Tópicos: 9
10-04-2018, 04:07 AM
(Última alteração: 10-04-2018, 04:15 AM por Nash.)
Tópicos: 5
Como eu já expliquei em algumas paginas anteriores, frame rate não é uma boa medida pra saber se o emu tá rodando direito ou não.
VPS/VBL etc é uma medida melhor, porque ela informa a velocidade da "televisão virtual", que obviamente tem que ser sempre 60 (a não ser que você esteja jogando eurolixo :3)
A parte mais importante de manter essa taxa a 60 é geralmente o audio quando ele tem que ser emulado de forma sincrona.
Se tiver abaixo dos 60 vbl, não vai dar pra gerar audio o suficiente pra fazer um som continuo e fica tudo quebradinho, a não ser que o emulador suporte "esticar" o audio que nem uns fazem, mas o audio fica esticado.
10-04-2018, 04:31 AM
(Última alteração: 10-04-2018, 04:36 AM por Nash.)
É, mas não tem VPS no RPCS3, então não dá para saber. Aliás, se tivesse provavelmente em alguns jogos estaria até nos 150%, já que o Drakengard por exemplo roda sem as quedas de fps do PS3. Ou quando roda melhor que no original não conta?
Mas o DS não tem problema de som não (aliás, até tem, em cpus mais fracas dá para perceber bem, aqui eu não notei, mas posso apenas não ter prestado atenção), o que teve foi o Nier, que o áudio e a imagem perdem sincronia fácil, mas está com o fps bem bagunçado.
10-04-2018, 05:30 AM
(Última alteração: 10-04-2018, 05:33 AM por Z80a.)
Nash escreveu: (10-04-2018, 04:31 AM)É, mas não tem VPS no RPCS3, então não dá para saber. Aliás, se tivesse provavelmente em alguns jogos estaria até nos 150%, já que o Drakengard por exemplo roda sem as quedas de fps do PS3. Ou quando roda melhor que no original não conta?
Mas o DS não tem problema de som não (aliás, até tem, em cpus mais fracas dá para perceber bem, aqui eu não notei, mas posso apenas não ter prestado atenção), o que teve foi o Nier, que o áudio e a imagem perdem sincronia fácil, mas está com o fps bem bagunçado. Esse é um assunto chato de simplificar, mas vejamos :3
Geralmente o que acontece num console é que tem essa "interrupção" que sempre ocorre 60 vezes por segundo (o tal do vsync/vblank).
Isso é, a CPU para de executar o que tava executando, e salta pra um ponto do programa pra avisar seu jogo de que a televisão terminou de desenhar a imagem e esta "rebobinando pro alto".
Um jogo geralmente usa esse timing pra "construir o próximo quadro", isso é, calcular a física, capturar o controle, trocar as notas da musica, desenhar os gráficos etc..
Idealmente o jogo vai lá, faz tudo que ele tem pra fazer relevante a aquele quadro e ai bota a CPU pra dormir, esperando o próximo "trem" vir.
Mas se tudo leva tempo demais, a "CPU perde o trem" e você tem queda de frame, e até slowdown se o jogo não compensar de alguma forma.
O Cell executa 53 milhões de ciclos por segundo, rodando muitas, muitas instruções a cada um desses ciclos, mas apenas dando o numero pra explicar as intrincarias de se emular.
Geralmente o que o emulador faz é vai lá, executa os 53 milhões de ciclos, e ai desenha a imagem e calcula um trecho do audio, mas se ele não consegue executar os 53 milhões de ciclos a tempo, o audio quebra, porque não tem dados suficiente pra manter musica continua.
Jogos 2D emulados geralmente pedem uma CPU mais leve porque se o emulador tem se quer um pingo de inteligencia, ele é capaz de detectar que a CPU "dormiu", e simplesmente pular a execução de todos os outros ciclos já que nada acontece feijoada mesmo durante eles, então mesmo que o seu PC leve o dobro do tempo pra executar as poucas instruções que o jogo 2D usa, ele ainda pega o onibus a tempo :3
Agora no seu exemplo de 150% da velocidade sem quebra, o que acontece, é que no console real, o jogo fica "perdendo o onibus do vblank" por causa do codigo exigir mais do que os 53 milhões de ciclos ou mais comumente ficar sendo atrasado pela GPU e perdendo o onibus no processo, mas a GPU do seu PC é bem mais rapida, ai o jogo não se atrasa :3
E por fim, no caso do "slowdown mesmo com o jogo rodando a 30 FPS", é que o emulador por alguma razão esta rodando menos do que 53 milhões de instruções por quadro, fazendo a CPU emulada ser mais lenta do que a real, e o jogo emulado "perder o onibus" mais frequentemente do que no hardware real.
Nesse caso não dá pau no audio porque no PS3 tem um monte de CPUs e a CPU que esta se atrasando não é a mesma que toca o audio.
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Demon Souls é um que definitivo vou emular, já que desperdicei a chance quadro tive na Plus... também queria emular o El Shaddai e o Asura's Wrath
Tópicos: 316
Bio escreveu: (10-04-2018, 10:24 AM)quadro
Janio
Tópicos: 529
NNID: SW-5109-1914-4020
Live: Dehumanizerz
PSN: DehumanizerFX
Steam: Dehumanizer
Rodrigo Rey escreveu: (10-04-2018, 10:10 AM)Demon Souls é um que definitivo vou emular, já que desperdicei a chance quadro tive na Plus... também queria emular o El Shaddai e o Asura's Wrath
Pena que esse jogo é repetitivo demais
Bio escreveu: (10-04-2018, 10:24 AM)quadro Estamos falando de tempo em jogos, e tempo em jogos geralmente funciona por quadros :3
Tópicos: 425
Até 3D Dot Game Heroes o emulador já roda  E bem pelo q mostra no vídeo.
