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não faz sentido ser pago quando os outros jogos desse estilo são tudo gratuito, inclusive ta pra sair o da Marvel que é uma IP muito mais forte
viceprince escreveu: (25-08-2024, 12:42 PM)Lançar um multiplayer seria relativamente simples e aparentemente é o que estava acontecendo, mas a Sony queria um GaaS e nessa mudança de projeto que a Bungie reprovou.
No final, pelas declarações também ficou implícito que o estúdio estava de saco cheio de ficar focado em multiplayer e além de uma reformulação constante um jogo por serviço exigiria sempre uma parte grande do estúdio focado nisso, de modo que agora sem esse tipo de jogo eles podem tocar dois projetos simultaneamente.
Tudo o que saiu de informação, seja por declarações oficiais, quanto fontes jornalísticas dá cabo que a ND quer se focar só em singleplayer, exigiu isso da Sony que aceitou dado o sucesso de seus últimos jogos e da série The Last of Us.
Aposto com você que a ND conseguiria lançar um modo multiplayer convencional se quisesse, quis fazer um treco megalomaniaco e no fim jogou tudo no lixo
É incompetente por definição, largou o projeto
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(Última alteração: 25-08-2024, 01:16 PM por viceprince.)
Zero escreveu: (24-08-2024, 10:02 PM)Tava na hora hein! Espero que possamos ver frutos ainda no Ps5. E de preferência que não copiem as formulas batidas de gamedesign. Sony poderia deixa-los arriscar projetos menores e originais, os devs sob seu teto são puro talento!! O que anda sendo rumorado nos últimos dois anos é que o sucesso comercial e de crítica de Miles Morales e o modelo Insomniac de lançar muitos jogos por geração, além do aumento de custos com desenvolvimento em jogos, estaria criando nesses estúdios de singleplayer uma estratégia de intercalar um jogo menor com uma parcela do estúdio, enquanto a outra se focaria num jogo de tamanho convencional.
Então, seria equivalente ao que a ND fez geração passada, com Uncharted 4, depois uma parcela desse estúdio com um diretor novato em Lost Legacy, enquanto o outro estaria em The Last of Us II que juntaria os dois times em certo momento e depois os dividiria quando parte do trabalho estivesse finalizado. A diferença em relação a essa comparação é que aparentemente alguns desses estúdios atuais estão fazendo novas IPs e não apenas sequências (essas devem ser esses jogos de escopo médio).
Só saberemos se os rumores estão certos nos próximos dois anos em que devem rolar esses anúncios. Em teoria os dois jogos 1st da Sony mais próximos de serem lançados é GoT 2 e o novo jogo da Housemarque. Blue Point também tem tempo suficiente para ter algo bem adiantado, mas como ajudaram no desenvolvimento de GoW Ragnarok é possível que não lancem antes dos citados.
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(Última alteração: 25-08-2024, 01:33 PM por viceprince.)
wolfwood escreveu: (25-08-2024, 01:04 PM)
não faz sentido ser pago quando os outros jogos desse estilo são tudo gratuito, inclusive ta pra sair o da Marvel que é uma IP muito mais forte
Aposto com você que a ND conseguiria lançar um modo multiplayer convencional se quisesse, quis fazer um treco megalomaniaco e no fim jogou tudo no lixo
É incompetente por definição, largou o projeto Esse multiplayer convencional a que você se refere é um modelo que existia e funcionava até o final da geração PS3. Atualmente as publishers não bancam jogos cujo esforço de desenvolvimento são dois times divididos em dois modos de jogo. Isso resultava numa época em que os jogos singleplayer eram menores e mais baratos, além do fato de que não existia tantas opções de GaaS, nem tanta grana nesse segmento específico.
Fosse apenas a ND que tivesse feito isso na Sony eu até poderia pensar que foi uma decisão interna do próprio estúdio, mas dada a estratégia da publisher com todos os outros estúdios eu não tenho dúvidas de que existiu uma intenção de mudar o projeto em andamento.
Se a ND tivesse essa liberdade de decisão a consultoria da Bungie nem teria entrado em ação.
