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INXS escreveu: (03-04-2020, 11:57 AM)A arquitetura do PSOne e do Dreamcast eram semelhantes? Não muito.
No PS1 tem um monte de hardware que faz todo o serviço de 3D, tipo T&L (a operação que aplica rotação/escala/movimento, posição da camera e converte X/Y/Z pra X e Y em coordenadas de tela de uma vez só).
No Dreamcast, o T&L por exemplo é feito na CPU, mas a CPU é muito, muito boa nisso porque é uma das primeiras a ter SIMD (pense SSE no mundo do PC).
A sharp projetou o SH4 pra coisas tipo aparelho de som e tocar video Mpeg onde o SIMD ajuda, mas por pura coincidência, o chip é bom pra porra pra época pra T&L, e a sega tomou vantagem disso :3
No PS1, tem que organizar os triângulos de trás pra frente porque não tem z-buffer e isso é feito por hardware, mas no dreamcast não precisa porque tem Z-Buffer, e ele é estupidamente rapido.
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Z80a escreveu: (03-04-2020, 01:23 PM)Não muito.
No PS1 tem um monte de hardware que faz todo o serviço de 3D, tipo T&L (a operação que aplica rotação/escala/movimento, posição da camera e converte X/Y/Z pra X e Y em coordenadas de tela de uma vez só).
No Dreamcast, o T&L por exemplo é feito na CPU, mas a CPU é muito, muito boa nisso porque é uma das primeiras a ter SIMD (pense SSE no mundo do PC).
A sharp projetou o SH4 pra coisas tipo aparelho de som e tocar video Mpeg onde o SIMD ajuda, mas por pura coincidência, o chip é bom pra porra pra época pra T&L, e a sega tomou vantagem disso :3
No PS1, tem que organizar os triângulos de trás pra frente porque não tem z-buffer e isso é feito por hardware, mas no dreamcast não precisa porque tem Z-Buffer, e ele é estupidamente rapido.
Sabia que o Dreamcast era muito bom, mas não tão bom assim! Bela surpresa!
Quem estava mais a frente do seu tempo na sua opinião: O PSOne em 1994 ou o Dreamcast em 1998?
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INXS escreveu: (03-04-2020, 01:37 PM)Sabia que o Dreamcast era muito bom, mas não tão bom assim! Bela surpresa!
Quem estava mais a frente do seu tempo na sua opinião: O PSOne em 1994 ou o Dreamcast em 1998? PS1.
T&L por hardware só foi aparecer no PC em 2000 com a Geforce.
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Z80a escreveu: (03-04-2020, 01:50 PM)PS1.
T&L por hardware só foi aparecer no PC em 2000 com a Geforce.
Os 3 consoles lançados em 2000 e 2001 (PS2, Xbox e GameCube) também tem o T&L por hardware?
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INXS escreveu: (04-04-2020, 07:02 PM)Os 3 consoles lançados em 2000 e 2001 (PS2, Xbox e GameCube) também tem o T&L por hardware? Xbox e Gamecube sim, PS2 fazia tudo na força bruta com a EE :3
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Kadaj escreveu: (06-04-2020, 02:17 PM)
Eu prefiro a bugada, e talvez a nintendo tenha tambem :3
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Z80a escreveu: (04-04-2020, 07:48 PM)Xbox e Gamecube sim, PS2 fazia tudo na força bruta com a EE :3
O Gamecube surpreende em vários aspectos e decepciona em outros... Podemos dizer que o GameCube "perfeito" é o Wii? O Wii foi uma revisão do Gamecube, certo?
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INXS escreveu: (08-04-2020, 09:15 PM)O Gamecube surpreende em vários aspectos e decepciona em outros... Podemos dizer que o GameCube "perfeito" é o Wii? O Wii foi uma revisão do Gamecube, certo? Yep.
Na verdade a unica falha grande do cube era a falta de memoria, e o Wii é um gamecube com mais memoria.
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Z80a escreveu: (08-04-2020, 10:23 PM)Yep.
Na verdade a unica falha grande do cube era a falta de memoria, e o Wii é um gamecube com mais memoria.
Entendi.
CPU e GPU foram modificados?
Podemos dizer que a arquitetura do GameCube foi um sucesso, durando por 11 anos (com a revisão do Wii)?
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INXS escreveu: (10-04-2020, 12:50 PM)Entendi.
CPU e GPU foram modificados?
Podemos dizer que a arquitetura do GameCube foi um sucesso, durando por 11 anos (com a revisão do Wii)? Foi só um "die shrink". Eles saltaram de 180nm pra 90nm, e com isso a CPU e GPU ficaram bem mais "frios" o que permitiu empurrar o clock 50% pra cima.
Então tecnicamente falando não, mas teve uma melhora de performance sim.
