Oficial Central dos JRPGs XIII
HeRinger escreveu: (13-05-2023, 10:56 PM)Ah, blz. Vou pensar em outro aqui então.

SRPG vale?

Xanadu Next é zoeiro, mas não é portátil.
É sim uai, N-Gage originalmente.

Qual seria a categoria certa dele então? 128 pela data?
Gbraga escreveu: (13-05-2023, 11:05 PM)É sim uai, N-Gage originalmente.

Qual seria a categoria certa dele então? 128 pela data?
Só tem pra PC, não tem emulador desse aparelho da Nokia, pelo que sei
Bahamut Lagoon já ouvi falar bem
Rodrigo Rey escreveu: (13-05-2023, 11:12 PM)Bahamut Lagoon já ouvi falar bem

Muito, MUITO bom. Era pra ser o principal JRPG tático da Square, até FFT surgir.
Posseidon escreveu: (13-05-2023, 11:21 PM)Muito, MUITO bom. Era pra ser o principal JRPG tático da Square, até FFT surgir.
Eita porra
Tem aquele outro tático que saiu remake ano passado
E por falar nisso, categoria 16-Bit tá bem apelona, hein? Só jogão.
[Imagem: capsule_616x353.jpg]

Zerei Omori. Pqp, que raiva desse jogo. Fazia tempo que eu não saia tão frustrado de um joguinho. Crylol

Por 90% da experiência, o joguinho foi excelente. É um Earthbound-like, no sentido de ser um daqueles jogos com muito nonsense, good vibes e poder da amizade, mas com aquele toquezinho de desconforto/terror aqui e ali. Esse aqui tem muito mais coisa creepy do que Earthbound ou Undertale, mas nem de longe chega a ser um jogo de terror ou próximo disso. Achei a história bem instigante, daqueles que quanto menos você souber antes de jogar, melhor.

O sistema de combate é bem único, e surpreendentemente bom: no meio da luta (sisteminha de combate por turnos padrão) você pode mudar as emoções da party e inimigos, e isso afeta stats e fraquezas/resistências. Por exemplo, se um personagem fica bravo, a força dele aumenta mas a defesa diminui (e o cara ganha fraqueza contra felicidade, mas é forte contra tristeza). E isso é uma PULTA ideia legal pra deixar a luta dinâmica, especialmente porque por justamente você/inimigo poder mudar de emoção de uma hora pra outra, a dinâmica de fraqueza/resistência pode inverter do nada, fazendo reviravoltas fodas nas lutas. Love Usar isso sabiamente transformava lutas impossíveis em triviais, bem legal mesmo. Entre todos esses Earthbound-likes, foi o melhor e mais completo sistema de combate.

A história é ótima, apesar de flutuar em qualidade um pouco. Sem dar spoilers, vou só dizer que o jogo alterna entre dois estados e a história de um desses estados é muito mais interessante que a outra, apesar de não ser ruim. O jogo tem carisma e momentos bem engraçados, apesar de que Undertale e Earthbound ganham nesse quesito.

O problema é: arriscadíssimo jogar esse jogo sem pegar um guia de "coisas pra saber antes de jogar". Ele tem um bocado de coisas missable que você não ve chegando. As vezes tu perde acesso a algo por absolutamente nenhum bom motivo de história, ou o evento vem de um modo que você não espera.

Eu senti que tava indo pro final do jogo (point of no return mesmo) e achei que seria uma boa ir abrir um baú que eu acabei de recuperar a chave na main quest (um baú que o jogo tá te instigando ter algo muito importante pra história, btw). Esse baú tava numa casa.

No que eu entro na casa, eu vou num save point e salvo, just in case. Puta erro, porque duas coisas sem nexo nenhum rolaram logo em seguida:
1) Por nenhum motivo, o jogo não me deixou mais sair da casa, então não conseguia ir mais para onde eu estava seguindo com a história. O personagem chegava na porta, fazia não com a cabeça, e só.
2) O baú, por motivos tirados do cu, não fica visível até você chegar na hora certa pra abrir ele, avançando na main quest, algo que eu só descobri lento relatos online. Então era impossível abrir porque sequer ele estava acessível, mesmo não existindo lógica nisso.

Moral da história: descobri que o ato de entrar na casa me dava lock nos finais ruins. Se eu só tivesse ignorado o baú e seguido com a história, teria pego o melhor final. Não tinha save fora dessa bosta dessa casa, então caguei meu save pra sempre. Seguir a história me daria mais 1h de gameplay, desfecho de história e lutinhas maneiras.

