Tópicos: 68
07-07-2023, 10:50 AM
(Última alteração: 07-07-2023, 10:50 AM por viceprince.)
Wander escreveu: (07-07-2023, 10:10 AM)Pera lá, dizer q FF está sempre mudando é um fato desde o início da franquia, não é ilusão de ninguém. O q não significa apoiar q ele tenha mudado de gênero (se é q mudou mesmo). Mesmo se tivesse mudado de gênero (o que eu discordo porque gênero não está associado exclusivamente a características de combate),o argumento dele continua fraco porque quando a franquia RE passou pelas mesmas acusações por minorias de "Não é RE de verdade", não apenas a série passou a vender mais, como a grande maioria dos antigos fãs continuaram gostando da série.
Essa percepção não afeta negativamente uma série, sendo no caso de RE o que queimou a série foi a percepção geral das pessoas que RE6 era um jogo ruim, não por "não é RE de verdade".
Tópicos: 208
YoshiP deu uma entrevista pra um gordin. Falou que estão felizes com a repercussão do jogo, e apesar de ser um jogo fechado ao contrário do FFXIV, eles vão continuar fazendo updates, tipo esse recente tirando o motion blur e o follow da câmera. Também deixou claro o óbvio que vai rolar DLC.
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
viceprince escreveu: (07-07-2023, 10:50 AM)Mesmo se tivesse mudado de gênero (o que eu discordo porque gênero não está associado exclusivamente a características de combate),o argumento dele continua fraco porque quando a franquia RE passou pelas mesmas acusações por minorias de "Não é RE de verdade", não apenas a série passou a vender mais, como a grande maioria dos antigos fãs continuaram gostando da série.
Essa percepção não afeta negativamente uma série, sendo no caso de RE o que queimou a série foi a percepção geral das pessoas que RE6 era um jogo ruim, não por "não é RE de verdade".
Sim, eu falo no sentido de q, como não joguei, não sei se deixou de ser RPG ou se é só exagero dos haters. Battle System não muda gênero mesmo não, se fosse assim Tales of Graces F e Atelier Totori seriam jogos de gêneros diferentes. O q muda é a presença ou não de sistemas de evolução de RPG e a relevância disso no jogo como um todo.
Quanto às vendas, é uma questão de marketing e de o produto final ser bom. RE4 não é um Resident Evil nos moldes clássicos, mas é um jogão assim mesmo. RE6 não é nem um nem outro.
Tópicos: 79
Tiops escreveu: (07-07-2023, 10:54 AM)YoshiP deu uma entrevista pra um gordin. Falou que estão felizes com a repercussão do jogo, e apesar de ser um jogo fechado ao contrário do FFXIV, eles vão continuar fazendo updates, tipo esse recente tirando o motion blur e o follow da câmera. Também deixou claro o óbvio que vai rolar DLC.
o que é o follow de câmera exatamente? não dava pra andar na direção da câmera antes?
Tópicos: 208
Gbraga escreveu: (07-07-2023, 10:56 AM)o que é o follow de câmera exatamente? não dava pra andar na direção da câmera antes?
S, a câmera ia andando (não instantaneamente, mas ia) conforme o personagem vira. Dá pra desligar individualmente pro andar e pros ataques agora.
Wander escreveu: (07-07-2023, 10:55 AM)Sim, eu falo no sentido de q, como não joguei, não sei se deixou de ser RPG ou se é só exagero dos haters. Battle System não muda gênero mesmo não, se fosse assim Tales of Graces F e Atelier Totori seriam jogos de gêneros diferentes. O q muda é a presença ou não de sistemas de evolução de RPG e a relevância disso no jogo como um todo.
Quanto às vendas, é uma questão de marketing e de o produto final ser bom. RE4 não é um Resident Evil nos moldes clássicos, mas é um jogão assim mesmo. RE6 não é nem um nem outro. Exato, mas peguei nisso porque uma das bases do que estava sendo discutido era que o pessoal dizia que "É bom, mas não é FF de verdade".
Considero que não existe nenhum dado que justifique que essa percepção poderia causar um fracasso para o jogo, até porque, mesmo se defender a hipótese de que realmente mudou de gênero, é para outro gênero com proximidades de inúmeras características.
