Tópicos: 210
Z80a escreveu: (18-04-2019, 12:25 PM)Sim, é o principal uso no NES.
O NES só tem uma camada de background, então toda vez que você ve uma parte da tela se mexer e a outra não, você pode contar que tem algum truque de "troca o scroll no meio da tela" acontecendo.
Mesmo nos jogos mais antigos tipo super mario 1 você tinha que fazer algo assim pra manter o placar parado.
Esse em particular usa um truque interessante, que é a moeda no score sendo usada pra dizer pro codigo quando que a tv esta na posição certa. Tem uma função no chip de video que diz quando um pixel do sprite 0 e do background estão se sobrepondo, ai o super mario abusa disso.
Agora em jogos mais modernos usando o mapper MMC3 e similares, você pode dizer pro mapper contar as linhas da tv e te avisar quando chegou na linha pra você trocar o scroll.
Mas battletoads não faz nenhum desses métodos, o jogo simplesmente conta o tempo na marra :3
Ah, certo. É bem bacana mesmo, mas esse efeito tem em qualquer jogo que use score fixo no alto da tela, né? (exceto se for feito com sprites)
Tipo, mesmo Castlevania 1 tem isso.
Eu tava pensando mais em algo tipo trocar a paleta de cores no meio da tela, ou mesmo no meio de um tile de background. Tipo que nem num jogo acho que do Sonic, que mudam a cor de tudo de um ponto pra baixo pra dar a impressão de água.
Ou qualquer outra doideira do tipo.
Tópicos: 5
Kadaj escreveu: (18-04-2019, 02:39 PM)Ah, certo. É bem bacana mesmo, mas esse efeito tem em qualquer jogo que use score fixo no alto da tela, né? (exceto se for feito com sprites)
Tipo, mesmo Castlevania 1 tem isso.
Eu tava pensando mais em algo tipo trocar a paleta de cores no meio da tela, ou mesmo no meio de um tile de background. Tipo que nem num jogo acho que do Sonic, que mudam a cor de tudo de um ponto pra baixo pra dar a impressão de água.
Ou qualquer outra doideira do tipo. Sim.
No nes é bem chato porque você não pode acessar a memoria de video fora do vblank.
O nes recicla os registradores de acesso a memoria E os de scroll para controlar o processo de desenhar os tiles.
Mas ele ainda mantém o scroll de certa forma representado nos registradores ai dá pra fucetar, mas mexer na memoria de video é em boa parte um não (eu já vi demos que conseguem alterar a paleta, mas deve ser um truque "daqueles").
Agora trocar os tiles no meio da tela é possível (e feito com alguma frequência) se você estiver usando um cartucho com mapper.
O NES é projetado pra ler os tiles de 8x8 pixels de uma rom no cartucho, tipo em cada cartucho tem uma rom de programa (maximo de 32KB) e uma rom de tiles (Maximo de 8KB) e elas são lidas separadamente pelo hardware.
Porem com um Mapper, você pode pegar uma rom maior e fingir que é uma rom de 32KB ou 8KB e quando a CPU tenta gravar na ROM, o mapper "troca a pagina", então se você "troca a pagina" da rom de tiles no meio da tela, muda TODOS os tiles :3
Double dragon 3 por exemplo faz isso pras caixas de texto dele.
Tópicos: 210
Z80a escreveu: (18-04-2019, 03:25 PM)Sim.
No nes é bem chato porque você não pode acessar a memoria de video fora do vblank.
O nes recicla os registradores de acesso a memoria E os de scroll para controlar o processo de desenhar os tiles.
Mas ele ainda mantém o scroll de certa forma representado nos registradores ai dá pra fucetar, mas mexer na memoria de video é em boa parte um não (eu já vi demos que conseguem alterar a paleta, mas deve ser um truque "daqueles").
Agora trocar os tiles no meio da tela é possível (e feito com alguma frequência) se você estiver usando um cartucho com mapper.
O NES é projetado pra ler os tiles de 8x8 pixels de uma rom no cartucho, tipo em cada cartucho tem uma rom de programa (maximo de 32KB) e uma rom de tiles (Maximo de 8KB) e elas são lidas separadamente pelo hardware.
Porem com um Mapper, você pode pegar uma rom maior e fingir que é uma rom de 32KB ou 8KB e quando a CPU tenta gravar na ROM, o mapper "troca a pagina", então se você "troca a pagina" da rom de tiles no meio da tela, muda TODOS os tiles :3
Double dragon 3 por exemplo faz isso pras caixas de texto dele.
Ah, sim, sim.
Trocar o tile, OK. A questão era mais trocar a cor no meio do tile (uns pixels pra baixo do começo dele) e junto a cor de todas as tiles pra baixo dessa linha.
