Oficial Central VR
[+Oculus Quest][+Playstation VR][-Vale Refeição]
[Imagem: vr-headset-1671864119021.jpg?width=1920]

(Nunca fiz um tópico oficial de nada, peço perdão pela bagunça Oopscool).

Acho que nos últimos ~2 anos o VR ficou sendo discutido num nicho muito específico, mas com o PSVR2, o bafafá voltou a ser um pouco mais geral (ainda que vá ser difícil achar muita gente que tenha por enquanto). :-)

Fora que, como só uns 4 users ao aqui devem ter headsets em casa, qualquer papo sobre o assunto tem quase feel de um off-topic quando surge no do Playstation. :P
Responder
Cade os modelos? Guia de compra?
Responder
Tcho já começar com uma notícia que me fez sorrir:

C-SMASH VRS foi anunciado pra PSVR2. Ele é uma mescla de Squash + breakout, basicamente. Mas não é nem o gameplay que eu achei fascinante, e sim a IP e o desenvolvimento em si.

Ele é basicamente um revival de uma IP obscuríssima do Dreamcast (e Arcades) chamada Cosmic Smash. O jogo só foi lançado nessas plataformas, nunca nem recebeu um portzin pra PS2 como o 'primo' REZ.

O cabra correu atrás de investimento, um estúdio, e a própria SEGA pra tentar licenciar a IP. Inclusive a IP é tão obscura que a própria equipe de licenciamento da Sega não tinha nem ideia do que ele tava falando no início. Lol
Responder
Kotonete escreveu: (06-03-2023, 02:47 PM)(Nunca fiz um tópico oficial de nada, peço perdão pela bagunça Oopscool).

pede umas dicas pro nick, ele faz 3 por dia.
Responder
faz uns meses que não encosto no meu quest 2, peguei uns jogos legais, mas acabo ficando só nas animações Lol
Responder
InuK9 escreveu: (06-03-2023, 02:49 PM)pede umas dicas pro nick, ele faz 3 por dia.

Nem tava aqui e nem tava querendo vir, o tópico não tinha nada a ver comigo, e você já chega correndo pra falar de mim.

Tô aí na sua cabeça microcéfala 24h por dia, 7 dias por semana, 365 ou 366 dias por ano.
Responder
InuK9 escreveu: (06-03-2023, 02:48 PM)Cade os modelos? Guia de compra?

Por conta do seu post no outro tópico, eu fui atrás de uns guias sobre o assunto e me deparei com esse aqui até:
https://www.ign.com/articles/best-vr-headset

Mas sinceramente, de tudo o que eu já vi por aí, ainda que existam 500 modelos com seus prós e contras, o negócio é ficar nos PSVR1/2 ou no Oculus/Meta Quest, que são os dois casos em que as empresas de hardware também são responsáveis por software, então eles papam e investem muito em exclusivos (temporários ou não).

O Oculus Quest não só tem a Oculus Store por trás, mas também tem o fato de que ele é tanto um VR que não precisa de sensores externos nem cab (o que é um alívio inacreditável) quanto tu pode ligar ele no PC e jogar umas coisas mais parrudas. E sinceramente, como alguém que usou por uns anos um Vive (que tem cabo e tudo), poder jogar de forma livre é imbatível, ainda que isso signifique jogar umas coisas com peformance mais meh.

E os Playstation VR, de tudo o que eu tenho lido, eu recomendo mais pelo lado de software mesmo. A Sony desde o VR1 investe em exclusivos e vira e mexe usa as próprias IPs pra fazer umas graças. E por ser uma plataforma japa, tem um número razoável de devs japonesas que lançam jogos basicamente pra ele e não pra Oculus Store/Steam.

Tem headsets tecnologicamente mais capazes tipo Valve Index e uns de marcas menos famosinhas, mas de tudo o que eu vi é sempre algo muito voltado pra PC gaming e com preços mais proibitivos.

(...dito isso, não tenho nem o Quest nem o PSVR, é só tudo que eu vejo com base no que eu leio e com base na minha própria experiência com o HTC Vive, que na real tá comigo nem meu é, e sim da empresa que eu trabalho Bobo)
Responder
Bio escreveu: (06-03-2023, 02:57 PM)faz uns meses que não encosto no meu quest 2, peguei uns jogos legais, mas acabo ficando só nas animações Lol

Tô na mesma. Jogou Alyx pelo menos? A verdade é que dá uma preguiça.

De qualquer forma a experiência em VR é bem interessante. O efeito 3D e a escala dão uma imersão completamente diferente, mas seria bom se fosse quase tão simples e confortável quanto colocar óculos de grau.
Responder
Kotonete escreveu: (06-03-2023, 02:48 PM)Ele é uma mescla de Squash + breakout, basicamente.
VRescobol.
Responder
Kadaj escreveu: (06-03-2023, 03:08 PM)VRescobol.

Emotion
Responder
Nash escreveu: (06-03-2023, 03:03 PM)Tô na mesma. Jogou Alyx pelo menos? A verdade é que dá uma preguiça.

De qualquer forma a experiência em VR é bem interessante. O efeito 3D e a escala dão uma imersão completamente diferente, mas seria bom se fosse quase tão simples e confortável quanto colocar óculos de grau.
não joguei, pior que peguei uns de zumbis bem legais, inclusive RE4, mas não consigo jogar mt pq me dá enjoo, aqui o combo é VR+dramin  Crylol
Responder
Bio escreveu: (06-03-2023, 03:18 PM)não joguei, pior que peguei uns de zumbis bem legais, inclusive RE4, mas não consigo jogar mt pq me dá enjoo, aqui o combo é VR+dramin  Crylol

Nem no modo de teletransporte?
Movimentação livre também também me dá motion sickness, mas teletransporte acho de boa.