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viceprince escreveu: (25-08-2024, 01:31 PM)Esse multiplayer convencional a que você se refere é um modelo que existia e funcionava até o final da geração PS3. Atualmente as publishers não bancam jogos cujo esforço de desenvolvimento são dois times divididos em dois modos de jogo. Isso resultava numa época em que os jogos singleplayer eram menores e mais baratos, além do fato de que não existia tantas opções de GaaS, nem tanta grana nesse segmento específico.
Fosse apenas a ND que tivesse feito isso na Sony eu até poderia pensar que foi uma decisão interna do próprio estúdio, mas dada a estratégia da publisher com todos os outros estúdios eu não tenho dúvidas de que existiu uma intenção de mudar o projeto em andamento.
Se a ND tivesse essa liberdade de decisão a consultoria da Bungie nem teria entrado em ação.
Passou um pano legal agora hein, até concordo com o ponto de a ND não ter a palavra final do que vai ser feito como jogo, mas se ela tem voz ativa para escolher matar o projeto GaaS pra focar em single player, ela com certeza conseguiria fazer o multiplayer funcionar como o do primeiro jogo, sendo um modo de lançamento
Você fala como se fazer um MP como de PS3 fosse uma tecnologia perdida wtf, só pagar um servidor e patchear bugs, qualquer skin e DLC que vender é lucro ainda, Uncharted 4 tem o MP ativo até hoje, o custo pra manter um bagulho desses é irisório pra Sony
Vai sair aquele Warhammer novo lá e vai fazer exatamente isso, MP old school vendendo skin e é isso, porém a poderosa ND ia se perder muito se dividisse a atenção no dificilimo modo multiplayer
Incompetência que chama isso ai
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wolfwood escreveu: (25-08-2024, 02:03 PM)Passou um pano legal agora hein, até concordo com o ponto de a ND não ter a palavra final do que vai ser feito como jogo, mas se ela tem voz ativa para escolher matar o projeto GaaS pra focar em single player, ela com certeza conseguiria fazer o multiplayer funcionar como o do primeiro jogo, sendo um modo de lançamento 
Você fala como se fazer um MP como de PS3 fosse uma tecnologia perdida wtf, só pagar um servidor e patchear bugs, qualquer skin e DLC que vender é lucro ainda, Uncharted 4 tem o MP ativo até hoje, o custo pra manter um bagulho desses é irisório pra Sony 
Vai sair aquele Warhammer novo lá e vai fazer exatamente isso, MP old school vendendo skin e é isso, porém a poderosa ND ia se perder muito se dividisse a atenção no dificilimo modo multiplayer
Incompetência que chama isso ai Em projetos muito longos é preciso avaliar o contexto dos diferentes anos e períodos que as decisões são tomadas. Factions provavelmente começou a ser feito em paralelo a The Last of Us Part II que foi um projeto que teve adiamentos, passou por vazamentos do estúdio, custou mais do que era previsto e que, do ponto de vista financeiro, não daria maior retorno estando agregado ao jogo base que já vendeu bem por U$60, ganhou todos os prêmios possíveis e foi aclamado pela crítica, de modo que ele só fazia sentido, como um produto a parte. Nesse processo de finalização de The Last of Us II, gente que estava no Factions teve que ajudar a equipe principal (pandemia com trabalho remoto) e a Sony começava todo seu planejamento de vários GaaS.
O cancelamento de Factions já ocorre num momento posterior em que a Sony já vinha perdendo dinheiro com GaaS, com o custo de desenvolvimento do jogo (agora não era mais um modo barato, era para ser um jogo sustentável por uma década), ao mesmo tempo que suas IPs davam um bom retorno em outras mídias (Uncharted no cinema e The Last of Us na HBO). Por conta de tudo isso, eles tinham mais poder para convencer a Sony do que antes e a troca de CEO provavelmente também ajudou a tomar essa decisão.
É mais lógico supor que a partir do momento que você tenha dados mais robustos demonstrando quais caminhos e competências daquele estúdio rendem mais dinheiro que seja mais fácil convencer o escalão de cima a aceitar certas decisões.
ps: eu não disse que fazer MP ao formato antigo é mais difícil ou que não existam exemplares, mas não faz sentido do ponto de vista comercial para a maioria das franquias. Talvez apenas COD, das franquias gigantes, ainda saía nesse formato, não? E isso porque a Activision coloca quase todos seus estúdios só para fazer COD e tem vários exemplares da série exclusivamente multiplayer.
