25-12-2020, 01:47 PM
Plasma dizem que fica excelente em jogos antigos.
Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!! |
25-12-2020, 01:47 PM
Plasma dizem que fica excelente em jogos antigos.
25-12-2020, 02:02 PM
Posseidon escreveu: (25-12-2020, 01:42 PM)Tem que pegar uma LCD pequena. Tenho uma Samsung LCD mais antiga, 17 polegadas, 720p só.Tem muita que fica com um atraso doido no controle, e as vezes aparece "pente" no movimento, e tudo vem da mesma coisa: ![]() Essa é a forma mais "pura" de um sinal de TV padrão. A imagem é enviada em duas passadas, uma com todas as linhas pares, e todas as linhas impares, com o gerador de imagem dizendo pra tv quando é par ou impar com um atraso no vblank lá. Quando essa imagem vai pra uma TV de tubo normal, as linhas sendo desenhadas no momento são mais "gordas" que as linhas que estavam lá antes, então você quase não ve o pente tão claramente quanto numa tela digital. Video games antigos, isso é, tipo antes do dreamcast fazem uma gambiarra de sempre enviar só as linhas pares ou só as linhas impares, o que permite atualizar as mesmas 240 linhas no dobro do frame rate (atingindo os famigerados 60 FPS), enquanto as outras linhas ficam pretas, porem ninguem liga em TV de tubo porque as linhas que são atualizadas ficam bem mais brilhantes. Agora chegou LCD, a farra acaba :3 Se você tenta mostrar sinal de tv puro no LCD, sem nenhum processamento, fica igualzinho a imagem acima, então as tvs LCD tem que usar todo tipo de "magica" pra reconstruir quadros inteiros 480p de uma fonte 480i, então elas fazem coisas tipo guardar varios quadros e usar os dados de todos eles para prever movimento, deformar linhas etc até fazer um trabalho bem decente, mas bem atrasado. E aquele lance de repetir as mesmas linhas?(240p) por algum motivo as tvs não detectam que o mesmo "campo" esta sendo enviado varias vezes e tentam forçar a imagem a ser interlaçada e passam o filtro por cima e ai acaba acontecendo coisas bizarras com a imagem e o atraso continua. Se você conhece um modelo ESPECIFICO de LCD que consegue mostrar a imagem sem atraso, você pode recomendar essa, mas falar algo tipo "é só comprar uma tv pequena de LCD" não é uma boa sugestão dado toda a parede de texto acima.
25-12-2020, 02:18 PM
Uma pena que o HTFORUM acabou.
![]() Eles mostravam LCDs boas pra consoles antigos. Plasma... E no caso falei mais isso porque TV grande pra console antigo é um horro. Jogava Nintendo 64 numa Tubo 29 e Ó, uma bosta. Sem contar que eu também disse dos cabos. S-Video no caso. Essa TV tem S-Video que eu acho que é o máximo do Mega normal. Tem Tubo que mal tem AV. ![]() O Koto me parece entusiasta de jogos antigos. Procura o vídeo do Fabão (Fabio Santana). Ele tem uma TV de tubo, a melhor do mundo, que era usada nos estúdios japoneses. O z80a deve conhecer. Falso edit, achei. ![]() https://www.youtube.com/watch?v=tYeMXnehUT8 55: 00 praticamente. Mas não sei se é fácil achar, e o preço. ![]()
25-12-2020, 02:30 PM
Sim, esses "monitores pvm" da sony são bem caros por causa de colecionadores e hype, mas quando usado com RGB e tal, não tem melhor imagem.
Pros retros aqui, eu mantenho uma LG de tubo plana e uma LCD de 20''. Curiosamente, a tubo tem entrada pra componente mas não pra s-video, que tem na LCD. Ela por sinal tem uma resolução meio estranha (1680x1050), mas o Nintendo 64 fica bom nela.
25-12-2020, 03:52 PM
AvcF escreveu: (25-12-2020, 03:30 PM)Pros retros aqui, eu mantenho uma LG de tubo plana e uma LCD de 20''. Curiosamente, a tubo tem entrada pra componente mas não pra s-video, que tem na LCD. Ela por sinal tem uma resolução meio estranha (1680x1050), mas o Nintendo 64 fica bom nela.Monitor de tubo em geral não tem resolução de verdade. O feixe de elétrons pode ser movido livremente pelo fosforo, então pode ser desenhado 400 linhas, 800 linhas, quantas o hardware suportar :3 E a resolução horizontal é basicamente o quanto rápido dá pra trocar a intensidade do feixe. Então nunca acontece da imagem ficar borrada quando você pega uma resolução menor ou algo assim, e quando você liga seu nintendo 64 na tv, ela tenta desenhar a 480 linhas de sempre mas o sistema só manda 240 (a não ser que seja um jogo com expansion pak :3)
27-12-2020, 02:51 AM
Posseidon escreveu: (25-12-2020, 02:18 PM)Mas não sei se é fácil achar, e o preço. Do jeito que ele descreveu a TV de tubo parece fantástico. Não manjo nada do assunto, mas nem sabia que era possível conseguir 'pixels crocantes' em TV de tubo. ![]() Mas com certeza vai ser punk de achar, vou nem tentar ir atrás: o chato de ir atrás de TV em site tipo Mercado Livre é não rola mandar isso pelo correio, então tu tá 100% a mercê do que está sendo vendido na sua região. E mesmo estando em SP, a oferta de TVs de tubo não é nada incrivel também. Ultima vez que eu pesquisei mais da metade do que tava sendo vendido nem tava ligando. Acho que pra ir atrás disso só por recomendação de terceiros ou indo numa dessas lojas que conserta eletrônico velho. Pior que no caminho pro trabalho tinha uma, mas nem sei se ela sobreviveu à pandemia. ![]()
27-12-2020, 11:58 AM
TV de tubo tem seus problemas também.
