Acho que essas mudanças não teriam tanto impacto se o jogo tentasse inovar em conteúdo. O único conteudo realmente novo que tivermos no Endwalker foram as criterion dungeons que admito que foi algo bem legal, mas só isso não me alimenta ( por favor não venham mencionar island sanctuary, se eu quiser jogar jogo de fazendinha eu jogo Animal Crossing ou qualquer outro jogo do gênero, FFXIV é primariamente um jogo de ação Tab target e quando eu falo de conteudo, eu me refiro ao gameplay core do jogo )
As raids são divertidas de fazer e aprender mas a recompensa é basicamente nada, vc ganha gear nova que como ja mencionei, se resume apenas a mais HP e dano, eu nunca fico feliz ou animado quando pego uma arma nova pq sei que é algo que vai durar apenas para aquela tier e vai ficar imediatamente obsoleta na proxima tier. Pq diabos a BiS do Savage não é a starter gear do proximo savage? Toda vez quem quer dar clear na primeira semana precisa craftar gear que é um pe no saco de fazer.
Os ultimates embora sejam o melhor conteúdo do jogo de longe há claramente uma ma vontade dos devs em fazer esse tipo de conteudo pq a % da playerbase que joga é bem pequena. Mas eles não levam em conta que até casuais se interessam em ver livestreams e videos das pessoas progrando e passando das fases. Quando lança ultimate FFXIV sempre ganha uns 20k de views no twitch. Porém é um conteúdo extremamente difícil de fazer e balancear por isso que não há disposição deles de fazerem qualquer coisa mais que dois míseros ultimates POR EXPANSÃO.
Por fim a apresentação da fanfest pra mim foi total.
-Vamos ter novas dungeons na expansão? Caralho, nunca imaginei
-Nova raid 24 man? Meu deus que original
-Nova raid 8 man? Ja to ficando duro.
-"Múltiplas" novas jobs (btw múltiplas = 2) minha nossa ngm teria imaginado.
-A melhor coisa que mostraram foi o sistema de toolbox ingame, coisa que sinceramente nem precisaria de expansão pra implementar, isso é coisa que da pra botar em um patch.
-nada de dropar o suporte pra ps4 e fazer um revamp geral das areas antigas (imagina thanalan uma grande area sem loading screens). Ao inves disso a gente ganhou um update gráfico bem mequetrefe e nem no jogo todo vão fazer, lol.
Uma expansão nunca vista na história do FFXIV, literalmente nada de novo.
Stormblood pelo menos tegve revamp do sistema de combate com job gauges, Shadowbringer e Endwalker tiveram a conclusão da história (embora Endwalker foi basicamente fanservice: the game) Essa nova expansão alem de ter nada de novo a história mais parece filler de anime pra eles terem tempo pra desenvolver a nova catástrofe, O WoL mata deuses mas tem dificuldade contra piratas, lul.
Meu rant ta all over the place mas é um resumo de como esta o jogo agora.
Realmente, novidade mesmo não tá rolando, é mais do mesmo. Consigo entender seu problema com o jogo. Eu mesmo não jogo faz muito tempo, mas eu nunca joguei tanto quanto você também.
Difícil durar tanto tempo né, mas ainda parece fazer sucesso o bastante pra continuar desenvolvendo pro jogo.
Eu adoraria ver um novo FF MMO ai. Comecinho de MMO é sempre show de bola de jogar, mas não dá pra garantir que vai ser bom né.
Sempre que eu vejo produtor/ator/duablador/etc... indo em evento eu lembro na hora aquele áudio do dossiê marcio seixas, falando dele suando igual porco no evento de anime
Por um lado eu fico triste porque gosto do jogo, por outro é bom para a Square largar dessa ideia idiota de que precisa ser action para fazer sucesso. Não deixa de ser engraçado ver um RPG por turnos lançado na mesma época ter atropelado FFXVI tanto em sucesso comercial quanto de crítica.
A questão é que FFXVI não é flop. Ele só não EXPLODIU O MERCADO, e não atingiu esse público a mais que eles queriam tb. Jogo pagou o custo nessas vendas iniciais, eles explicaram que botaram todo o custo do jogo num Quarter fiscal só e ainda assim não ficou no prejuízo, só reduziu bem os lucros. O que fode pra SE é que a maior parte do resto que ela lançou foi flop merm, e com o FFXIV no momento naquela transição entre expansões, tá no período que menos arrecada.
O que fodeu mais as vendas do XVI é o fato do Japão no momento só comprar jogo com capinha vermelha. País dominado por Inuks e Chozos, aí complica. FFXVI continua de longe sendo o jogo mais vendido do PS5, mas ainda assim é metade do que o FFVIIR vendeu (do que sabemos, das unidades físicas).
O resultado real sem ismo é o do caba que traz as vendas dos EUA aqui:
Javascript is not enabled OR refresh the page to view
InuK9 escreveu: (02-09-2023, 02:43 PM)espero que mudem para "precisamos fazer RPG" ao inves de "ah, vamo pro mobile, rs"
Ela tá sem saída no mobile, já jogaram essa carta... Vão apostar tudo no último recurso (FFVII Ever Crisis)
Os jogos recentes são ok ou bons, problema é a política de preço retardada da empresa. Só ver o quanto a concorrência (Namco, Atlus) vai dando desconto progressivo em seus jogos conforme vai passando o tempo... NIS, Compile, nem se fala
Falcom é meio ponto fora da curva, já que a empresa é pequena e só faz Ys e Trails... Tem uma política de preço ruim no console, mas camarada no PC ao menos
Tiops escreveu: (02-09-2023, 07:40 PM)A questão é que FFXVI não é flop. Ele só não EXPLODIU O MERCADO, e não atingiu esse público a mais que eles queriam tb. Jogo pagou o custo nessas vendas iniciais, eles explicaram que botaram todo o custo do jogo num Quarter fiscal só e ainda assim não ficou no prejuízo, só reduziu bem os lucros. O que fode pra SE é que a maior parte do resto que ela lançou foi flop merm, e com o FFXIV no momento naquela transição entre expansões, tá no período que menos arrecada.
O que fodeu mais as vendas do XVI é o fato do Japão no momento só comprar jogo com capinha vermelha. País dominado por Inuks e Chozos, aí complica. FFXVI continua de longe sendo o jogo mais vendido do PS5, mas ainda assim é metade do que o FFVIIR vendeu (do que sabemos, das unidades físicas).
O resultado real sem ismo é o do caba que traz as vendas dos EUA aqui:
Javascript is not enabled OR refresh the page to view
HeRinger escreveu: (02-09-2023, 08:21 PM)Então flopou. Claramente não atingiu os objetivos deles. Se pagar e sobrar um troco tá longe da projeção que eles fizeram.
Já falaram que atingiu as expectativas, mas não o HIGH END delas. Não é flop isso, é "it's ok". Forspoken por exemplo eles declararam abertamente que não atingiu.