28-05-2023, 02:25 PM
talvez o verdadeiro rpg sejam os amigos que fazemos pelo caminho
Oficial Central dos JRPGs XIII
|
28-05-2023, 02:25 PM
talvez o verdadeiro rpg sejam os amigos que fazemos pelo caminho
28-05-2023, 02:27 PM
HeRinger escreveu: (28-05-2023, 02:22 PM)A linha que define o que é um RPG ficou bem embaçada atualmente, ao ponto de que o termo ficou quase irrelevante. Bem por aí merm. O povo já argumenta há muito tempo que JRPG tb nem é "RPG de verdade" há muito tempo, já que vc não cria um personagem e interpreta um papel né, com decisões em história e tal. Aí agora todo jogo tem skill tree e equipamento que aumenta um level ultra artifical do personagem.
28-05-2023, 02:30 PM
JRPG é uma idéia
28-05-2023, 02:43 PM
28-05-2023, 02:49 PM
abri minha versão em pdf desse livro aqui e não tem final fantasy 16 nele, então não é rpg, tem o 7, o e 9 eu acho
28-05-2023, 02:54 PM
Vcs falam de ser JRPG como se fosse um elogio
28-05-2023, 03:11 PM
Nem o MMO FFXIV eu não considero mais um RPG de verdade sinceramente. E não, não é por ser MMO.
Tirando o sistema de lv e equipamentos (que possuem uma progressão linear e e sem graça diga-se de passagem) não passa de um action de tab target. Não há variação de build ou de skills em nenhuma classe, todo monk vai jogar da mesma forma, fazer as mesmas rotações os stats só estão ali pra enfeitar pq no final fica todo mundo com os mesmos equipamentos, sem variação sem nada. E na história vc tem escolhas de diálogos que mudam respostas dos NPCs ou até mesmo cutscenes inteiras em raras ocasiões, mas não é tão frequente e é só isso mesmo. Provavelmente depois desse ultimo patch, eu vou parar de jogar, não pretendo continuar na expansão. A história do jogo basicamente acabou e é tudo filler agora enquanto o gameplay é mais do mesmo. Pra dizer que n é de todo ruim, gostei bastante da música na raid dessa expansão. Não chega a ser tão boa quanto Alexander mas é top tier.
28-05-2023, 03:21 PM
chega inuk9
Eu acredito q boa parte dos jogos é um híbrido de dois ou mais estilos, e isso não é de hoje. No PS1 já tínhamos Parasite Eve, q misturava TPS, survival horror e RPG no 2. God of War mistura hack'n'slash com platforming e uma evolução básica de RPG.
Acho q o ponto é o enfoque do game, ou seja, aquilo q mais prevalece dentre as características do jogo. E JRPG não é um estilo q pretende ser um D & D, ele pode ter surgido originalmente disso, mas já se afastou há décadas desse estilo. Mais importante do q isso é a identidade q o jogo tem como franquia. Se simplesmente tirarem tudo o q define um Final Fantasy, qual o sentido? Pois a fanbase busca o jogo baseado em experiências prévias q teve com a série. Se for algo completamente desassociado do q foi, a chance de alienar muitos fãs é grande. Isso tem uma importância óbvia. Imaginem se um dia resolvessem transformar Zelda em um clone de Mario, os fãs iam curtir? Ou Souls num clone de Metal Gear? Não tem sentido, pessoas gostam de determinados jogos por conta das características q esses jogos já demonstraram ter. Por mais q possa mudar algumas coisas, existe um core q precisa estar lá.
28-05-2023, 03:26 PM
28-05-2023, 03:29 PM
Wander escreveu: (28-05-2023, 03:22 PM)Mais importante do q isso é a identidade q o jogo tem como franquia. Se simplesmente tirarem tudo o q define um Final Fantasy, qual o sentido? Pois a fanbase busca o jogo baseado em experiências prévias q teve com a série. Se for algo completamente desassociado do q foi, a chance de alienar muitos fãs é grande. Isso eu concordo plenamente. E Final Fantasy 16 está muito longe de tirar tudo que define um FF.
