Tópico da Emulação v 1.1.1217 Switch | WiiU | 3DS | X360 | PS3
Emule a nintendo, gostoso demais!! +Plei4 tá chegando pra animar a festa!!
Zé, pq emulação em geral não consegue fazer coisa em paralelo e se beneficiar da GPU?
Responder
DinoSpD escreveu: (20-08-2024, 04:33 PM)Zé, pq emulação em geral não consegue fazer coisa em paralelo e se beneficiar da GPU?

Direto do GPT-chan

1. Serialização de Tarefas
A emulação precisa replicar com precisão o comportamento do hardware original, que geralmente executa tarefas de maneira sequencial. Muitas instruções dependem umas das outras, e essas dependências limitam a possibilidade de paralelizar a execução, já que processar instruções fora de ordem pode quebrar a emulação.

2. Sincronização de Componentes
Em um console de videogame, por exemplo, o processador, a GPU, a memória e outros componentes estão fortemente sincronizados. Na emulação, todos esses componentes precisam se comportar de maneira sincronizada, o que torna difícil delegar tarefas para múltiplos núcleos de CPU ou para a GPU sem quebrar essa sincronia.

3. Precisão vs. Performance
A emulação foca muito na precisão para replicar o comportamento do hardware original. Ao tentar paralelizar ou utilizar a GPU para aceleração, muitas vezes é difícil manter a mesma precisão, o que pode causar problemas de compatibilidade ou glitches. Sacrificar a precisão para ganhar desempenho pode prejudicar a experiência de uso ou tornar o software menos confiável.

4. Diferença entre Processadores de CPU e GPU
CPUs e GPUs têm arquiteturas muito diferentes. CPUs são otimizadas para lidar com uma grande variedade de tarefas sequenciais e ramificações de código, enquanto GPUs são projetadas para tarefas altamente paralelizadas, como processamento gráfico. Como a maioria das instruções de emulação não é massivamente paralela, a GPU não pode ser aproveitada eficientemente para essas tarefas. Além disso, escrever código para emulação que utiliza a GPU corretamente é muito mais complicado do que para a CPU.

5. Complexidade de Desenvolvimento
Desenvolver emuladores já é uma tarefa complexa e fazê-los funcionar de forma paralela ou utilizando GPUs envolve desafios técnicos adicionais, como sincronização precisa de threads, gerenciamento de memória compartilhada e evitamento de deadlocks. Muitos desenvolvedores de emuladores preferem manter o código simples e focado na compatibilidade, em vez de adicionar essa complexidade extra.
Responder
O negócio já está rodando até no steam deck. Loles

Responder
Nossa, todo zoado e faltando texturas, dá nem pra enxergar o jogo direito Lol
Responder
Wander escreveu: (21-08-2024, 01:51 PM)Nossa, todo zoado e faltando texturas, dá nem pra enxergar o jogo direito Lol

emulação é isso ai colega, de faltar texturas/geometria pra jogável é um pulo

acho que "in game" é o grande desafio pra emular qualquer jogo
Responder
wolfwood escreveu: (21-08-2024, 01:55 PM)emulação é isso ai colega, de faltar texturas/geometria pra jogável é um pulo

acho que "in game" é o grande desafio pra emular qualquer jogo

Tô ligado, já emulei muita coisa. Só acho q tá longe de ser algo agradável e jogável. Não precisam girar a camisa por port de PC ainda não.
Responder
Maedhros escreveu: (21-08-2024, 01:24 PM)O negócio já está rodando até no steam deck. Loles

LafZSOtbTsI

Lol.
Responder
Wander escreveu: (21-08-2024, 01:57 PM)Tô ligado, já emulei muita coisa. Só acho q tá longe de ser algo agradável e jogável. Não precisam girar a camisa por port de PC ainda não.

sei não, 2 anos pra você seria longe? acho que em 2 anos ta 100% jogável com uma caralhada de mods e os carai, enquanto a Sony fica dando a desculpa de que é impossível fazer rodar mais de 60fps (coisa que até no PS5 provaram o contrário já) e que é impossível portar no PC e provavelmente só viria em uma versão inferior feito pela Bluepoint

eu acho que é um grande marco a se comemorar sim
Responder
Wander escreveu: (21-08-2024, 01:51 PM)Nossa, todo zoado e faltando texturas, dá nem pra enxergar o jogo direito Lol
Emulação do PS3 era isso pra pior, hoje dá pra fechar vários jogos com qualidade impecável
Responder
wolfwood escreveu: (21-08-2024, 02:05 PM)sei não, 2 anos pra você seria longe? acho que em 2 anos ta 100% jogável com uma caralhada de mods e os carai, enquanto a Sony fica dando a desculpa de que é impossível fazer rodar mais de 60fps (coisa que até no PS5 provaram o contrário já) e que é impossível portar no PC e provavelmente só viria em uma versão inferior feito pela Bluepoint

eu acho que é um grande marco a se comemorar sim

Acho bem possível, falei q era longe no sentido de q, no estado atual, está longe de poder ser chamado de jogável. O estado da emulação é q é longe, não o tempo q vão demorar pra melhorar a emulação.

Rodrigo Rey escreveu: (21-08-2024, 02:15 PM)Emulação do PS3 era isso pra pior, hoje dá pra fechar vários jogos com qualidade impecável

Ver minha explicação pro wolf acima.
Responder
DinoSpD escreveu: (20-08-2024, 04:33 PM)Zé, pq emulação em geral não consegue fazer coisa em paralelo e se beneficiar da GPU?
Cada CPU virtual só tem uma lista de instruções.
A tarefa de dividir essa lista entre várias CPUs séria lento pra caralho.
E GPU trm uma arquitetura de memória bizarra
Responder
Responder
injogável segundo o serge
Responder
wolfwood escreveu: (23-08-2024, 02:16 PM)injogável segundo o serge

Considerando o tanto de crash que deu o serge está certo.
Responder
play more escreveu: (23-08-2024, 03:25 PM)Considerando o tanto de crash que deu o serge está certo.

no duro?
Responder
wolfwood escreveu: (23-08-2024, 04:14 PM)no duro?

Juro juradinho
Responder
wolfwood escreveu: (23-08-2024, 02:16 PM)injogável segundo o serge

Acho q tu não entendeu q aquele dia eu só estava dizendo q o jogo estava longe de ser uma emulação perfeita, e q ainda não é o dia de dizer q temos Bloodborne no PC. 

A qualidade da experiência fica muito comprometida. Eu já quis muito emular certas coisas "à força" assim e a experiência nunca foi muito boa.
Responder
O bolo ainda não tá pronto, tem que esperar crescer e ficar douradinho.
Responder
Já está rodando melhor que Wukong no PS5.
Responder
Responder