Tópicos: 0
29-12-2020, 02:47 PM
(Última alteração: 29-12-2020, 09:21 PM por bollao.)
Tenho tido boa exp com a TU 8000 de 75". Os contras dela, que são angulos de visão e reflexos, basicamente não existem devido ao tamanho e se sua sala tiver controle de luminosidade. Gostei do Tizen e da velocidade do processador, achei mais rápido que o Android da XBR 905E e F que tenho aqui. O contra que ngm fala e que pra mim é bem notável é a pouca opção de atalhos no controle. Até para INPUT tem que ir no menu rápido.
Com essa img, peço um help. Tá chegando meu painel nessa semana, mas estou com dificuldades de achar Cabos HDMI 2.1 com bom comprimento, pelo menos 3m. Primeira dúvida é quanto qualquer perda de qualidade se utilizar o Series X com cabo 2.0 nessa TV, que não tem suporte a 2.1. Atualmente uso o 2.1. Fará diferença se usar 2.0? Vcs sabem se existe cabos 2.1 desse tamanho? Qual loja recomendam? De qualquer forma precisarei para meu Setup principal. Recomendam extensores? Abcs
Tópicos: 4
Orelha1 escreveu: (29-12-2020, 02:27 PM)Não se importe com HDR nesse modelo de TV. Ela "entende" o sinal, mas não consegue fazer nada com ele, pois não tem brilho, gama de cores, ou contraste o suficiente pra mostrar o HDR de fato. O melhor seria desativado?
Porque quando boto o modo Jogo na TV e não uso HDR no jogo fica com um brilho meio merda.
Eu tava testando On e Off no Monster Hunter World e com ele ligado era bem mais brilhante, mas tinha esse problema do balanço entre escuro/claro.
Tópicos: 252
bollao escreveu: (29-12-2020, 02:47 PM)Tenho tido boa exp com a TU 8000 de 75". Os contras delas, que são angulos de visão e reflexos, basicamente não são existem devido ao tamanho e se sua sala tiver controle de luminosidade. Gostei do Tizen e da velocidade do processador, achei mais rápido que o Android da XBR 905E e F que tenho aqui. O contra que ngm fala e que pra mim é bem notável é a pouca opção de atalhos no controle. Até para INPUT tem que ir no menu rápido.
![[Imagem: RQseiM5.jpg]](https://i.imgur.com/RQseiM5.jpg)
Com essa img, peço um help. Tá chegando meu painel nessa semana, mas estou com dificuldades de achar Cabos HDMI 2.1 com bom comprimento, pelo menos 3m. Primeira dúvida é quanto qualquer perda de qualidade se utilizar o Series X com cabo 2.0 nessa TV, que não tem suporte a 2.1. Atualmente uso o 2.1. Fará diferença se usar 2.0? Vcs sabem se existe cabos 2.1 desse tamanho? Qual loja recomendam? De qualquer forma precisarei para meu Setup principal. Recomendam extensores? Abcs
Essa TV só tem HDMI 2.0 cara, então não tem pq comprar cabo 2.1, que por agora está uma bagunça tb. Cabo HDMI 2.0 é o que mais tem por aí, nos mais diversos tamanhos. Só se atente se é high speed 18Gbps, se fala se é 4k@60hz com HDR e tal. Tendo isso, tá sussa.
Shugo escreveu: (29-12-2020, 02:47 PM)O melhor seria desativado?
Porque quando boto o modo Jogo na TV e não uso HDR no jogo fica com um brilho meio merda.
Eu tava testando On e Off no Monster Hunter World e com ele ligado era bem mais brilhante, mas tinha esse problema do balanço entre escuro/claro.
Aí depende do teu gosto. Num geral, HDR em TVs que não tem habilidade pra realmente mostrar o efeito, saturam, jogam brilho pro alto e tal. Mas testa aí, vai que tu gosta dependendo do que estiver usando ela né.
29-12-2020, 03:09 PM
(Última alteração: 29-12-2020, 03:12 PM por bollao.)
Orelha1 escreveu: (29-12-2020, 02:59 PM)Essa TV só tem HDMI 2.0 cara, então não tem pq comprar cabo 2.1, que por agora está uma bagunça tb. Cabo HDMI 2.0 é o que mais tem por aí, nos mais diversos tamanhos. Só se atente se é high speed 18Gbps, se fala se é 4k@60hz com HDR e tal. Tendo isso, tá sussa.
