Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Rodrigo Rey escreveu: (13-07-2023, 08:21 AM)Só de matar a Japan Studio já mostrou a Sony cortando a liberdade criativa, o que mais saiu nos últimos anos dela foi jogo forma de pão... nem jogo de menor escopo a la Knack saiu mais, e Helldivers vai ser GaaS
Agora dois dos grandes estúdios dela vão perder tempo e dinheiro com multiplayer (ND e Guerrilla) Fechou a Japan Studio, mas expandiu o Team Asobi (que era parte do Japan) com o mesmo tipo de proposta.
Posts: 81.567
Tópicos: 79
Registrado: Dec 2013
viceprince escreveu: (13-07-2023, 08:11 AM)A médio prazo os jogos tradicionais da Sony vão continuar existindo, inclusive o último relatório que foi divulgado mostrou que a Sony pretende gastar mais nos 40% dos jogos singleplayer do que gasta atualmente, ou seja, não faltará recursos pra jogos tradicionais. Para essa geração não faltarão os tradicionais jogos aclamados da empresa.
O maior problema é que ninguém consegue medir o que a grande grana perdida nesses GaaS podem resultar a longo prazo. É possível um cenário, por exemplo, de perdendo dinheiro desse setor a Sony diminua a liberdade criativa de seus estúdios e os force a lançar muitas sequências das franquias mais lucrativas. É possível que ela pare de adquirir estúdios de menor escopo voltados a criatividade como uma Housemarque e só compre algo associado a uma grande marca.
Também não é possível medir quanto uma expansão do GP vai prejudicar as vendas gerais de jogos em todas as plataformas. E precisa diminuir liberdade criativa pra isso? Última IP nova da Naughty Dog foi duas gerações atrás. Mesmo com liberdade criativa eles só tão fazendo sequel. Ela matou um dos melhores estúdios criativos de menor escopo da indústria também, a Japan Studios. Sony já vem convergindo pra porcaria de massas tem muito tempo, é que até então você gostava das porcarias de massa pro mínimo denominador comum e se acha inteligente demais pra admitir isso, então só vai considerar uma transição consciente pra conteúdo lixo de retardado quando deixar de gostar.
Quando eu gosto é arte, quando eu não gosto é produto.
Posts: 115.164
Tópicos: 1.132
Registrado: Jan 2009
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
viceprince escreveu: (13-07-2023, 08:26 AM)Fechou a Japan Studio, mas expandiu o Team Asobi (que era parte do Japan) com o mesmo tipo de proposta. Foda que o jogo mais recente dela era uma demo tecnica e tem 3 anos, não deram nenhum preview do que vem por aí, só falaram que vai ser o maior do estúdio (que pode ser meio Knack e ainda vai se encaixar na declaração)
Posts: 81.567
Tópicos: 79
Registrado: Dec 2013
viceprince escreveu: (13-07-2023, 08:26 AM)Fechou a Japan Studio, mas expandiu o Team Asobi (que era parte do Japan) com o mesmo tipo de proposta. Ele realmente acredita nisso
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Gbraga escreveu: (13-07-2023, 08:31 AM)Ele realmente acredita nisso  Não sou um homem de crença, o fato é esse.
Posts: 5.033
Tópicos: 7
Registrado: Aug 2008
13-07-2023, 08:48 AM
(Última alteração: 13-07-2023, 08:49 AM por Zero.)
Chozo Master escreveu: (13-07-2023, 08:13 AM)Mas pq Gamepass “prejudicaria” vendas de outros jogos?
Qualquer resposta que for dada vai estar errada pois a Sony também tem o serviço de assinatura por games.
Esse papinho de arte é muito lindo, é utópico, mas um tempo atrás eu ouvia sonystas dizer "Olha lá a Microsoft deu liberdade pra arkane fazer a merda que fez" pessoal anda muito emocionada antes de postar.
Preciso mencionar aquele tópico sobre a sony barrar várias idéias novas, em pró de vendas???
Pessoal não acredita o que defende
Em resumo, já to com grana pro Armored Core pro meu Series X.
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Rodrigo Rey escreveu: (13-07-2023, 08:29 AM)Foda que o jogo mais recente dela era uma demo tecnica e tem 3 anos, não deram nenhum preview do que vem por aí, só falaram que vai ser o maior do estúdio (que pode ser meio Knack e ainda vai se encaixar na declaração) Knack que era do Japan Studio que também entregou pouco no PS4.
Posts: 5.033
Tópicos: 7
Registrado: Aug 2008
Rodrigo Rey escreveu: (13-07-2023, 08:29 AM)Foda que o jogo mais recente dela era uma demo tecnica e tem 3 anos, não deram nenhum preview do que vem por aí, só falaram que vai ser o maior do estúdio (que pode ser meio Knack e ainda vai se encaixar na declaração)
Depois que a Sony abriu o Playstation Studio, quase todos seus games ficaram com gostinho de enlatado gourmet.
Posts: 115.164
Tópicos: 1.132
Registrado: Jan 2009
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
13-07-2023, 08:52 AM
(Última alteração: 13-07-2023, 08:53 AM por Rodrigo Rey.)
viceprince escreveu: (13-07-2023, 08:48 AM)Knack que era do Japan Studio que também entregou pouco no PS4. Sim, começo do fim
Zero escreveu: (13-07-2023, 08:52 AM)Depois que a Sony abriu o Playstation Studio, quase todos seus games ficaram com gostinho de enlatado gourmet. Eu gosto dos jogos dela, mas não tem como dizer que só agora ela ta podando a criatividade, isso vem de longa data
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
13-07-2023, 09:09 AM
(Última alteração: 13-07-2023, 09:10 AM por viceprince.)