Que raiva, pqp, 20h de progresso jogados no lixo. Emotion Um dia quem sabe eu volte pra fazer 100%, mas pelo futuro próximo não quero mais ver esse jogo na minha frente.
Me fodi com essa regra de não poder repetir joguin na votação. Todos os que eu tinha pra recomendar no 16 bit ou já foram citados ou eu precisaria recorrer a algo que eu imagino que todo mundo já jogou, tipo Mana ou Chrono Trigger. Então vou pular o voto dessa categoria (mas se precisar posso sondar melhor) Lol

Por favor avisem se já tiver algo que já foi jogado pela turma. Eu só descobri que ceis programam jogatina coletiva recentemente. Baby

8-Bit: Phantasy Star I (dá pra jogar o originalzão, mas também tem uma penca de relançamentos com melhorias via SEGA Ages)
32-Bit: MOON (teve remaster pra Switch/PS4)
128-Bit: Baten Kaitos Origins (até novembro acho que saiu o remaster pro Switch)
Portátil: Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (tem versão DS e 3DS)

No mais, algum motivo pra vocês não elegerem geração PS3/Xbox/Wii? Imagino que seja porque as gerações antigas são mais fáceis de emular, mas já vi gente no fórum conseguindo emular esses sistemas (não sei quão bem, though), fora que a mídia física dessa geração é razoavelmente barata (dependendo do jogo) e as lojas online do X360/PS3 ainda funfam. Pergunto porque é a geração que mais tem coisa que eu to a fim de jogar recentemente. Blue Dragon, Pandora's Tower, Lost Odyssey, etc. Oopscool
Acho que é facilidade de emular só mesmo. PS4 a maioria tem também mas não deve entrar na votação pra não ter que comprar jogo, já que a maioria não destravou, rs.

Li só meio por cima suas impressões de Omori porque não quero spoilor, mas eu não me incomodo com coisa missable se o jogo for razoavelmente fácil de rejogar. Se é muito burocrático com mil horas de conversa não pulável, aí é foda.

Por mim passava a incluir essa gen também, PS3 é ultra Easy de destravar e Wii acho que até meu PC emula. Sempre quis jogar Last Story e Pandora's Tower também.

Light Blade escreveu: (13-05-2023, 11:09 PM)Só tem pra PC, não tem emulador desse aparelho da Nokia, pelo que sei
Mas qual seria a categoria então? Pergunto porque quero indicar da próxima vez.
Por mim incluia jogo da Plus/Pass, tipo I Am Setsuna ou Soul Hackers 2

Mesmo que não tenha assinatura, 1 mês nem é tão caro, menos que comprar Star Ocean 4
Eu não tinha entendido q a fase de indicações já estava liberada, fiquei esperando o aval do Light antes de postar, mas então lá vai:

16-Bit: Star Ocean (SNES)
32-Bit: Threads of Fate (PS1) - vou tentar dar mais uma chance
128-Bit: Dark Cloud 2 (PS2/PS4)
Portátil: Trails from Zero (PSP/PS4)

Sobre o PS3, a dificuldade de emulação ainda é um problema, pois exige equipamentos mais caros e novos. E muita gente se desfez dos seus consoles daquela época, eu incluso. Tbm gosto muito daquela gen, mas acho q convém esperar uns anos ainda pra poder incluir o PS3/360/Wii nessas votações.
A fase das sugestões irá até amanhã a noite.

Wander escreveu: (14-05-2023, 10:15 AM)Eu não tinha entendido q a fase de indicações já estava liberada, fiquei esperando o aval do Light antes de postar, mas então lá vai:

16-Bit: Star Ocean (SNES)
32-Bit: Threads of Fate (PS1) - vou tentar dar mais uma chance
128-Bit: Dark Cloud 2 (PS2/PS4)
Portátil: Trails from Zero (PSP/PS4)

Sobre o PS3, a dificuldade de emulação ainda é um problema, pois exige equipamentos mais caros e novos. E muita gente se desfez dos seus consoles daquela época, eu incluso. Tbm gosto muito daquela gen, mas acho q convém esperar uns anos ainda pra poder incluir o PS3/360/Wii nessas votações.

This, justamente o meu caso xD

E coragem botar o Zero sabendo que eu vou votar nele Bigode2

Gbraga escreveu: (14-05-2023, 08:37 AM)Mas qual seria a categoria então? Pergunto porque quero indicar da próxima vez.
PC mesmo, mas tem raríssimos jogos exclusivos pro sistema, então acabo nem incluindo essa categoria.
Se tiver algum jogo que hoje em dia é mais PC que qualquer outra posso colocar categoria separada nas próximas então?
Gbraga escreveu: (14-05-2023, 10:48 AM)Se tiver algum jogo que hoje em dia é mais PC que qualquer outra posso colocar categoria separada nas próximas então?
Sim, pode ser xD
Light Blade escreveu: (14-05-2023, 10:45 AM)A fase das sugestões irá até amanhã a noite.

This, justamente o meu caso xD

E coragem botar o Zero sabendo que eu vou votar nele Bigode2

That's the plan.jpg Shifty

Tbm quero continuar a série e saber pq falam tão bem das sequências, embora até imagine um pouco, pois Trails SC foi dos jogos mais emocionantes q já joguei Emotion
Tem que jogar o 3rd antes, já que Zero ta mais ligado a ele que ao SC
Rodrigo Rey escreveu: (14-05-2023, 11:28 AM)Tem que jogar o 3rd antes, já que Zero ta mais ligado a ele que ao SC

Sim, se ele for escolhido, eu jogo o 3rd antes.
Lol
Oxe, se sair completamente dublado vai ser um plus