Qual o último filme que você assistiu? 4: O Retorno
Homossexual Edition
Orelha1 escreveu: (26-07-2017, 09:35 AM)Eu ainda não sei também Lol Pensei que era um filme de guerra feito pelo Nolan, mas parece é um thriller que tem a guerra em segundo plano, ou algo assim. Pode ser bão, mas 0 vontade de ver.

O enredo é "normal", quase não tem enredo e diálogo. A "história" pode ser resumida em duas frases.

É a apresentação que é AAA. Tudo MUITO bem executado, com build up do caralho para a "reviravolta" no final. É desses filmes que fazem cinema, ao invés de contar uma história.
Wintry_Flutist escreveu: (26-07-2017, 11:31 PM)O enredo é "normal", quase não tem enredo e diálogo. A "história" pode ser resumida em duas frases.

É a apresentação que é AAA. Tudo MUITO bem executado, com build up do caralho para a "reviravolta" no final. É desses filmes que fazem cinema, ao invés de contar uma história.

Vi muita gente reclamando da falta de character development, que você sai do filme sem lembrar o nome dos personagens e não sei o que, mas mano... isso tudo é irrelevante. O filme não precisa disso pra funcionar. Você não precisa saber a backstory de ninguém pra se conectar com o que tá acontecendo em tela.

Eu, pessoalmente, achei fantástico. Fiquei sem ar o filme inteiro e não desgrudei os olhos da tela nenhum segundo. Não é o melhor do Nolan, mas não deixa de ficar ali perto do topo da pirâmide.

Obs: o fato da história ser contada de forma não-linear também achei uma sacada incrível. É muito bom ver as histórias se cruzando e também observar os fatos de diferentes perspectivas. Tipo com os aviões - quando o parceiro do Tom Hardy pousa na água e você vê lá de cima, pelo ponto de vista do Tom Hardy, você acha que tá tudo bem. Algumas cenas depois esse acontecimento repete, mas no POV do outro piloto e você vê que na real deu merda. Deu muita merda. Essa hora eu surtei com essa sacada do filme. Muito foda! Filmaço da porra.
CaRoL_ escreveu: (27-07-2017, 12:47 AM)Vi muita gente reclamando da falta de character development, que você sai do filme sem lembrar o nome dos personagens e não sei o que, mas mano... isso tudo é irrelevante. O filme não precisa disso pra funcionar. Você não precisa saber a backstory de ninguém pra se conectar com o que tá acontecendo em tela.

Eu, pessoalmente, achei fantástico. Fiquei sem ar o filme inteiro e não desgrudei os olhos da tela nenhum segundo. Não é o melhor do Nolan, mas não deixa de ficar ali perto do topo da pirâmide.

Obs: o fato da história ser contada de forma não-linear também achei uma sacada incrível. É muito bom ver as histórias se cruzando e também observar os fatos de diferentes perspectivas. Tipo com os aviões - quando o parceiro do Tom Hardy pousa na água e você vê lá de cima, pelo ponto de vista do Tom Hardy, você acha que tá tudo bem. Algumas cenas depois esse acontecimento repete, mas no POV do outro piloto e você vê que na real deu merda. Deu muita merda. Essa hora eu surtei com essa sacada do filme. Muito foda! Filmaço da porra.

Por isso mesmo eu digo que é um filme focada na apresentação/execução ("fazer cinema") do que em contar uma história. De fato, poderiam ter feito todas as set pieces com personagens diferentes, sem seguir a (curta) história de uns poucos personagens e o filme seria basicamente o mesmo (até porque todos os soldados, não só os principais, estão literalmente no mesmo barco). Os enredos também se cruzam pouco, não acho que isso seja particularmente importante também não. Eu nem tinha me tocado que era o mesmo piloto nesse exemplo que você deu!

Os personagens e conexões amarram o todo, óbvio - muito melhor assim do que totalmente desconexo. Mas a tensão, violência, azar do caralho, build up até a resolução, são que realmente fazem o filme.

EDIT: fiquei surpreso com a boa recepção que o filme teve nos agregadores de notas e tal, justamente porque imaginei que muita gente acharia que "não acontece nada" no filme.
Só fiquei me perguntando por que diabos o submarino que afundou um dos barcos fez isso e sumiu. Se a idéia era interceptar a fuga e os recursos dos aliados eram limitados, não seria uma questão de gastar todos os torpedos nos barcos que viessem?

Outra. Achei que focaram MUITO em mostrar a dificuldade deles. Depois de se foder atrás de se foder: não salvamos 30 mil, salvamos 300. Wat;
Ega escreveu: (27-07-2017, 01:22 AM)Só fiquei me perguntando por que diabos o submarino que afundou um dos barcos fez isso e sumiu. Se a idéia era interceptar a fuga e os recursos dos aliados eram limitados, não seria uma questão de gastar todos os torpedos nos barcos que viessem?

Outra. Achei que focaram MUITO em mostrar a dificuldade deles. Depois de se foder atrás de se foder: não salvamos 30 mil, salvamos 300. Wat;

Não sei os detalhes históricos, mas acho que o plano era acabar com os ingleses e franceses com a força aérea - decidiram "economizar" tanques e tal. Vai ver não tinha muita frota de submarinos por lá.
Wintry_Flutist escreveu: (27-07-2017, 01:26 AM)Não sei os detalhes históricos, mas acho que o plano era acabar com os ingleses e franceses com a força aérea - decidiram "economizar" tanques e tal. Vai ver não tinha muita frota de submarinos por lá.

