Oficial 16a Central PlayStation
Gbraga escreveu: (08-06-2023, 01:38 PM)"Localização de jogos é mais frequente no PS4 que no PS3" não é um argumento que eu discordaria.

"PS4 é melhor que o PS3" é.

Você tá tentando fazer um ser igual ao outro, não é.

"PS4 é melhor que o PS3 porque eu posso jogar mais jogos de PS3 da série Yakuza em inglês" é similar a "PS5 é melhor que o PS4 porque eu posso jogar os jogos de PS4 também", que é outro argumento que é comum, mas eu também discordo.

Yakuza no PS3 envolve 0, Kiwami 1 e Ishin, Yakuza no PS4 envolve Judgment, Kiwami 2 e Ishin Remake. Não vejo como é perto de polêmico considerar dessa forma.

"Prefiro PS4 porque tenho acesso a todos em um idioma que eu entenda" é um argumento perfeitamente justo e que eu vou concordar, "esses jogos na verdade só contam como PS4" que é intelectualmente desonesto. Jogo de PS3 não deixa de ser de PS3 porque eu joguei a versão PC a 4K e 60fps.

Pro T-Rex então o PS4 não tem nenhum Yakuza na verdade, porque ele não entende inglês. Uma pena o flop do PS4. Yakuza PS2 Bomba Patch é o único que conta.

Pode incluir o Kiwami 1 na lista das lixeiras também.

Saturn nem é gente. SEGA só começou a prestar quando desistiu de console.

Mais uma falsa equivalência.

Eu jogar no PC não anula o fato de que era perfeitamente acessível ao público ocidental jogar no PS4. Este NÃO é o caso de jogos de PS3 que nunca foram lançados no Ocidente, e sendo jogos essencialmente focados em contar uma história, também são absolutamente inacessíveis para 99% do público Ocidental.

Mas enfim, semântica. Meu ponto é que para o público ocidental, o qual fazemos parte, o PS4 teve uma biblioteca melhor. Se o seu argumento for o de que "se contar os jogos Japan only, que eu jogo e entendo sem problemas, o PS3 é melhor", então... Ok? Parabéns? Ainda que fosse uma afirmativa verdadeira (e eu não sou versado em todos os jogos Japan only de ambos os consoles para saber), seria absolutamente irrelevante para mim.
Jack Russel escreveu: (08-06-2023, 01:52 PM)Só pegar cada dev e o que ela entregou em cada geração. Não tem muito segredo.

Inclusive é o argumento que eu costumo usar pra dizer que a geração PS2 que foi a era de ouro dos JRPGs, e não o PS1. Tirando a Square, todas as desenvolvedoras do gênero entregaram muito mais na geração PS2.

Tirando a From e a Namco, praticamente todas entregaram muito menos no PS4Xone.
Acho que na questão do JRPG é mais porque o povo atrela Square-Enix a JRPG e julga tudo com base nisso, msa pra Atlus por exemplo o PS2 foi do caralho, nossa senhora.
Jack Russel escreveu: (08-06-2023, 01:52 PM)Só pegar cada dev e o que ela entregou em cada geração. Não tem muito segredo.

Inclusive é o argumento que eu costumo usar pra dizer que a geração PS2 que foi a era de ouro dos JRPGs, e não o PS1. Tirando a Square, todas as desenvolvedoras do gênero entregaram muito mais na geração PS2.

Tirando a From e a Namco, praticamente todas entregaram muito menos no PS4Xone.

Dizer que o PS2 é melhor que o PS1 em JRPGs e no geral não é nada polêmico. O PS2 é com bastante frequência considerado o melhor console de todos os tempos.
HeRinger escreveu: (08-06-2023, 01:52 PM)Mais uma falsa equivalência.

Eu jogar no PC não anula o fato de que era perfeitamente acessível ao público ocidental jogar no PS4. Este NÃO é o caso de jogos de PS3 que nunca foram lançados no Ocidente, e sendo jogos essencialmente focados em contar uma história, também são absolutamente inacessíveis para 99% do público Ocidental.

Mas enfim, semântica. Meu ponto é que para o público ocidental, o qual fazemos parte, o PS4 teve uma biblioteca melhor. Se o seu argumento for o de que "se contar os jogos Japan only, que eu jogo e entendo sem problemas, o PS3 é melhor", então... Ok? Parabéns? Ainda que fosse uma afirmativa verdadeira (e eu não sou versado em todos os jogos Japan only de ambos os consoles para saber), seria absolutamente irrelevante para mim.
Não, o argumento é especificamente que eu acho que um jogo que não foi localizado não deixa de contar como parte do seu console de origem, independente de como eu particularmente joguei. No fim das contas os jogos que não foram localizados não mudam minha opinião sobre o posicionamento dos consoles não, até porque eu conseguir jogar jogo em japonês é algo extremamente recente, e ainda não joguei quase nada que não tá disponível em inglês. Acho que o único até agora foi um Touhou, mas grande merda o texto desses jogos, eu pulo todo diálogo.
Gbraga escreveu: (08-06-2023, 01:45 PM)Como que a Capcom atual é muito melhor? Virou fábrica de RE.