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E o burrão aqui comprou uma Geforce 4mx na época achando que tava fazendo um excelente negócio. Não tinha T&L por hardware.
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AvcF escreveu: (10-04-2020, 07:27 PM)Vem Z80 e Jadak:
https://twitter.com/start_uol/status/124...1070804992
Foda esse SF Alpha no GBC, hein? ![[Imagem: vO7KiyF.png]](https://i.imgur.com/vO7KiyF.png)
O SF2 do Master me fez ficar pensando se não teria hoje em dia algum autista gênio por aí capaz de fazer rodar ele mais rápido...
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(Última alteração: 10-04-2020, 10:57 PM por Z80a.)
Kadaj escreveu: (10-04-2020, 10:13 PM)Foda esse SF Alpha no GBC, hein? ![[Imagem: vO7KiyF.png]](https://i.imgur.com/vO7KiyF.png)
O SF2 do Master me fez ficar pensando se não teria hoje em dia algum autista gênio por aí capaz de fazer rodar ele mais rápido... No master, muitos jogos (includindo o SF2) usam os tiles de background pra desenhar os personagens, e sprites só pra "encaixar melhor", SF2, golden axe, Space harrier etc..
É uma beleza pra foto de revista, mas o ingame é um lixo incalculavel porque os personagens só podem se mover na base de 8 pixels de cada vez :3
O SF alpha de gameboy sacrifica o tamanho dos sprites pra ter certeza que vão ser sprites (ao contrario do SF2 de gameboy que tambem usa a mesma tecnica lixo de usar background), e por isso tem gameplay MUITO melhor.
Nas fotinhas é quase um mega drive
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Z80a escreveu: (10-04-2020, 10:44 PM)No master, muitos jogos (includindo o SF2) usam os tiles de background pra desenhar os personagens, e sprites só pra "encaixar melhor", SF2, golden axe, Space harrier etc..
É uma beleza pra foto de revista, mas o ingame é um lixo incalculavel porque os personagens só podem se mover na base de 8 pixels de cada vez :3
Que horrô. Foi isso o que usaram no SF2 do Master?
Dá pra ver que dá uns pulos, mas não tem tanta cara de serem sprites e tiles combinadas.
E, bom, não seria uma má idéia... Se o Master não demorasse séculos pra pintar a tela. E 8px não fosse tb tanto na resolução dele. (acho que mais essa segunda opção :þ)
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Eu tive Mortal Kombat do Master. Era limitado, mas dava pra se divertir.
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Kadaj escreveu: (10-04-2020, 11:58 PM)Que horrô. Foi isso o que usaram no SF2 do Master?
Dá pra ver que dá uns pulos, mas não tem tanta cara de serem sprites e tiles combinadas.
E, bom, não seria uma má idéia... Se o Master não demorasse séculos pra pintar a tela. E 8px não fosse tb tanto na resolução dele. (acho que mais essa segunda opção :þ) Não é bem a resolução.
O background é montado de bloquinhos de 8x8 pixels, como se fosse um quebra cabeça com um monte de peças repetidas, e nesses joguinhos furreca tipo golden axe/SF2/MK etc.. você tem "pecinhas de background" com os quadros dos personagens também. nesse caso os sprites são usados nas "bordas" pra fazer o personagem sendo montado poder sobrepor só um pouquinho dos tiles de background em volta.
Mas você não pode movimentar um desses personagens com uma precisão de 1 pixel, só pode mover de 8 em 8 ou 16 em 16 etc..
Mas não é lento não, assim como no MSX2, você pode copiar bem rápido usando a função de copia do Z80 e ao contrario de sistemas nintendo, você pode copiar dados pra memoria de video o tempo todo ao invés de só durante o vblank (o que é uma ótima coisa no caso do ultrapen já que eu tenho que atualizar o mapa de tiles inteiro, não só os da direita).
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esse street fighter de GBC parece bem legal mesmo
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Z80a escreveu: (11-04-2020, 10:57 AM)Não é bem a resolução.
O background é montado de bloquinhos de 8x8 pixels, como se fosse um quebra cabeça com um monte de peças repetidas, e nesses joguinhos furreca tipo golden axe/SF2/MK etc.. você tem "pecinhas de background" com os quadros dos personagens também. nesse caso os sprites são usados nas "bordas" pra fazer o personagem sendo montado poder sobrepor só um pouquinho dos tiles de background em volta.
Mas você não pode movimentar um desses personagens com uma precisão de 1 pixel, só pode mover de 8 em 8 ou 16 em 16 etc..
Sim, sim, eu entendi... Tô querendo dizer que, pra uma resolução baixa como a do Master (ou tb do NES), pular 8px é muita coisa. Se fosse 480p talvez não se sentisse tanto.
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