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viceprince escreveu: (25-08-2024, 01:16 PM)O que anda sendo rumorado nos últimos dois anos é que o sucesso comercial e de crítica de Miles Morales e o modelo Insomniac de lançar muitos jogos por geração, além do aumento de custos com desenvolvimento em jogos, estaria criando nesses estúdios de singleplayer uma estratégia de intercalar um jogo menor com uma parcela do estúdio, enquanto a outra se focaria num jogo de tamanho convencional.
Então, seria equivalente ao que a ND fez geração passada, com Uncharted 4, depois uma parcela desse estúdio com um diretor novato em Lost Legacy, enquanto o outro estaria em The Last of Us II que juntaria os dois times em certo momento e depois os dividiria quando parte do trabalho estivesse finalizado. A diferença em relação a essa comparação é que aparentemente alguns desses estúdios atuais estão fazendo novas IPs e não apenas sequências (essas devem ser esses jogos de escopo médio).
Só saberemos se os rumores estão certos nos próximos dois anos em que devem rolar esses anúncios. Em teoria os dois jogos 1st da Sony mais próximos de serem lançados é GoT 2 e o novo jogo da Housemarque. Blue Point também tem tempo suficiente para ter algo bem adiantado, mas como ajudaram no desenvolvimento de GoW Ragnarok é possível que não lancem antes dos citados.
Vamos aguardar boas novidades.
Das citadas, torço para que a Blue Point não seja anjaulada em realizar remakes, queria ver o talento desses caras em um novo game ou ip, os caras estão com know how de GoW e Demons souls, bagagem pra um action 3rd Person eles já tem.
Housemarque só joguei o Outland e o Returnal, ambos são bem divertidos, deles não sei o que esperar. O que cria uma boa espectativa, gostaria de uns jogos mais fora da caixa que a Japan Studios faziam, porém posso estar atribuindo muito em cima dos caras.
Esse ano já não tenho mais hype pra nada, quero ver o que eles estão preparando para o futuro.
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viceprince escreveu: (25-08-2024, 02:27 PM)Em projetos muito longos é preciso avaliar o contexto dos diferentes anos e períodos que as decisões são tomadas. Factions provavelmente começou a ser feito em paralelo a The Last of Us Part II que foi um projeto que teve adiamentos, passou por vazamentos do estúdio, custou mais do que era previsto e que, do ponto de vista financeiro, não daria maior retorno estando agregado ao jogo base que já vendeu bem por U$60, ganhou todos os prêmios possíveis e foi aclamado pela crítica, de modo que ele só fazia sentido, como um produto a parte. Nesse processo de finalização de The Last of Us II, gente que estava no Factions teve que ajudar a equipe principal (pandemia com trabalho remoto) e a Sony começava todo seu planejamento de vários GaaS.
O cancelamento de Factions já ocorre num momento posterior em que a Sony já vinha perdendo dinheiro com GaaS, com o custo de desenvolvimento do jogo (agora não era mais um modo barato, era para ser um jogo sustentável por uma década), ao mesmo tempo que suas IPs davam um bom retorno em outras mídias (Uncharted no cinema e The Last of Us na HBO). Por conta de tudo isso, eles tinham mais poder para convencer a Sony do que antes e a troca de CEO provavelmente também ajudou a tomar essa decisão.
É mais lógico supor que a partir do momento que você tenha dados mais robustos demonstrando quais caminhos e competências daquele estúdio rendem mais dinheiro que seja mais fácil convencer o escalão de cima a aceitar certas decisões.
ps: eu não disse que fazer MP ao formato antigo é mais difícil ou que não existam exemplares, mas não faz sentido do ponto de vista comercial para a maioria das franquias. Talvez apenas COD, das franquias gigantes, ainda saía nesse formato, não? E isso porque a Activision coloca quase todos seus estúdios só para fazer COD e tem vários exemplares da série exclusivamente multiplayer.
você ta muito prolixo fazendo o PR deles, não é um estúdio indie que estamos falando, na pior das hipóteses eles trocavam o suporte que Uncharted 4 precisa pelo que um teórico modo MP de TLOU 2 poderia precisar, simplesmente não existe desculpa para largar todo trabalho que foi feito no factions
e eles desenvolveram aquele modo roguelike lá.
