Oficial Persona 5
4/4, MC: 94
Siam Shade escreveu: (23-03-2017, 07:41 PM)Vocês estão fazendo parecer que o 3 é realmente ruim ou que o 4 absolutamente melhor a ponto de tornar o 3 irrelevante. Lol

E nenhuma das alternativas é verdadeira
Responder
Joguem os clássicos do Ps1 e derrotem Hitler.
Responder
Siam Shade escreveu: (23-03-2017, 07:41 PM)Vocês estão fazendo parecer que o 3 é realmente ruim ou que o 4 absolutamente melhor a ponto de tornar o 3 irrelevante. Lol

O 3 é realmente ruim, porem o 4 não é absolutamente melhor :3

Setsuna94 escreveu: (23-03-2017, 07:48 PM)Joguem os clássicos do Ps1 e derrotem Hitler.
Os do PS1 eu recomendaria pra quem quer uma experiência mais parecida com os SMT...
Responder
Jack Russel escreveu: (23-03-2017, 07:54 PM)O 3 é realmente ruim, porem o 4 não é absolutamente melhor :3

Concordo
Responder
Será que ele virá com legendas em espanhol pelo menos?
Responder

o 3 tem alguns pontos proprios (vou tentar falar sem spoiler) - tudo opnião minha não tome nada como certo:

no gameplay, a IA controla a party. então as vezes tomam atitudes idiotas. no 4 já é bem melhor. a versão psp corrige isso mas não tem mais os mapas pra serem explorados entãol fica meio visual novel.

nos personagens, o 3 tem alguns... que não dá pra você ter simpatia. não sei explicar. gente que é o pica das galaxias no colégio mas fica de mimimi. não dá pra se identificar. até o lado mais humilde do cast parece estranhamente distante do personagem principal. o cast do 4 é bem mais humilde e simples, funciona melhor como grupo também (e isso conta MUITO) e até as meninas populares você se identifica com os problemas delas no 4.

no dia a dia, os personagens conversam menos. as vezes parece the sims , fica tipo "vocês ficaram mais amigos" em vez de colocar os dialogos - veja bem, no 4 também tem isso, só que parece bem menos e as relações são mais significativas.

o proprio ritmo do jogo sofre. são duas metades boas, mas que não se mesclam direito. tem o dia a dia colegial, e tem o lance das dungeons. o 4 tem o mesmo "problema" - que é uma consequencia do estilo do jogo, mas, não me pergunte como, é bem melhor balanceado.

e na história, tem problemas tb. demora (muito) mais no 3 até a história "aparecer" de verdade (digamos, você realmente se sentir com um proposito), e quando aparece é muito... "intensa". tem gente que prefere a história do 3 por isso, mas na pratica quebra um pouco o clima de viver o dia a dia do colegial que o jogo usa. A história não é ruim, mas tenta ser grandiosa e , na minha opnião, fica parecendo meio... poser ? acho que essa palavra define bem . A história do 4 é bem mais humilde e simples, e sinceramente bem melhor, por que casa certinho com o clima colegial e de interior do jogo.
Responder
Persona 3 > Persona 4, principalmente pelos personagens e pelo enredo. Acho que não tem um personagem análogo do 4 que seja melhor que o do 3.

Aliás, Persona 3 ainda era bem "dark" como os fãs de SMT pedem, o 4 que começou com esse negócio happy go lucky. Que infelizmente deve continuar no 5, mas tá ok.
Responder
Clamper escreveu: (23-03-2017, 09:07 PM)Persona 3 > Persona 4, principalmente pelos personagens e pelo enredo. Acho que não tem um personagem análogo do 4 que seja melhor que o do 3.

Aliás, Persona 3 ainda era bem "dark" como os fãs de SMT pedem, o 4 que começou com esse negócio happy go lucky. Que infelizmente deve continuar no 5, mas tá ok.

Tem nada de dark em Persona 3 pra qualquer pessoa que tinha mais que uns 10 anos quando jogou.

