[ninguém liga news] Pesquisa: Games violentos aumentam nível de agressão do jogador
Experiência feita em laboratório com 70 jovens levou à conclusão de que quem joga games desse tipo se torna menos sensível a imagens violentas.

<div align="center">[Imagem: tcyNT.jpg]</div>

De acordo com pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, os cientistas suspeitavam havia anos que os videogames violentos causavam níveis maiores de agressão, mas isso nunca tinha sido testado de forma conclusiva por meio de experiências. Um estudo recente revelou que os jogadores de games violentos tornam-se menos sensíveis a imagens violentas e isso, por sua vez, levou a um aumento na agressão.

O estudo foi feito com 70 jovens adultos e consistiu de três fases principais. Inicialmente, as pessoas jogavam ou um jogo violento ou um não violento por 25 minutos. Entre os jogos "violentos" estavam Call of Duty, Hitman, Killzone e Grand Theft Auto.

Depois disso, as pessoas eram expostas a uma sequência de fotos neutras e violentas, e as respostas do cérebro dessas pessoas às imagens eram medidas.

Por fim, os participantes eram agrupados em pares e, em cada par, um dos membros tinha a oportunidade de submeter seu parceiro a uma carga ajustável de ruído. O nível de ruído que o participante escolheu usar foi interpretado como "medida" da agressão.

Os pesquisadores fizeram várias descobertas. Primeiro, os participantes que jogaram os games violentos no laboratório ajustavam de forma consistentemente maior o ruído que seu parceiro iria ouvir, o que foi interpretado como aumento da agressão.

Segundo, aqueles que não jogavam games violentos antes do estudo mas jogaram durante a experiência mostraram uma resposta cerebral reduzida a fotos violentas quando tiveram acesso a elas - um indicador de que o game, de alguma forma, as tinha tornado menos sensíveis.

Terceiro, os participantes que jogavam regularmente games violentos mostraram respostas cerebrais reduzidas a imagens violentas, independentemente de quais games jogaram no laboratório.

"Mais que qualquer outra mídia, esses videogames encorajam a participação ativa na violência", afirmou o professor associado Bruce Bartholow, um dos autores do estudo. "De uma perspectiva psicológica, os videogames são excelentes ferramentas de ensino porque recompensam os jogadores que se engajam em certos tipos de comportamento. Infelizmente, nos videogames mais populares, o comportamento é a violência."

IDG Now!
Responder
Melhor que as notícias de primeira página do UOL:

BARACK OBAMA FAZ CHURRASCO COM PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO
Responder
Ventus escreveu: Melhor que as notícias de primeira página do UOL:

BARACK OBAMA FAZ CHURRASCO COM PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO
Saiu alguma notícia desse nível lá?? Lol
Responder
De novo esse papo!? Mas que merda!
Responder
Akain escreveu: De novo esse papo!? Mas que merda!
Mas até que essa pesquisa faz sentido. Não achei aqueles absurdos que nem outras que praticamente tentavam provar que 90% dos gamers vão virar assassinos.
Responder
Akain escreveu: De novo esse papo!? Mas que merda!
Vou pegar minha Blade of Chaos e sair matando todo mundo.
Responder
+1 Post escreveu: Mas até que essa pesquisa faz sentido. Não achei aqueles absurdos que nem outras que praticamente tentavam provar que 90% dos gamers vão virar assassinos.
Eu acho que essa pesquisa não faz o menor sentido. Não é o jogo que torna o cara violento. Se o cretino passa a ficar assim, é porque a tendência já existia.

Nerdscape escreveu: Vou pegar minha Blade of Chaos e sair matando todo mundo.
E eu vou soltar um hadouken na fuça do motorista hj!
Responder
verdade... ontem quase bati na minha mulher por causa de super mario world... e to prestes a bater na minha filha se empacar no ocarina of time no wii... :(
Responder
Sim... Vejo cabeças rolando todo dia e não sinto a menor pena. Assim como já bati em muitas pessoas desde que comecei a jogar videogame.
Responder
Completamente correto isso ai, minha cabeça parece um queijo suíço de tantos tiros que eu já dei nela pra summonar meu Persona.
Responder
Estou aqui para provar isso, desde que comecei a jogar Gears já serrei várias pessoas na rua.
Responder
Eu acho que qualquer exposição REAL a violência torna a pessoa menos sensível. Imagina se um perito ou um médico fosse chorar ou passar mal toda vez que visse algo violênto.Penso que é mecanismo de defesa.

Agora a violência virtual eu ACHO que quem não tem problemas pra discernir entre real e virtual não vai mudar nesse aspecto.
Responder
Estou aqui para provar o contrário. Desde que eu passei a jogar menos e a trabalhar mais eu fiquei mais agressivo e sem paciência com as pessoas.
Responder
NemSouNerd escreveu: Estou aqui para provar isso, desde que comecei a jogar Gears já serrei várias pessoas na rua.
Sim, ontem depois que paramos sai na rua adoidado com a serra.
Responder
Macka escreveu: Completamente correto isso ai, minha cabeça parece um queijo suíço de tantos tiros que eu já dei nela pra summonar meu Persona.
Win. Loles
Responder
Tanto na teoria como na prática, já foi comprovado que o homem quando estimulado constantemente com esta forma extrema de comportamento (seja por games, filmes ou outro tipo de mídia), acaba desenvolvendo uma certa animosidade interna, que depois se solta.
Acaba sendo até meio natural. Outros acabam até abrindo mais a cabeça quanto a isso.

Não é tão novo...
Responder
Nerdscape escreveu: Sim, ontem depois que paramos sai na rua adoidado com a serra.
Faltou serrar os últimos Locust. Bigode

Bora fazer uma maratona amanhã a partir das 13:00 pra fechar duma vez?
Responder
Que drama. Povo tinha que parar de ficar procurando cabelo e ovo e se preocupar com coisas realmente importantes.
Responder
NemSouNerd escreveu: Faltou serrar os últimos Locust. Bigode

Bora fazer uma maratona amanhã a partir das 13:00 pra fechar duma vez?
Se eu estiver acordado e meu Pai num tiver vendo nada na TV jogaremos sim, desse finde não passa.
Responder
Poxa, agora fiquei preocupado.

Mas fazer o que, não é? Afinal, todos precisamos das "pesquisas" e "estudos sérios" para guiarem nossas vidas.
Responder