Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
DinoSpD escreveu: (21-11-2024, 09:16 PM)Mesmo com as texturas no mínimo o jogo continua usando 5gb de VRAM?
não, aí cai pra uns 3k e pouco... Eu meio que desisti de tentar achar a causa]

Update:

Estou achando seriamente que 1 pente de memória de 16gb está atrasando as coisas. Posso estar bizarramente enganado.
Responder
Ryzen se beneficia demais de dual channel mas não caparia uso desse jeito ai.

Pode ter a ver com configuração de temperatura ou energia. Se reinstalar o driver não der jeito muda o windows pra modo desempenho. Tentar resetar a bios pra modo de fabrica e reconfigurar ela, talvez atualizar a bios da GPU e em último caso retira a GPU e recoloca com os cabos de força.
Responder
play more escreveu: (22-11-2024, 12:59 PM)Ryzen se beneficia demais de dual channel mas não caparia uso desse jeito ai.

Pode ter a ver com configuração de temperatura ou energia. Se reinstalar o driver não der jeito muda o windows pra modo desempenho. Tentar resetar a bios pra modo de fabrica e reconfigurar ela, talvez atualizar a bios da GPU e em último caso retira a GPU e recoloca com os cabos de força.

Novo update: o PC apresentou uns "bugs" de energia pra inicializar (como se ele ligasse... Desligasse e ligasse de novo sozinho).
Responder
Reseta a bios. Se tiver como testa outra fonte nesse PC ou essa VGA e fonte em outro PC e veja se o problema persiste.
Responder
play more escreveu: (22-11-2024, 02:22 PM)Reseta a bios. Se tiver como testa outra fonte nesse PC ou essa VGA e fonte em outro PC e veja se o problema persiste.
To tendo que resolver uns B.Os, vou tratar mais tarde, mas vou atualizando aqui. Não vou desistir dessa caralha
Responder
Esse teclado presta?

https://www.kabum.com.br/produto/538689/...htg200ptvr

O que gostei dele é o tamanho full, odeio esses menores que não tem o padrão numérico do lado.

Quais outras opções são boas?
Responder
play more escreveu: (22-11-2024, 02:22 PM)Reseta a bios. Se tiver como testa outra fonte nesse PC ou essa VGA e fonte em outro PC e veja se o problema persiste.
update: testei só a placa de vídeo em um kit mais fraco, e a performance ficou 100%!
Uma pergunta: Placa mãe interfere nisso (não a config da BIOS, a qualidade da placa em si pode limitar o kit)? Pois se não, só pode ser a fonte que não está entregando a energia necessária, pois não há mais o que tirar...
Responder
Testa com outra fonte nesse PC do parente e vê se fica 100%. Tu até pode testar com a mesma depois de recolocar pra desencargo de ser algo mal encaixado ou uma outra VGA se tiver pra ver se não é a PCI.

Pode ser defeito da fonte, da placa mãe ou configuração do driver, do windows ou bios. Eu tentaria as opções de software antes de condenar peças de hardware.
Responder
Acho que se fosse fonte os sintomas seriam outros. 

Já viu se não tem nenhum software instalado com power limit na GPU abaixo de 100%?

Windows não tá no modo de economia de energia?
Responder
DinoSpD escreveu: (23-11-2024, 10:11 PM)Acho que se fosse fonte os sintomas seriam outros. 

Já viu se não tem nenhum software instalado com power limit na GPU abaixo de 100%?

Windows não tá no modo de economia de energia?

Economia de energia ou configuração bizarra de temperatura. No print ambos estão abaixo de 60° e pode ter uma configuração do win/bios impedindo as coisas (GPU e CPU) de subir além disso. Se o parente brincou de OC pode ter habilitado algo assim.

Tem que testar tudo de software antes e ver se as peças estão bem colocadas antes de afirmar que algo queimou.
Responder
Isso não tem cara de hardware. 

Se bobear, uma instalação limpa do Windows e reset na bios resolve tudo.
Responder
Pombas, ia ver a placa da XFX, mas dei pra trás... Quero ter problema de driver não

Sapphire Emotion Porém só tem em uma loja
Tem Asus e Asrock também, mas vou aguardar sexta pra ver
Responder
A essa altura, vale esperar.
Responder
Update do PC satânico do meu primo: não FAÇO IDEIA do que impacte na performance dos jogos, mas o PC está um brinco, tinindo, iniciando SO muito rápido, multi tasking perfeito, troquei pasta térmica, abri a fonte, limpei, fiz uma geral geralzona mesmo. Formatei limpo, configurei a BIOS (ativei o XMP da memória, setei a placa pra usar sempre PCI 3, etc) e testei os games (segundo ele é pra game e estudos / projetos, pois trabalha com Autocad):

Alan Wake 2 => rodou legal, com quedas normais de fps mas sem stutterings, o que é uma vitória;
Hogwarts Legacy => impossível isso aqui rodar sem stuttering nessa config, tentei de tudo, só DLSS pra ajudar, jogo mal portado demais;
Kena Bridge of Spirits => Rodando liso, mas em "novas áreas", ainda há um stuttering chato, mas segundo ele, ele pode se acostumar com isso, porém agora o jogo tá liso, FHD 144hz;
Witcher 3 => Esse aqui foi a surpresa, pois está perfeito, liso, 100%, a linha do frame time parece uma régua de tão reta e fluída;
Assassin's Creed Odissey => outro que me surpreendeu, rodando liso, muito bom.

CONFIG:
Ryzen 7 5700x
RTX 3060 ti da GALAX
1x16GB RAM 3200mhz
SSD 1TB M.2
Fonte Corsair 650w 80plus bronze
MB Gigabyte B450m Gaming

Enfim, acho que chegamos no final dessa saga. Obrigado à todas as recomendações e indicações. Se houverem novos episódios, abriremos uma nova season  Buttrock
Responder
Excelente. 

Na volta traga pão.
Responder
Rapaz, eu sempre vejo que não tenho paciência pra jogar em pc mesmo  Crylol
Responder
Chegou minha Noctua ontem, só to esperando o dissipador e o parafuso para meter o SSD e mexer na fan Ohnoes
Responder
Light Blade escreveu: (25-11-2024, 09:08 AM)Pombas, ia ver a placa da XFX, mas dei pra trás... Quero ter problema de driver não

Sapphire Emotion Porém só tem em uma loja
Tem Asus e Asrock também, mas vou aguardar sexta pra ver

Qual problema de driver? A placa que eu tô considerando pegar é da XFX
Responder
Caio escreveu: (26-11-2024, 09:40 AM)

Era alguma configuração do Windows limitando.

Se resolveu formatando então já era.
Responder
Undying escreveu: (26-11-2024, 03:46 PM)Qual problema de driver? A placa que eu tô considerando pegar é da XFX
É um resumo da placa (provavelmente feito por IA), mas isso nos comentários lá na Kabum (no caso da RX 6600), onde tem a nota... Ia pensar na 6650 XT, mas a da XFX é conhecida por esquentar demais

Mas da AMD é uma das marcas mais recomendadas, tanto é que ainda tá na minha lista, junto com a Sapphire e a Power Color
Responder