Posts: 24.833
Tópicos: 90
Registrado: Jul 2007
Zero escreveu: (18-08-2023, 10:29 AM)óbvio!? então como eles entregaram aquele resultado questionável?
Lembrando que teve ajuda interna da sony pra desenvolver. Ele pode falar o que quiser, a própria SE ja entregou multis muito melhores do que esse exclusivo.
e o engraçado da fala desse japa aí, é que FF16 está rodando em apenas um hardware
ou seja, é apenas choro mesmo
Posts: 6.657
Tópicos: 41
Registrado: Feb 2009
Tiops escreveu: (18-08-2023, 10:10 AM)Bom, ele ainda mora no Japão né, então as entrevistas mais frequentes que ele vai dar vão ser em japonês. Logo logo vai ter que carregar tradutor junto com ele pra jornalista gênio parar de traduzir errado tudo que ele fala.
Sim sim, só tô apontando algo que rola bem frequentemente com pessoas devs japas que estão em posições parecidas. É que eu não acompanho FF no geral, mas com o hate do fórum essas notícias sobre ele tem vindo pra mim com frequência, então simpatizo com o sofrimento do cara.
Posts: 18.411
Tópicos: 208
Registrado: Feb 2009
Zero escreveu: (18-08-2023, 10:29 AM)óbvio!? então como eles entregaram aquele resultado questionável?
Lembrando que teve ajuda interna da sony pra desenvolver. Ele pode falar o que quiser, a própria SE ja entregou multis muito melhores do que esse exclusivo.
Que resultado questionável? Só por causa do modo performance? De resto o jogo funciona muito bem, tem praticamente 0 bugs e é muito bonito. É tranquilamente o jogo mais bonito que a S-E já fez.
SeuMadruga escreveu: (18-08-2023, 10:34 AM)e o engraçado da fala desse japa aí, é que FF16 está rodando em apenas um hardware
ou seja, é apenas choro mesmo
O outro joguinho que ele dirige, FF14, tem pra PC, PS4 e PS5, e eles sempre falam da dificuldade que é evoluir o jogo e continuar dando suporte pras plataformas antigas (e antes tinha até versão PS3 que limitou bastante o jogo). Agora eles estão fazendo a versão Xbox. Ele não tá chorando com nada, ele fez um comentário dando risada de que seria mais fácil fazer jogo pra uma plataforma só, e acho que ninguém razoável no mundo discordaria disso. É a coisa mais master of the obvious do mundo, virou polêmica por burrice.
Posts: 2.228
Tópicos: 4
Registrado: Jan 2009
FFXVI realmente saiu pra uma só plataforma e a performance foi uma merda. Não sei se no meio do desenvolvimento tomaram decisões pensando num futuro lançamento pra PC/Xbox, mas o discurso era que queriam focar no PS5.
Mas isso não muda em nada o fato que seria objetivamente mais fácil desenvolver se existisse uma só plataforma né, só pensar um pouco e separar essas duas coisas, afinal, o cara não trabalhou só nesse jogo na vida dele, o próprio FFXIV é multi e tá pra sair pra mais uma plataforma.
Posts: 18.411
Tópicos: 208
Registrado: Feb 2009
Kotonete escreveu: (18-08-2023, 10:37 AM)Sim sim, só tô apontando algo que rola bem frequentemente com pessoas devs japas que estão em posições parecidas. É que eu não acompanho FF no geral, mas com o hate do fórum essas notícias sobre ele tem vindo pra mim com frequência, então simpatizo com o sofrimento do cara. 
Esse jogo tem um hate muito desproporcional. Por exemplo, falam que o YoshiP falou que JRPG é um gênero inferior e coisa do tipo, sendo que ele só compartilhou um sentimento que outros devs japoneses já falaram antes (inclusive o Nomura, da própria Square) de que o rótulo de JRPG, que ocidentais criaram, dá a sensação de limitar e enquadrar os jogos japoneses num tipo específico, como se não pudessem disputar ou se igualar com RPGs ocidentais. Mas as pessoas são muito burras (e mal intencionadas) e por algum motivo todos esses comentários que ele faz viram polêmica.
Aí quando alguém dá um contexto ou uma tradução melhor pro que ele fala, é porque é fanboy.
Posts: 6.657
Tópicos: 41
Registrado: Feb 2009
18-08-2023, 10:48 AM
(Última alteração: 18-08-2023, 10:50 AM por Kotonete.)