Sim, foi o que falei. É pq por ironia do destino, o cabo HDMI 2.0 que comprei com bom comprimento para o Xbox SeX não estava suportando 4k sem dar artefatos. Imaginei que era a banda ou o cabo com defeito. Aí tenho usado o 2.1. De qualquer forma, precisarei, como falei, achar cabos 2.1 com bom comprimento pq meu Setup principal é com a LG CX, e o meu PC quero dividir entre monitor e a TV, só que estarão com uma parede de distancia e talvez nem o cabo do PS5 tenha um comprimento razoável para utilizar com a TV na parede. Por isso tbm perguntei sobre existencia de extensores HDMI. Vlw e abcs.
Orelha1 escreveu: (29-12-2020, 02:59 PM)Essa TV só tem HDMI 2.0 cara, então não tem pq comprar cabo 2.1, que por agora está uma bagunça tb. Cabo HDMI 2.0 é o que mais tem por aí, nos mais diversos tamanhos. Só se atente se é high speed 18Gbps, se fala se é 4k@60hz com HDR e tal. Tendo isso, tá sussa.
Estou usando o PS5 em uma LG C9, e também não consegui usar o cabo Hdmi 2.1 que veio devido ao comprimento.
Estou usando um cabo HDMI 2.0, então se a imagem estiver 4K com HDR, tá funcionando direito?
Alterno sem problema do modo performance para o modo 4k no Demons Souls Remake....
29-12-2020, 04:06 PM
(Última alteração: 29-12-2020, 04:08 PM por Orelha1.)
shuenis78 escreveu: (29-12-2020, 03:50 PM)Estou usando o PS5 em uma LG C9, e também não consegui usar o cabo Hdmi 2.1 que veio devido ao comprimento.
Estou usando um cabo HDMI 2.0, então se a imagem estiver 4K com HDR, tá funcionando direito?
Alterno sem problema do modo performance para o modo 4k no Demons Souls Remake....
Se o console diz que está, então está. Quando você rodar algum jogo, se brotar na tela o HDR, então tá sussa. Pra ficar 4k@60hz com HDR, o chroma deve estar em 4:2:0 ou 4:2:2.
bollao escreveu: (29-12-2020, 03:09 PM)Sim, foi o que falei. É pq por ironia do destino, o cabo HDMI 2.0 que comprei com bom comprimento para o Xbox SeX não estava suportando 4k sem dar artefatos. Imaginei que era a banda ou o cabo com defeito. Aí tenho usado o 2.1. De qualquer forma, precisarei, como falei, achar cabos 2.1 com bom comprimento pq meu Setup principal é com a LG CX, e o meu PC quero dividir entre monitor e a TV, só que estarão com uma parede de distancia e talvez nem o cabo do PS5 tenha um comprimento razoável para utilizar com a TV na parede. Por isso tbm perguntei sobre existencia de extensores HDMI. Vlw e abcs.
Estou completamente por fora de cabos 2.1 no Brasil. Só pesquisando mesmo. Tem que achar aquele fórum que o pessoal do HTForum migrou, que lá com certeza tem um bocado de gente com C9, CX e outras TVs com 2.1 e consoles tb.
Orelha1 escreveu: (29-12-2020, 04:06 PM)Se o console diz que está, então está. Quando você rodar algum jogo, se brotar na tela o HDR, então tá sussa. Pra ficar 4k@60hz com HDR, o chroma deve estar em 4:2:0 ou 4:2:2.
HDR sempre aparece quando ligo o PS5, agora a definição eu vejo pelas informações da própria TV.
O que seria Chroma?
Tópicos: 32
NNID: T-Rexz
29-12-2020, 04:46 PM
(Última alteração: 29-12-2020, 04:47 PM por T-Rex.)
bollao escreveu: (29-12-2020, 02:47 PM)Tenho tido boa exp com a TU 8000 de 75". Os contras delas, que são angulos de visão e reflexos, basicamente não são existem devido ao tamanho e se sua sala tiver controle de luminosidade. Gostei do Tizen e da velocidade do processador, achei mais rápido que o Android da XBR 905E e F que tenho aqui. O contra que ngm fala e que pra mim é bem notável é a pouca opção de atalhos no controle. Até para INPUT tem que ir no menu rápido.