Tenho bem mais expectativa pela Capcom do PS5 que apreço pela Capcom PS4. Nos anos finais da gen PS3 a Capcom deu uma morrida foda mesmo (não que o começo da PS4 tenha sido particularmente bom com Marvel Infinite e SF5), mas antes disso entregou um monte de jogo bom, como Dragon's Dogma, Dead Rising, Lost Planet, RE5, SF4, Marvel 3, Capcom era fodaça no PS3.

Namco não ligo tanto pros jogos de desenvolvimento interno dela, mas como publisher no PS3 me deu Dark Souls, no PS4 me deu Elden Ring, infinitamente inferior. Mas tá pra se redimir com Armored Core 6, oremos.

Nintendo cago e ando, Sega é melhor porque agora Sega = Atlus, mas nem lembro se essa compra aconteceu no PS3 ou PS4, acho que PS4 né? Catherine ainda não era considerado um jogo da SEGA, acho.

Square acho bem equilibrado entre as duas gens, mas ainda não joguei o monte de jogo 2D HD que lançaram na última gen, pode ser que façam bastante diferença, esse eu aceito.
Monster Hunter era jogo de portátil de hardware pior que PS2, sem segundo analógico. Mudou de patamar no PS4. RE é a principal série da Capcom e foi terrivelmente humilhada no PS3. DmC é um jogo de um nível pior que os tradicionais da série.

Namco oferecer jogos de suas séries principais nos consoles com poder de hardware e orçamento de gente. Tales e outros JRPGs como Scarlett Nexus tinham estúdios fazendo jogos portáteis na geração PS3.

Sua opinião sobre Nintendo não muda a realidade material que é: a empresa atualmente está bem melhor.

Sega lança mais Yakuzas, tem mais ramificações de Sonic, tem Atlus agora e mais uma vez a regra que repeti até agora: não tem mais produção de baixo nível focado em portáteis.

Square dividia JRPG clássico por turno com 3DS e mobile/Vita, ficou preso com FF13 na geração inteira, dividiu KH em 500 plataformas (nenhuma sendo os consoles principais) e gastava parte de seus recursos comprando estúdio ocidental. Teve ótimos jogos na época, todos para portáteis e não para a "geração PS360".
Vilela escreveu: (08-06-2023, 12:03 PM)loko os stands

Y3fgFB7SS1o

Nuss, o cara que tá desenvolvendo esse tá há anos e anos e anos fazendo isso. Até estranhei que ele tinha sumido do Twitter. Deve tá perto de terminar, então. Emotion
E como eu disse outro dia, eu PESSOALMENTE tenho mais apreço pela biblioteca do PS3, porque estava em outro momento da minha vida, quando jogava tudo despreocupadamente. Hoje sou um velho rabugento, bem mais exigente com o que eu jogo.

Mas quando eu me distancio da minha memória afetiva, constato que a biblioteca do PS4 é mais madura em todos os sentidos: qualidade, quantidade e variedade. Ainda que algumas developers importantes tenham um output inferior, outras cresceram, novas surgiram e nunca na história tivemos um boom de novos desenvolvedores entrando na indústria e entregando coisa de qualidade.
HeRinger escreveu: (08-06-2023, 01:14 PM)Ah nem Serge, para com isso que seu posto foi meio canalha. Lol

Kenzan nem lançado no Ocidente foi, e para nós o que conta é o que foi lançado no Ocidente.

PS4 teve 0, Kiwawi, Kiwawi 2, 6, 7, Judgement, Lost Judgement (são dois jogos, não um só), Ishin e provavelmente vai receber os outros que estão para lançar.

A geração não se resume a Yakuza mesmo, mas se resumisse, PS3 não daria a largada.

Pior q eu realmente não lembrei do 0, Kiwami e Kiwami 2, deu branco aqui. Lol

viceprince escreveu: (08-06-2023, 01:15 PM)Ishin, 0, Kiwami, Kiwami 2, 6, 7 esse novo e Judgment e Lost Judgment que são praticamente jogos da série. Isso, sem contar que o lançamento é sem diferenças significativas da versão japonesa e localizada (o maior gargalo da série no passado).