Rodrigo Rey escreveu: (13-07-2023, 08:52 AM)Sim, começo do fim
Eu gosto dos jogos dela, mas não tem como dizer que só agora ela ta podando a criatividade, isso vem de longa data Vocês está misturando tempo de desenvolvimento maior que leva a menos jogos por geração, com falta de liberdade criativa.
Do que se tem notícia o único projeto diretamente barrado pela Sony foi Days Gone 2 que o próprio estúdio queria fazer uma sequência.
Além disso, não tem como negar que ela tem estúdios diversos trabalhando com características bem diferentes . A própria aquisição de Housemarque e Firesprite mostra investimento em estúdios que fizeram jogos diferentes do que era comum na empresa.
Posts: 17.472
Tópicos: 28
Registrado: Jan 2009
viceprince escreveu: (13-07-2023, 08:46 AM)Não sou um homem de crença, o fato é esse.
Cade o jogos? Tem nada ai só fato da sua cabeça, nada comprovado.
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Hayabasa escreveu: (13-07-2023, 09:11 AM)Cade o jogos? Tem nada ai só fato da sua cabeça, nada comprovado. Team Asobi era um time dentro do Japan Studio e virou um estúdio próprio que se expandiu.
Foi o que falei e é fato.
Posts: 363
Tópicos: 4
Registrado: Apr 2023
Se essa teoria de que a Sony usava o dinheiro de CoD pra financiar seus projetos first party for verdadeira, prevejo um futuro sombrio para a empresa. Talvez esses anuncios de GaaS já sejam uma reação dela a fonte que vai secar.
Posts: 17.472
Tópicos: 28
Registrado: Jan 2009
13-07-2023, 09:24 AM
(Última alteração: 13-07-2023, 09:26 AM por Hayabasa.)
viceprince escreveu: (13-07-2023, 09:18 AM)Team Asobi era um time dentro do Japan Studio e virou um estúdio próprio que se expandiu.
Foi o que falei e é fato.
E não lançou nada, fora que não foi todo Japan Studio que migrou..
E a mesma coisa do time do forspoken que foi dissolvido e uma parte foi integrado em outros times.
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Hayabasa escreveu: (13-07-2023, 09:24 AM)E não lançou nada, fora que não foi todo Japan Studio que migrou.. Lançou 2 Astrobots e essa cobrança em comparativo é absurda porque a Japan Studio não conseguia ser produtiva fazia tempo.
Dois Kancks na geração e estúdio de suporte pra From, BLUE Point e The Last Guardian.
De original e bom só Gravity Rush 2.
Posts: 81.567
Tópicos: 79
Registrado: Dec 2013
Barrigudinho escreveu: (13-07-2023, 09:23 AM)Se essa teoria de que a Sony usava o dinheiro de CoD pra financiar seus projetos first party for verdadeira, prevejo um futuro sombrio para a empresa. Talvez esses anuncios de GaaS já sejam uma reação dela a fonte que vai secar. Toda empresa dona de plataforma usa o dinheiro de todo jogo e microtransações vendidos na sua plataforma pra financiar seus projetos. Isso é o óbvio do óbvio, Sony só quis deixar mais dramática a história.
Posts: 115.164
Tópicos: 1.132
Registrado: Jan 2009
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
13-07-2023, 09:36 AM
(Última alteração: 13-07-2023, 09:37 AM por Rodrigo Rey.)
viceprince escreveu: (13-07-2023, 09:09 AM)Vocês está misturando tempo de desenvolvimento maior que leva a menos jogos por geração, com falta de liberdade criativa.
Do que se tem notícia o único projeto diretamente barrado pela Sony foi Days Gone 2 que o próprio estúdio queria fazer uma sequência.
Além disso, não tem como negar que ela tem estúdios diversos trabalhando com características bem diferentes . A própria aquisição de Housemarque e Firesprite mostra investimento em estúdios que fizeram jogos diferentes do que era comum na empresa. A Evolution foi fechada pra ter só GT como jogo de corrida, e Motorstorm era um jogo bem único (Driveclub nem tanto, mas era um segmento semi-arcade que ta sumindo)... tecnicamente fechar o estúdio é barrar
Essa Firesprite só deu suporte pro Call of the Mountain e ta há uns 10 anos fazendo Star Citzen
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
Rodrigo Rey escreveu: (13-07-2023, 09:36 AM)A Evolution foi fechada pra ter só GT como jogo de corrida, e Motorstorm era um jogo bem único (Driveclub nem tanto, mas era um segmento semi-arcade que ta sumindo)... tecnicamente fechar o estúdio é barrar
Essa Firesprite só deu suporte pro Call of the Mountain e ta há uns 10 anos fazendo Star Citzen Toda geração Sony fecha algum estúdio e compra outros. Esse é um padrão que não se aplica a algo que ocorre agora .
Firesprite fez Horizon CotM, quem trabalhou em suporte foi a Guerrilla porque tem controle criativo sobre a série.
Posts: 17.472
Tópicos: 28
Registrado: Jan 2009
viceprince escreveu: (13-07-2023, 09:28 AM)Lançou 2 Astrobots e essa cobrança em comparativo é absurda porque a Japan Studio não conseguia ser produtiva fazia tempo.
Dois Kancks na geração e estúdio de suporte pra From, BLUE Point e The Last Guardian.
De original e bom só Gravity Rush 2.
Tem nada de absurdo, lançou apena uma DEMO em 3 anos.
Posts: 21.146
Tópicos: 78
Registrado: Apr 2009
Expandiu…
Pra lançar um shovelware VR e uma demo em 5 anos
|