Ah sim, nem estou fazendo paralelos históricos. Uma investida mais agressiva foi impedida por ordem do próprio Reich. Até teve historiadores que consideraram esse um dos maiores erros do Eixo na Segunda Guerra. Se tivessem atacado com tudo, teriam ferrado MUITO os exércitos aliados.

Me refiro mais ao fato de aparecer um submarino numa cena e depois some. Deixam claro que a Força Aérea é a ofensiva principal, e que poderia ser combatida. Já o submarino não tem oposição e teve 100% eficiência. Na coerência dentro do filme, não faz muito sentido uma arma como essa desaparecer.
Ega escreveu: (27-07-2017, 01:38 AM)Ah sim, nem estou fazendo paralelos históricos. Uma investida mais agressiva foi impedida por ordem do próprio Reich. Até teve historiadores que consideraram esse um dos maiores erros do Eixo na Segunda Guerra. Se tivessem atacado com tudo, teriam ferrado MUITO os exércitos aliados.

Me refiro mais ao fato de aparecer um submarino numa cena e depois some. Deixam claro que a Força Aérea é a ofensiva principal, e que poderia ser combatida. Já o submarino não tem oposição e teve 100% eficiência. Na coerência dentro do filme, não faz muito sentido uma arma como essa desaparecer.

Não falam que estavam limitando a frota a um navio por dia para resgatar os aliados? Então, o U-boat fez o "serviço do dia" e ficou por isso mesmo.
É o Oscar de melhor diretor já tem dono, sr Nolan. E melhor efeitos de som e fotografia também.
SeuMadruga escreveu: (27-07-2017, 09:32 AM)É o Oscar de melhor diretor já tem dono, sr Nolan. E melhor efeitos de som e fotografia também.

Não mesmo. Academia não considera ele um grande diretor, ele recebe mais pelo roteiro. E não sei se um filme que saiu no meio do ano vai ter força pra chegar como favorito no começo do ano que vem.
Wintry_Flutist escreveu: (27-07-2017, 01:55 AM)Não falam que estavam limitando a frota a um navio por dia para resgatar os aliados? Então, o U-boat fez o "serviço do dia" e ficou por isso mesmo.

Pior que não lembro disso. Ainda assim, evacuar 300k soldados em 10 dias com um barco ao dia não parece possível, mesmo com as embarcações civis depois. De qualquer forma, o U-Boat mataria um dia inteiro de trabalho por torpedo se ficasse de boas.
Sobre a evacuação, eu dei uma lida depois que assisti o filme, pq não manjava da história e fiquei interessada. Tem muita coisa legal. Recomendo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Dunkirk_evacuation

https://en.wikipedia.org/wiki/Little_Ships_of_Dunkirk
CaRoL_ escreveu: (27-07-2017, 02:02 PM)Sobre a evacuação, eu dei uma lida depois que assisti o filme, pq não manjava da história e fiquei interessada. Tem muita coisa legal. Recomendo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Dunkirk_evacuation

https://en.wikipedia.org/wiki/Little_Ships_of_Dunkirk

Tinha lido também, muito foda.

Segunda Guerra é irado demais. Até a campanha tosqueira dos HUEBR rendeu um livro maneiro.
Ia comentar no tópico próprio mas já que voces tao falando sobre filme aqui...

O personagem do Cillian Murphy...

e também sobre o tom hardy

1) Acho que não mostra mesmo e "não importa" muito. Talvez aquele fosse o barco atingido pelo torpedo, e ao retornar buscar mais gente, alguma merda rolou com os botes salva-vidas.

2) Tinha acabado o combustível. Ele aterrissou onde o avião iria cair, operando tudo manualmente (e sim, de alguma forma, ele acertou o último avião nazista ja tendo acabado o combustível).
Wintry_Flutist escreveu: (28-07-2017, 01:38 AM)2) Tinha acabado o combustível. Ele aterrissou onde o avião iria cair, operando tudo manualmente (e sim, de alguma forma, ele acertou o último avião nazista ja tendo acabado o combustível).

Exatamente. Ia comentar bem isso. Lol

Acaba o combustível e ele tá indo de um lado pro outro. Aí surge o avião nazi e VUASH, ele surge de novo do outro lado de volta pra este. Único momento absurdo do filme.
Ega escreveu: (28-07-2017, 01:49 AM)[/b]

Exatamente. Ia comentar bem isso. Lol

Acaba o combustível e ele tá indo de um lado pro outro. Aí surge o avião nazi e VUASH, ele surge de novo do outro lado de volta pra este. Único momento absurdo do filme.

Acho que mostra mesmo o avião do Tom Hardy passando por cima do pier, né? Cheguei a pensar que estavam com medo que o avião caísse na cabeça deles. Quando mostra o avião nazista, era pro Tom Hardy já estar lá na frente mesmo.
Amiguinhos, tag de spoiler.
CaRoL_ escreveu: (28-07-2017, 12:38 PM)Amiguinhos, tag de spoiler.

Sim, foi foda... :(
Vocês falam como se tivesse muito enredo e reviravoltas, hein. Isso aí são uns detalhezinhos de nada. O filme não é amparado pela história.
Dunkirk