Oficial JRPG Board VIII
Chozo Master escreveu: (01-04-2019, 07:01 AM)7 8 e 9 seguiram a mesma fórmula, e conseguiram entregar ótimos produtos em um espaço curto de tempo.
X foi um retrocesso, embora ainda seja um bom jogo
13 mais retrocesso, e entregaram algo ruim
15 pior ainda

Essa tal inovação n tá sendo mt boa pra série.

Não seguiram, FFVII trouxe um estilo cyberpunk pra série, virou 3D, criou minigames inovadores, Weapons novos fora do Omega... Mesmo vale pro 8 com sistema de draw, junction, personagens realistas, CGs mais elaboradas q no VII...

E até o IX, q é um retorno às raízes, não existiria sem as inovações do VII.

Como eu disse, é uma série q se renova, mas corre riscos por isso. Aí saem jogos como XIII e XV. Paciência, é torcer pra acertarem a mão.

Aliás, de forma mais sutil, a série já estava mudando os seus caminhos desde o IV. Se tivesse ficado parada no tempo, nem as histórias épicas a gente teria, seria só ir em busca dos cristais pra salvar o mundo até hoje.
Wander escreveu: (01-04-2019, 07:19 AM)Não seguiram, FFVII trouxe um estilo cyberpunk pra série, virou 3D, criou minigames inovadores, Weapons novos fora do Omega... Mesmo vale pro 8 com sistema de draw, junction, personagens realistas, CGs mais elaboradas q no VII...

E até o IX, q é um retorno às raízes, não existiria sem as inovações do VII.

Como eu disse, é uma série q se renova, mas corre riscos por isso. Aí saem jogos como XIII e XV. Paciência, é torcer pra acertarem a mão.

Aliás, de forma mais sutil, a série já estava mudando os seus caminhos desde o IV. Se tivesse ficado parada no tempo, nem as histórias épicas a gente teria, seria só ir em busca dos cristais pra salvar o mundo até hoje.

Mas esses tweaks no sistema de batalha, diferenças no tema, ou melhorias visuais não são inovações. Cada jogo vai ter suas particularidades, e vai arregar os recursos mais modernos. Mas o design geral do jogo continuava o mesmo.

Totalmente diferente do que ocorreu no X, 13, e 15.
Chozo Master escreveu: (01-04-2019, 07:43 AM)Mas esses tweaks no sistema de batalha, diferenças no tema, ou melhorias visuais não são inovações. Cada jogo vai ter suas particularidades, e vai arregar os recursos mais modernos. Mas o design geral do jogo continuava o mesmo.

Totalmente diferente do que ocorreu no X, 13, e 15.

Eu considero q essas particularidades são inovações pq não é só questão de tecnologia, se não houver uma visão artística e criativa muito diferente por trás, não sai algo assim. Claro q, sendo FF, ele precisa preservar a estrutura básica, sempre vai ter elementos q definem a série. Até pq senão vira um jogo qualquer com skin de FF.

Ou seja, a série tem características quase sempre imutáveis (moogles, chocobos, party, salvar o mundo) e às vezes vem uma inovação, seja no sistema de batalha (Desperate Moves, Limits, Overdrives), nos sistemas de jogo (Materias, Junction, Gambits) ou na estética artística propriamente dita, q não é mais só medieval, mas acrescenta uma quantidade expressiva de tecnologia, motos, helicópteros, reatores, como no VII.

Qdo muda a estrutura, como no XIII, aí já é uma inovação ruim, q rompe com características q são marca registrada da série. Aí já começa a ir pra um caminho "jogo qualquer com skin de FF".
Chozo Master escreveu: (01-04-2019, 07:01 AM)7 8 e 9 seguiram a mesma fórmula, e conseguiram entregar ótimos produtos em um espaço curto de tempo.
X foi um retrocesso, embora ainda seja um bom jogo
13 mais retrocesso, e entregaram algo ruim
15 pior ainda

Essa tal inovação n tá sendo mt boa pra série.

Na verdade o VIII foi criticado de forma pesada por causa do junction, que foi uma inovação na época
Wander escreveu: (01-04-2019, 08:12 AM)Eu considero q essas particularidades são inovações pq não é só questão de tecnologia, se não houver uma visão artística e criativa muito diferente por trás, não sai algo assim. Claro q, sendo FF, ele precisa preservar a estrutura básica, sempre vai ter elementos q definem a série. Até pq senão vira um jogo qualquer com skin de FF.

Ou seja, a série tem características quase sempre imutáveis (moogles, chocobos, party, salvar o mundo) e às vezes vem uma inovação, seja no sistema de batalha (Desperate Moves, Limits, Overdrives), nos sistemas de jogo (Materias, Junction, Gambits) ou na estética artística propriamente dita, q não é mais só medieval, mas acrescenta uma quantidade expressiva de tecnologia, motos, helicópteros, reatores, como no VII.

Qdo muda a estrutura, como no XIII, aí já é uma inovação ruim, q rompe com características q são marca registrada da série. Aí já começa a ir pra um caminho "jogo qualquer com skin de FF".