SeuMadruga escreveu: (18-08-2023, 10:19 AM)Acho sempre bizarro que caras importantes igual ele, Miyamoto e afins nem se esforçam em aprender inglês pelo menos, não sei se os jovens desenvolvedores japoneses estão aprendendo no mínimo inglês para se comunicar.
Como falaram que FF é "mais relevante" atualmente no Ocidente, não falar o mínimo do inglês é bem vagabundice hein 
Não sei sobre a fala, mas o Miyamoto pelo menos dizem que entende muito bem hoje em dia.
Mas, pelo menos no caso da Nintendo, eles preferem parear os devs de alto escalão como tradutores fixos (no caso do Miyamoto, é quase sempre o Bill Trinnen), pra realmente remover absolutamente qualquer tipo de probabilidade de gerar mal entendidos. O que faz sentido pra uma empresa como a Nintendo que é obcecada em cuidar bem da própria imagem e das IPs.
No mais, a real é que eles não tem nenhum incentivo pro pessoal ter um inglês CRAQUE. A Nintendo do Japão é 99,9% composta só por japoneses, e todos os estúdios de suporte (tipo Monolith) também são. Então não tem nem espaço pra inglês. O Miyamoto deve ser um ponto mais fora da curva (por conta de projetos como o filme com a Illumination e afins), mas ctz que os leads de projetos como Splatoon ou Mario Kart não devem usar inglês nunca durante o trabalho. Então nem valeria a pena forçar o pessoal a ficar fluente se só usariam essa skill pra entrevistas com gringos e afins. Melhor só pegar um tradutor brabo e deixar os hôme trabalhá.
Posts: 18.411
Tópicos: 208
Registrado: Feb 2009
O resultado disso é que uma das equipes de devs mais legais do momento, que é a CBU3, se quiser que essas notícias burras acabem vão ter que fazer como a Nintendo mesmo. Os jogadores do FFXIV justamente gostam dos devs porque eles são sempre sincerões e abertos, fazem live com frequência pra conversar e compartilhar as novidades do jogo e etc., mas enquanto tava fechado nesse grupo ninguém tava achando merda pra reclamar.
Posts: 72.084
Tópicos: 274
Registrado: Jan 2009
Baldur's Gate 3 has sold over 5.2 million copies according to the Belgian Embassy in China
https://weibo.com/1927332783/NeZDTzIuF
Posts: 21.146
Tópicos: 78
Registrado: Apr 2009
Vilela escreveu: (18-08-2023, 11:40 AM)
Baldur's Gate 3 has sold over 5.2 million copies according to the Belgian Embassy in China
https://weibo.com/1927332783/NeZDTzIuF
Turn-based RPG vendendo mais que o Final Fantasy Action???
SquareEnix in shambles
Posts: 7.396
Tópicos: 7
Registrado: Feb 2009
Chozo Master escreveu: (18-08-2023, 12:11 PM)Turn-based RPG vendendo mais que o Final Fantasy Action???
SquareEnix in shambles
Bem feito para a SE.
Posts: 72.084
Tópicos: 274
Registrado: Jan 2009
Chozo Master escreveu: (18-08-2023, 12:11 PM)Turn-based RPG vendendo mais que o Final Fantasy Action???
SquareEnix in shambles não foi o fator Turn-based RPG que fez vender, foi permitir sexo com ursos, espero que a square enix anote a dica para o próximo
Posts: 42.679
Tópicos: 277
Registrado: Sep 2009
Nah no caso do Yoshi o contexto é bem aplicado, a reclamação dele é claramente em reflexão as vendas.
"Por favor façam uma plataforma pq para quem faz e joga é mais fácil"
Pra quem faz é mais facil sim mas do que ele ta reclamando necessariamente? Ele fez um jogo exclusivo. S''o pode ser das vendas.
Para quem joga é uma merda pior ainda, se tiver monopólio de plataforma duvido que teriamos coisas como gamepass ou psn premium. E jogos seriam 80 dol no mínimo.
Posts: 21.146
Tópicos: 78
Registrado: Apr 2009
InuK9 escreveu: (18-08-2023, 12:50 PM)Nah no caso do Yoshi o contexto é bem aplicado, a reclamação dele é claramente em reflexão as vendas.
"Por favor façam uma plataforma pq para quem faz e joga é mais fácil"
Pra quem faz é mais facil sim mas do que ele ta reclamando necessariamente? Ele fez um jogo exclusivo. S''o pode ser das vendas.