Eita, falei do Asura mais cedo e ele apareceu no vídeo
Inferno de Dante tenho vontade também
Tópicos: 252
Como o tropical freeze e o dk returns rodam hoje em dia?
Tópicos: 173
DK TF parece que está bem jogável, mas não está 100%. Se der uma configurada específica para ele, pelo visto melhora bastante.
Z80a escreveu: (10-04-2018, 05:30 AM)Esse é um assunto chato de simplificar, mas vejamos :3
Geralmente o que acontece num console é que tem essa "interrupção" que sempre ocorre 60 vezes por segundo (o tal do vsync/vblank).
Isso é, a CPU para de executar o que tava executando, e salta pra um ponto do programa pra avisar seu jogo de que a televisão terminou de desenhar a imagem e esta "rebobinando pro alto".
Um jogo geralmente usa esse timing pra "construir o próximo quadro", isso é, calcular a física, capturar o controle, trocar as notas da musica, desenhar os gráficos etc..
Idealmente o jogo vai lá, faz tudo que ele tem pra fazer relevante a aquele quadro e ai bota a CPU pra dormir, esperando o próximo "trem" vir.
Mas se tudo leva tempo demais, a "CPU perde o trem" e você tem queda de frame, e até slowdown se o jogo não compensar de alguma forma.
O Cell executa 53 milhões de ciclos por segundo, rodando muitas, muitas instruções a cada um desses ciclos, mas apenas dando o numero pra explicar as intrincarias de se emular.
Geralmente o que o emulador faz é vai lá, executa os 53 milhões de ciclos, e ai desenha a imagem e calcula um trecho do audio, mas se ele não consegue executar os 53 milhões de ciclos a tempo, o audio quebra, porque não tem dados suficiente pra manter musica continua.
Jogos 2D emulados geralmente pedem uma CPU mais leve porque se o emulador tem se quer um pingo de inteligencia, ele é capaz de detectar que a CPU "dormiu", e simplesmente pular a execução de todos os outros ciclos já que nada acontece feijoada mesmo durante eles, então mesmo que o seu PC leve o dobro do tempo pra executar as poucas instruções que o jogo 2D usa, ele ainda pega o onibus a tempo :3
Agora no seu exemplo de 150% da velocidade sem quebra, o que acontece, é que no console real, o jogo fica "perdendo o onibus do vblank" por causa do codigo exigir mais do que os 53 milhões de ciclos ou mais comumente ficar sendo atrasado pela GPU e perdendo o onibus no processo, mas a GPU do seu PC é bem mais rapida, ai o jogo não se atrasa :3
E por fim, no caso do "slowdown mesmo com o jogo rodando a 30 FPS", é que o emulador por alguma razão esta rodando menos do que 53 milhões de instruções por quadro, fazendo a CPU emulada ser mais lenta do que a real, e o jogo emulado "perder o onibus" mais frequentemente do que no hardware real.
Nesse caso não dá pau no audio porque no PS3 tem um monte de CPUs e a CPU que esta se atrasando não é a mesma que toca o audio.
Thx! Valeu pela explicação. Ninja Gaiden por exemplo não compensa a queda de quadros, quanto maior a queda, vai ficando em slowmotion. Tem jogo com fps bem menor que não desacelera.
Agora o Demon's Souls acho que já começa estranho por ser bem lento mesmo, vi uns vídeos no PS3 e ele é lentão, mas de fato aconteceram alguns slowdowns aqui e ali que não observei queda de quadros, mas no último teste que fiz me pareceu praticamente 100% e só vai melhorando conforme o shader cache é construído. No início trava bastante mas depois vai ficando tranquilo.
Tópicos: 316
Orelha1 escreveu: (13-04-2018, 08:11 PM)Como o tropical freeze e o dk returns rodam hoje em dia?
ruim igual no WiiU
Está começando a rolar jogos comerciais no emulador do Switch.
Ainda tem uma longa estrada pela frente, está rodando um jogo 2D a 1fps, mas já é um começo.
Nash escreveu: (13-04-2018, 11:11 PM)Está começando a rolar jogos comerciais no emulador do Switch.
Ainda tem uma longa estrada pela frente, está rodando um jogo 2D a 1fps, mas já é um começo.
Xiii, rapaz. Menino Inuk vai chorar lágrimas de sangue, mesmo pq o corpo dele não está hidratado.
Pô, só sei que Xenoblade 2 vai ficar 10x mais bonito em 4k, mas imagino que isso deva levar uns bons anos ainda.
Nash escreveu: (13-04-2018, 11:20 PM)Pô, só sei que Xenoblade 2 vai ficar 10x mais bonito em 4k, mas imagino que isso deva levar uns bons anos ainda.
Sei não, acho que esse emulador vai evoluir muito mais rápido que o cemu.
13-04-2018, 11:24 PM
(Última alteração: 13-04-2018, 11:24 PM por Nash.)
Maedhros escreveu: (13-04-2018, 11:21 PM)Sei não, acho que esse emulador vai evoluir muito mais rápido que o cemu. 
É, dizem que o que causou a vulnerabilidade no Switch é que tem toda documentação do Tegra X1 de forma pública, não sei até que ponto é verdade, mas lembrem que não é um chip proprietário, então faz sentido a Nvidia fornecê-la.
Se for isso mesmo, talvez avance rápido mesmo.
|