria matado,então o jogo q abordasse a questão do ponto de vista de um inocente querendo se vingar do Joel, ora." Me diz qual o crime da Abby em querer vingança do assassino do pai dela que ia criar a cura para a humanidade fodida, e que o jogo deixa implícito que a Abby não sabia que ia matar a Ellie no procedimento. Nesse contexto ela não se encaixa como "inocente"? RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 InuK9 escreveu: (17-07-2020, 09:45 AM)Ellia, a filha de Joel:LOPES: Dsclp, tava digitando copiando minha própria tradução do trecho, já que tô sem áudio pra pegar o quote original em inglês. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 09:46 AM)Eu não vejo a hora do incidente incitante e estrutura do jogo não serem considerados mais spoiler, mas por enquanto vamos postar com tag, por favor. Vc pretende ficar dando as mesmas voltas a conversa inteira? Pq tudo q eu estou dizendo desde o começo é "se existe alguém q foi vítima de uma real injustiça da parte do Joel, q essa pessoa vá buscar vingança. Nesse ponto não tenho problema nenhum. Mas vc está justificando os atos da Abby com base em situações alheias a ela. E isso não faz sentido. Se era com base nos eventos finais q julgavam o Joel ruim, então está errado. Ele foi salvar a Ellie de gente q pretendia matá-la. Ponto final, não é difícil entender isso. Não existe relativiação q torne essas pessoas vítimas e o Joel um cara mau por esse ato específico. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Syper - 17-07-2020 InuK9 escreveu: (17-07-2020, 09:49 AM)Se querem pintar o Joel de vilão que mostrem ele fazendo coisas de vilão como a Tess quebrando o Robert. Até onde eu vejo o cara sempre estava fazendo o que era necessário pra sobreviver, nunca foi atrás de alguém por vingancinha ou torturou por maldade. Penso assim também, o primeiro jogo não sustenta o segundo nessa parte, é muito claro pra mim. No máximo só mostram o Joel recusando dar carona pro casal na estrada no começo do jogo. Faltou um prequel que preparasse o terreno pra parte 2. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 InuK9 escreveu: (17-07-2020, 09:49 AM)Se querem pintar o Joel de vilão que mostrem ele fazendo coisas de vilão como a Tess quebrando o Robert. Até onde eu vejo o cara sempre estava fazendo o que era necessário pra sobreviver, nunca foi atrás de alguém por vingancinha ou torturou por maldade.Quem quebrou o braço do Robert foi o Joel, a Tess deu a porrada com o cano e depois atirou. Composição que inclusive é espelhada no final quando o Joel, na mesma pose e enquadramento, atira em uma Marlene indefesa implorando pela vida. E ela era uma pessoa sem dúvidas menos egoísta que o Robert. Mas ainda concordo, acho inclusive que parte da falha do roteiro deste jogo é que todo mundo ali é muito pior que o Joel, no que diz respeito a justificativa pelo que estão fazendo. E o jogo se recusa a confrontar a Ellie nisso. A Abby até tem um pouco, mas é meio raso. Os personagens são só "props", eles não desafiam a visão de mundo da protagonista. É mais importante que morram de forma "inesperada" que tragam conflito ideológico. Um contraste bom pra fazer é o Bill. Final da nossa relação com o Bill no primeiro jogo e pra sempre na franquia, provavelmente: "So we square?" "Yeah, we square" "Then get the hell out of my town" Se fosse Daleste 2, terminaria com um tiro vindo do nada e matando o Bill. OMG :OOOOOO Daleste 2 começa com um evento bombástico, então sente que a única forma de investir o jogador emocionalmente é com coisas igualmente bombásticas, como personagens morrendo. É Game of Thrones S04+ RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 09:48 AM)Amigão, você tá chamando quem discorda de "doente mental" e "nojento", wtf? Não sei como vc chama quem defende sequestradores de uma menina de 15 anos, eu chamo de nojentos mesmo. Sobre "doente mental" é pq defender maldade no Joel baseado nos eventos FINAIS do primeiro jogo não tem o menor sentido. InuK9 escreveu: (17-07-2020, 09:49 AM)Se querem pintar o Joel de vilão que mostrem ele fazendo coisas de vilão como a Tess quebrando o Robert. Até onde eu vejo o cara sempre estava fazendo o que era necessário pra sobreviver, nunca foi atrás de alguém por vingancinha ou torturou por maldade. Sim. Mas eles usam qualquer elemento vago pra justificar uma suposta maldade do Joel. É patético. Hayabasa escreveu: (17-07-2020, 09:50 AM)O Joel não era santo, tem outra perspectiva da história, o que ele fez ,no final do primeiro jogo, teve reação simples... Reação injustificada, simples. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 Pandora escreveu: (17-07-2020, 09:51 AM)Você falou que seria justificável um inocente ir atrás do Joel por vingança. Você escreveu:Correção, ela sabia sim, tanto que ela fala pro pai dela "se fosse eu, eu ia querer que fizessem a cirurgia", justamente pra ajudar a tirar o peso da consciência dele. A Santa Abby de Seattle, que ama cachorros, grávidas, crianças e se sacrificaria pra livrar o mundo do pecado. Que roteiro bosta, meu amigo. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Pandora escreveu: (17-07-2020, 09:51 AM)Você falou que seria justificável um inocente ir atrás do Joel por vingança. Você escreveu: O crime é q ela não está vingando alguém inocente, está vingando alguém culpado. O ato do Joel de ter matado o pai dela não é errado, pq ele fez isso em reação à agressão inicial, q foi sequestrar e tentar matar a Ellie. Por isso fiz aquelas analogias com cunhado de Ana Hickmann e tal. Pq é o mesmo q a filha de um assassino e ir se vingar pq seu pai foi morto ao tentar assassinar alguém. Não tem sentido. Não é moralmente justificável. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Amigão, esse Robert é um cara q roubou armas do Joel e da Tess, num contexto em q isso significaria talvez a morte deles, pq estariam desarmados. Vc tá novamente invertendo culpado e vítima. O Joel e a Tess mataram um cara q os traiu por puro egoísmo. E a Marlene estava implorando pela vida sim, logo depois de raptar uma menina e querer matá-la. E iria atrás deles com mais gente pra se vingar se fosse poupada. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 Wander escreveu: (17-07-2020, 09:55 AM)Vc pretende ficar dando as mesmas voltas a conversa inteira? Pq tudo q eu estou dizendo desde o começo é "se existe alguém q foi vítima de uma real injustiça da parte do Joel, q essa pessoa vá buscar vingança. Nesse ponto não tenho problema nenhum. Mas vc está justificando os atos da Abby com base em situações alheias a ela. E isso não faz sentido.Eu acho a escolha da Abby ser a filha do cirurgião uma forçada de barra absurda, mas do ponto de vista dela um maluco matou todo mundo que ela chamava de família, inclusive o próprio pai, e impediu a cura da humanidade, que era o santo graal da crença dela, de toda a visão de mundo que ela cresceu. Pois estar naquela idade 20 anos após o apocalipse coloca ela como uma criança do pós-apocalipse já. Não é questão de A ABBY ESTAVA CERTA, ELA FEZ JUSTIÇA, inclusive o jogo perde boa parte de sua qualidade narrativa ao martelar com zero sutileza que vingança não vale a pena e não é justificada. Parte do defeito do jogo é não explorar muito além da mensagem básica de "revenge bad" em uma história de 30 horas. O jogo não tá dizendo que ela tá totalmente errada. Ele pinta ela como virtuosa de forma cômica, mas em uma tentativa de te fazer simpatizar com a assassina do Joel, não de dizer que tudo que ela faz é correto e vale a pena. Ela continua traumatizada e tendo pesadelos com o que aconteceu com o pai, o jogo diz de forma explícita que a vida dela continua vazia após a vingança, e tudo vai pra merda depois disso, ela perde TUDO como consequência dessa vingança. Pelo amor de Deus. Você tá argumentando contra um bicho papão, não contra o texto do jogo. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Pandora - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 09:58 AM)Correção, ela sabia sim, tanto que ela fala pro pai dela "se fosse eu, eu ia querer que fizessem a cirurgia", justamente pra ajudar a tirar o peso da consciência dele. Tem razão, havia esquecido disso. Só piora, puta merda. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 Wander escreveu: (17-07-2020, 09:56 AM)Não sei como vc chama quem defende sequestradores de uma menina de 15 anos, eu chamo de nojentos mesmo. Sobre "doente mental" é pq defender maldade no Joel baseado nos eventos FINAIS do primeiro jogo não tem o menor sentido.Concordo que não tem sentido, mas você não acha um exagero da porra e que nivela a discussão por baixo desde o começo? A gente tá falando de roteiro de joguinho, parssa. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 10:04 AM)Eu acho a escolha da Abby ser a filha do cirurgião uma forçada de barra absurda, mas do ponto de vista dela um maluco matou todo mundo que ela chamava de família, inclusive o próprio pai, e impediu a cura da humanidade, que era o santo graal da crença dela, de toda a visão de mundo que ela cresceu. Pois estar naquela idade 20 anos após o apocalipse coloca ela como uma criança do pós-apocalipse já. Bom, estou argumentando contra o q vc está defendendo, não necessariamente o q o jogo está dizendo. Embora, pra mim, seja muito claro q [spoiler]jogar do ponto de vista da Abby e tentar mostrar como era uma pessoa boa é uma forma de o jogo dizer q ela é a certa e o Joel é o mau.