Eu até entendendo que transformar um jogo de um gênero radicalmente em outro sem relação nenhuma poderia logicamente afastar o interesse das pessoas, mas FFXVI na pior das hipóteses estaria naquele gênero híbrido que os atuais jogos de ação como God of War fazem parte, ou seja, gêneros populares que os próprios jogadores de FF costumam jogar.
Tópicos: 277
viceprince escreveu: (07-07-2023, 10:43 AM)Sua interpretação de texto está fraca. Ele sustentou o argumento em opinião de alguns amigos e o que eu disse é que opiniões baseadas num recorte pequeno são estatisticamente irrelevantes porque qualquer tentativa de interpretação da realidade exige uma amostra grande de dados.
Eu posso citar exemplos infinitos que provam o meu ponto, por exemplo, aqui no fórum e entre meus amigos, Final Fantasy XVI vendeu muito mais do que Hogwarts Legacy, mas qual vendeu muito mais mundialmente?
Pois é, querer classificar qualquer coisa por um pequeno recorte do seu entorno é um erro gravíssimo de avaliação.
Como é chato falar contigo em qualquer situação
Tem nada a ver com interpretação de texto.
O cara falou "O que mais ouço, em conversas: "Ah cara, é um bom jogo, só não é um bom final fantasy" com tom cabisbaixo."
Vc disse "o que seus amigos acham não é parâmetro"
E eu respondi "Isso é meio que consenso, não é só um grupo falando".
Independente da qualidade do jogo a verdade é que deixou de ser RPG, e eu posso dar vários argumentos aqui que já foram citados. Simplificação de "status" ao ponto que até jogos como GOW possuem status mais complexos, falta de jobs/classes, falta de party tradicional, não tem vantagem elemental, "skill tree" irrelevante depois de um certo ponto visto que vc pode dar refund a qualquer hora e só pode usar 6 skills ao mesmo tempo.
E eu não comentei nada sobre vendas de nada, to falando puramente sobre o jogo.
Tópicos: 4
Consigo chamar esse jogo de Action RPG mesmo não, pra mim é só Action mesmo.
Não precisaria de muito pra eu adicionar o RPG ai, mas os caras realmente fizeram nem o mínimo de esforço pra isso, o que é uma pena, porque o combate tá gostosinho demais, se coloca um pouco mais de opções/complexidade nele, tinha um bom potencial.
Tópicos: 7
viceprince escreveu: (07-07-2023, 09:18 AM)Sim, seus amigos são irrelevantes, seus parâmetros fracos e ausentes de lógica.
Você mesmo disse que seus amigos optaram por XBOX e isso em momento algum refletiu em sucesso da plataforma. Seus amigos sequer teriam como comprar FF XVI pra vc falar em falta de interesse.
Sim porque afirmei que todos eles compraram XSS!!  Vice, eu não tenho só 2 amigos não!! Você critica a interpretação alheia mas a sua é bem falha também, baixa bola.
Porém os que jogaram se enquadram nas reclamações gerais. Seu fanatismo pela plataforma te faz passar uns apertos desnecessários. Além de que, opinião irrelevante aqui é a sua, que tem muito gogó e pouco dedo, quando o cinto aperta, apela para tópicos extras, tentando parecer sumidade na forma que debate.
Tópicos: 195
Alguns jogos que não são considerados RPG, mas possuem sistemas de RPG mais robustos que FFXVI:
- Assassin's Creed Odyssey
- Assassin's Creed Valhalla
- God of War 2018
- God of War Ragnarok
- Astral Chain
- Horizon
- Middle Earth: Shadow of War
Para mencionar só alguns.
Mas enfim, isso nem faz muita diferença para mim. O que importa é se o jogo é bom, e o jogo é muito bom, apesar das suas falhas. Contanto que não mudem o gênero RADICALMENTE, tá tranquilo para mim.
Tópicos: 538
NNID: SW-2072-8762-2527
Live: mayconsignor
PSN: mayconsignor
Steam: mayconsignor
HeRinger escreveu: (07-07-2023, 11:28 AM)Alguns jogos que não são considerados RPG, mas possuem sistemas de RPG mais robustos que FFXVI:
- God of War 2018
- God of War Ragnarok
- Astral Chain
- Horizon
Mas enfim, isso nem faz muita diferença para mim. O que importa é se o jogo é bom, e o jogo é muito bom, apesar das suas falhas. Contanto que não mudem o gênero RADICALMENTE, tá tranquilo para mim.