Tipo no caso de vc querer que a parte de baixo da tela tenha água, mas tb que o nível dela suba e desça de um frame pra outro, numa animação suave. Ou seja, sem pular 8px (ou até 16, que seria o mais normal por conta do limite básico de quadrados de 16x16 por paleta) por vez.
Talvez só usando uns truques de usar tiles "animadas" (que no fundo é trocar uma tile por outra mesmo. :þ) e paletas que compartilhem várias cores pra daí fazer umas transições mais suaves.
Kadaj escreveu: (18-04-2019, 03:56 PM)Ah, sim, sim.
Trocar o tile, OK. A questão era mais trocar a cor no meio do tile (uns pixels pra baixo do começo dele) e junto a cor de todas as tiles pra baixo dessa linha.
Tipo no caso de vc querer que a parte de baixo da tela tenha água, mas tb que o nível dela suba e desça de um frame pra outro, numa animação suave. Ou seja, sem pular 8px (ou até 16, que seria o mais normal por conta do limite básico de quadrados de 16x16 por paleta) por vez.
Talvez só usando uns truques de usar tiles "animadas" (que no fundo é trocar uma tile por outra mesmo. :þ) e paletas que compartilhem várias cores pra daí fazer umas transições mais suaves. Trocar a cor é dificil porque você tem que acessar a memoria de video, e "tecnicamente falando" não dá.
Eu imagino que deve ter uma gambiarra que permita você fazer isso já que já vi demo que troca cor no meio da tela, mas deve ser coisa obscura que descobriram ultimamente.
Tópicos: 20
Tópicos: 274
som chiando de vez em quando no final fantasy tactics de psp, principalmente nos cenários que está chovendo, isso não acontece nos outros jogos, alguma solução?
Tópicos: 38
Esse emulador do ps3 rodaria legal em um i7 4770k?
Vilela escreveu: (24-04-2019, 11:13 AM)som chiando de vez em quando no final fantasy tactics de psp, principalmente nos cenários que está chovendo, isso não acontece nos outros jogos, alguma solução? O PPSSPP tem um monte de opções que só aparece no menu de configurações dele, você podia dar uma fuçada por lá pra ver se acha algo que resolve.
Z80a escreveu: (24-04-2019, 11:23 AM)O PPSSPP tem um monte de opções que só aparece no menu de configurações dele, você podia dar uma fuçada por lá pra ver se acha algo que resolve.
cliquei em um monte de nome maluco com (mais rápido) na frente, melhorou, porém ainda dá de vez em quando
24-04-2019, 11:27 AM
(Última alteração: 24-04-2019, 11:27 AM por Z80a.)
Undying escreveu: (24-04-2019, 11:20 AM)Esse emulador do ps3 rodaria legal em um i7 4770k?
Olhando pelos videos e tal, parece um "quase".
É uma ideia decente ir no youtube e digitar sua CPU + emulador que você quer saber se roda, sempre tem um carinha que posta video.
Vilela escreveu: (24-04-2019, 11:25 AM)cliquei em um monte de nome maluco com (mais rápido) na frente, melhorou, porém ainda dá de vez em quando Pois é :3
Ele deve estar fazendo a geração do chiado em tempo real, abusando de algum hardware.
Tópicos: 173
24-04-2019, 11:52 AM
(Última alteração: 24-04-2019, 11:53 AM por Maedhros.)
Tópicos: 38
Z80a escreveu: (24-04-2019, 11:27 AM)
Olhando pelos videos e tal, parece um "quase".
É uma ideia decente ir no youtube e digitar sua CPU + emulador que você quer saber se roda, sempre tem um carinha que posta video.
Vlw, pelo que vi aqui tá jogável em vários jogos, vou tentar aqui configurar no meu pc, ainda tem uns jogos de ps3 que queria jogar.
Tópicos: 54
Tem alguma forma de rodar emulador no iPhone sem jailbreak?
Puta saudades de jogar um Tactics e um Chrono Cross....
Tópicos: 529
NNID: SW-5109-1914-4020
Live: Dehumanizerz
PSN: DehumanizerFX
Steam: Dehumanizer
DinoSpD escreveu: (24-04-2019, 03:29 PM)Tem alguma forma de rodar emulador no iPhone sem jailbreak?
Puta saudades de jogar um Tactics e um Chrono Cross....
O Tatics dá pra comprar na AppStore
Dehumanizer escreveu: (24-04-2019, 03:36 PM)O Tatics dá pra comprar na AppStore ![[olhos] [olhos]](https://www.startselect.com.br/forum/images/emoji/[olhos].png)
ele quer sem comprar
DinoSpD escreveu: (24-04-2019, 03:29 PM)Tem alguma forma de rodar emulador no iPhone sem jailbreak?
Puta saudades de jogar um Tactics e um Chrono Cross.... Não.