Start Select Fórum
Os games mais icônicos de todas as gerações - Versão para Impressão

+- Start Select Fórum (https://www.startselect.com.br/forum)
+-- Fórum: Principal (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Joy & Sticks (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Tópico: Os games mais icônicos de todas as gerações (/showthread.php?tid=78636)

Páginas: 1 2 3 4 5

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - wolfwood - 21-03-2025

ICO deve ser uma das principais referencias de joguinhos arte como Journey

Nier Automata tbm é extremamente influente só por conta da 2B, ainda que o jogo seja popular, simplesmente tem a boneca em tudo que é jogo

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Gbraga - 21-03-2025

Não só jogo arte, narrativa durante gameplay também, e NPC companheiros.

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Victor - 21-03-2025

Eu gosto de colocar por console, aqueles que realmente me marcaram.

Atari - Enduro
SNES - Super Metroid
Mega - Sonic
N64 - Super Mario 64
PSONE - Vagrant Story
DC - Soul Calibur
PS2 - Tekken 5
Cube - Metroid Prime
PS3/X360 - Dark Souls 1
PS4/Xone - lul what?
Geração atual - lul what²?

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025

SeuMadruga escreveu: (21-03-2025, 10:23 AM)aí não meu patrão, se tu não gosta beleza, mas não ver a influência é sacanagem hein.

Mas não é questão do meu gosto, eu coloquei vários Marios. Mas quais mecânicas originais o Odyssey criou q serviram de referência pra indústria? Ou pelo menos qual o impacto indelével q ele causou? Por exemplo, SFIV não foi tão original, mas trouxe de volta a popularidade do gênero luta, por isso está na lista. Mas cadê os milhares de clones de Mario Odyssey por aí?

Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 10:26 AM)Mario Odyssey eu não sei se colocaria, mas Bafão tem vários clones já, igual Sekiro.

Zelda BOTW está mais pra um game q surfou na onda de Dark Souls, ou seja, é um Zelda q sofreu um mix com coisas populares de outra franquia importante da indústria. Mas ele não foi definidor de nada, só fez sucesso.

wolfwood escreveu: (21-03-2025, 10:33 AM)BoTW influenciou uma geração de jogos como Genshin Impact até diversos aspectos de Elden Ring, se você coloca Elden Ring por pura popularidade não faz sentido não colocar esses outros dois pelo mesmo motivo

Roblox acho que ninguém aqui do fórum tem contato mas ta no mesmo nivel de Minecraft, tem uma geração de crianças que só joga isso

o jogo é tão influente que existe uma polêmica pesada envolvendo trabalho infantil já que tem lojinha dentro do jogo para a turma vender as criações/ser contratado e com salário pago abaixo do minimum wage Lol

Pokémon sei lá, de GBC a Switch o jogo vende sempre horrores, mas acho que GBC/GBA/NDS com certeza da para dizer que foram influentes para principalmente popularização dos portáteis

Elden Ring eu coloquei pq foi o jogo q definiu o novo rumo de jogos no estilo Souls, em mundo aberto. Mas o Zelda BOTW é uma mistura de Dark Souls com Zelda, não reinventou nada por si só, apenas adaptou coisas de sucesso numa franquia q já existia. Pq falar q ele é revolucionário só pelo mundo aberto não faz sentido, já q Zelda SEMPRE TEVE mundo aberto. Já no caso de Elden Ring não, ele foi o primeiro jogo no estilo Souls a oferecer isso.

Roblox precisaria saber o q ele influenciou em termos de mecânicas, tendências. Pokemon foi adicionado.

Gbraga escreveu: (21-03-2025, 10:38 AM)ICO é sempre mencionado como inspiração por diretores da indústria. Acho que foi mais influente que SOTC.

Boa, adicionarei. :)

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Vilela - 21-03-2025

Gbraga escreveu: (21-03-2025, 10:38 AM)ICO é sempre mencionado como inspiração por diretores da indústria. Acho que foi mais influente que SOTC.
tudo o que vc gosta na sua vida vem de The Portopia Serial Murder Case e Ico

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Mega Kkcw - 21-03-2025

Wander escreveu: (21-03-2025, 10:10 AM)Desculpa, mas não concordo q qualquer um desses tenha tido alguma influência relevante na história da indústria de games. Lol
Bioshock influenciou um segmento de FPS como Dishonored, Prey, We Happy Few, Metro e Singularity, especialmente pela narrativa e imersão ambiental, foi um passo importante dos FPS mais RPG dos anos 90 (System Shock e Deus Ex da vida).

Wander escreveu: (21-03-2025, 10:48 AM)Zelda BOTW está mais pra um game q surfou na onda de Dark Souls, ou seja, é um Zelda q sofreu um mix com coisas populares de outra franquia importante da indústria. Mas ele não foi definidor de nada, só fez sucesso.

