Oficial Sexta Central Nintendo Switch
A única com exclusivos
Mas não é nem achar, tem várias fontes falando que viram, até a DF que sempre é bem cética já diz que conversou com algumas dessas fontes. É mais uma questão de como rodou.

O lado ruim é que tudo indica que vão fabricar o aparelho em 8nm Samsung, o que não é lá muito eficiente.
Responder
Duvido estar rodando a demo de Matrix sem um downgrade gigantesco.
Responder
Chozo Master escreveu: (19-09-2023, 11:18 PM)Duvido estar rodando a demo de Matrix sem um downgrade gigantesco.
Você considera estar rodando a 640x360 internamente como um downgrade gigantesco?
Responder
Artigo Técnico | ‘Nintendo Switch 2’ – Como produtores podem ter seus jogos a 60fps e 4K no próximo sistema?

Rumor recente de Zelda: Breath of the Wild deixa uma boa expectativa para o sucessor do Nintendo Switch


[Imagem: Artigo-Hardware.png]

Recentemente, dois rumores (https://universonintendo.com/artigo-o-es...ch-03-set/) (https://universonintendo.com/rumor-ninte...rtilhados/) foram compartilhados na internet sobre a Nintendo ter exibido a portas fechadas versões para demonstrar a tecnologia que a companhia deseja alcançar com seu próximo sistema, o suposto sucessor do Nintendo Switch.

Uma dessas versões demo teria sido The Legend of Zelda: Breath of the Wild, jogo lançado originalmente para o Nintendo Switch atual em 2017. Essa demo não representa um potencial relançamento no novo sistema, mas sim uma forma de exibir aos desenvolvedores e parceiros que jogos atuais poderiam receber melhorias significativas no próximo console da companhia.

A pergunta que ficou aos leitores foi: “Como alcançar essa performance?”

Com auxílio de usuários do fórum Famiboards, trazemos à vocês um resumo do que poderá ser feito unindo o que já se sabe com vazamentos da NVIDIA, rumores e especulações.
As informações a seguir são uma tradução da publicação feita pelo usuário @oldpuck na Famiboards.

Vamos começar dizendo que, para que um jogo possa alcançar essa performance e resolução, precisará seguir alguns passos e cumprir alguns requisitos:

    1-Carregar os dados do armazenamento
    2-Convertê-los em algo que ele possa usar
    3-Iniciar as simulações do jogo
        Essas primeiras 3 etapas levam cerca de 30 segundos, atualmente.
        A primeira tela do menu leva cerca de 1,4 segundos para desaparecer antes da tela de carregamento.
        “Instantâneo” precisa durar cerca de 1,5 segundos, então.
    4-Desenhar 8,3 milhões de pixels na tela
        No Switch, Zelda tem 900p, então são apenas 1,4 milhão de pixels
    5-Desenhar 8,3 milhões de pixels novamente, 16,6 milissegundos depois.
        No Switch, Zelda tem 30fps, então são 33,3ms
        Vamos passo a passo e falar sobre como o “esperado” Next Gen Switch altera essas etapas, para fazer esse
        Zelda 4k60 sem carregamento acontecer.

1. Carregamento de Dados

A parte mais lenta deste processo, e o Switch tem três locais onde pode carregar os dados. Do armazenamento interno, de um cartucho ou do cartão SD. No “Switch NG” (de próxima geração) pelo menos dois destes fatores receberão upgrade.

O mesmo tipo de armazenamento que existe em um smartphone
O armazenamento interno do Switch é eMMC – que está basicamente morto. Ele está presente nos telefones econômicos, mas os chips telefônicos modernos nem sequer têm a opção de usá-lo.

Quase todos os telefones Android migraram para o UFS. No final das contas, você pode esperar uma melhoria de algo como 5x em relação ao Switch atual.

Um novo formato de cartucho para combinar
Existem rumores sólidos de que a Nintendo atualizou o formato do cartucho para algo muito mais rápido. Isso não se aplica apenas à Mais Poderio, mas a tecnologia antiga estavam ficando caros de serem fabricadas e os jogos estão cada vez maiores.