Acho que concordamos então, só usando vocabulário diferente. O problema são as supostas inovações que na verdade mudaram o core design. E dá pra ver que nas piores inovações, a Square estava tentando copiar um design de jogos de sucesso do momento e se perdeu.

Medo do que vão fazer com FF7 Remake.
Rodrigo Rey escreveu: (01-04-2019, 08:42 AM)Na verdade o VIII foi criticado de forma pesada por causa do junction, que foi uma inovação na época

Isso é detalhe particular do jogo, não inovação. Sempre vai ter crítica a um ou outro ponto. Da mesma forma que alguns reclamaram do visual chibi do 9.

No geral os jogos ainda seguiam o design FF, e foram bem aceito pelos jogadores.

No 15 por exemplo, se vc mudar detalhes como as labels de itens, armas e summons que referenciam nomes famosos da série, o jogo se passaria por um produto totalmente diferente.
Chozo Master escreveu: (01-04-2019, 09:23 AM)Isso é detalhe particular do jogo, não inovação. Sempre vai ter crítica a um ou outro ponto. Da mesma forma que alguns reclamaram do visual chibi do 9.

No geral os jogos ainda seguiam o design FF, e foram bem aceito pelos jogadores.

No 15 por exemplo, se vc mudar detalhes como as labels de itens, armas e summons que referenciam nomes famosos da série, o jogo se passaria por um produto totalmente diferente.

Ah sim, no XV Potion e Phoenix Down são a mesma coisa Lol
Por pouco não virou outro jogo mesmo, já que até coisas clássicas deram uma mudada

Nem lembro se teve um Cid nele
Rodrigo Rey escreveu: (01-04-2019, 09:27 AM)Ah sim, no XV Potion e Phoenix Down são a mesma coisa Lol
Por pouco não virou outro jogo mesmo, já que até coisas clássicas deram uma mudada

Nem lembro se teve um Cid nele

Teve dois Cid: Pai e Filha Lol
Chozo Master escreveu: (01-04-2019, 09:28 AM)Teve dois Cid: Pai e Filha Lol

Ah é Lol
Wander escreveu: (31-03-2019, 11:30 PM)Parei em Modeoheim hoje.


Ah sim, vai dizendo o q tá achando se quiser, amigo. Tô curioso já q é sua primeira jogada.

Olha... Fiquei desesperançoso com o enredo depois de ver os soldados de Wutai mostrando TODOS os motivos que eles tem (concretos e plausíveis) pra se revoltar contra a Shinra, aí vai o Mr. Zack na cara dura e me fala "Malz aê, mas tenho que fazer meu trabalho, vlw flw"

...



POXA LolLol

Vamos ver no que vai dar mais pra frente, essa parada dos kage bunshins do Genesis é meio forçada Lol


Undying escreveu: (31-03-2019, 11:51 PM)Vc poderia dar uma olhada no jogo do wii/ps2, é facilmente jogavel no emulador.



Poxa, parece Front Mission, só que em anime Lol Gostei. Vai pra wishlist
Como eu vou zerar o Legaia essa semana (valeu por postarem videos do Erick aqui, pessoal... Até me inscrevi xD), achei esse vídeo, no qual eu finalmente descobri onde a série foi parar, e teve um rumo muito triste.



Resumindo: a Sony fez com o diretor do jogo a mesma coisa que a Square fez com o Matsuno em FF XII... O enredo e o mundo estavam prontos, mas os engravatados mandaram mudar os chars pra visual e vozes mais estilo anime, o que fez o cara odiar essa parte na criação do jogo. Ele revelou isso para uma revista, o que fez que ele fosse demitido.

Devido à isso, Legaia 2 teve uma história horrível e lv design tortuoso. O negócio foi tão tenso que a Sony fechou a def e botou a IP na geladeira.

Pra piorar, o criador morreu ano passado :-(( Tava com uma história baseada nesse mundo pré pronta.
Mais umas news interessantes

.FF VIIR agora tem dois diretores; Yoshida sai de FF XIV e vai fazer um jogo pra next gen
https://gematsu.com/2019/04/final-fantas...en-project

.Yakuza novo pode ser um RPG... WAT Loles
https://gematsu.com/2019/03/new-yakuza-g...rpg-battle
Pior que pode ser bom LolesLoles
Falar em Yakuza, o órgão de classificação listou o Kiwami 2 pro PC Love
Só uma coisa gente, cuidado com o dia de hoje Guess
Yakuza vai ficar mais interessante pra mim Lol
esse yakuza é 1º de abril, porém seria muito legal se fosse true Loles
Pior que um gameplay assim é bem possível em sidequests de Yakuza. Crylol
as "magias" seria zoeiras tipo do jogo do south park, seria foda
Light Blade escreveu: (01-04-2019, 10:26 AM)Mais umas news interessantes

.FF VIIR agora tem dois diretores; Yoshida sai de FF XIV e vai fazer um jogo pra next gen
https://gematsu.com/2019/04/final-fantas...en-project

.Yakuza novo pode ser um RPG... WAT Loles
https://gematsu.com/2019/03/new-yakuza-g...rpg-battle

A s-e mataria o XIV assim?