Elden Ring eu coloquei pq foi o jogo q definiu o novo rumo de jogos no estilo Souls, em mundo aberto. Mas o Zelda BOTW é uma mistura de Dark Souls com Zelda, não reinventou nada por si só, apenas adaptou coisas de sucesso numa franquia q já existia. Pq falar q ele é revolucionário só pelo mundo aberto não faz sentido, já q Zelda SEMPRE TEVE mundo aberto. Já no caso de Elden Ring não, ele foi o primeiro jogo no estilo Souls a oferecer isso.

Roblox precisaria saber o q ele influenciou em termos de mecânicas, tendências. Pokemon foi adicionado.

vai por mim, Zelda BoTW tem absolutamente nada de Souls que qualquer outro action não tenha, ainda que acho que tenha sido referência em algum ponto, mas Zelda BoTW ta mais perto de um AC do que Souls Lol

só a estética de BoTW já deu espaço para uma infinidade de jogos animes open world, Genshin Impact que nasceu disso tbm é extremamente relevante

Elden Ring deliberadamente se inspirou no design mais aberto de BoTW para casar com Souls Lol

https://www.eurogamer.pt/diretor-de-elden-ring-foi-influenciado-por-zelda-breath-of-the-wild-e-the-witcher-3

e tem o Glider tbm que eu citei, é o tipo de coisa similar a Sekiro que é uma única mecânica que define uma geração de jogos, tipo cover de Gears

Mega Kkcw escreveu: (21-03-2025, 10:58 AM)Bioshock influenciou um segmento de FPS como Dishonored, Prey, We Happy Few, Metro e Singularity, especialmente pela narrativa e imersão ambiental, foi um passo importante dos FPS mais RPG dos anos 90 (System Shock e Deus Ex da vida).
ai no caso o system shock é o influente

e o Roblox é uma game engine praticamente, você pode fazer de tudo dentro dele, então existem jogos dentro do jogo, e é isso

wolfwood escreveu: (21-03-2025, 11:00 AM)e o Roblox é uma game engine praticamente, você pode fazer de tudo dentro dele, então existem jogos dentro do jogo, e é isso
eu ia falar que estava copiando little big planet, porém segundo o google essa porra é de 2006, nunca tinha escutado falar Loles

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Rodrigo Rey - 21-03-2025

Mega Kkcw escreveu: (21-03-2025, 10:58 AM)Bioshock influenciou um segmento de FPS como Dishonored, Prey, We Happy Few, Metro e Singularity, especialmente pela narrativa e imersão ambiental, foi um passo importante dos FPS mais RPG dos anos 90 (System Shock e Deus Ex da vida).
Atomic Heart também, é um Bioshock russo open world com poderes em um cenário utópico retro futurista, se bem que isso bebe de Fallout

Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:58 AM)ai no caso o system shock é o influente

ninguém jogou esse, mas todo mundo jogou pelo menos um Bioshock, tem que ver como fica essa definição ai tbm

Dragon Quest por exemplo tinha recrutamento de boneco antes de Pokemon existir, mas ninguém vai lembrar de DQ quando se fala desse tipo de jogo, ou falar que Digimon com tamagotchi era a febre desse negocio de monstrinho de bolso antes de Pokemon

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Victor - 21-03-2025

Bioshock é PEAK FPS com historinha.

Vilela escreveu: (21-03-2025, 11:02 AM)eu ia falar que estava copiando little big planet, porém segundo o google essa porra é de 2006, nunca tinha escutado falar  Loles

honestamente eu achava que era bem mais recente tbm, tem criança que só vive nisso, acho que a popularidade é maior hoje

da geração atual tem coisa sim tbm, mas acho dificil olhar para esse tipo de coisa sem ser em retrospectiva, a gente ainda ta vendo acontecer

Marvel Rivals por exemplo com certeza vai ser um grande nome mesmo sem fazer nada de novo, apareceu quando o gênero de hero shooter tava morto, flop colossal atrás de flop colossal como o caso do Concord e se tornou um sucesso instantâneo

Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:58 AM)ai no caso o system shock é o influente
System shock influenciou muito Bioshock, mas o gameplay mais action based com mecânica mais simplificada de "poderes" (menos RPG) do Bioshock é muito mais relevante atualmente.

Mega Kkcw escreveu: (21-03-2025, 11:09 AM)System shock influenciou muito Bioshock, mas o gameplay mais action based com mecânica mais simplificada de "poderes" (menos RPG) do Bioshock é muito mais relevante atualmente.
bomberman é tão influente que apareceu na capa de bioshock 2

Victor escreveu: (21-03-2025, 11:05 AM)Bioshock é PEAK FPS com historinha.
Half Life 2 ainda está no topo Coolio

O que a Valve fez com a narrativa desse jogo é imbatível até hoje.

Até hoje estou tentando achar essa graça toda de half-life 2, já li artigos, vi vídeos e posts em fórum de como se fosse a mona lisa

RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Rodrigo Rey - 21-03-2025

O que essa gen "influencia" é no modelo de jogos chineses e coreanos que nas gens passadas se limitavam a fazer clones ou mmos, agora mostram que fazer jogos divertidos com protagonistas bonitos é o que funciona, o que antigamente era óbvio, mas o ocidente desaprendeu