E quanto ao armazenamento expandido?
Ainda não há clareza aqui, então seguimos com uma grande incógnita sobre o tema.

2. Conversão de Dados

A segunda etapa é principalmente a descompactação – transformar os ativos compactados no disco em formatos não compactados que o jogo pode consumir. O Switch NG adiciona duas novas ferramentas:

Hardware de Descompressão Dedicado
Está praticamente confirmado que o Switch NG possui hardware de descompressão dedicado. Em dias de armazenamento mais lento, a compactação também acelerava as coisas, porque o armazenamento era muito lento. Ler quantidades menores de dados que você precisava descompactar era mais rápido do que ler grandes quantidades de dados descompactados na memória.

Os sistemas modernos têm o problema oposto. O armazenamento é rápido, mas as CPUs estão mais ocupadas do que nunca. Mas os jogos também são grandes, então a compactação ainda é necessária. O hardware de descompactação tira totalmente a CPU da equação, descompactando mais rápido do que a CPU poderia, mas sem qualquer carga para a CPU.

Novos Formatos
Não é apenas o hardware que está evoluindo, mas o software. A Nvidia vem desenvolvendo novos formatos de compactação projetados para funcionar com armazenamento mais rápido. Esta demo provavelmente não foi apenas “Breath of the Wild em novo hardware”, mas “Breath of the Wild portado para nosso novo conjunto de ferramentas”, incluindo novos formatos.


3. Simulação do Jogo – A Força da ARM

Para iniciar o jogo, isso pode demorar mais, mas no jogo normal você precisa fazer isso a cada quadro. O que devemos ter em mente é que isso geralmente não tem nada a ver com resolução. A física de Breath of the Wild é a mesma em 4k e 540p, a mesma para a IA Bokoblin. Então é tudo uma questão de taxa de quadros. 30fps ⇒ 60fps é duas vezes mais rápido.

CPUs Simplesmente Mais Rápidas
Exatamente como no subtítulo. A CPU do Switch foi projetada em 2012. A CPU do Switch NG foi projetada em 2020, pela lendária equipe ARM Austin, e ainda é, em muitos aspectos, o auge de seu trabalho, com novos núcleos ARM só agora voltando para onde este estava.

Em um Switch com overclock contra o Orin NX (que é basicamente primo do Switch NG, com CPUs quase idênticas), há registro de um salto muito maior que 2x.

Simplesmente Mais Núcleos
O Switch possui 4 núcleos. O Switch NG tem 8 deles. Nem todas as tarefas podem ser divididas para serem executadas duas vezes mais rápido e com o dobro de núcleos, mas um dos melhores concorrentes é, na verdade, o carregamento onde muitas tarefas de configuração diferentes acontecem independentemente umas das outras.

4. O Primeiro Desenho dos Pixels

1,4 milhão de pixels a 8,3 milhões de pixels. Isso é um salto de 6x. Como?

Uma GPU Gigante
O Switch possui uma GPU de 256 núcleos. O Switch NG possui 1536 núcleos. Esse é o seu salto de 6x, pronto. As GPUs são muito boas em escalar com mais núcleos, ao contrário das CPUs, e esse tipo de “apenas jogue mais núcleos” realmente funciona exatamente como você ingenuamente presumiria que funcionaria.

Tudo isso assumindo que os núcleos rodam na mesma velocidade do Switch. Geralmente, os avanços que permitem inserir mais núcleos em um chip de tamanho semelhante também trazem consigo um pouco mais de eficiência de energia, permitindo que você aumente os clocks. Portanto, 6x representa o piso aqui, com relógios adicionais variando de 7x a 8x.

5. Repetindo, Com o Super Sampling

Mas ainda estamos apenas em 30fps. É bastante claro como colocamos a lógica do jogo em 60fps – temos o dobro de potência na CPU, apenas ficamos mais rápidos. Mas temos potência de GPU suficiente para chegar a 4k, muito menos fazer isso o dobro de vezes por segundo, certo?

DLSS 2 (ou 3)
A resposta é Super Amostragem de Aprendizado Profundo (Deep Learning Super Sampling). DLSS é uma tecnologia da NVIDIA que permite obter (a maior parte) dos detalhes de um jogo de alta resolução com (a maior parte) da taxa de quadros de um jogo de resolução mais baixa.