![[Imagem: RQseiM5.jpg]](https://i.imgur.com/RQseiM5.jpg)
Pela foto, a imagem tá muito estranha... não tá meio estourada a saturação ou HDR zoado, não.... sei lá??
T-Rex escreveu: (29-12-2020, 04:46 PM)Pela foto, a imagem tá muito estranha... não tá meio estourada a saturação ou HDR zoado, não.... sei lá??
Qualidade da foto mesmo.
Tópicos: 316
é impressão minha ou tá cheia de marmita no rack?
Bio escreveu: (29-12-2020, 06:34 PM)é impressão minha ou tá cheia de marmita no rack?
Ceia. Casa em reforma, arrumação foi aí mesmo.
bollao escreveu: (29-12-2020, 07:56 PM)Ceia. Casa em reforma, arrumação foi aí mesmo. normal, tem gente q usa mesinha da vó pra colocar consoles, outros usam rack pra fazer a ceia
Tópicos: 529
NNID: SW-5109-1914-4020
Live: Dehumanizerz
PSN: DehumanizerFX
Steam: Dehumanizer
https://i.imgur.com/RQseiM5.jpg
Que agonia essa fiarada toda aparecendo aí =x Também poderia baixar um pouquinho a altura da tv pra não ter que inclinar o pescoço pra cima pra olhar
Dehumanizer escreveu: (29-12-2020, 08:20 PM)Que agonia essa fiarada toda aparecendo aí =x Também poderia baixar um pouquinho a altura da tv pra não ter que inclinar o pescoço pra cima pra olhar
A altura está perfeita. Sofá é distante o suficiente. A fiarada vai se resolver com a chegada do painel. Tenho um cano PVC atrás da TV que chega até o rack. Por isso o pedido de ajuda quanto aos cabos HDMI 2.1 maiores. Abcs
trocaria o sofá por uma cadeira gamer tbm
Tópicos: 26
Orelha1 escreveu: (29-12-2020, 01:50 PM)Q80T é a melhor QLED vendida no Brasil. A TU8000 é a CxB mesmo. Tem uma boa diferença entre elas. Se puder pagar uma TV de 55" de qualidade vs 50" de entrada, a recomendação é pegar a de 55" mesmo, até pq não existem TVs com painel 120Hz e outros features mais high end feitas com menos de 55". Quer dizer, tem a OLED 48" LG CX, mas eu acho que ela nem é vendida por aqui.
Sugestão melhor que a Q80T, aqui no Brasil, agora que a Sony foi embora, seria já pular pras OLED da LG. Tem muito pra onde correr não. obrigado!
As OLED da LG são melhores que a q80t? Ou em outras palavras: supondo que o preço não fosse impeditivo, qual seria a melhor escolha até 55?
30-12-2020, 12:14 PM
(Última alteração: 30-12-2020, 12:19 PM por Orelha1.)
OLED no momento é o melhor painel que tá teno, 48" (não vendida no Brasil), 55", 65" e 77". Não usa backlight, porque é auto-emissivo, ou seja, os pixels ligam e desligam conforme a necessidade, coisa que é impossível com a pouca quantidade de LEDs numa TV comum, então sempre vai vazar um pouco de backlight nas LEDs, manja? Uma cena de um céu estrelado, por exemplo, fica perfeita na OLED, pq a TV consegue desligar o pixels ao redor as estrelas e ligar os pixels feitos pra mostrar as estrelas. A Q80T da vida, tem full array local dimming, ou seja, tem algumas dezenas (centenas? agora não me lembro quantos LEDs esse modelo tem de backlight) de LEDs na traseira, e usa software com um algoritmo que tenta ajeitar o backlight pra escurecer ao redor das estrelas, e nesse caso, pode ocorrer o blooming, que é o vazamento de backlight da parte mais clara pra parte mais escuras. Mas isso depende muito da cena, zonas de local dimming, painel, algoritmo que cuida do local dimming, e etc. Esse exemplo das estrelas costuma ser o mais complicado pras LEDs lidarem. Em vários outros momentos, a Q80T e outros LEDs se sai muito bem até mesmo contra OLEDs. O fato é que, na prática, seria impossível ficar igual ao OLED, principalmente em cenas escuras, embora em certas situações em TVs calibradas, elas possam até chegar perto.
