Tópicos: 9
Z80a escreveu: (27-02-2022, 07:33 PM)É uma pena que não tem tela de 240hz, porque ai daria pra cair a qualidade dos jogos pro nivel que roda no sanduba e usar a tela :3
A tela deram uma capada feia mesmo. Se fosse 120hz, 1080p, Oled e com VRR seria top e poderiam até cobrar bem mais por isso que teria gente pagando.
Só que iria requerer um DLSS da vida, que a AMD não tem e sim, com VRR o aparelho seria forçado a trabalhar no talo o tempo todo e bateria seria ainda mais tensa que o normal, mas a flexibilidade também seria bem maior. Daria para colocar cap em 40-45fps por exemplo.
Tópicos: 5
Nash escreveu: (27-02-2022, 07:46 PM)A tela deram uma capada feia mesmo. Se fosse 120hz, 1080p, Oled e com VRR seria top e poderiam até cobrar bem mais por isso que teria gente pagando.
Só que iria requerer um DLSS da vida, que a AMD não tem e sim, com VRR o aparelho seria forçado a trabalhar no talo o tempo todo e bateria seria ainda mais tensa que o normal, mas a flexibilidade também seria bem maior. Daria para colocar cap em 40-45fps por exemplo. Sim sim, mas assim, nesse tópico o povo fica tentando encontrar formas de dizer que o switch é melhor que o deck em hardware.
Vai rolar não.
Tópicos: 90
Tópicos: 210
Tópicos: 48
Live: RiqueMD
PSN: RiqueMD
Steam: RiqueMD
Particularmente, eu não instalaria.
Suporte para Windows está bem verde, não dá nem para ir além dos 15W.
Para quem só quer jogar, acaba perdendo a praticidade do SteamOS, mas se quer usar como PC portátil aí não tem muito para onde correr. É aguardar atualizações.
Quando melhorarem vai ser interessante ver os benchmarks.
Nash escreveu: (14-03-2022, 09:49 PM)Suporte para Windows está bem verde, não dá nem para ir além dos 15W.
Para quem só quer jogar, acaba perdendo a praticidade do SteamOS, mas se quer usar como PC portátil aí não tem muito para onde correr. É aguardar atualizações.
Quando melhorarem vai ser interessante ver os benchmarks. O linux pode ser usado de PC portatil mas é meio capado tambem.
Aparentemente qualquer coisa que não é flatpak é desinstalada quando o steam OS atualiza.
15-03-2022, 07:16 AM
(Última alteração: 15-03-2022, 07:17 AM por Nash.)
Li que Elden Ring não dá stuttering em Linux e resolvi testar (os vídeos de Elden Ring no Deck por exemplo não tem, mas como é hardware fixo podia ser só por conta de shader pré-compilado).
Meu amigo, que pesadelo que é usar Linux.
Absolutamente nada funciona de forma automática, tem que baixar driver manualmente e com linha de comando para tudo.
De quebra a bosta do driver do controle não quis funcionar por nada, desisti e resolvi só testar, usando mouse e teclado mesmo, e que aborto da natureza é a configuração que a from coloca para tal, mas enfim, mesmo com o jogo instalado do zero, de fato o stuttering reduziu em 99%. O desempenho ainda é bem merda, mas o maior dos problemas aparentemente reduz drasticamente (mas só testei, vai saber se fica assim).
Bizarro isso.
No mais, imagino que com o SteamOS não dê esses perrengues e seja mais user friendly, mas parece que não dá ou é mais complicado de colocar dual boot, então nem tentei.
Tópicos: 78
Linux é uma merda mesmo. Eu sou obrigado a usar pro trabalho.
Driver da nVidia é sempre um inferno e meu vulkan vive dando problema. E eu preciso usar video e processador com máxima performance.
Minha experiência com Linux era bem melhor quando era dev de um servidor backend, sem precisar mandar coisas pra GPU. Espero que gaming no Linux com o Deck/Steam cresçam, pra ter mais suporte de drivers e software.
Chozo Master escreveu: (15-03-2022, 09:49 AM)Linux é uma merda mesmo. Eu sou obrigado a usar pro trabalho.
Driver da nVidia é sempre um inferno e meu vulkan vive dando problema. E eu preciso usar video e processador com máxima performance.
Minha experiência com Linux era bem melhor quando era dev de um servidor backend, sem precisar mandar coisas pra GPU. Espero que gaming no Linux com o Deck/Steam cresçam, pra ter mais suporte de drivers e software. Tudo é uma beleza pra mim com video AMD :3
Tópicos: 78
15-03-2022, 11:38 AM
(Última alteração: 15-03-2022, 11:40 AM por Chozo Master.)
Z80a escreveu: (15-03-2022, 10:41 AM)Tudo é uma beleza pra mim com video AMD :3
Falam isso mesmo.
Mas suporte da AMD tb não é lá essas coisas. Sequer tem um software oficial pra sensores de temperatura e gerenciar OC no Ryzen.
Uso uns scripts pra limitar ou dar boost no clock (que volta e meia dá pau) conforme a tarefa. Enquanto no Windows tem software oficial da AMD pra fazer tudo mais fácil.
