![]() |
Os games mais icônicos de todas as gerações - Versão para Impressão +- Start Select Fórum (https://www.startselect.com.br/forum) +-- Fórum: Principal (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Joy & Sticks (https://www.startselect.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3) +--- Tópico: Os games mais icônicos de todas as gerações (/showthread.php?tid=78636) |
Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025 Pessoal, resolvi fazer uma lista de jogos de todas as gerações que, ao meu ver, seriam os que mais definiram a história dos games no sentido de deixar uma marca, influenciar de uma forma que é impossível ignora-los. Não escolhi games pelo meu gosto pessoal, até porque alguns dos games que eu mais gostei na vida não estão aqui, como meu preferido ever, MGS3. Escolhi baseado nos games que eu acredito terem gerado o maior impacto e influência em cada geração, sem ismos. Tem games aqui que eu odeio, como Skyrim, mas não posso deixar de reconhecer que impactaram a história indiscutivelmente. Queria suscitar uma discussão a respeito com os foristas. Segue a lista: 8-bits: Pong Pitfall Wizardry Ultima Pokemon Pacman Rogue Super Mario Bros Megaman 2 Metroid Punch-Out River Raid Enduro Tetris The Legend of Zelda Super Mario Bros 3 Final Fantasy Ninja Gaiden Castlevania Battletoads Dragon Quest 16-bits: Chrono Trigger Doom Wolfenstein 3D Super Mario World Mortal Kombat 2 Zelda ALTTP Final Fantasy VI Super Metroid Super Mario Kart Street Fighter II Top Gear F-Zero Star Fox Sonic II Megaman X Donkey Kong Country Streets of Rage II 32/64 bits: Super Mario 64 The Legend of Zelda: OOT Goldeneye 007 Metal Gear Solid Final Fantasy VII Resident Evil Resident Evil 2 Silent Hill Castlevania SOTN Tomb Raider Tekken 3 Gran Turismo Quake Parasite Eve 128-bits: Metroid Prime Quake 3: Arena The World of Warcraft GTA III GTA San Andreas Final Fantasy X Guitar Hero God of War God of War 2 Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty Zelda WW Ico Halo Prince of Persia: The Sands of Time Shenmue Max Payne SOTC Resident Evil 4 Devil May Cry Half Life 2 PS3/360/Wii Era: Demon's Souls Dark Souls Uncharted 2: Among Thieves Gears of War Super Mario Galaxy Elder Scrolls V: Skyrim Assassin's Creed Assassin's Creed 2 Batman: Arkham Asylum Mass Effect Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots The Last of Us GTA V COD IV: MW Street Fighter IV Minecraft Wii Sports Mortal Kombat 9 FFXIV PS4/Switch/Xone Era: Bloodborne Elden Ring God of War 2018 The Witcher 3: Wild Hunt PUBG Celeste Resident Evil 2 Remake Overwatch Fortnite Geração atual: Nada RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - DinoSpD - 21-03-2025 Faltou Enduro e River Raid nos 8-bit Faltou Top Gear e F-Zero nos 16-bit RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Rodrigo Rey - 21-03-2025 FFXIV é do PS3, até mesmo o Realm Reborn que foi o renascimento dele Apesar de odiar Fortnite, relevância ele teve, tanto que surgiram 50 clones flopados por semana dele, seja pela estrutura gaas, foco em dancinhas e skins ou pela estética coloridinha e sem texturas Mortal Kombat 9 influenciou mais que Street Fighter IV, graças a ele todos os jogos de luta seguintes começaram a vir com campanha, incluindo o SFV na gen seguinte Depois vejo o resto da lista com mais cuidado RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025 DinoSpD escreveu: (21-03-2025, 09:10 AM)Faltou Enduro e River Raid nos 8-bit Verdade, eu esqueci de Star Fox tbm, agora estou lembrando. ![]() Rodrigo Rey escreveu: (21-03-2025, 09:18 AM)FFXIV é do PS3, até mesmo o Realm Reborn que foi o renascimento dele Acho q o boom de FFXIV foi na gen PS4, apesar de ter saído pra PS3 inicialmente, não? Como vc mesmo disse, as expansões alavancaram o sucesso dele. Sobre MK9, o fator popularidade tbm é muito relevante nesse tipo de lista. Por exemplo, Sweet Home e Alone in the Dark original foram precursores do gênero survival horror, mas foi com a popularidade de Resident Evil q as características do gênero ganharam mais expressão na indústria. SFIV foi indiscutivelmente muito mais jogado e falado, e isso acaba tendo um peso muito grande tbm. Outro exemplo é o cover, q dizem q Killer 7 já tinha, mas é óbvio q Gears of War foi muito mais popular e acabou influenciando mais nisso, mesmo q não tenha sido o primeiro jogo a adotar a mecânica. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Jack Russel - 21-03-2025 Eu colocaria os 2. SF4 por mais que eu ache um jogo de bosta foi o que retirou os jogos de luta da cumba e repopularizou, mas não dá pra ignorar o MK9 por esses motivos que o Rey falou. Não precisa ser um ou outro né? MK9 não pode faltar não. PS4 tem que ter Overwatch e Sekiro também. E acho que na atual já dá pra afirmar que Baldur's Gate 3 vai ser um daqueles clássicos atemporais. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Jack Russel - 21-03-2025 Eita, botou Sons of Liberty ao invés de Snake Eater? Ontem tava vendo um daqueles vídeos meme rankeando os MGS, e o caba colocou o 2 como um dos melhores. Achei que nos comentários a galera ia descascar o game mas nem. Finalmente a massa burra e suja aprendeu que o 2 é o melhor. Sempre soube. ![]() RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025 Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 09:43 AM)Eita, botou Sons of Liberty ao invés de Snake Eater? Ontem tava vendo um daqueles vídeos meme rankeando os MGS, e o caba colocou o 2 como um dos melhores. Achei que nos comentários a galera ia descascar o game mas nem. Finalmente a massa burra e suja aprendeu que o 2 é o melhor. Sempre soube. O 2 é bem ruim, o pior da série, mas, em termos de influência, foi mais importante pra indústria. Mas 3 >>>>>>>>>>> infinito >>>>>>> 2. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Kotonete - 21-03-2025 Meus pitacos: - Na geração PS3/360/Wii com certeza tem que entrar Wii Sports - 16-bits eu particularmente colocaria Super Mario Kart. Hoje em dia a gente nem para pra pensar, mas ele é influente pra caralho: nem existe jogo de Kart realista, todo santo jogo que tem Kart no nome você já sabe muito bem que ele vai ser um clone de Mario Kart, com pistas fantasiosas em que você vai atacar itens nos outros corredores. - Ainda que GTAV tenha saído originalmente pra PS3/360, eu sinto que o IV foi bem mais marcante praquela geração. O Hype do IV era monstruoso e o assunto nunca morreu graças às expansões single-player que sairam por toda aquela geração. - Aí sobre o GTAV, sinto que ele chegou no patamar monstruoso que ele tem na geração PS4/Xbox One. - Não sei bem em qual geração colocar porque não é uma IP que eu interagi muito, mas a febre do Guitar Hero foi marcante demais pra ele não estar nas listas aí RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Mega Kkcw - 21-03-2025 Só acrescentaria Bioshock na geração ps3/360 e Red Dead Redemption 2 na geração passada. E Metroid Prime 4 na geração atual ![]() RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025 Kotonete escreveu: (21-03-2025, 09:59 AM)Meus pitacos: Concordo, adicionado. ![]() Citação: - 16-bits eu particularmente colocaria Super Mario Kart. Hoje em dia a gente nem para pra pensar, mas ele é influente pra caralho: nem existe jogo de Kart realista, todo santo jogo que tem Kart no nome você já sabe muito bem que ele vai ser um clone de Mario Kart, com pistas fantasiosas em que você vai atacar itens nos outros corredores. Verdade, esqueci totalmente dele. ![]() Citação: - Ainda que GTAV tenha saído originalmente pra PS3/360, eu sinto que o IV foi bem mais marcante praquela geração. O Hype do IV era monstruoso e o assunto nunca morreu graças às expansões single-player que sairam por toda aquela geração. Mas o IV teve influência na indústria? Acho q não muito. Citação: - Aí sobre o GTAV, sinto que ele chegou no patamar monstruoso que ele tem na geração PS4/Xbox One. Pois é, mas o critério é a geração em q o jogo saiu, não em qual ele fez mais sucesso. GTA V vendeu muito pq ficou mais de dez anos vendendo, mas quem tornou isso possível foi o original. Citação:- Não sei bem em qual geração colocar porque não é uma IP que eu interagi muito, mas a febre do Guitar Hero foi marcante demais pra ele não estar nas listas aí É verdade, foi bem importante. Guitar Hero é da gen PS2, já adicionei lá. Talvez vc seja muito novo pra lembrar, mas foi naquela época q ele estourou. Mega Kkcw escreveu: (21-03-2025, 10:09 AM)Só acrescentaria Bioshock na geração ps3/360 e Red Dead Redemption 2 na geração