Quanto a Alyx, depois dá uma chance. É bem superior a qualquer outro jogo em VR.
Responder
Nash escreveu: (06-03-2023, 03:24 PM)Nem no modo de teletransporte?
Movimentação livre também também me dá motion sickness, mas teletransporte acho de boa.

Quanto a Alyx, depois dá uma chance. É bem superior a qualquer outro jogo em VR.

eu tenho problema com jogos FPS que giram mt rápido, sempre mexo nas configurações pra diminuir a sensibilidade...

vou ver esse Alyx depois
Responder
Sabia que funcionava, mas nunca tinha testado, então abri o Citra, coloquei modo 3D side by side, abri o Virtual Desktop e também coloquei em modo side by side e funciona perfeitamente.
Único problema é que também não vi lá grandes vantagens de jogar em 3D. =s
Responder
Nash escreveu: (07-03-2023, 09:58 PM)Sabia que funcionava, mas nunca tinha testado, então abri o Citra, coloquei modo 3D side by side, abri o Virtual Desktop e também coloquei em modo side by side e funciona perfeitamente.
Único problema é que também não vi lá grandes vantagens de jogar em 3D. =s

Citra = o Emulador de 3DS mermo? Que doideira Lol

Eu jogo 3DS sempre que possível com o 3D ligado. Dependendo do jogo dá um tchans visual interessante, e como tem melhora na percepção de profundidade, dependendo do jogo isso até ajuda no conforto ou facilita você a reagir melhor à algo se movendo no eixo Z....mas ainda assim é algo muito sutil. Até nesse último, não é como se o jogo ficasse 2x mais difícil de jogar com o 3D desligado.

Então no fim parece muita burocracia pra pouco ganho, mas talvez seja interessante pra jogar joguin de Virtual Boy dentro do VR. Hum
Responder
Kotonete escreveu: (07-03-2023, 10:13 PM)Citra = o Emulador de 3DS mermo? Que doideira Lol

Eu jogo 3DS sempre que possível com o 3D ligado. Dependendo do jogo dá um tchans visual interessante, e como tem melhora na percepção de profundidade, dependendo do jogo isso até ajuda no conforto ou facilita você a reagir melhor à algo se movendo no eixo Z....mas ainda assim é algo muito sutil. Até nesse último, não é como se o jogo ficasse 2x mais difícil de jogar com o 3D desligado.

Então no fim parece muita burocracia pra pouco ganho, mas talvez seja interessante pra jogar joguin de Virtual Boy dentro do VR. Hum

Isso, é o emulador de 3DS, mas tem outros emuladores que forçam 3D side by side também, como o Dolphin (Game Cube e Wii).

No caso do 3DS dá até para fazer o ajuste de quão forte vc quer o efeito 3D, assim como no hardware original e tem até uma vantagem sobre emular no monitor, que é a tela 2D, vc pode deixar ao lado em tela cheia que não incomoda em nada. No monitor, se vc tiver uma tela só e quiser as duas telas do 3DS ativas, para mim pelo menos dá um TOC do carai por não preencher toda a tela.

É bem tranquilo de configurar e se tiver o Quest do lado é quase tão fácil quanto usar no monitor. Único porém é que é legal e panz, mas também não faz lá muita diferença se não usar.

Agora a ideia do Virtual Boy não é ruim não. Sempre tive curiosidade, mas para falar a verdade, nunca nem passou pela cabeça emular VB.  Baby

EDIT: Ah, outro problema do Citra é que ele é mais um que precisa de compilação de shaders e diferente de alguns outros, não vi modo Vulkan, nem compilação assíncrona, ou seja, vai ter várias travadinhas chatas.
Mas aqui tem compartilhamento de cache de alguns poucos jogos:

https://emulation.gametechwiki.com/index...ches#Citra

Não sei se ainda funciona.
Responder
pode postar off topic aqui tbm ou só jogo?

um jogo com animação assim seria loko
Responder
wolfwood escreveu: (08-03-2023, 07:58 PM)pode postar off topic aqui tbm ou só jogo?

sG6zeKdwyy8

um jogo com animação assim seria loko
Responder
Tentei jogar o F1 22 em modo VR no Quest, mas não funciona por nada.
A imagem fica toda picada, cheia de defeito, com o head tracking lento, um horror e vi que é um problema comum nesse jogo, não entendi o motivo.
Responder
A namorada do meu irmão veio conhecer a família
No final de semana.
Aí aquele papo vai papo vem, minha mãe entregando os podres da família toda, aquele constrangimento todo...etc

Resolvi puxar o PSVR pra mudar o rumo das coisas e colocar pra garota testar.
Ela crente achando que veria um "3D" igual do avatar 2 que ela tinha acabado de ver no cinema.

Quando a guria colocou o capacete do Demons,
Ela: " uauuuuuuuu, nuuuuuu, que isso, estou lá dentro"

Aí fui colocando tudo que tinha direito em doses crescentes de interação com o jogo.
Primeiro:
Os corais e o encontro com o tubarão.
Foi aquele tudo.
Gritaria, emoção etc...
Aí coloquei aquele squash de cabeça.
Ela adorou!
Já tinha meia hora que ela está direto com o capacete!
Perguntei se está tudo bem, sem enjoos nem nada.
Ela disse que estava super de boa!

Foi aí que resolvi tocar o terror!
Já mandei logo o RE VII nela!
Com 12 minutos de jogo,
Ela tirou o capacete rapidamente
Jucando na sala toda!
Quase a cena do exorcista.
Fim....
Responder