[spoiler] RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 Wander escreveu: (17-07-2020, 10:04 AM)Amigão, esse Robert é um cara q roubou armas do Joel e da Tess, num contexto em q isso significaria talvez a morte deles, pq estariam desarmados. Vc tá novamente invertendo culpado e vítima. O Joel e a Tess mataram um cara q os traiu por puro egoísmo.Mataram e torturaram, vale dizer. Reação totalmente desproporcional, mas que é parte do normal do mundo que vivem. Não dá pra julgar esse mundo com base na nossa moral, é EXATAMENTE o mesmo erro de quem quer condenar as ações do Joel no final do primeiro. AINNNN ERA O DESTINO DO MUNDOOOO. Bela merda de mundo. Quem matou a filha dele foi um humano, não um infectado. Esse mundo já tá fudido tem muito tempo, na visão do Joel. Condicionar apreciação de um personagem fictício a concordar com ele é uma forma muito estúpida de interpretação, ao meu ver. Foda-se se você acha que ele deveria ou não ter feito isso, o importante é você entender porque ele fez, fazer sentido pra ele, e ser impactante na narrativa. Iria atrás com base em que? Na racionalização que o Joel faz pra justificar a própria barbárie? E GUESS WHAT, resquícios de fireflies foram atrás do mesmo jeito, não pela cura, mas pelos assassinatos. Você tá sempre convenientemente ignorando o outro lado da balança moral, principalmente no contexto apresentado pelo jogo. Eles precisam transformar o Joel em pai e filha pra justificar o que ele fez, mas a sua moral pessoal de que mesmo se fosse uma desconhecida o Joel deveria ter feito a mesma coisa tá te impedindo de ver isso. A forma ambígua que o jogo termina mostra claramente como pelo menos relativamente equilibrada a balança entre salvar a filha e a cura da humanidade. Eles queriam que essa discussão acontecesse, você tá vendo objetividade onde não há. Novamente, justo discordar dos autores, mas a interpretação errada então é sua. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - InuK9 - 17-07-2020 Convernhamos que a tortura do Robert foi pra fazer ele falar. O cara simplesmente roubou as armas, foi encurralado e não queria falar onde a porra tava Bem diferente de vou torturar vc pra sentir prazer, e olha que ela foi rápida pq obrigaram ela a vazar dali, se fosse por ela ia ficar com o Joel por dias. (Theon Greyjoy feelings) Terminou o jogo e nunca vi as merdas das armas. Vi um bucado nas mãos dos fireflies no hospital querendo me matar, se isso conta. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 InuK9 escreveu: (17-07-2020, 10:12 AM)Convernhamos que a tortura do Robert foi pra fazer ele falar. O cara simplesmente roubou as armas, foi encurralado e não queria falar onde a porra tavaTortura e assassinato é sempre justificado se for o Joel fazendo, basicamente. "Fazer ele falar onde estão minhas armas" é motivo o bastante, "criar uma cura pra humanidade" não. E olha que pra mim esse é um furo fudido do roteiro do primeiro, porque "a humanidade" nunca teve qualquer chance de ser curada. Como eles vão levar essa cura pra Indonésia, me explica? É uma visão MURICA demais do mundo, pensaram no máximo "costa a costa" e traduziram como "mundo". Mas, dentro do contexto do jogo, são esses os pesos colocados na balança. A ideia é justamente propor que salvar uma pessoa vs salvar a humanidade deixa de ser uma escolha tão óbvia se essa pessoa for sua filha. A ideia nunca foi "Joel é um herói por salvar uma inocente". RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Gbraga - 17-07-2020 Wander escreveu: (17-07-2020, 10:07 AM)Bom, estou argumentando contra o q vc está defendendo, não necessariamente o q o jogo está dizendo. Embora, pra mim, seja muito claro q jogar do ponto de vista da Abby e tentar mostrar como era uma pessoa boa é uma forma de o jogo dizer q ela é a certa e o Joel é o mau.Não faz sentido ser isso quando a gente continua jogando com a Ellie. Os momentos dela na fazenda no fim do jogo, e o último flashback, deixam absurdamente claro o respeito com que tratam a figura dele, e o quanto ele é importante, assim como suas virtudes. O flashback final é talvez a cena mais bonita que vi do jogo. E veja só, a Ellie resolve perdoar ele LOGO DEPOIS dele afirmar que se Deus desse a ele uma segunda chance naquele momento (o final do primeiro jogo), ele faria tudo de novo. Não se arrepende de nada. E mesmo assim a Ellie perdoa, o jogo o absolve. É muito mais "ações têm consequências" que "quem é do mal é punido". RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Hayabasa - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 10:17 AM)Não faz sentido ser isso quando a gente continua jogando com a Ellie. Os momentos dela na fazenda no fim do jogo, e o último flashback, deixam absurdamente claro o respeito com que tratam a figura dele, e o quanto ele é importante, assim como suas virtudes. É o que falei, mas o seje não que entender, na verdade não quer aceitar... RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Wander - 17-07-2020 Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 10:17 AM)Não faz sentido ser isso quando a gente continua jogando com a Ellie. Os momentos dela na fazenda no fim do jogo, e o último flashback, deixam absurdamente claro o respeito com que tratam a figura dele, e o quanto ele é importante, assim como suas virtudes. Mas perdoar pelo q? Por salvar a vida dela? Sim, é lógico q ele faria de novo. Ele vê a Ellie como uma filha e a ama, logo a salvaria de novo, mesmo q ela ache q deve morrer. RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - Syper - 17-07-2020 Acho que vocês ja chegaram no ponto do "Agree to disagree", tão andando em círculos. |