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Z80a escreveu: (06-01-2020, 06:15 PM)O truque com o MK2 é que o mega drive desenha quase tudo, é só os personagens que o 32x desenha.
Já o pitfall do 32x...
Tem até no video da digitalfoundry sobre isso ai.
Então os cenários estão no limite do Mega, inclusive as cores? é um jogo "híbrido", com personagens 32 bits e o resto 16 bits?
O fato dele ter vozes é por ter 32 Mb? MK3 do Mega meio que prova isso, certo?
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Amigos, alguém sabe como faz pra tirar o amarelado de super nintendo? Tava afim de fazer isso no meu. Na verdade, queria pagar alguém pra isso.
Ademais, queria um mega drive também. Alguém manja se vale a pena comprar os novos da tectoy ou é melhor pegar um antigão?
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Tem um componente quimico que tira o amarelado da carcaça do SNES e do Dreamcast. Outra solução que acho bem bacana é pintar o console com outra cor.
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DrPeri escreveu: (14-01-2020, 06:42 AM)Amigos, alguém sabe como faz pra tirar o amarelado de super nintendo? Tava afim de fazer isso no meu. Na verdade, queria pagar alguém pra isso.
Usa-se água oxigenada + água + luz do sol/ultravioleta/calor.
Geralmente com a peça imersa pra evitar que fique com manchas.
Não conheço quem faça pra recomendar. Só vi tutoriais explicando como se faz.
Procure por "retro bright".
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DrPeri escreveu: (14-01-2020, 06:42 AM)Amigos, alguém sabe como faz pra tirar o amarelado de super nintendo? Tava afim de fazer isso no meu. Na verdade, queria pagar alguém pra isso.
Ademais, queria um mega drive também. Alguém manja se vale a pena comprar os novos da tectoy ou é melhor pegar um antigão?
Tem um produto chamado retr0bright. Dá pra fazer em casa inclusive...
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play more escreveu: (14-01-2020, 09:31 AM)Tem um produto chamado retr0bright. Dá pra fazer em casa inclusive...
-> http://www.retr0bright.com/make.html
Essencialmente é água oxigenada.
Colocam Vanish (ou um produto similar) pra potencializar o efeito, e goma xantana/glicerina pra transformar a coisa em um gel e ficar fácil de aplicar com pincel e vc não ter que enfiar o treco todo numa bacia com água oxigenada.
Só que usando como gel tem que tomar cuidado pra ficar uma cobertura uniforme, senão o case pode ficar manchado.
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(Última alteração: 14-01-2020, 10:59 AM por Z80a.)
INXS escreveu: (13-01-2020, 06:39 PM)Então os cenários estão no limite do Mega, inclusive as cores? é um jogo "híbrido", com personagens 32 bits e o resto 16 bits?
O fato dele ter vozes é por ter 32 Mb? MK3 do Mega meio que prova isso, certo? Primeiro, bits são e sempre foram uma merda de medida de poder criada 100% por fucking marketing e não tem muita relação ao poder do console.
Segundo, mega pode fazer vozes, e até vozes limpas se você não cagar no driver de audio.
Mas dito isso, o que acontece no MKII de 32x é que o mega drive usa suas 64 cores pra desenhar o background, e o 32x desenha os personagens com 32mil cores.
Acaba sendo util até pro lado do mega, porque como ele não tem que desenhar os personagens, ele pode usar todas as 64 pro background.
E pro lado do 32x, ele não tem que desenhar a TELA INTEIRA com a CPUs pixel por pixel, já que o mega tá cuidando do background, então ele consegue manter 60 FPS.
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Z80a escreveu: (14-01-2020, 10:57 AM)Primeiro, bits são e sempre foram uma merda de medida de poder criada 100% por fucking marketing e não tem muita relação ao poder do console.
Segundo, mega pode fazer vozes, e até vozes limpas se você não cagar no driver de audio.
Mas dito isso, o que acontece no MKII de 32x é que o mega drive usa suas 64 cores pra desenhar o background, e o 32x desenha os personagens com 32mil cores.