Tópicos: 499
HeRinger escreveu: (07-07-2023, 11:28 AM)Alguns jogos que não são considerados RPG, mas possuem sistemas de RPG mais robustos que FFXVI:
- God of War 2018
- God of War Ragnarok
- Astral Chain
- Horizon
Mas enfim, isso nem faz muita diferença para mim. O que importa é se o jogo é bom, e o jogo é muito bom, apesar das suas falhas. Contanto que não mudem o gênero RADICALMENTE, tá tranquilo para mim. O que Astral Chain e Horizon teria mais RPG que FFXVI?
InuK9 escreveu: (07-07-2023, 11:12 AM)Como é chato falar contigo em qualquer situação
Tem nada a ver com interpretação de texto.
O cara falou "O que mais ouço, em conversas: "Ah cara, é um bom jogo, só não é um bom final fantasy" com tom cabisbaixo."
Vc disse "o que seus amigos acham não é parâmetro"
E eu respondi "Isso é meio que consenso, não é só um grupo falando".
Independente da qualidade do jogo a verdade é que deixou de ser RPG, e eu posso dar vários argumentos aqui que já foram citados. Simplificação de "status" ao ponto que até jogos como GOW possuem status mais complexos, falta de jobs/classes, falta de party tradicional, não tem vantagem elemental, "skill tree" irrelevante depois de um certo ponto visto que vc pode dar refund a qualquer hora e só pode usar 6 skills ao mesmo tempo.
E eu não comentei nada sobre vendas de nada, to falando puramente sobre o jogo. Você só esqueceu do ponto inicial que foi que ele citou esse "Não é FF de verdade" para justificar vendas piores no Japão, ou seja, a percepção de uma amostra pequena como determinante para o "fracasso" do jogo.
Como eu disse, de um lado temos fatores materiais para sustentar essa queda de vendas de maneira racional como menor base instalada do PS5 (em relação à geração anterior), desinteresse do mercado japonês nos últimos anos em consoles de mesa, mudança no perfil de jogos de mais sucesso, mudança nos meios de consumo (jogos digitais e serviços tendo mais peso) e do outro fatores abstratos e subjetivos como "não é FF de verdade".
Ele se baseou no segundo caso.
Zero escreveu: (07-07-2023, 11:25 AM)
Sim porque afirmei que todos eles compraram XSS!! Vice, eu não tenho só 2 amigos não!! Você critica a interpretação alheia mas a sua é bem falha também, baixa bola.
Porém os que jogaram se enquadram nas reclamações gerais. Seu fanatismo pela plataforma te faz passar uns apertos desnecessários. Além de que, opinião irrelevante aqui é a sua, que tem muito gogó e pouco dedo, quando o cinto aperta, apela para tópicos extras, tentando parecer sumidade na forma que debate. Cara, não importa quais os amigos que você citou, quantos amigos você tem e os que tem outros consoles, porque não se tira conclusões gerais de uma pequena amostragem uma vez que há inúmeros recortes e variáveis com peso muito maior num produto de apelo global como esse.
Todos meus amigos, conhecidos, vizinhos jogavam todos os Final Fantasys de PSX em cópias piratas. Isso prova que o jogo vendia muito pouco mundialmente? Não, isso mostra recorte geográfico, cultural, de classe social, de tempo, de idade, etc.
Não é possível tirar conclusões sobre as vendas globais de um produto com recortes tão pobres. O exemplo que citei mesmo de amigos em relação à Hogwarts Legacy, eu pertenço a uma geração que não cresceu consumindo Harry Potter, por isso, nenhum amigo de escola ou faculdade comprou esse jogo, mas ele está entre os mais vendidos do ano. A geração que consome HP, simplesmente não faz parte das minhas referências sociais.
Tópicos: 78
- God of War 2018
- God of War Ragnarok
- Astral Chain
- Horizon
Realmente, esses jogos são mais RPG que FF16.
Acredito que a mudança de gênero teve algum impacto, mas há outras falhas de estratégia com esse jogo.
Tópicos: 87
Chozo Master escreveu: (07-07-2023, 11:49 AM)Realmente, esses jogos são mais RPG que FF16.
Acredito que a mudança de gênero teve algum impacto, mas há outras falhas de estratégia com esse jogo. Eu não lembro nada de RPG no Astral Chain lol, a questão das forms poder aplicar pontos de construção?
