Oficial JRPG Board VIII
Pow, até gosto de Final Fantasy IV, mas nem de longe coloco entre os melhores. Curto praticamente todos mais q ele, só o XIII e o I (não zerei o II e o III) q são piores ao meu ver.

Mesmo assim, um dos piores FFs ainda é melhor q muutos JRPGs por aí. É q o nível da franquia foi supremo por mais de duas décadas, então mesmo um bom jogo como o IV fica lá atrás no meu ranking depois de tantos jogos fantásticos na franquia.

E falando em FF, peguei algumas blue magics com a Quina no IX. Def-less Lv. 3, Mighty Guard e Limit Glove. Agora vou upar no Grand Dragon. ^_^
O sufoco pra mim foi a dungeon final, no DS não tinha auto-save e alguns baús e batalhas aleatórias vinha 3 dragões e RIP. Crylol
Posseidon escreveu: (13-08-2019, 10:39 PM)Ele trava em alguns PCs, como no meu. Mas é só não usar. Da pra zerar 100% sem ele.

Pior que usei pausa com frequencia Crylol

Nash escreveu: (13-08-2019, 10:41 PM)Para jogar no DS seria bem melhor ter pre-render mesmo, mas fazer upscale de cenário a 192p para 1080p também seria medonho.
Bom, pelo menos ainda conseguiram fazer umas cutscenes bacaninhas em meio a toda essa limitação.

A cutscene inicial é bonita, poderia ter uma final também como no Chrono Trigger de PS1
Wander escreveu: (13-08-2019, 10:42 PM)Pow, até gosto de Final Fantasy IV, mas nem de longe coloco entre os melhores. Curto praticamente todos mais q ele, só o XIII e o I (não zerei o II e o III) q são piores ao meu ver.

Mesmo assim, um dos piores FFs ainda é melhor q muutos JRPGs por aí. É q o nível da franquia foi supremo por mais de duas décadas, então mesmo um bom jogo como o IV fica lá atrás no meu ranking depois de tantos jogos fantásticos na franquia.

A história dele é bem envolvente, além dos personagens terem carisma suficiente pra sustentar... 3 "world maps" ajudaram um tanto também

Como a party é fixa do começo ao fim, ajudou no desenvolvimento dos personagens, mais que o VI que era entupido de personagens que tavam lá no meio porque sim

Dentre os de PS1, achei melhor que o VIII, e supera os do NES e da gen passada/dessa, ainda meio dividido com relação aos de SNES e PS2

Jack Russel escreveu: (13-08-2019, 10:44 PM)O sufoco pra mim foi a dungeon final, no DS não tinha auto-save e alguns baús e batalhas aleatórias vinha 3 dragões e RIP. Crylol

Isso foi baita mão na roda, já que a dungeon tem 10 andares muito labirínticos e difíceis com inimigos de alto nível (maldito red dragon), então o jogo salvar por sala já me facilitou a vida... ainda assim usei bastante teleport pra voltar pra fora, aí retornava com o mapa já revelado e monstros fortes derrotados, podendo seguir mais em frente

Foi uma ajuda quase save-state
Rey, se quiser ter uma ideia de After Years, é só ver um vídeo do capítulo do filho do Cecil e da Rosa no Youtube. Se gostar, no futuro você joga. Mas se não curtir, skipa.

Da versão 3D, pois tem o Port do Mobile pro Wii, o Remake 2D pro PSP e as versões 3D.
Posseidon escreveu: (14-08-2019, 07:27 PM)Rey, se quiser ter uma ideia de After Years, é só ver um vídeo do capítulo do filho do Cecil e da Rosa no Youtube. Se gostar, no futuro você joga. Mas se não curtir, skipa.

Da versão 3D, pois tem o Port do Mobile pro Wii, o Remake 2D pro PSP e as versões 3D.

