Ryzen se beneficia demais de dual channel mas não caparia uso desse jeito ai.
Pode ter a ver com configuração de temperatura ou energia. Se reinstalar o driver não der jeito muda o windows pra modo desempenho. Tentar resetar a bios pra modo de fabrica e reconfigurar ela, talvez atualizar a bios da GPU e em último caso retira a GPU e recoloca com os cabos de força.
play more escreveu: (22-11-2024, 12:59 PM)Ryzen se beneficia demais de dual channel mas não caparia uso desse jeito ai.
Pode ter a ver com configuração de temperatura ou energia. Se reinstalar o driver não der jeito muda o windows pra modo desempenho. Tentar resetar a bios pra modo de fabrica e reconfigurar ela, talvez atualizar a bios da GPU e em último caso retira a GPU e recoloca com os cabos de força.
Novo update: o PC apresentou uns "bugs" de energia pra inicializar (como se ele ligasse... Desligasse e ligasse de novo sozinho).
play more escreveu: (22-11-2024, 02:22 PM)Reseta a bios. Se tiver como testa outra fonte nesse PC ou essa VGA e fonte em outro PC e veja se o problema persiste.
To tendo que resolver uns B.Os, vou tratar mais tarde, mas vou atualizando aqui. Não vou desistir dessa caralha
22-11-2024, 10:34 PM (Última alteração: 22-11-2024, 10:35 PM por Caio.)
play more escreveu: (22-11-2024, 02:22 PM)Reseta a bios. Se tiver como testa outra fonte nesse PC ou essa VGA e fonte em outro PC e veja se o problema persiste.
update: testei só a placa de vídeo em um kit mais fraco, e a performance ficou 100%!
Uma pergunta: Placa mãe interfere nisso (não a config da BIOS, a qualidade da placa em si pode limitar o kit)? Pois se não, só pode ser a fonte que não está entregando a energia necessária, pois não há mais o que tirar...
23-11-2024, 12:56 PM (Última alteração: 23-11-2024, 01:03 PM por play more.)
Testa com outra fonte nesse PC do parente e vê se fica 100%. Tu até pode testar com a mesma depois de recolocar pra desencargo de ser algo mal encaixado ou uma outra VGA se tiver pra ver se não é a PCI.
Pode ser defeito da fonte, da placa mãe ou configuração do driver, do windows ou bios. Eu tentaria as opções de software antes de condenar peças de hardware.
24-11-2024, 04:31 PM (Última alteração: 24-11-2024, 04:33 PM por play more.)
DinoSpD escreveu: (23-11-2024, 10:11 PM)Acho que se fosse fonte os sintomas seriam outros.
Já viu se não tem nenhum software instalado com power limit na GPU abaixo de 100%?
Windows não tá no modo de economia de energia?
Economia de energia ou configuração bizarra de temperatura. No print ambos estão abaixo de 60° e pode ter uma configuração do win/bios impedindo as coisas (GPU e CPU) de subir além disso. Se o parente brincou de OC pode ter habilitado algo assim.
Tem que testar tudo de software antes e ver se as peças estão bem colocadas antes de afirmar que algo queimou.
26-11-2024, 09:40 AM (Última alteração: 26-11-2024, 09:42 AM por Caio.)
Update do PC satânico do meu primo: não FAÇO IDEIA do que impacte na performance dos jogos, mas o PC está um brinco, tinindo, iniciando SO muito rápido, multi tasking perfeito, troquei pasta térmica, abri a fonte, limpei, fiz uma geral geralzona mesmo. Formatei limpo, configurei a BIOS (ativei o XMP da memória, setei a placa pra usar sempre PCI 3, etc) e testei os games (segundo ele é pra game e estudos / projetos, pois trabalha com Autocad):
Alan Wake 2 => rodou legal, com quedas normais de fps mas sem stutterings, o que é uma vitória;
Hogwarts Legacy => impossível isso aqui rodar sem stuttering nessa config, tentei de tudo, só DLSS pra ajudar, jogo mal portado demais;
Kena Bridge of Spirits => Rodando liso, mas em "novas áreas", ainda há um stuttering chato, mas segundo ele, ele pode se acostumar com isso, porém agora o jogo tá liso, FHD 144hz;
Witcher 3 => Esse aqui foi a surpresa, pois está perfeito, liso, 100%, a linha do frame time parece uma régua de tão reta e fluída;
Assassin's Creed Odissey => outro que me surpreendeu, rodando liso, muito bom.
Update do PC satânico do meu primo: não FAÇO IDEIA do que impacte na performance dos jogos, mas o PC está um brinco, tinindo, iniciando SO muito rápido, multi tasking perfeito, troquei pasta térmica, abri a fonte, limpei, fiz uma geral geralzona mesmo. Formatei limpo, configurei a BIOS (ativei o XMP da memória, setei a placa pra usar sempre PCI 3, etc) e testei os games (segundo ele é pra game e estudos / projetos, pois trabalha com Autocad):
Alan Wake 2 => rodou legal, com quedas normais de fps mas sem stutterings, o que é uma vitória;
Hogwarts Legacy => impossível isso aqui rodar sem stuttering nessa config, tentei de tudo, só DLSS pra ajudar, jogo mal portado demais;
Kena Bridge of Spirits => Rodando liso, mas em "novas áreas", ainda há um stuttering chato, mas segundo ele, ele pode se acostumar com isso, porém agora o jogo tá liso, FHD 144hz;
Witcher 3 => Esse aqui foi a surpresa, pois está perfeito, liso, 100%, a linha do frame time parece uma régua de tão reta e fluída;
Assassin's Creed Odissey => outro que me surpreendeu, rodando liso, muito bom.
Undying escreveu: (26-11-2024, 03:46 PM)Qual problema de driver? A placa que eu tô considerando pegar é da XFX
É um resumo da placa (provavelmente feito por IA), mas isso nos comentários lá na Kabum (no caso da RX 6600), onde tem a nota... Ia pensar na 6650 XT, mas a da XFX é conhecida por esquentar demais
Mas da AMD é uma das marcas mais recomendadas, tanto é que ainda tá na minha lista, junto com a Sapphire e a Power Color