Oficial Central dos JRPGs XIII
Que merda é essa? lopes
Tiops escreveu: (28-05-2023, 09:01 AM)FFVII quebrou uma tradição importante por não ter castelos medievais que tinham desde o I. Não é Final Fantasy de verdade, infelizmente.

Seria só pra reduzir o choro de saudosista mesmo. Você já consegue fazer travel entre áreas pelo hub central lá desde o começo, o jogo nao tem world map (o ultimo que teve foi o IX, em 2000), e não é linearzaço igual o X que até tinha um motivo de lore pra botar a airship ali.

Se tivesse, seria igual o X e o XII mesmo, que não faz absolutamente nenhuma diferença pro jogador além de nostalgia. E como o jogo também não é open world igual o XV (graças a Deus), também nao precisa da regalia voadora. Só se o jogo tivesse uns mapas meio MMO igual o 14, aí um chocobo voador poderia ser zueiro.

O mapa do jogo tá mais pro 12 mesmo, que eu gosto bastante.

Esse argumento é a mesma coisa que questionar pra q ter gráficos mais bonitos ou um design específico pra um personagem. É óbvio q as pessoas gostam da franquia por causa de elementos nostálgicos tbm. Não é pq fast travel é mais prático q airship não precisa existir. Isso é um elemento da série q a caracteriza e os jogadores curtem.
Wander escreveu: (28-05-2023, 11:06 AM)Esse argumento é a mesma coisa que questionar pra q ter gráficos mais bonitos ou um design específico pra um personagem. É óbvio q as pessoas gostam da franquia por causa de elementos nostálgicos tbm. Não é pq fast travel é mais prático q airship não precisa existir. Isso é um elemento da série q a caracteriza e os jogadores curtem.

Eu gosto de airship também. Só não vou fingir que é um PROBLEMAÇO pra algo que não existe desde 2000.
Tiops escreveu: (28-05-2023, 11:11 AM)Eu gosto de airship também. Só não vou fingir que é um PROBLEMAÇO pra algo que não existe desde 2000.

A questão, Tiops, é q nada é essencial pra franquia por essa linha de pensamento. Eu sei q FF sempre muda, mas inovar é diferente de abandonar tudo q veio antes. Daqui a pouco, por esse pensamento, podem lançar um Tony Hawk e chamar de Final Fantasy e a fanbase vai ter q aceitar só pra não ser chamada de mente fechada.
Wander escreveu: (28-05-2023, 11:22 AM)A questão, Tiops, é q nada é essencial pra franquia por essa linha de pensamento. Eu sei q FF sempre muda, mas inovar é diferente de abandonar tudo q veio antes. Daqui a pouco, por esse pensamento, podem lançar um Tony Hawk e chamar de Final Fantasy e a fanbase vai ter q aceitar só pra não ser chamada de mente fechada.

É um RPG japonês, medieval, com HP, level, equipamento, magia, história focada em cristais, com magias, chocobos, moogles Cid, Ifrit, Shiva, etc.

Se você colocar um sistema de batalha em turno e manter o resto absolutamente do jeito que está, ninguém ia falar que não é Final Fantasy. Então o que define um final Fantasy é ter batalha em turno?

Yakuza 7 deixou de ser Yakuza porque virou um RPG por turno?
Na verdade eu tava falando dessa ideia de abandonar airships. O sistema de batalha é o q mais muda na franquia e eu já estou acostumado com isso. 

Eu não acho q seja uma crítica à toa nem q seja algo irrelevante. Muito menos q seja uma questão de airship ser algo prático ou não.
Meu ponto só é que isso não está presente de forma relevante na série desde o FFIX. Eu não considero a airship do X e do XII, é só uma estilização do menu de fast travel. Airships infelizmente morreram a partir do momento que não andamos mais pelo world map do jogo. E, a não ser que façam um Final Fantasy intencionalmente retro, quase um HD-2D estilo Octopath, não vai ter mais esse estilo de mapa.

Assim como eu gosto de JRPG por turno e queria um Final Fantasy novo tradicional, eu sei que não vai acontecer. FF desde o 6 tenta inovar e se adaptar ao que é moderno e atual no game design. E já deu merda por isso, só estou satisfeito que esse parece estar bom.
Tiops escreveu: (28-05-2023, 11:35 AM)É um RPG
eeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Tão RPG quanto Horizon Zero Dawn.
Tiops escreveu: (28-05-2023, 11:50 AM)Meu ponto só é que isso não está presente de forma relevante na série desde o FFIX. Eu não considero a airship do X e do XII, é só uma estilização do menu de fast travel. Airships infelizmente morreram a partir do momento que não andamos mais pelo world map do jogo. E, a não ser que façam um Final Fantasy intencionalmente retro, quase um HD-2D estilo Octopath, não vai ter mais esse estilo de mapa.

Assim como eu gosto de JRPG por turno e queria um Final Fantasy novo tradicional, eu sei que não vai acontecer. FF desde o 6 tenta inovar e se adaptar ao que é moderno e atual no game design. E já deu merda por isso, só estou satisfeito que esse parece estar bom.
Sim, e nos casos do X e XII é somente pra fast travel xD Não ligaria se colocassem isso no XVI também, põe um airship igual ao do VI (o que mais se parece ao estilo medieval) e gg

Até a jogatina de Nostalgia ajudou a lembrar desse aspecto

Anyway, Trails me deixou mal acostumado com fast travel, dá pra ir pra todo canto (literalmente) no CSIV com 2 cliques
Não que eu tenha um problema com isso, vale dizer, acho válido um Final Fantasy de ação. Mas se FF XVI é considerado JRPG, não tem literalmente argumento nenhum pra não permitir Dragon's Dogma e Demon's Souls.