Para quem joga é uma merda pior ainda, se tiver monopólio de plataforma duvido que teriamos coisas como gamepass ou psn premium. E jogos seriam 80 dol no mínimo.
Existe uma plataforma unificada. Chama-se PC, onde vc joga no hardware de qualquer empresa e vc desenvolve uma única SKU.
Plataforma que ele escolheu ignorar por uns trocados da Sony.
Posts: 42.679
Tópicos: 277
Registrado: Sep 2009
Chozo Master escreveu: (18-08-2023, 01:02 PM)Existe uma plataforma unificada. Chama-se PC, onde vc joga no hardware de qualquer empresa e vc desenvolve uma única SKU.
Plataforma que ele escolheu ignorar por uns trocados da Sony.
Ele não ne? Acho que nesse caso essa decisão veio do CEO mongolão ou até mesmo do boarding.
O problema é esse choro e tentando atribuir culpa a tudo exceto aos defeitos do jogo.
Posts: 72.084
Tópicos: 274
Registrado: Jan 2009
Como se algum jrpg tivesse vendido mais de 5 cópias no pc ou xbox até hoje, é cada maluco nesse fórum
Posts: 30.972
Tópicos: 68
Registrado: Jul 2011
18-08-2023, 01:13 PM
(Última alteração: 18-08-2023, 01:14 PM por viceprince.)
Vilela escreveu: (18-08-2023, 01:08 PM)Como se algum jrpg tivesse vendido mais de 5 cópias no pc ou xbox até hoje, é cada maluco nesse fórum  Os sujeitos são tão tapados que não conseguem entender que quando as empresas escolhem exclusividade para consoles Playstation é porque eles tem dados que sustentam a posição de que aquela plataforma que vende muito mais esses jogos e que o público-alvo daquele jogo específico está lá. O que venderia no XBOX, possivelmente o "trocado" da Sony cobre com folga.
Jogador de JRPG sempre esteve em consoles Playstation, não adianta fingir o contrário.
Chega a tal ponto que existem centenas de jogos japoneses que não chegam ao XBOX sem um centavo da Sony, única e exclusivamente porque as desenvolvedoras não querem lançar para XBOX por vender pouco. Quem acompanha notícias na Gematsu vê semanalmente dezenas de jogos de uma Falcom, NIS ou Xseed que se encaixa nessa categoria.
Posts: 72.084
Tópicos: 274
Registrado: Jan 2009
viceprince escreveu: (18-08-2023, 01:13 PM)Os sujeitos são tão tapados que não conseguem entender que quando as empresas escolhem exclusividade para consoles Playstation é porque eles tem dados que sustentam a posição de que aquela plataforma que vende muito mais esses jogos e que o público-alvo daquele jogo específico está lá. O que venderia no XBOX, possivelmente o "trocado" da Sony cobre com folga.
Jogador de JRPG sempre esteve em consoles Playstation, não adianta fingir o contrário.
Chega a tal ponto que existem centenas de jogos japoneses que não chegam ao XBOX sem um centavo da Sony, única e exclusivamente porque as desenvolvedoras não querem lançar para XBOX por vender pouco. Quem acompanha notícias na Gematsu vê semanalmente dezenas de jogos de uma Falcom, NIS ou Xseed que se encaixa nessa categoria. não, segundo o choro master se final fantasy 16 adicionasse essa impressionante plataforma para jrpgs ele seria um sucesso:
Posts: 5.039
Tópicos: 7
Registrado: Aug 2008
18-08-2023, 01:39 PM
(Última alteração: 18-08-2023, 01:39 PM por Zero.)
Tiops escreveu: (18-08-2023, 10:43 AM)Que resultado questionável? Só por causa do modo performance? De resto o jogo funciona muito bem, tem praticamente 0 bugs e é muito bonito. É tranquilamente o jogo mais bonito que a S-E já fez.
Não é só o modo performance não, por tudo que se passou e foi marketado, o jogo está num saldo bem nagativo no departamento visual. Se o limite do Ps5 é FF16, essa geração falhou muito pior do que se esta pintando (Xbox incluso).
Posts: 72.084
Tópicos: 274
Registrado: Jan 2009
Posts: 16.349
Tópicos: 538
Registrado: Feb 2009
NNID: SW-2072-8762-2527
Live: mayconsignor
PSN: mayconsignor
Steam: mayconsignor
Nenhum jogo até agora foi mais bonito que RDR2, fato!
Esse FF16 não dá nem largada, pqp!
|