Devo ver sim, mas de qualquer forma o III seria prioridade
Grandia HD Collection sai amanhã. 39 Lol
https://www.nintendo.com/games/detail/gr...on-switch/

Não curti esse filtro. Ficou mt liso.
Poderia ter refeito os sprites em alta resolução, mas mantendo o estilo pixel art (como indies modernos fazem)

[Imagem: mFZaZCE.png]
[Imagem: Switch_GRANDIAHDCollection_06.jpg]

[Imagem: F4BzJZy.png]

[Imagem: Switch_GRANDIAHDCollection_05.jpg]
Achei que seria bem mais feio
Nunca joguei grandia, eh bom?
InuK9 escreveu: (15-08-2019, 06:26 PM)Nunca joguei grandia, eh bom?

Sim, fechei ano passado e curti bastante

Ambos estão entre os melhores JRPGs que joguei.
Joguei o 1 no PSONe, e o 2 no Dreamcast.

Já o 3 pode ignorar (apesar de ser ruim, não sei pq excluíram do pacote)
Chozo Master escreveu: (15-08-2019, 06:28 PM)Ambos estão entre os melhores JRPGs que joguei.
Joguei o 1 no PSONe, e o 2 no Dreamcast.

Já o 3 pode ignorar.

Rodrigo Rey escreveu: (15-08-2019, 06:27 PM)Sim, fechei ano passado e curti bastante

Eita porra, acho que vou ate comprar.

Não precisa jogar, pode opinar como se tivesse jogado.
Jack Russel escreveu: (15-08-2019, 06:30 PM)Não precisa jogar, pode opinar como se tivesse jogado.

Ja terminei meu review aqui

Agora aquela merdalhada tudo derivado de Grandia com aquelas texturas repetidas tornando todo cenário praticamente igual, aquela direção de arte merdalhenta pra adolescente otaku que sofria na escola e aqueles inimigos que eram pixels estourados na tela, nem na época eu engolia. Isso sem contar o sistema de batalha limitado e o level design confuso porque não havia diferenciais visuais significativos para guiar o caminho do jogador.
Achei que ficou muito bom por essas fotos.

E sobre Grandia I, sei lá. Achei um jogo beeeem arrastado. No geral classificaria como bacaninha. O II gostei bem mais, e é o meu preferido.

Ótimo que vem os dois no pacote. Aprenda, Square.
Os RPG's da Gamearts são incríveis! Lunar 1 e 2, Grandia 1, 2 e 3 (é o pior, mas não é ruim) são jogos que em marcaram muito. Mas não são para qualquer um.

Outro RPG que curtia muito era o Albert Odyssey no Sega Saturn.

O meu preferido é Lunar 2. É genial!
Tava dando uma pesquisada e no grandia 1 usaram o mesmo codigo da versao playstation (que tem menos efeitos).

Faz sentido visto que todo jogo de Saturn tinha codigo doido devido a sua arquitetura doida. Seria bem dificil portar pro Switch.
InuK9 escreveu: (15-08-2019, 07:26 PM)Tava dando uma pesquisada e no grandia 1 usaram o mesmo codigo da versao playstation (que tem menos efeitos).

Faz sentido visto que todo jogo de Saturn tinha codigo doido devido a sua arquitetura doida. Seria bem dificil portar pro Switch.

A versão do PSX tem menos efeitos de sombra e a tela de batalha é mais simples, entre outras coisas, entretanto tem efeitos de transparência melhores. Joguei as duas, mas a de Saturn é inviável para mim por ser japonês. Curti muito a de PSX.
INXS escreveu: (15-08-2019, 07:24 PM)Os RPG's da Gamearts são incríveis! Lunar 1 e 2, Grandia 1, 2 e 3 (é o pior, mas não é ruim) são jogos que em marcaram muito. Mas não são para qualquer um.

Outro RPG que curtia muito era o Albert Odyssey no Sega Saturn.

O meu preferido é Lunar 2. É genial!

Pior que de todos esses só joguei/fechei um deles Crylol
Estranho, o jogo sai amanhã no Switch e até agora não colocaram uma página no Steam. Será que vai ficar para depois no PC?

Quanto ao port, esse filtro deveria ser opcional e se tem coisas que não podem ser utilizadas do Saturn, bastava refazer.

Meio frustrante se estiver igual a versão do PS1 em trechos como esse:

PS1
[Imagem: DgdmxCN.gif]

Saturn
[Imagem: 0TAXmtV.gif]