E eu sei que o PS3 não teve só Yakuza e teria vantagem em algumas séries, mas foi irônico que justamente você escolheu esses naqueles seus exemplos. Lol

É q eu estava citando diversas séries de memória, aí não lembrei direito q Yakuza tinha todos esses títulos no PS4.

HeRinger escreveu: (08-06-2023, 01:30 PM)Eu nem sei porque estou usando Yakuza como referência, eu nem gosto de Yakuza. Lol

Mas que usar jogo Japan only como argumento é desonestidade intelectual, ah é.

Cara, pior q no meu caso não foi desonestidade intelectual, eu genuinamente curto alguns jogos japan only. Black Panther, do PSP, eu gostei tanto q zerei a campanha e ainda fiz speedrun em duas categorias diferentes.

Tales of Destiny Director's Cut e Rebirth são dois dos melhores action rpgs q já joguei e são jp-only tbm. Joguei incontáveis horas deles.

Last Ranker é outro JP Only q joguei e rejoguei, amo demais.  ^_^

HeRinger escreveu: (08-06-2023, 01:32 PM)E outra coisa, dois dos Yakuza de PS3 são lixeiras inacreditáveis, caso do 3 e do 5. E esses aí eu joguei para falar. Os de PS4 são consideravelmente melhores.

Até o Serge concorda.

Eu não acho Yakuza 3 lixo, curto bastante. Acho mais fraco q a maioria, mas lixo não. Yakuza 5 é lixo mesmo, pelo menos até o momento.
viceprince escreveu: (08-06-2023, 01:58 PM)Monster Hunter era jogo de portátil de hardware pior que PS2, sem segundo analógico. Mudou de patamar no PS4. RE é a principal série da Capcom e foi terrivelmente humilhada no PS3. DmC é um jogo de um nível pior que os tradicionais da série.

Namco oferecer jogos de suas séries principais nos consoles com poder de hardware e orçamento de gente. Tales e outros JRPGs como Scarlett Nexus tinham estúdios fazendo jogos portáteis na geração PS3.

Sua opinião sobre Nintendo não muda a realidade material que é: a empresa atualmente está bem melhor.

Sega lança mais Yakuzas, tem mais ramificações de Sonic, tem Atlus agora e mais uma vez a regra que repeti até agora: não tem mais produção de baixo nível focado em portáteis.

Square dividia JRPG clássico por turno com 3DS e mobile/Vita, ficou preso com FF13 na geração inteira, dividiu KH em 500 plataformas (nenhuma sendo os consoles principais) e gastava parte de seus recursos comprando estúdio ocidental. Teve ótimos jogos na época, todos para portáteis e não para a "geração PS360".
Monster Hunter é justo mesmo, não joguei o World ainda. DmC não foi o único jogo da série no PS3, porque outro benefício da época era que o Itsuno entregava DMC4 e Dragon's Dogma como diretor e DmC como produtor numa gen só, enquanto que na do PS4 só deu pra DMC5 e um remaster de DMC4 e olhe lá. Dragon's Dogma 2 já tá confirmado como PS5 only.

Minha opinião sobre a Nintendo não era pra mudar nada, só que eu não sei opinar mesmo. Não jogo as coisas deles.

Sega de acordo.

Pra PS3 a Square foi ruim não, mesmo ignorando o lado ocidental com coisa tipo Sleeping Dogs, e ignorando portátil que eu também nunca liguei, PS3 teve FFXIII, The Last Remnant, Nier, Drakengard 3, Star Ocean 4, sicneramente não achei ruim pro meu gosto não. No PS4 teve KH III, FFXV e Nier Automata, também foi bem bom, mas como falei teve os 2D HD e recentemente como publisher investiram em uns jogos pobretão tranqueira que me parecem bons também, mas que floparam. Ah e DQ XII, que ainda não joguei mas acho justo já incluir mesmo assim.

Espero que continuem investindo em jogos menores nessa linha do 2D HD, bom demais não ter que esperar 80 anos por jogo que acaba sendo "ok" no fim das contas.
Quando o assunto é Final Fantasy, tanto PS3 quando PS4 ficaram devendo. FFXVI vem aí para mostrar que Final Fantasy não morreu.

Se não prestar, enterra logo a franquia.
Gbraga escreveu: (08-06-2023, 01:50 PM)Mas sim, o ocidente era BEM melhor na geração PS3, uma anomalia, pra ser justo, porque sempre foram e sempre serão ruins. Só prestaram por uma gen mesmo. Mas essa gen deu um monte de pérola pra gente, sdds.

