Tópico do hate contra parceiros controlados por IA nos jogos
#1
Resolvi criar este tópico pra q todos aqueles q tenham alguma história de ódio com algum personagem q faz companhia ao principal num jogo possam compartilhar.

Embora existam bons exemplos (Carlos do RE3 não é ruim e vc até o controla em um determinado momento), em geral qdo colocam algum parceiro pro protagonista controlado por IA, a experiência é muito ruim.

Exemplos:

Ashley de Resident Evil 4: Não sei se melhoraram no remake, mas no original era irritante ter q bancar a babá da menina o tempo todo enquanto lutava com dezenas de ganados vindo de todas as direções. Bastava olhar pro lado e a infeliz já era raptada, te dando game over ou obrigando vc a se focar em atirar no sequestrador pra evitar um game over. Na vila e no castelo isso era muito comum.

Sheva de Resident Evil 5: supostamente era pra ser sua parceira e ajudar a lutar contra os inimigos, mas só funcionava se o jogador resolvesse ir no co-op online. A IA dela era terrível, gastava seus itens de cura a rodo qdo não havia necessidade, torrando first aid sprays pra curar um machucadinho e te deixando sem nada qdo estava no danger. Fora isso, morria com facilidade e não te seguia com rapidez muitas vezes impedindo o rush em situações nas quais os seus recursos estivessem limitados. Horrível, só servia de eye candy e pra mod naked da comunidade.

Flynn de Uncharted 2: só te acompanha no segundo capítulo do jogo, mas é o suficiente pra irritar. Vc pode estar batendo em dez inimigos no museu q o fdp é incapaz de derrubar um único inimigo pra evitar o alarme q falha a missão automaticamente. Fora isso, é lento e por vezes te derruba se vc não for no ritmo dele.

Atreus de God of War 2018: muito parado, só segue comandos qdo vc o instrui, mas não faz nada por conta própria. Poderia ser mais útil.

Eva em MGS3: próximo ao final do jogo, ela é ferida por conta de um evento da história e vc precisa carrega-la lentamente pela floresta enquanto luta com soldados q aparecem. É um parto pq ela é muito lenta e gasta recursos a rodo, já q fica perdendo sangue e stamina direto. Pra tornar essa parte minimamente jogável, o macete acaba sendo nocautea-la e depois ir arrastando a moça pelo chão, evitando tanto gasto de recursos.

Citem outros exemplos q lembrarem.
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#2
atreus ainda bem que não faz nada por contra própria, ele é muito op, solaria o game para vc
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#3
A Erika no PoP 2008 faz o jogo nunca ter game over Emotion
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#4
Eu vou fazer o oposto e comentar que gostei dos bonecos que ajudam no Armored Core 6, curiosamente as missões com eles não são trivializadas com boss e inimigo bobo tomando pelé de todo mundo, é bem ativo e variado
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#5
Hoje em dia a IA dos jogos é feita de forma que vc não precise se preocupar com escort. Por exemplo Ellie no daleste é imortal. Até mesmo Ashley foi facilitada no RE4 remake.

O que irrita é NPC enchendo o saco em puzzle e em batalha como no GOW pra ensinar sonysta a fazer as coisas mais simples.
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#6
InuK9 escreveu: (13-09-2023, 07:56 PM)Hoje em dia a IA dos jogos é feita de forma que vc não precise se preocupar com escort. Por exemplo Ellie no daleste é imortal. Até mesmo Ashley foi facilitada no RE4 remake.

O que irrita é NPC enchendo o saco em puzzle e em batalha como no GOW pra ensinar sonysta a fazer as coisas mais simples.

mas ai é mais uma questão de tutorial e não de AI
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#7
Rafa no FFT Emotion

Todos os chars de P3 original
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#8
Concordo com o ateu não. É uma mecânica, ué, tem cooldown também, você equipa as parada, sobe a skill tree, você que dá os comando pro menino. O jogo não precisa se jogar sozinho pra AI ser boa.
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#9
Bom tópico, amiibo!

Tenho pavor de jogar ajudando alguém ou alguém te ajudando. IA sempre burra. Prometeram horrores q no Deleste 2 seria diferente e ficou o mesmo lixo de sempre.

1000x jogar em coop eternamente! s2
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#10
Todos ótimos, não entendi o choro
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#11
Vilela escreveu: (13-09-2023, 07:48 PM)atreus ainda bem que não faz nada por contra própria, ele é muito op, solaria o game para vc

Gbraga escreveu: (13-09-2023, 08:45 PM)Concordo com o ateu não. É uma mecânica, ué, tem cooldown também, você equipa as parada, sobe a skill tree, você que dá os comando pro menino. O jogo não precisa se jogar sozinho pra AI ser boa.

Eu não digo q ele precisa dar dano demais nos inimigos nem ser super ativo, mas acho q se prestasse uns socorros de vez em qdo, nas horas em q vc está rodeado, seria bom.  :)
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#12
wolfwood escreveu: (13-09-2023, 07:58 PM)mas ai é mais uma questão de tutorial e não de AI

Acho que do mesmo jeito que Atreus é apenas uma mecanica disfarçada de companion também. Mas vc está certo
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#13
Problema do Atreus é só a personalidade no Ragnarok, além de eu ser obrigado a jogar com ele por um terço do jogo. Que personagem lixo pqp.

No 2018 ele é de boas.
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#14
Light Blade escreveu: (13-09-2023, 07:59 PM)Rafa no FFT Emotion

Rapai, tinha esquecido desse trauma. Personagem imbecil da porra Emotion
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#15
Rodrigo Rey escreveu: (13-09-2023, 07:51 PM)A Erika no PoP 2008 faz o jogo nunca ter game over Emotion

Nesse caso nem é problema de AI, é game design cagado.
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#16
Atreus é um erro.
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