Terminei
Layton Vs. Ace Attorney. Que crossover maravilhoso.
Em relação à gameplay e qualidade, dá tranquilamente pra tratar esse como um game mainline tanto de Ace Attorney quanto Professor Leitão. Tanto que ele é de fato um jogo co-desenvolvido entre Capcom e Level 5, em vez de uma só ter licenciado a IP pra outra e GG.
O último Layton que eu joguei foi o 3, então não acompanhei as melhorias dos jogos que vieram depois, mas a evolução do Apollo Justice (último Acce Attorney mainline) pra esse foi monstruosa. Tudo o que eu achei que era novidade do The Great Ace Attorney ou Dual Destinies acabou surgindo aqui: mais de um personagem na tela durante conversa, cross examination de várias pessoas ao mesmo tempo, jogar testemunhos contra testemunhos, cutscenes em anime. Fora o fato de que é o primeiro Ace Attorney com dublagem e o primeiro 3D.
O DNA do Layton fez maravilhas pra Ace Attorney, o que trouxe umas coisas que vou sentir falta até. Dois exemplos pra mim que se destacam são:
- Poder usas as Hint Coins nas partes de tribunal, o que é
excelente praquelas partes que você não tem a menor ideia do que o jogo quer de ti, especialmente porque as hint coins não entregam a resposta, elas só são dicas.
- Eu não amo nem odeio as partes de investigação do Ace Attorney, são só ok pra mim. Cutucar o cenário à esmo pra achar evidências, por exemplo, não é tão divertido. Layton, por outro lado, tem uma parte de investigação que funciona muito melhor ao meu ver: Os personagens fazem comentários super curtos pra coisas irrelevantes, tu ganha hint coins dependendo de onde tu clica, e tem puzzles chave e puzzles escondidos pelo cenário. Tudo isso deixou a investigação muito mais gostosinha de se fazer. E esse jogo tomou uma boa decisão de fazer a investigação ser praticamente 100% layton, então gg.
Mas o ponto que eu mais curti, disparado, foi o setting em relação ao Ace Attorney: Layton sempre foi um pouquinho mais fantasioso, então o fato de tudo se passar num mundo de magia nem me chamou atenção. O que eu achei FODA foi eles terem dado um jeito disso não criar pulos de lógica e soluções tiradas do cu quando chega no tribunal. O fato de você estar defendendo alguém sendo acusado de ser bruxa num mundo que existe magia, e ainda assim haver espaço pra apontar contradições e afins foi foda
demais.
Pena que não vendeu bem, então acho que esse foi mesmo um caso de algo One and Done. Agora que a Level 5 reviveu das cinzas, espero que portem esse jogo e quem sabe eles consigam chamar um público maior.