- God of War 2018
- God of War Ragnarok
- Astral Chain
- Horizon
Mas enfim, isso nem faz muita diferença para mim. O que importa é se o jogo é bom, e o jogo é muito bom, apesar das suas falhas. Contanto que não mudem o gênero RADICALMENTE, tá tranquilo para mim. Para mim, todos os citados tem, na pior das hipóteses, o mesmo nível de "elemento de RPG" de FFXVI. Eu não vejo diferença significativa de que esses precisam de mais necessidade de customização do que FFXVI.
Talvez sua percepção seja por conta do nível de dificuldade menor de FF?
Tópicos: 78
Acho que não ter party e os personagens sem carisma afetaram mais do que perder os elementos RPG.
Tópicos: 7
viceprince escreveu: (07-07-2023, 11:44 AM)Cara, não importa quais os amigos que você citou, quantos amigos você tem e os que tem outros consoles, porque não se tira conclusões gerais de uma pequena amostragem uma vez que há inúmeros recortes e variáveis com peso muito maior num produto de apelo global como esse.
Todos meus amigos, conhecidos, vizinhos jogavam todos os Final Fantasys de PSX em cópias piratas. Isso prova que o jogo vendia muito pouco mundialmente? Não, isso mostra recorte geográfico, cultural, de classe social, de tempo, de idade, etc.
Não é possível tirar conclusões sobre as vendas globais de um produto com recortes tão pobres. O exemplo que citei mesmo de amigos em relação à Hogwarts Legacy, eu pertenço a uma geração que não cresceu consumindo Harry Potter, por isso, nenhum amigo de escola ou faculdade comprou esse jogo, mas ele está entre os mais vendidos do ano. A geração que consome HP, simplesmente não faz parte das minhas referências sociais.
"Uma pequena amost...." queda de 89% de vendas na segunda semana no japão, realmente uma pequena amostra mesmo. 3kk primeira semana no mundo, quando a série chegava a fazer isso só no japão... novamente afirmo "pequena amostra". Relaxa, a série não vai morrer, o jogo não é ruim só não é o Final Fantasy que a "pequena" base de fãs queria.
Agora relaxa sua militância Azul e vai curtir seu game, porque comparar seus argumento de defesa com os dados que saem, eu fico com os dados.
Tópicos: 133
PSN: fbk-201
Steam: Fbk201
Recebi o jogo meio eatrasado pq o filho do carteiro tava zerando, mas já joguei umas 25h dele e cheguei no segundo timeskip.
Tive uma montanha russa de opiniões ao longo dessas horas.
Depois da parte da demo achei que o jogo deu uma bela decaida, principalmente na história, que começou toda Game of Thrones com foco em politicagem e virou uma quest de vingança pessoal cheia de encontros conveninentes demais (ainda me perguntando se vão dar alguma explicação do Torgal estar com o Cid).
O combate também demorou muito pra chegar no ponto da segunda parte da demo (só consegui o 3° Eikon agora), e isso pesou muito muito na variedade dos combos e etc, e pra ajudar, os inimigos são tão fracos que morrem antes de você completar combos mais complexos e não exigem muita critatividade para derrotá-los.
O fato dele não ser um RPG me incomodou a inicio, mas já aceitei, o foda é que pra um jogo que foca em ser action ele deveria te dar mais opções no combate como um DMC, e ele não faz nem um nem outro. Sem danos elementais, sem buff e debuff, sem inimigos com pontos fracos diferentes e etc...GoW mesmo é mais RPG que isso.
Dano elemental eu entendo que poderia cagar o combate com inimigos "color coded", mas que ao menos as magias tivessem ou efeitos diferentes (gelo congelar, raio passar pros inimigos e etc) OU tivessem formas diferentes (fogo = pistola, pedra = shotgun, vento = furacão em área, raio cai do céu e etc... algo tipo Kingdom Hearts).
Mas bem, apesar das criticas, depois que o primeiro plot point da vingança foi resolvido foi só ladeira acima pra mim, a histórinha ficou mais bacana, boss battles fodas e as sides ficaram um pouco menos piores... e visualmente, quanto mais eu jogo mais bonito eu vou achando ele, tiro screenshot no photomode toda hora, faz tempo que eu não fazia isso 
Essa parte logo depois do segundo timeskip foi hype puro, espero que mantenha o nível daqui pra frente.
|