28-05-2023, 03:32 PM
Light Blade escreveu: (28-05-2023, 11:56 AM)Sim, e nos casos do X e XII é somente pra fast travel xD Não ligaria se colocassem isso no XVI também, põe um airship igual ao do VI (o que mais se parece ao estilo medieval) e ggAté estranho jogo que não dá pra fazer fast travel dentro da cidade
28-05-2023, 03:33 PM
Tiops escreveu: (28-05-2023, 03:29 PM)Isso eu concordo plenamente. E Final Fantasy 16 está muito longe de tirar tudo que define um FF. Só pra esclarecer, não tô hateando o jogo, na verdade eu tenho muita vontade de jogar o XVI tbm. E tbm não acho q o jogo foge de tudo q um FF é. Só acho "perigosa" pra série essa ideia de tirar uma coisa importante aqui, outra ali. Tipo, no XVI tiram airship, aí no XVII tiram os moogles, no XVIII tiram o Cid, e por aí vai. Daqui a pouco não sobra nada.
28-05-2023, 03:39 PM
Wander escreveu: (28-05-2023, 03:33 PM)Só pra esclarecer, não tô hateando o jogo, na verdade eu tenho muita vontade de jogar o XVI tbm. E tbm não acho q o jogo foge de tudo q um FF é. Só acho "perigosa" pra série essa ideia de tirar uma coisa importante aqui, outra ali. Tipo, no XVI tiram airship, aí no XVII tiram os moogles, no XVIII tiram o Cid, e por aí vai. Daqui a pouco não sobra nada. Pode ser um problema sim se decidirem tirarem muitos elementos mesmo e descaracterizar a série. Mas felizmente, apesar de não podermos viajar de airship por aí (não que elas não existam no mundo do jogo tb), ainda é um mundo com base nos cristais (que inclusive eram MUITO mais core da série do que qualquer outra coisa até o FF6), cheio dos inimigos e criaturas que conhecemos. Eu só tenho a impressão que essa discussão não existiria se fosse um RPG por turnos.
28-05-2023, 04:00 PM
Tiops escreveu: (28-05-2023, 01:14 PM)Não né, DMC não tem level, atributos, equipamentos e acessórios, um foco em história /narrativa, quests, etc. Pra mim a presença disso é que definia que um jogo de ação fosse um action RPG, e não simplesmente action. Pra mim era consenso que Kingdom Hearts é um RPG, pq o FFXVI não seria?Mas se GOW 2018 não é RPG, não vejo nada em FFXVI que faça dele RPG em comparação. Equipamentos, acessórios, level, atributos, tá tudo lá. GOW Ragnarok tem até build de poison, coisa que FFXVI não vai ter porque não existe dano elemental ou mágico. Não tem foco em história maior que hold forward to cry, sidequest tem uma porrada, e algumas bem boas, inclusive. Kingdom Hearts é action mas é literalmente "menu-based", não tem nem onde ter dúvida disso. Talvez o jogo full de FFXVI seja mais pesado no RPG que o que mostraram até agora, mas visto que na PAX eles falaram que em Abril iam mostrar a parte RPG da coisa, acho que não. Tiops escreveu: (28-05-2023, 02:06 PM)Mas meu ponto é que se Final Fantasy Tactics na verdade fosse chamado Final Fantasy 8 eu não estaria chorando. Continuaria sendo um jogaço, um dos melhores da série toda, e o mundo do jogo é obviamente o de um FF. Assim como o 16 APARENTA ser.Também não me incomodo dele ser um FF mainline, mas é bem comparável à mudança de RE4 ou RE7 pra mim. Ou GOW 2018. Todos esses têm gente que não gostou e sente falta do estilo anterior. HeRinger escreveu: (28-05-2023, 02:22 PM)A linha que define o que é um RPG ficou bem embaçada atualmente, ao ponto de que o termo ficou quase irrelevante.Sim, eu até gosto mais de jogo de ação que de RPG de forma geral, não digo como demérito, mas também não é de se surpreender de que tenha gente que não gostou, não é só frescura de saudosista, tem gente que não gosta de jogo de ação ué.
28-05-2023, 04:10 PM
28-05-2023, 04:13 PM
Tiops escreveu: (28-05-2023, 03:39 PM)Pode ser um problema sim se decidirem tirarem muitos elementos mesmo e descaracterizar a série. Mas felizmente, apesar de não podermos viajar de airship por aí (não que elas não existam no mundo do jogo tb), ainda é um mundo com base nos cristais (que inclusive eram MUITO mais core da série do que qualquer outra coisa até o FF6), cheio dos inimigos e criaturas que conhecemos."Essa discussão não existiria se o jogo não tivesse passado pela mudança de gênero mais radical da história dos jogos mainline da franquia" A própria questão dos cristais é usada de forma metafórica pra marcar o distanciamento da tradição, a tagline do jogo é justamente "The legacy of the crystals has shaped our history for long enough"
28-05-2023, 04:18 PM
|
« Mais Antigo | Mais Recente »
|