EDIT: Com exceção da questão mais superficial e visual possível, claro. Tem uma estética bem dark, mas para por aí.
Responder
Estava dando uma conferida no meta:

P3 = 86
P3 FES = 89
P3P = 89
P4 = 90
P4 Golden = 93

P5 tem tudo para estar acima dos 90 também.

Clamper escreveu: (23-03-2017, 09:07 PM)Persona 3 > Persona 4, principalmente pelos personagens e pelo enredo. Acho que não tem um personagem análogo do 4 que seja melhor que o do 3.

Ambos são excelentes, mas o 3 também é meu preferido. Eu diria que o 5 deve contar com alguns temas pesados também, mas o 3 girava em torno do tema da morte, então o nível era mais tenso mesmo.

O bom é que este 5º game é fruto do know how que carregam do 3 e 4, então espero por uma grande trama amarrada por uma ótima narrativa e desenvolvimento dos personagens como no 3 aliado ao refinamento das mecânicas e sistemas do 4.
Responder
Gbraga Returns escreveu: (23-03-2017, 09:14 PM)Tem nada de dark em Persona 3 pra qualquer pessoa que tinha mais que uns 10 anos quando jogou.

EDIT: Com exceção da questão mais superficial e visual possível, claro. Tem uma estética bem dark, mas para por aí.

Pára de querer reinventar a roda, bicho, qualquer cego vê que os personagens tem um background muito mais sombrio que os do 4.

Negar que o enredo do 3 é muito mais dark é querer ser diferentão demais.
Responder
É "mais dark", com certeza, mas ainda acho que se apoia 100% em visual, os conflitos dos personagens são muito fracos. O jogo é "edgy", não "maduro", e pra mim essa diferença é fundamental.

Precisa de uma escrita muito mais madura pra abordar os temas do 4 que MORTE MORTE MORTE MORTE.

Persona 3 é a visão de um pré-adolescente de maturidade, Persona 4 trata de assuntos reais e universais.

E o 5 parece seguir nessa linha, ainda bem, embora pareça tratar de assuntos que podem ser chamados de "dark" de forma merecida, pelo que vi em impressões (não sei quais assuntos são). Só o tema central ser "se sentir preso e sem perspectiva de melhora na sociedade" já mostra um amadurecimento temático.

Não vejo como diferentão não, pelo contrário, sempre achei que fosse uma opinião bem de minoria achar Persona 3 mais maduro ou melhor de alguma forma. Até o metacritic reflete isso. Não que seja métrica objetiva de qualidade, longe de mim querer usar esse argumento, mas reflete que ressoou com mais gente.
Responder

Loles Loles Loles Loles Loles Loles Loles Loles Loles
Responder
Eu gosto tanto do tema central do 3 quanto do 4, apesar de achar que a execução tem seus problemas em ambos (mais no 4, mas por escolha do jogo mesmo). E me parece que no Japão preferem o 3 ao 4, apesar que isso pode ter mudado depois de tanto spin-off do último. Agora, achar P3 melhor que o 4 não é bem um pensamento tão incomum assim, pelo menos não no fandom em si de Persona/SMT/whatever
Responder
Jack Russel escreveu: (23-03-2017, 09:54 PM)Loles  Loles  Loles  Loles  Loles  Loles  Loles  Loles  Loles

[Imagem: pmmxSxi.jpg]
Responder
Parece muita japonesice. Confere?
Responder
Gbraga Returns escreveu: (23-03-2017, 09:47 PM)É "mais dark", com certeza, mas ainda acho que se apoia 100% em visual, os conflitos dos personagens são muito fracos. O jogo é "edgy", não "maduro", e pra mim essa diferença é fundamental.

Precisa de uma escrita muito mais madura pra abordar os temas do 4 que MORTE MORTE MORTE MORTE.

Persona 3 é a visão de um pré-adolescente de maturidade, Persona 4 trata de assuntos reais e universais.

E o 5 parece seguir nessa linha, ainda bem, embora pareça tratar de assuntos que podem ser chamados de "dark" de forma merecida, pelo que vi em impressões (não sei quais assuntos são). Só o tema central ser "se sentir preso e sem perspectiva de melhora na sociedade" já mostra um amadurecimento temático.