Acaba sendo util até pro lado do mega, porque como ele não tem que desenhar os personagens, ele pode usar todas as 64 pro background.
E pro lado do 32x, ele não tem que desenhar a TELA INTEIRA com a CPUs pixel por pixel, já que o mega tá cuidando do background, então ele consegue manter 60 FPS.
Vc tem alguma idéia de se seria pior fazer o inverso? 32x cuidar dos cenários e o Mega cuidar dos personagens?
Ou até se seria possível... Pq 64 cores é até bem razoável pra um personagem.
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Kadaj escreveu: (14-01-2020, 11:10 AM)Vc tem alguma idéia de se seria pior fazer o inverso? 32x cuidar dos cenários e o Mega cuidar dos personagens?
Ou até se seria possível... Pq 64 cores é até bem razoável pra um personagem. O mega drive usa um sistema de video por tiles, é "de graça" pro mega desenhar a tela inteira já que o hardware cuida de desenhar os pixels em tempo real etc.., mas o 32x ele tem que desenhar a imagem pixel por pixel já que é um dispositivo por bitmap, e as CPUs não são rápidas o suficiente pre preencher o bitmap inteiro em tempo real a 60 FPS.
Então mesmo que você desenhe um background de atari com o 32x, o frame rate vai ser lá pela casa dos 30.
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Kadaj escreveu: (14-01-2020, 09:44 AM)-> http://www.retr0bright.com/make.html
Essencialmente é água oxigenada.
Colocam Vanish (ou um produto similar) pra potencializar o efeito, e goma xantana/glicerina pra transformar a coisa em um gel e ficar fácil de aplicar com pincel e vc não ter que enfiar o treco todo numa bacia com água oxigenada.
Só que usando como gel tem que tomar cuidado pra ficar uma cobertura uniforme, senão o case pode ficar manchado.
Já fiz aqui em casa :3
Só misturei água oxigenada volume 40 e vanish mesmo. Tem que ser um dia com bastante sol pra fazer efeito. Vai aplicando, deixa no sol, limpa. Faça o processo até ficar branquinho.
Outra alternativa é a tinta spray na cor do snes:
https://lista.mercadolivre.com.br/tinta-...endo-super
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Z80a escreveu: (14-01-2020, 10:57 AM)Primeiro, bits são e sempre foram uma merda de medida de poder criada 100% por fucking marketing e não tem muita relação ao poder do console.
Segundo, mega pode fazer vozes, e até vozes limpas se você não cagar no driver de audio.
Mas dito isso, o que acontece no MKII de 32x é que o mega drive usa suas 64 cores pra desenhar o background, e o 32x desenha os personagens com 32mil cores.
Acaba sendo util até pro lado do mega, porque como ele não tem que desenhar os personagens, ele pode usar todas as 64 pro background.
E pro lado do 32x, ele não tem que desenhar a TELA INTEIRA com a CPUs pixel por pixel, já que o mega tá cuidando do background, então ele consegue manter 60 FPS.
Tem um jogo de futebol americano no Mega que é todo narrado, com uma voz limpa e nítida. Lembro de ter ficado impressionado quando joguei. Acho que é Joe Montana alguma coisa.
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Esse:
Só PC fazia isso na época, e com kit multimidia (Sound Blaster 16, CD-ROM). Impressionante demais o Mega fazer isso.
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Manjaster escreveu: (15-01-2020, 08:58 AM)Esse:
Só PC fazia isso na época, e com kit multimidia (Sound Blaster 16, CD-ROM). Impressionante demais o Mega fazer isso.
Aparentemente tem um bug ou "quirk" no mega que destroi as vozes mas dá pra evitar.
Tem até um patch pra arrumar as vozes do street 2.
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Z80a escreveu: (14-01-2020, 10:57 AM)Primeiro, bits são e sempre foram uma merda de medida de poder criada 100% por fucking marketing e não tem muita relação ao poder do console.
Segundo, mega pode fazer vozes, e até vozes limpas se você não cagar no driver de audio.
