To jogando os dois Kirbys de SNES, um seguido do outro:
Kirby Super Star: Não curti muito não. Curti o conceito de haverem vários 'jogos' dentro do pacote, mas não achei ele divertido de jogar, especialmente por conta do Level Design. Meus problemas foram:
- Muitas portas secretas/bifurcações: nunca sei se eu estou entrando numa sala secreta, se o caminho está bifurcando ou se eu estou seguindo o caminho certo. No mínimo, eu sinto que sempre termino uma fase sentindo que deixei um monte de coisa pra trás.
- Levels que parecem querer te punir. Consigo lembrar de alguns momentos que o jogo simplesmente me convenceu a pular em algum lugar para perder uma vida. Em outros, o jogo me obrigou em mais de um momento, a voltar para o início de uma sala várias e várias vezes até que eu achasse o caminho correto/porta correta. Longe de ser algo divertido.
- O conteúdo da tela é muito apertado. O tamanho do Kirby e dos inimigos é enorme em relação ao de NES, e ainda há uma barra de status ocupando 1/5 da tela. Por conta disso você tem fases com pouco espaço pra se locomover e que não dá pra se ver muito à distância. O Kirby de GB sabia brincar bem com essas limitações na hora de montar Level Design (e não tinha a barra de Status pra atrapalhar). Soma-se isso a inimigos bem ágeis e a sua IA companheira, e fica muito difícil navegar pelas fases com tranquilidade.
-E ainda há o fato de que é difícil ler bem o que é Level Design do que é background em algumas situações.
Mas é legal ver como Smash Bros. puxou várias coisas desse jogo. Muito do moveset do Kirby vem de habilidades de inimigos desse jogo; a sala de All-Star Mode como as que tem em Brawl e do Wii U funciona exatamente como o Boss Rush desse jogo; ainda tem todo o Level Design do Meta Knight's Revenge que existe no Subspace Emissary (não é o Level Design 1:1, mas tem muita coisa bacana que já existia aqui). O jogo valeu mais por essas curiosidades.
Kirby's Dream Land 3: Comecei a jogar hoje, mas esse sim tá beeem legal. Level Design agradável, muuuito bonito e ele faz duas coisas que eu curto muito:
1) toda fase tem um leve puzzle pra resolver, em que o jogo não vai lhe falar nada explicitamente mas espera que você use um poder/companheiro específico pra resolver o problema. Até agora só vi enigmas bem legais.
2) Você já tem acesso a todos os companheiros/habilidades nas primeiras 3~4 fases, mas o jogo vai colocando eles próximos uns dos outros ao longo das fases pra te incentivar a experimentar combinações diferentes, o que mantém o jogo sempre fresh.
3) Kirby 64: The Crystal Shards foi o primeiro jogo da série que eu joguei, e eu sempre senti que ele não puxava muita coisa do resto da série (e vice-versa), como músicas, inimigos, poderes. Mas descobri que
90% do que eu sentia falta foi criada em Dream Land 3. É bom ter o feel desse jogo de novo.