Pelo menos a Remedy sempre foi GOTY toda gen Emotion
Concordo Emotion
viceprince escreveu: (08-06-2023, 01:41 PM)Nada contra alguém preferir a geração PS360, mas é preciso ser coerente.

Se o estilo preferido da pessoa é jogo americano e de desenvolvedoras como Bethesda, Bioware, Warner e Ubisoft, PS360 foi infinitamente melhor que as plataformas atuais. Mas se a preferência é jogo japonês, Square, Capcom, Tecmo, Namco, Nintendo e Sega atuais (do PS4 pra cá) são muito melhores. Até porque tanto as desenvolvedoras japonesas não se adaptaram bem tecnologicamente na transição de desenvolvimento de jogos em HD, como também porque o mercado perdeu o apelo por jogos exclusivamente portáteis, então uma porrada de série que tinha versões limitadas para um DS ou 3DS, passaram a ter versões de maior escopo e qualidade para as plataformas principais.

Como a Namco do PS4 foi melhor q a do PS3? Falando exclusivamente de jogos feitos por ela, entregaram Tales of Vesperia, Graces F, Xillia 1 e 2 no PS3, enquanto no PS4 foram Zestiria, Berseria e Arise. 

Vesperia é o preferido de muita gente, Graces F é só o melhor gameplay 3D da série até hoje e top 3 overall.

Square foi pior mesmo, apesar de algumas pérolas, como Ressonance of Fate.

Nintendo fez Mario Galaxy 1 e 2, Zelda Twilight Princess e Zelda Skyward Sword, DKC TF, tenho uma leve impressão de q foi mais produtiva naquela época.

Tecmo não fez os NGs 1, 2 e 3 no PS3? Como pode ser pior q hoje?

Sega era pior mesmo.

E Capcom era melhor, vide os posts do Braga.
Verdade, esqueci de Resonance of Fate Emotion

Curioso que a versão PC é self published pela Tri-Ace, devem ter comprado os direitos, mas compraram pra não fazer porra nenhuna, nem promoção direito fazem.
Twilight Princess é GC, NG1 é Xbox Original, PS360 foi só Ninja Gaiden 2 que presta mesmo, Zestiria e Berseria também são cross-gen.

Gosto mais de Ninja Gaiden que de Nioh, mas melhor dois Nioh decente, um FF Chaos e um Marvel Ultimate Alliance que só NG2.

Team Ninja deu uma reerguida foda com Nioh depois de irem pra merda com a saída do Itagaki. O próprio por outro lado só fracassa. Lol
Ah sim, tá correto. Sobre Twilight Princess, é q na época ele foi cross-gen, lançaram simultaneamente pro GC e Wii.

E falei de NG1 pensando no Sigma, mas de fato ele só é uma versão de pobre do Black. NG3 Razor's Edge eu tinha ouvido q fizeram uns patches pra melhorar, mas não sei se é verídico.
Wander escreveu: (08-06-2023, 02:48 PM)Ah sim, tá correto. Sobre Twilight Princess, é q na época ele foi cross-gen, lançaram simultaneamente pro GC e Wii.

E falei de NG1 pensando no Sigma, mas de fato ele só é uma versão de pobre do Black. NG3 Razor's Edge eu tinha ouvido q fizeram uns patches pra melhorar, mas não sei se é verídico.
Melhorar melhorou, mas ainda é merda. Sigma e 2 são bem melhores, mesmo o Sigma sendo capado em relação ao original.
Essa discussão do output de cada publisher é mais interessante. Eu até concordo que algumas pioraram mesmo, até porque os custos e tempo de desenvolvimento aumentaram muito.

Tales especificamente eu acho que o número caiu porque a Namco resolveu mudar de direção com a série, diminuindo a quantidade de lançamentos mas dedicando mais recursos a cada título, tentando elevar o patamar da série. De acordo com muitos, ela conseguiu isso com o Arise.
Elevar patamar só se for graficamente, né. Pq é muito mais interessante um bom battle system do q gráficos melhores, e a série nunca foi top visualmente mesmo, então tanto faz.
Wander escreveu: (08-06-2023, 03:27 PM)Elevar patamar só se for graficamente, né. Pq é muito mais interessante um bom battle system do q gráficos melhores, e a série nunca foi top visualmente mesmo, então tanto faz.

Ah, se a qualidade subiu ou não é uma questão subjetiva, mas dá para ver claramente que o jogo teve um orçamento bem maior que os outros.
Teve vendas também? Adianta nada subir o orçamento e falir a empresa Emotion

Se conseguiram fazer número de gente grande, aí é outra história.