Mas dito isso, o que acontece no MKII de 32x é que o mega drive usa suas 64 cores pra desenhar o background, e o 32x desenha os personagens com 32mil cores.
Acaba sendo util até pro lado do mega, porque como ele não tem que desenhar os personagens, ele pode usar todas as 64 pro background.
E pro lado do 32x, ele não tem que desenhar a TELA INTEIRA com a CPUs pixel por pixel, já que o mega tá cuidando do background, então ele consegue manter 60 FPS.
Que coisa louca! XD
Agora imagino esse método mais o Sega CD.
Os caras da SEGA que aprovavam esse tipo de produto no mercado eram tudo doidos!
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INXS escreveu: (15-01-2020, 10:37 AM)Que coisa louca! XD
Agora imagino esse método mais o Sega CD.
Os caras da SEGA que aprovavam esse tipo de produto no mercado eram tudo doidos! Esse método era perfeito pra fazer graficos 3D.
Não era tão importante ser capaz de encher a tela inteira a 60 FPS com 3D já que não ia chegar nem perto disso mesmo, e pra desenhar triangulos etc, você PRECISA de um modo bitmap, tanto que a função mais poderosa do chip super FX é fingir que tem um desses modos enquanto tá só gravando em tiles.
Mas eles meio que esqueceram que poderiam usar pra 2D tambem.
Já o sega CD só usa o hardware de video do mega mesmo.
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Kadaj escreveu: (14-01-2020, 06:57 AM)Usa-se água oxigenada + água + luz do sol/ultravioleta/calor.
Geralmente com a peça imersa pra evitar que fique com manchas.
Não conheço quem faça pra recomendar. Só vi tutoriais explicando como se faz.
Procure por "retro bright". Kadaj escreveu: (14-01-2020, 09:44 AM)-> http://www.retr0bright.com/make.html
Essencialmente é água oxigenada.
Colocam Vanish (ou um produto similar) pra potencializar o efeito, e goma xantana/glicerina pra transformar a coisa em um gel e ficar fácil de aplicar com pincel e vc não ter que enfiar o treco todo numa bacia com água oxigenada.
Só que usando como gel tem que tomar cuidado pra ficar uma cobertura uniforme, senão o case pode ficar manchado. Putz, fiquei interessado, mas não sei se consigo fazer as paradas em casa
Parece meio complicado e não fica uniforme nos exemplos que vi na internet
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Z80a escreveu: (15-01-2020, 10:53 AM)Esse método era perfeito pra fazer graficos 3D.
Não era tão importante ser capaz de encher a tela inteira a 60 FPS com 3D já que não ia chegar nem perto disso mesmo, e pra desenhar triangulos etc, você PRECISA de um modo bitmap, tanto que a função mais poderosa do chip super FX é fingir que tem um desses modos enquanto tá só gravando em tiles.
Mas eles meio que esqueceram que poderiam usar pra 2D tambem.
Já o sega CD só usa o hardware de video do mega mesmo.
Daria para fazer algo interessante usando o Mega + 32X + Sega CD, em teoria?
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(Última alteração: 15-01-2020, 08:16 PM por Z80a.)
INXS escreveu: (15-01-2020, 06:39 PM)Daria para fazer algo interessante usando o Mega + 32X + Sega CD, em teoria? Tem uns dois jogos que fazem isso se eu não me engano, um é o night trap, que usa a paleta expandida do 32x pra entregar videos com true color (e prestando a atenção na parte onde o video é BEM maior no 32x, obviamente compressão melhor de video, provavelmente Cinepak codec):
Pra comparar, é assim a versão de sega CD pura:
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A diferença é grande.
As parceiras da Sega em 1995 tinha 3 opções: o Mega no fim da vida, o Hotel Sega e o Saturn no seu seus processadores e programação complexa. Não tinha como fugir para o PSX.
Quem sairia melhor sem seu "pecado": O PSX com mais RAM, o Saturn com C++ ou o N64 sem o "gargalho" no seu processador?
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