Tem burn in, tem o tubo ficando mais fraco conforme a tv vai sendo usada, tem componentes analogicos que podem pifar...
27-12-2020, 11:43 PM
Ontem joguei Sonic CD no celular e espelhei pra TV, mas lá ficava com atraso de som
28-12-2020, 09:15 AM
Kotonete escreveu: (25-12-2020, 12:37 PM)Vlw o grito, vou dar uma caçada nessesTem esse ótimo artigo do Michelin, pra você conferir as vantagens e desvantagens de cada modelo. Tudo bem que o foco no artigo é extrair o melhor sinal RGB, mas dá pra aproveitar várias informações. https://medium.com/rgb-inside/testes-de-...e9eaf73ef6
03-01-2021, 10:54 PM
03-01-2021, 11:14 PM
Dev é um troll do caralho :3
03-01-2021, 11:42 PM
03-01-2021, 11:52 PM
Posseidon escreveu: (25-12-2020, 01:47 PM)Plasma dizem que fica excelente em jogos antigos. Nisso eu confirmo que fica ótimo se usar HDMI, pois se for usar sinal analógico, nem rola... é tenso. Só fica ótimo se usar HDMI, como é o meu caso que tenho adaptador SCART para HDMI que fica excelente no meu SNES e N64 (este último eu modifiquei a placa para usar HDMI, coisa simples de soldar, só que tem que ser numa certa placa-mãe específica, não qualquer N64... mas recentemente vi no ML um adaptador que dá para plugar em qualquer N64 sem fazer modificação, se eu achar, postarei o link aqui). EDIT: achei a parada de HDMI para SNES, N64 e GameCube sem necessidade de modificação, segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...ndo-64-_JM No caso de jogos de GameCube, eu uso o meu Wii com adaptador HDMI mesmo. EDIT 2: pelo que li, este adaptador que postei o link faz simplesmente converter o mesmo sinal (provavelmente mesmo sinal de cabo composto) para saída HDMI. Mas só vendo para crer se é isso mesmo. Já o meu adaptador SCART para HDMI é bem diferente e fica bem melhor, pois não fica escuro e embaçado mais.
04-01-2021, 08:47 AM
Z80a escreveu: (25-12-2020, 02:02 PM)Tem muita que fica com um atraso doido no controle, e as vezes aparece "pente" no movimento, e tudo vem da mesma coisa: Mas aí é pra linhas entrelaçadas... e se for usar LCD que tenha entradas componentes, daí as linhas ficam progressivas (todas as linhas são exibidas simultaneamente), vc já chegou a usar isso? A única coisa que me incomoda nas LCDs são o tempo de resposta que não se compara com o da minha plasma. Ver "fantasmas" na LCD é o maior cúmulo que estraga o prazer de jogar ou ver filmes.
22-01-2021, 09:31 PM
22-01-2021, 09:38 PM
T-Rex escreveu: (04-01-2021, 08:47 AM)Mas aí é pra linhas entrelaçadas... e se for usar LCD que tenha entradas componentes, daí as linhas ficam progressivas (todas as linhas são exibidas simultaneamente), vc já chegou a usar isso?Se o sinal for progressivo de fato não vai dar problema
27-01-2021, 09:34 PM
Doom no meguinha.
Explica essa, Zé80. Maedhros escreveu: (27-01-2021, 09:34 PM)Doom no meguinha.Okay. Primeiro, tem uma CPU, provavelmente ARM dentro do cartucho rodando o doom. Mas como as cores não estão destruidas e tem defeitos na direita da imagem etc, meu "chute" é que eles estão usando o modo de milhares de cores descoberto pelo cara do gamehut: Esse modo abusa de um bug de imagem do mega drive que faz ser possivel "mostrar" imagens de até 4096 cores, mas pede um bom tempo de CPU que no caso desse doom não é problema, já que é o ARM do outro lado que esta processando quase tudo. Imagino que durante o periodo que a TV "rebobina", o mega drive deve mandar pro ARM o estado do joystick, e mais pra frente vai ser a hora de mandar o Z80 no mega tocar efeitos sonoros etc.. Vendo os comentarios, eu estou errado quanto o ARM, é um chip de FPGA fazendo o serviço, então é possivel que o 68000 esteja fazendo bem mais serviços alem de só mandar o joystick. E talvez não seja o modo de muitas cores tambem. |
« Mais Antigo | Mais Recente »
|