Há muitos detalhes sobre como o DLSS funciona em tópicos diversos pela internet, mas você pode conferir aqui a versão resumida: A reconstrução temporal é um grupo de técnicas que lembra detalhes de quadros mais antigos e os combina de maneira inteligente em um novo quadro, com resolução mais alta.

DLSS é a versão da NVIDIA dessa tecnologia que usa IA para fazer essa combinação. Essa IA é possível em um computador doméstico por causa de aceleradores de IA especiais que a NVIDIA construiu, chamados Tensor Cores. É amplamente considerada a técnica de upscaling da mais alta qualidade, produzindo os melhores resultados no menor tempo possível.

Isso ocorre porque a GPU desenha apenas metade dos pixels de cada quadro, com o DLSS preservando esses detalhes entre os quadros. E esse é o segredo aqui. O Switch NG é grande como GPU “apenas” para desenhar imagens de 1440p em cada quadro, com o DLSS criando uma linda imagem de 4K, e com o DLSS, o anti-aliasing é efetivamente gratuito.

E por fim...

Os arquivos de Breath of the Wild são convertidos para um novo formato projetado para um hardware moderno. Eles são lançados na memória por uma solução de armazenamento incrivelmente rápida, descompactada em tempo real por hardware especial. Enquanto isso, um cluster de 8 CPUs trabalhando em velocidade quádrupla configura os dados iniciais do jogo em milissegundos. Uma GPU nova e mais poderosa atrai três vezes mais pixels do que antes. A IA transforma esses pixels em 4k, enquanto a CPU e a GPU avançam para renderizar a 60fps.

Com isso, fica um pouco mais fácil de compreender como jogos semelhantes já disponíveis no console da Nintendo atual podem receber melhorias no próximo hardware – ou até mesmo novos títulos chegarão à plataforma inédita com uma facilidade maior para atingir resoluções mais altas e performance melhores.

Fonte: Universo Nintendo
Responder
Um switch octacore tem CPU mais rápida que o PS4.
Não que isso seja impressionante, é a CPU do PS4 que é um lixo mesmo :3
Responder
Z80a escreveu: (19-09-2023, 11:45 PM)Um switch octacore tem CPU mais rápida que o PS4.
Não que isso seja impressionante, é a CPU do PS4 que é um lixo mesmo :3

Se for verdade, Switch 2 vai pelo menos fazer 1080P 60 FPS (a depender do jogo). O que já é mais que a maioria dos jogos de PS4.

Lembrando que a tela do Switch é 720P, a do Switch 2 deve ser 1080P. No dock com as técnicas mágicas deve ter muitos jogos em 4k.

Só queria saber se alguns jogos do Switch vão rodar melhor no Switch 2 (incluindo mais antigos). Mas acho que não.
Responder
Posseidon escreveu: (19-09-2023, 11:55 PM)Se for verdade, Switch 2 vai pelo menos fazer 1080P 60 FPS (a depender do jogo). O que já é mais que a maioria dos jogos de PS4.

Lembrando que a tela do Switch é 720P, a do Switch 2 deve ser 1080P. No dock com as técnicas mágicas deve ter muitos jogos em 4k.

Só queria saber se alguns jogos do Switch vão rodar melhor no Switch 2 (incluindo mais antigos). Mas acho que não.
Assim, se a nintendo deixar rolar sim.
Mas nintendo sendo nintendo, é bem possível que não tenha nem retro de proposito.
Responder
PS4 tem muito jogo a 1080p, mas Switch 2 vai usar e abusar de DLSS. Resolução nativa dos jogos certamente vai ser bem abaixo do PS4 em geral.
Responder
Z80a escreveu: (19-09-2023, 11:29 PM)Você considera estar rodando a 640x360 internamente como um downgrade gigantesco?

Com DLSS a partir dessa resolução deve ficar até melhor que os consoles next gen rodando a 1080p.