passada. Desculpa, mas não concordo q qualquer um desses tenha tido alguma influência relevante na história da indústria de games. ![]() RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - wolfwood - 21-03-2025 Faltou coisas mais populares como Zelda BoTW, PUBG, Minecraft, Roblox Tbm faltou coisas de portateis como Pokemon RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Vilela - 21-03-2025 pong rogue adventure pitfall wizardry ultima pac-man ms pacman tetris super mario bros the legend of zelda dragon quest RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - SeuMadruga - 21-03-2025 Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele. E pera aí, sem Zelda Breath? ![]() RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Vilela - 21-03-2025 SeuMadruga escreveu: (21-03-2025, 10:20 AM)Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele.então eu colocaria astro playroom que vendeu mais de 75 milhões de cópias RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Wander - 21-03-2025 Pessoal, estou editando lá conforme vou vendo os comentários. Por exemplo, o MK9 do Rey está lá, FFXIV está na gen PS3 agora, etc. wolfwood escreveu: (21-03-2025, 10:12 AM)Faltou coisas mais populares como Zelda BoTW, PUBG, Minecraft, Roblox True, Pokemon eu não sei quais seriam mais importantes e influentes, se puderem me falar, adiciono. PUBG e Minecraft acho q merecem estar na lista realmente, já Zelda BOTW não teve influência na indústria a esse ponto e Roblox acho q tbm não. Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:13 AM)pong Adicionei boa parte desses, mas muitos já estavam na lista. SeuMadruga escreveu: (21-03-2025, 10:20 AM)Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele. Pode ter sido importante pro Switch, mas não acho q causou um impacto revolucionário tão grande na indústria assim. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - SeuMadruga - 21-03-2025 Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:21 AM)então eu colocaria astro playroom que vendeu mais de 75 milhões de cópias quando ele criar um tópico com as DEMOS mais influentes, aí colocamos, sossega a piriquita Wander escreveu: (21-03-2025, 10:22 AM)Pode ter sido importante pro Switch, mas não acho q causou um impacto revolucionário tão grande na indústria assim. aí não meu patrão, se tu não gosta beleza, mas não ver a influência é sacanagem hein. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Jack Russel - 21-03-2025 Mario Odyssey eu não sei se colocaria, mas Bafão tem vários clones já, igual Sekiro. RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - wolfwood - 21-03-2025 Wander escreveu: (21-03-2025, 10:22 AM)True, Pokemon eu não sei quais seriam mais importantes e influentes, se puderem me falar, adiciono. PUBG e Minecraft acho q merecem estar na lista realmente, já Zelda BOTW não teve influência na indústria a esse ponto e Roblox acho q tbm não. BoTW influenciou uma geração de jogos como Genshin Impact até diversos aspectos de Elden Ring, se você coloca Elden Ring por pura popularidade não faz sentido não colocar esses outros dois pelo mesmo motivo Roblox acho que ninguém aqui do fórum tem contato mas ta no mesmo nivel de Minecraft, tem uma geração de crianças que só joga isso o jogo é tão influente que existe uma polêmica pesada envolvendo trabalho infantil já que tem lojinha dentro do jogo para a turma vender as criações/ser contratado e com salário pago abaixo do minimum wage ![]() Pokémon sei lá, de GBC a Switch o jogo vende sempre horrores, mas acho que GBC/GBA/NDS com certeza da para dizer que foram influentes para principalmente popularização dos portáteis RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - wolfwood - 21-03-2025 Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 10:26 AM)Mario Odyssey eu não sei se colocaria, mas Bafão tem vários clones já, igual Sekiro. boa, tudo quer o parry de Sekiro hoje em dia acho que Zelda popularizou o Glider, se não foi o primeiro, e hoje em dia todo trailer de open world tem aquela parte que o boneco pula do penhasco e sai voando ![]() RE: Os games mais icônicos de todas as gerações - Gbraga - 21-03-2025 ICO é sempre mencionado como inspiração por diretores da indústria. Acho que foi mais influente que SOTC. |