Acho até interessante que esse jogo esteja cutucando esse argumento, passou da hora de aplicar um padrão uniforme pros dois lados do globo. WRPG vai de party based real time with pause isometric fantasy RPG (os cRPGs clássicos) até sci-fi third person shooter + dating sim (Mass Effect) e open world first person (Elder Scrolls), os únicos fatores determinantes são: É RPG? É Ocidental?

Mas do outro lado, o jogo pode ser japonês e RPG e não contar por razões puramente estéticas. E também não acho necessariamente errado, país de origem não diz nada sobre o jogo, é estranho usar isso pra determinar gênero, mas ou limita os dois lados ou libera os dois, limitar um só é estúpido.

FFXVI sendo menos RPG que vários RPGs que são "banidos" do gênero vai ser interessante pra ver se a força da marca importa mais que o gênero de fato.
Action RPG. Pra mim Dragons Dogma e Kingdom Hearts eram action RPGs desde sempre.
Não sei se foi só eu que notei...

Troca o Clive pelo Geralt (Witcher) que o jogo carrega um bocado de semelhanças com o jogo da CPR Lol

Exceto as summons, claro
Tiops escreveu: (28-05-2023, 12:00 PM)Action RPG. Pra mim Dragons Dogma e Kingdom Hearts eram action RPGs desde sempre.
Devil May Cry é Action RPG? Porque até o momento não vi nada em FFXVI em questão de sistemas que não tenha nele. Pelo contrário, magia é estética e não existe atributo de "dano mágico" ou "dano elemental", segundo o diretor, o que deixa ele ainda mais "ação pura" que DMC, ironicamente.

"Mas ele pega a ação de DMC e adiciona o elemento de exploração", então Ninja Gaiden Black é RPG? Darksiders? God of War?

Light Blade escreveu: (28-05-2023, 12:03 PM)Não sei se foi só eu que notei...

Troca o Clive pelo Geralt (Witcher) que o jogo carrega um bocado de semelhanças com o jogo da CPR Lol

Exceto as summons, claro
Sim, foi bem falado no primeiro trailer, principalmente por causa do cenário da luta com o Morbol e tal, é bem Flotsam/Velen.

Mas graças a Deus é só estética a lembrança. Estética de Witcher 3 é excelente, ruim é o jogo.
Posseidon escreveu: (28-05-2023, 12:29 AM)Final Fantasy XVI foi considerado para PS4

Falando durante uma entrevista com Final Fantasy Union (via PSU), Naoki Yoshida, o produtor por trás de Final Fantasy XVI, revelou que o RPG foi originalmente planejado para lançamento no PS4, além do PS5.

Disso não temos dúvida. Só olhar pras imagens Lol
Lol
Gbraga escreveu: (28-05-2023, 12:06 PM)Devil May Cry é Action RPG? Porque até o momento não vi nada em FFXVI em questão de sistemas que não tenha nele. Pelo contrário, magia é estética e não existe atributo de "dano mágico" ou "dano elemental", segundo o diretor, o que deixa ele ainda mais "ação pura" que DMC, ironicamente.

"Mas ele pega a ação de DMC e adiciona o elemento de exploração", então Ninja Gaiden Black é RPG? Darksiders? God of War?

Sim, foi bem falado no primeiro trailer, principalmente por causa do cenário da luta com o Morbol e tal, é bem Flotsam/Velen.

Mas graças a Deus é só estética a lembrança. Estética de Witcher 3 é excelente, ruim é o jogo.

Não né, DMC não tem level, atributos, equipamentos e acessórios, um foco em história /narrativa, quests, etc. Pra mim a presença disso é que definia que um jogo de ação fosse um action RPG, e não simplesmente action. Pra mim era consenso que Kingdom Hearts é um RPG, pq o FFXVI não seria?

Uma coisa que deixa tudo mais confuso é que os joguinhos hoje ficam enfiando os chamados "elementos de RPG" em tudo.

Eu acho que uma coisa confusa pra mim é que muito jogo está colocando elementos de RPG neles. Dois exemplos que você citou, o único que tem isso são os GoWs novos, e as configurações de equipamentos do jogo são sim elementos tradicionalmente de um RPG, mas que no fim são um ponto muito pequeno no todo do jogo pra poder considerar ele um RPG mesmo.
Então Zelda e Okami são RPG?
Mas meu ponto é que se Final Fantasy Tactics na verdade fosse chamado Final Fantasy 8 eu não estaria chorando. Continuaria sendo um jogaço, um dos melhores da série toda, e o mundo do jogo é obviamente o de um FF. Assim como o 16 APARENTA ser.

Jack Russel escreveu: (28-05-2023, 01:54 PM)Então Zelda e Okami são RPG?

Somos.
Gbraga escreveu: (23-05-2023, 12:11 PM)Ué, dá nada. Também não precisa se sentir obrigado a jogar sozinho, pelo que entendo o propósito das jogatinas coletivas é animar de jogar algo que a gente provavelmente não jogaria se não tivesse os gordão pra conversar a respeito.

Ah, eu gosto desses JRPG nesse estilo classicão, tá gostosinho de jogar por ser bem dinâmico, com as dungeons menorzinhas.

Acabou que tô com mais de 6 horas nele, acabei de passar da base da Sibéria.
A linha que define o que é um RPG ficou bem embaçada atualmente, ao ponto de que o termo ficou quase irrelevante.

Final Fantasy atualmente só é RPG no sentido mais abrangente do termo.

Isso nem me importa muito, ainda acho que o XVI vai ser foda, até fiz pré order.