Mas digo em termos de assets/iluminação.
Responder
Chozo Master escreveu: (20-09-2023, 12:23 AM)Com DLSS a partir dessa resolução deve ficar até melhor que os consoles next gen rodando a 1080p.

Mas digo em termos de assets/iluminação.
Se roda shader e tem memoria, a imagem sai:

Mas tem que ver se só capando a resolução é o suficiente pra ganhar a velocidade de volta.
Todas as tecnologias da UE5 como nanite e lumen e etc são por pixel, então pode ser que até role.
Responder
Duvido que a tela do ng switch seja 1080p. Puro desperdício. O DLSS até poderia ajudar a chegar a 1080p undocked, mas ele consumiria muita energia pra um modo 100% portátil. Melhor deixar tudo em 720p, 60FPS, o que já seria um avanço enorme. Vai ter muito choro e zoação dos nerds de celulares, mas seria o mais sensato.
Responder
Genesis escreveu: (20-09-2023, 01:07 AM)Duvido que a tela do ng switch seja 1080p. Puro desperdício. O DLSS até poderia ajudar a chegar a 1080p undocked, mas ele consumiria muita energia pra um modo 100% portátil. Melhor deixar tudo em 720p, 60FPS, o que já seria um avanço enorme. Vai ter muito choro e zoação dos nerds de celulares, mas seria o mais sensato.
Uma vez eu fiz as contas, e se você fizesse a tela do switch sem as bordas pretas, daria exatamente 900p.
Então se tiver retro envolvido e tal, até que seria uma boa fazer uma tela sem bordas 900p, e quando roda jogo em modo portatil, ele bota as bordas artificialmente pra ficar no scale rate correto
Responder
Genesis escreveu: (20-09-2023, 01:07 AM)Duvido que a tela do ng switch seja 1080p. Puro desperdício. O DLSS até poderia ajudar a chegar a 1080p undocked, mas ele consumiria muita energia pra um modo 100% portátil. Melhor deixar tudo em 720p, 60FPS, o que já seria um avanço enorme. Vai ter muito choro e zoação dos nerds de celulares, mas seria o mais sensato.

Pode ajudar não, ajudaria e MUITO. Dá para renderizar digamos que em 480p e o DLSS transformar em 720p ou 1080p sem dificuldades, consumindo praticamente a mesma coisa em ambos os casos e com pouca diferença de desempenho. Fora que uma tela de 1080p deve ser bem melhor para usar fora de jogo.
Responder
DLSS em modo portátil consumiria mt bateria só pro upscale.
Responder
Dlss economiza muita energia, não o contrário.
Responder
Na verdade upscalling em geral gasta mais energia. DLSS só gasta menos.
Responder
Nash escreveu: (20-09-2023, 01:08 PM)Dlss economiza muita energia, não o contrário.
tensor cores gastam mais energia que o switch inteiro atualmente
Responder
Nash escreveu: (20-09-2023, 12:09 AM)PS4 tem muito jogo a 1080p, mas Switch 2 vai usar e abusar de DLSS. Resolução nativa dos jogos certamente vai ser bem abaixo do PS4 em geral.

Problema de DLSS nativo no sistema é que ele vai ser usado muito mais como muleta para otimização porca do que extrair o máximo do console.
Responder
Essa é uma que eu acho que tem que perguntar pros engenheiros da nvidia, por baixo dos panos sem o jensen ver.
Até onde eu sei, DLSS é um filtro que roda nos tais dos tensor cores, que são unidades de fazer uma gazilhada de instruções multiply/accumulate em paralelo.
Se isso usa mais ou menos força do que CPUs executando instruções, não faço ideia.
E tem outros fatores também, tipo qual é a velocidade de clock das tensor cores.
Responder
InuK9 escreveu: (20-09-2023, 01:15 PM)Na verdade upscalling em geral gasta mais energia. DLSS só gasta menos.

Em geral o consumo da placa de vídeo cai uns 30% com DLSS ligado.

EDIT: https://gadgettendency.com/nvidia-has-re...090-by-25/

Aliás, DF já mostrou isso várias e várias vezes.
Uma parte da gpu evidentemente vai consumir mais, mas as demais vão consumir bem menos.
Responder