Btw, se tiver algum software pra gerenciar curva de fan e temperatura podendo salvar uns perfis me avisa. Pela BIOS só deixo uma config básica, mas queria poder gerenciar conforme demanda pra rapidez e barulho. 5800x dá uns spikes de temperatura e meu PC parece que vai decolar por um segundo e volta ao normal.
Tópicos: 54
Chozo Master escreveu: (15-03-2022, 09:49 AM)Linux é uma merda mesmo. Eu sou obrigado a usar pro trabalho.
Minha experiência com Linux era bem melhor quando era dev de um servidor backend, sem precisar mandar coisas pra GPU. Espero que gaming no Linux com o Deck/Steam cresçam, pra ter mais suporte de drivers e software.
Isso é esperado há uns 20 anos.
Chozo Master escreveu: (15-03-2022, 11:38 AM)Falam isso mesmo.
Mas suporte da AMD tb não é lá essas coisas. Sequer tem um software oficial pra sensores de temperatura e gerenciar OC no Ryzen.
Uso uns scripts pra limitar ou dar boost no clock (que volta e meia dá pau) conforme a tarefa. Enquanto no Windows tem software oficial da AMD pra fazer tudo mais fácil.
Btw, se tiver algum software pra gerenciar curva de fan e temperatura podendo salvar uns perfis me avisa. Pela BIOS só deixo uma config básica, mas queria poder gerenciar conforme demanda pra rapidez e barulho. 5800x dá uns spikes de temperatura e meu PC parece que vai decolar por um segundo e volta ao normal. Sim, mas por outro lado a performance de OpenGL no linux absolutamente massacra o windows :3
No meu caso é literalmente um ganho de 300% no citra por exemplo.
Tópicos: 86
NNID: vareaswiiu
Live: vareasxbox
PSN: vareasbr
Steam: vareassteam
Isso parece um trambolho muito ruim de usar, tá louco.
Tópicos: 529
NNID: SW-5109-1914-4020
Live: Dehumanizerz
PSN: DehumanizerFX
Steam: Dehumanizer
DinoSpD escreveu: (15-03-2022, 12:32 PM)Isso é esperado há uns 20 anos.
Sim, é um negócio que não dará certo nunca. Games e software livre são coisas que caminham em direções completamente opostas.
Dehumanizer escreveu: (15-03-2022, 01:57 PM)Sim, é um negócio que não dará certo nunca. Games e software livre são coisas que caminham em direções completamente opostas. O open source persegue os jogos, pelo menos o povo do wine e dxvk
Mas é uma perseguição
Tópicos: 48
Live: RiqueMD
PSN: RiqueMD
Steam: RiqueMD
Dehumanizer escreveu: (15-03-2022, 01:57 PM)Sim, é um negócio que não dará certo nunca. Games e software livre são coisas que caminham em direções completamente opostas. Acho que só funciona pra emulador hahahah
DrPeri escreveu: (15-03-2022, 08:53 PM)Acho que só funciona pra emulador hahahah O Wine não é um emulador (Wine Is Not an Emulator), e até que rola pra ele :3
Mas a verdade brutal sobre coisa open source é que todo mundo só quer fazer a parte divertida.
Em termos de funcionalidade a nível baixo e velocidade e etc.. open source sempre vai dar uma surra de sarrafo em coisa comercial.
Mas quando chega a interface de usuário, essa é um pé no saco de fazer, então ninguém faz e acaba ficando aquelas coisa de linha de comando ou painel de avião mal feito.
A UI só melhora quando empresas começam a usar o software e paga gente pra fazer o serviço chato.
O driver da AMD já discutido aqui é um bom exemplo. A performance do driver open source varia de um pouco melhor a massacrantemente melhor no linux, porem a interface de usuário é basicamente inexistente e se você quer fazer alguma coisa muito importante tem que cavar lá no fundo dos infernos.
Eu pessoalmente uso o linux porque não tenho grana pra um SSD e mais memoria que faria o Windows 10 ficar usável.
Do jeito que tá, parece Windows 95 com 4MB de memoria de tanto load e travada que tem.
Assim, tem seus defeitos o linux, mas nenhum deles é tão ruim quanto os loads.
16-03-2022, 01:11 AM
(Última alteração: 16-03-2022, 01:33 AM por Nash.)
Deletei a porcaria do Ubuntu e instalei o Pop, e agora foi. Bem melhor de mexer, já tem o steam na store, reconheceu o bluetooth e o controle.
Único porém até aqui é que o gsync está ativo, mas dando problema assim mesmo. Vou atualizar o driver e ver se resolve.
De qualquer forma bem melhor do que no Windows.
Bem que a Valve podia liberar o steamos 3.0 logo.
16-03-2022, 01:42 AM
(Última alteração: 16-03-2022, 01:42 AM por Nash.)
Acho que entendi o mistério de funcionar melhor no Linux.O steam tem shader cache para o jogo através dessa camada de compatibilidade ou sei lá como chama e baixa como cache de vulkan antes do jogo iniciar.
|