Se eles adaptaram conteúdo do factions para aquilo, com certeza poderia ter feito algo convencional e mais básico
Se desenvolveram isso ai em paralelo, mostra ainda mais que não necessariamente é esforço demais pra eles trabalharem em algo menos ambicioso, ainda mais que esse modo é de graça com a versão
fato é que a gente pode ficar aqui debatendo definições mas ela não entregou nem um projeto maior megalomaníaco, nem entregou algo mais pessoal para os fãs
curiosamente aquele modo roguelike parece muito bem feito, é só não ficar cheirando o próprio peido, pensando que tudo que fazem tem que ser um superlativo dos games que sai jogo ali numa boa
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Chozo Master escreveu: (25-08-2024, 11:01 AM)ND tava fazendo o Last of Us multiplayer que foi cancelado. Próximo jogo só no PS6.
Btw, nem lembrava ter visto esse Concord. Meu cérebro apaga esses jogos GaaS automaticamente quando passa no State of Play. Esse é o nível do design:
![[Imagem: hq720.jpg?sqp=-oaymwEhCK4FEIIDSFryq4qpAx...nmL2oOqleQ]](https://i.ytimg.com/vi/v08nIbqqOlE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEhCK4FEIIDSFryq4qpAxMIARUAAAAAGAElAADIQj0AgKJD&rs=AOn4CLC7VFriilBxtL-4XiWenmL2oOqleQ) Definição de jogo sem alma.
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wolfwood escreveu: (25-08-2024, 02:47 PM)você ta muito prolixo fazendo o PR deles, não é um estúdio indie que estamos falando, na pior das hipóteses eles trocavam o suporte que Uncharted 4 precisa pelo que um teórico modo MP de TLOU 2 poderia precisar, simplesmente não existe desculpa para largar todo trabalho que foi feito no factions
e eles desenvolveram aquele modo roguelike lá.
Se eles adaptaram conteúdo do factions para aquilo, com certeza poderia ter feito algo convencional e mais básico
Se desenvolveram isso ai em paralelo, mostra ainda mais que não necessariamente é esforço demais pra eles trabalharem em algo menos ambicioso, ainda mais que esse modo é de graça com a versão
fato é que a gente pode ficar aqui debatendo definições mas ela não entregou nem um projeto maior megalomaníaco, nem entregou algo mais pessoal para os fãs
curiosamente aquele modo roguelike parece muito bem feito, é só não ficar cheirando o próprio peido, pensando que tudo que fazem tem que ser um superlativo dos games que sai jogo ali numa boa Modo Rogue Lite parece ser uma alternativa que a Sony encontrou para oferecer algum extra para jogos singleplayer sem necessariamente envolver componentes online (se o caso de GoW Ragnarok não for uma mera coincidência).
Acho que concordamos em relação ao ocorrido, mas discordamos na causa. Eu, assim como você, também vejo problemas no projeto ter ficado megalomaníaco demais e um fracasso ao ser cancelado. Só discordo que no ponto que acho que a Sony foi mais responsável por isso do que a ND.
Longe de ser uma passada de pano, até porque na minha interpretação do erro ser por parte da Sony é algo até pior do que um projeto cancelado por questões problemáticas do próprio estúdio. Com frequência estúdios bons cancelam projetos internamente e se focam em outros, mas quando é a publisher com todo um erro estratégico de investimento a coisa demora mais a se corrigir e prejudica múltiplos estúdios.
Santa Monica na geração passada cancelou um jogo por erro próprio, mas voltou a acertar rapidamente com GoW, aparentemente, sem grandes volume de demissões ou efeitos colaterais. Sony atualmente errou com esse foco em GaaS e olha só o estrago e lacunas de títulos em alguns anos que acontece atualmente, a quantidade grande de demissões, estúdios fechando, etc. Pessoal, por ignorância, culpa o PSVR2 pelo fechamento da London Studios, mas o que eles faziam era um GaaS.
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Chozo Master escreveu: (27-08-2024, 12:12 PM)Tem isso no PS5? Nunca tinha visto. é recente a adição
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Chozo Master escreveu: (27-08-2024, 02:07 PM)Imagina que comprou essa bomba  Os doze compradores desse jogo devem estar putassos mesmo
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