Outro pró, é que painéis OLED são absurdamente rápidos na questão de tempo de resposta. Nem os painéis TN mais top chegam perto, então ela é ótima pra qualquer tipo de jogo, ou assistir esportes.
O lado ruim do OLED:
Burn-in. É mais raro que antigamente, mas ainda pode acontecer. A LG e outras empresas que usam os painéis dela acharam várias maneiras de lidar com isso, seja fazendo um pixel refresh automaticamente com elas desligadas, fazer um shift que mal dá pra ver em logos de emissoras ou HUDs durante o jogo, e etc, e isso tem melhorado a cada ano, e nesses painéis de 2019-2020, eu diria que é bem safe usar até como monitor. Retenção é um mini burn-in que é normal de ocorrer, e some depois de alguns segundos/minutos.
Brilho baixo, principalmente se for pra ser usada em salas bem iluminadas, e se a cena em questão for pesada no brilho, e pegar muito da tela. Apesar de funcionar muito bem com HDR, principalmente em locais escuros, pode-se perder os highlights em certas cenas onde o brilho deveria ser maior do que o mostrado na TV, pq as OLEDs não podem exagerar no brilho, pq os LEDs são orgânicos, e quanto mais brilho, mais rápido eles se degradam. Pra salas muito iluminadas, onde aumentar o brilho seria a forma de combater os reflexos, não recomendam muito as OLEDs, pq novamente, não vai poder aumentar tanto o brilho. É tão tenso que as OLEDs tem ABL (automatic brightness limiter), pro brilho não ficar muito alto e degradar o painel mais rapidamente (e pra não puxar muita energia tb). Se não existisse, pode ter certeza que muita gente ia ter OLED durando 3-4 anos só. Parece um deal-breaker, mas eu não acho que seja, pelo menos não pra mim, que uso TV mais no escuro mesmo, mas a diferença entre LEDs top e OLEDs existe nesse quesito, e em certos modelos, a OLED não dá nem pro cheiro.
Onde as LEDs ganham:
0 chance de burn-in ou retenção
Brilho máximo e mantido em tela bem maior que as OLED
Certas modelos mid/high-end de LEDs, quando calibradas, podem chegar perto da imagem de uma OLED custando uma fração do preço, mas isso depende muito da cena
Preço, apesar das Samsung serem caras pq reasons (na verdade é pq ela é a Apple das TVs, vende pra caralho todo ano mesmo com nerfs e mudanças idiotas na linha dela)
Não é a Q80T, mas sim a Q90T, mas dá pra ter uma ideia das diferenças:
Pule pra 10:04 pra um exemplo do brilho em HDR que eu falei.
Tópicos: 103
Zorelha, esqueceu de mencionar angulo de visão nas Leds. Muito ruim.
Sim, mas nem sempre né. Eu usei TV TN por anos até ter essa IPS velha de guerra que ainda usamos aqui, e é outra coisa. Quem usou TN, usa qualquer coisa rs, pq mesmo o ângulo de visão de uma TU ou RU dos últimos anos da Samsung, é bem ok. E claro, IPS tem ótimos ângulos de visão. No caso disso ser necessário, tipo justamente a foto do bollao ali em cima, com sofá de frente, mas também de lado, talvez usar uma TV com painel IPS seja uma boa. Mas é como eu falei, VA é até decente, a não ser que tu vá muito pro lado. E no caso da própria Q80T, tem um filtro que melhora o ângulo de visão, mas aí a TV perde um pouco do contraste nativo, que é "ganho novamente" usando o local dimming.
Pra quem quer, as LG são todas IPS.
31-12-2020, 12:29 AM
(Última alteração: 31-12-2020, 02:29 AM por bollao.)
Richter ta exagerando. Sempre tive LCDs e nunca reparei esse problema todo com os angulos, principalmente desde que adquiri XBR 905E e F, que qualquer review aponta isso como defeito, mas claro, sao todos bem criteriosos. Antes de comprar, vi e li reviews da TU8000 e um dos contras era o angulo, e sinceramente nao tem nada de podre. Com certeza o pior defeito da tela e reflexo, mas ai e so controlar a luminosidade do local.
Unico dispositivo que tenho aqui e tem um angulo de visao TERRIVEL, e um Notebook da Lenovo. Um bom HW, preco consideravel e veio com uma tela triste demais.
|