Não vejo como diferentão não, pelo contrário, sempre achei que fosse uma opinião bem de minoria achar Persona 3 mais maduro ou melhor de alguma forma. Até o metacritic reflete isso. Não que seja métrica objetiva de qualidade, longe de mim querer usar esse argumento, mas reflete que ressoou com mais gente.

Tem que ser muito maduro pra se sentir envolvido com o cara que acha a vida do interior boring, ou do outro que quer fazer crochê em paz.

Fuck
Responder
Gbraga Returns escreveu: (23-03-2017, 09:58 PM)[Imagem: pmmxSxi.jpg]

"Culpa" de quem? E o choro foi forte na panela SMT
Responder
KP-X escreveu: (23-03-2017, 09:58 PM)Eu gosto tanto do tema central do 3 quanto do 4, apesar de achar que a execução tem seus problemas em ambos (mais no 4, mas por escolha do jogo mesmo). E me parece que no Japão preferem o 3 ao 4, apesar que isso pode ter mudado depois de tanto spin-off do último. Agora, achar P3 melhor que o 4 não é bem um pensamento tão incomum assim, pelo menos não no fandom em si de Persona/SMT/whatever

Realmente, os​ temas​ musicais se salvam.
Responder
Gbraga Returns escreveu: (23-03-2017, 09:58 PM)[Imagem: pmmxSxi.jpg]
Toma que o filho é teu, doentão! Isso foi pra agradar as personetes Guess
Responder
Peidorrento escreveu: (23-03-2017, 09:58 PM)Parece muita japonesice. Confere?

Sim.

Clamper escreveu: (23-03-2017, 10:00 PM)Tem que ser muito maduro pra se sentir envolvido com o cara que acha a vida do interior boring, ou do outro que quer fazer crochê em paz.

Fuck

Eu não tô falando do jogador ser mais ou menos maduro por preferir um ou outro, tô falando sobre o jogo e os assuntos. Pra mim, assuntos mais "grounded" e que se aplicam de forma mais universal costumam ser bem mais difíceis de abordar que "morte".

Incluindo aí, sim, não estar satisfeito com o meio que vive, mas sem opção de mudar.

Só sair por aí olhando em tudo quanto é jogo quantos são os que abordam morte, e quantos abordam pessoas em dúvida sobre sua sexualidade.

Quem faz coisa "dark" de verdade é o Yoko Taro, pra mim, mas mesmo ele consegue ser OW THE EDGE muitas vezes sem motivo nenhum, por querer mostrar o quão dark é mas sem ter uma publisher com bolas de mostrar de fato, aí fica só naquele limite do Cero Z, e acaba ficando mais cômico que perturbador. Mas os temas em si que ele aborda, principalmente em Drakengard 1, são de fato bem pesados.

Algo como, por exemplo, (spoilers do final de Drakengard) Manah entrar no coração da Furiae e ler os pensamentos dela, revelando que ela quer transar com o irmão. O Caim, ouvindo isso, vira o rosto com nojo e reprovação, o que faz com que a Furiae se suicide de vergonha. Querer comparar isso com "x pessoa morre" não dá. E, como falei, mesmo ele fica bem OW THE EDGE as vezes, esse próprio exemplo pode ser um. Mas não é pra menos que uma palavra frequentemente usada pra descrever os jogos dele é "retardado".

Não por coincidência, eu diria que Nier, ainda que seja muito mais tranquilo que Drakengard, demonstra um amadurecimento do diretor com a forma que aborda seus temas, assim como os temas abordados. Em vez de ter um pedófilo na party só porque pedófilos são ruins e ele quer gente ruim na party, você tem um pai que não mede esforços pra proteger sua filha, não importando o quão grandiosas possam ser as consequências. E isso 3 anos antes de The Last of Us sair e transformar "homem de meia idade protegendo uma criança" no novo clichê favorito da indústria.

KP-X escreveu: (23-03-2017, 10:00 PM)Culpa de quem? E o choro foi forte na panela SMT

Do wolfwood, que hypa isso.
Responder