[4ª Central PC] Steam/Microsoft/Sony/Nintendo/Gamepass - Tudo no mesmo lugar
Ninguém solta a mão de ninguém
Peguei nahm.

HU testou os joguetes que estão judiando das placas de 8GB. Como esperado, ficar sem vram detona a performance e pode trazer vários problemas gráficos também.
Responder
hoje tem que ser no mínimo 16GB para 4k e 12GB para 1080 e 1440p.

Ideal pra ficar de boa em 4k 20GB
Responder
Resolução por si só não consome tanta vram assim, mas as configurações de textura de alguns jogos já está exigindo na faixa dos 12GB msm e se o jogo tiver RT aí piora bastante, pois também usa muita vram.
12GB já devem dar conta do recado em 99% dos casos, mas para evitar port cagado e para ter mais folga, 16GB é mais recomendável msm.
Aliás, já tem rumor de PS5 Pro, o que pode elevar ainda mais o uso de vram em configs mais pesadas, então para quem quiser investir em longevidade, é bom pegar com o máximo que der.

Anyway, eu espero aguentar com a 3070 até uma 5070 ou 5080, mas não estou nada satisfeito com os problemas em alguns jogos.
No mais, daria uma comparação interessante da 3070 contra a 2080ti, já que a performance é parecida, mas tem menos ram. Nesses casos a 2080ti deve render bem mais.
Responder
Ainda bem que tô bastante atrasado nos lançamentos, senão ia ficar puto com o note Lol

Mas os ports dos jogos desse ano estão de fuder de ruim
Responder
Nash escreveu: (10-04-2023, 03:38 PM)Resolução por si só não consome tanta vram assim, mas as configurações de textura de alguns jogos já está exigindo na faixa dos 12GB msm e se o jogo tiver RT aí piora bastante, pois também usa muita vram.
12GB já devem dar conta do recado em 99% dos casos, mas para evitar port cagado e para ter mais folga, 16GB é mais recomendável msm.
Aliás, já tem rumor de PS5 Pro, o que pode elevar ainda mais o uso de vram em configs mais pesadas, então para quem quiser investir em longevidade, é bom pegar com o máximo que der.

Anyway, eu espero aguentar com a 3070 até uma 5070 ou 5080, mas não estou nada satisfeito com os problemas em alguns jogos.
No mais, daria uma comparação interessante da 3070 contra a 2080ti, já que a performance é parecida, mas tem menos ram. Nesses casos a 2080ti deve render bem mais.

Já tem 2080TI da uma surra na 3070...
Responder
Baixando texturas resolve?
Responder
Chozo Master escreveu: (10-04-2023, 06:56 PM)Baixando texturas resolve?

Normalmente sim, mas tem muito jogo saindo bem zuado. TLoU com textura no médio fica cheio de textura super borrada, fora que como mostra no vídeo do HU, volta e meia fica muito no limite dos 8GB e qualquer coisinha já pode resultar em stuttering.

RE4R aqui por exemplo, até que roda muito bem, mas volta e meia dá uns pop-in de textura.
Responder
Difícil tirar conclusões por esse port mal feito do TLOU.
Dead Space foi tranquilo e é um jogo muito bonito. Vamos ver como o Star Wars se sai.
Responder
Oxi, vi tanta reclamação da versão de DS para PC.
E o lance é tendência né? A coisa só deve piorar daqui para frente.
Responder
O lado bom disso é que bota fogo na bunda da Nvidia pra deixar de miguelar VRAM nas próximas placas. Já é necessidade, não mais bônus.
Responder
Chozo Master escreveu: (10-04-2023, 06:56 PM)Baixando texturas resolve?

Sim, mas quem caralhos vai gastar 3.5-4 conto em gpu pra usar texturas no médio? E se a GPU puder usar RT sem problemas com DLSS, mas a vram cagar no pau também?
Responder
Orelha1 escreveu: (10-04-2023, 08:31 PM)Sim, mas quem caralhos vai gastar 3.5-4 conto em gpu pra usar texturas no médio? E se a GPU puder usar RT sem problemas com DLSS, mas a vram cagar no pau também?

Baixar de highest pra high. Se for pra medium não vale mesmo.
Responder
Chozo Master escreveu: (10-04-2023, 10:26 PM)Baixar de highest pra high. Se for pra medium não vale mesmo.

Esse é o problema né. Eu acho que, a partir dos AAA desse ano, 8gb não vai dar mais pra 1080p, ao menos texturas. E aí o cabra vai tentar ir pra 1440p ou mais alto, pq a 3070 e Ti ainda são capazes disso com certa facilidade, em piora ainda mais, pq aumentar res pega na vram também.

O foda é que esses últimos ports ficaram quase todos cagados. Dead Space, Forspoken, Part 1e tal. Fica difícil levar a sério o uso de vram quando o resto do jogo tá cagado. Eu ainda tô salgadaço que os devs largaram o Dead Space com os problemas de stutter e bugs aleatórios.
Responder
Orelha1 escreveu: (11-04-2023, 05:04 AM)Esse é o problema né. Eu acho que, a partir dos AAA desse ano, 8gb não vai dar mais pra 1080p, ao menos texturas. E aí o cabra vai tentar ir pra 1440p ou mais alto, pq a 3070 e Ti ainda são capazes disso com certa facilidade, em piora ainda mais, pq aumentar res pega na vram também.

O foda é que esses últimos ports ficaram quase todos cagados. Dead Space, Forspoken, Part 1e tal. Fica difícil levar a sério o uso de vram quando o resto do jogo tá cagado. Eu ainda tô salgadaço que os devs largaram o Dead Space com os problemas de stutter e bugs aleatórios.

Dead Space, melhorou muito pelo menos não vi mais stutters, nem no steam deck se bem que joguei pouco nele.
Responder
Testei rapidamente aqui o modo overdrive do CP2077 e em 1440p sem dlss roda a incríveis 9 fps, com DLSS no performance no entanto fica jogável a 45-50fps e no ultra performance com resolução de Switch dá 75fps.

Tá mais pesado que o Portal com pathtracing, mas não tão mais pesado assim.

Pior que a diferença é tão grande que o modo RT agora nem parece RT mais (claro que era híbrido).

https://imgsli.com/MTY4Nzgw
Responder
Damn. Que diferença.
É update oficial? Só aumenta o RT?
Responder
Yep! Saiu hoje.
Antes o RT era híbrido, agora tem modo com pathtracing, onde todas as luzes e sombras são por RT.
Responder
Nash escreveu: (11-04-2023, 03:08 PM)Yep! Saiu hoje.
Antes o RT era híbrido, agora tem modo com pathtracing, onde todas as luzes e sombras são por RT.

Depois vou dar uma testada, acho que deve dar pra mandar 1440p@60
Responder
Nash escreveu: (11-04-2023, 12:17 PM)Testei rapidamente aqui o modo overdrive do CP2077 e em 1440p sem dlss roda a incríveis 9 fps, com DLSS no performance no entanto fica jogável a 45-50fps e no ultra performance com resolução de Switch dá 75fps.

Pior que a diferença é tão grande que o modo RT agora nem parece RT mais (claro que era híbrido).

Diferença absurda mesmo. Só assim para RT valer alguma coisa, pena que nesse nível só vamos ver na próxima geração. Talvez nos modelos Pro.
Responder
Nash escreveu: (11-04-2023, 12:17 PM)Testei rapidamente aqui o modo overdrive do CP2077 e em 1440p sem dlss roda a incríveis 9 fps, com DLSS no performance no entanto fica jogável a 45-50fps e no ultra performance com resolução de Switch dá 75fps.

Testou com qual placa?
Responder