Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
Tem sempre a possibilidade de vc ter errado a mão na hora de aplicar a pasta térmica.
Responder
Eu botei uma fan adicional atrás e deu bom aqui

Era pra trocar minha fan default do CPU pela nova mas sou cabaço demais para desmontar sozinho e tals
Responder
DinoSpD escreveu: (09-12-2024, 01:25 AM)Tem sempre a possibilidade de vc ter errado a mão na hora de aplicar a pasta térmica.
É a pasta que veio de fábrica aplicada no cooler box da AMD

Então não precisei aplicar na CPU, só instalei o cooler direto
Responder
Bom, processador deve aguentar temps perto de 90~95°C sem problemas, mas claro que operando em faixas mais baixas a tendência é de maior longevidade. 

Testa deixar os fans do gabinete com mais exaustão do que intake.
Responder
Light Blade escreveu: (08-12-2024, 03:48 PM)Yup, tudo de fábrica, sem tirar nem por xD

E o gabinete já tem 3 fans, 2 na frente pra ventilar e 1 exaustor atrás... Mas se esse é o normal do processador, não tem muito o que fazer, vou remover o filtro de poeira em cima do gabinete (é elástico), deve melhorar um tico

Vc colocou os fans na direção certa? Se colocar um ao contrário vai bagunçar o air flow e ai esquenta mesmo.
Responder

O teste do mano foi numa mesa e bateu 80° então não deve ser problema de ventilação senão a VGA também fritaria.
Responder
Uma vez vi em algum lugar alguém da própria AMD falando que 80º nos processadores deles é "só mais um dia normal".

Meu processador sempre bateu 79 ~ 82º em jogos mais pesados, mas nunca foi problema. Sea of Thieves mesmo eu chegava a jogar por 3, 4 horas seguidas e vida que segue. Porém em dias mais quentes, começou a me incomodar ver o processador bater 84º, então comprei a pasta TS-COLD, fiz uma limpeza no meu watercooler e hoje em dia se bater 70º é muito.

Como disseram aí em cima, é sempre bom dar uma olhada na pasta térmica, aplicar certinho e não aplicar qualquer uma (a não ser que você não tenha condições, então aí seria compreensivo).
Responder
Acho que só tem que tomar cuidado para a temperatura não "capar" a performance do processador (aka trabalhar menos para não esquentar mais e prejudicar a performance dos jogos), mas aí tbm é fazer uns benchmarks e ver se está na média
Responder
Maedhros escreveu: (09-12-2024, 11:39 AM)Vc colocou os fans na direção certa? Se colocar um ao contrário vai bagunçar o air flow e ai esquenta mesmo.
Os fans vieram já instalados de fábrica xD

Fluxo de ar tá ok, só devo deixar a parte de cima destampada

O gabinete é esse

[Imagem: jAEVE9e.jpeg]

Caio escreveu: (09-12-2024, 01:51 PM)Uma vez vi em algum lugar alguém da própria AMD falando que 80º nos processadores deles é "só mais um dia normal".

Meu processador sempre bateu 79 ~ 82º em jogos mais pesados, mas nunca foi problema. Sea of Thieves mesmo eu chegava a jogar por 3, 4 horas seguidas e vida que segue. Porém em dias mais quentes, começou a me incomodar ver o processador bater 84º, então comprei a pasta TS-COLD, fiz uma limpeza no meu watercooler e hoje em dia se bater 70º é muito.

Como disseram aí em cima, é sempre bom dar uma olhada na pasta térmica, aplicar certinho e não aplicar qualquer uma (a não ser que você não tenha condições, então aí seria compreensivo).

Yup, exatamente a mesma coisa aqui

AC tava batendo entre 71 a 81°, então acho que é "normal" pra um Ryzen Lol

Verei o lance de trocar a pasta ano que vem, mas ver que eu não sou o único que passa por isso me deixa mais tranquilo Lol
Responder
Não sabia que os Ryzen esquentava tanto assim.

O meu é um i5HX, e nas coisas mais pesadas, fica na casa dos 70º
Responder
se não pegou fogo ainda está seguro
Responder
Que programa vocês usam/recomendam pra monitorar isso??? O adrenalin só mostra as putarias da GPU.
Responder
play more escreveu: (10-12-2024, 01:38 PM)Que programa vocês usam/recomendam pra monitorar isso??? O adrenalin só mostra as putarias da GPU.
Ryzen Master
Mas o Adrenalin também checa os status da CPU no básico
Responder
Da GPU também.

Nos vídeos que eu vi os caras usam programa que mostra até consumo eletrico das coisas, só não dizem que programa é.
Responder
play more escreveu: (10-12-2024, 01:38 PM)Que programa vocês usam/recomendam pra monitorar isso??? O adrenalin só mostra as putarias da GPU.

Eu uso o hardware monitor

https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html
Responder
Vou testar esse ai.

Valeu!
Responder
O programa funciona bem mas eu queria um que desse pra colocar overlay.

Agora um problema: Tanto o Adrenalin quanto o HWmonitor não mostram a velocidade dos fans e só mostram o consumo de energia de um dos conectores (não sei se da PCI-e ou do conector 6 pinos já que ambos são 75w e o consumo fica em 55w~).

Imagino que deve ser alguma configuração da bios. Vocês saberiam qual a treta??? VGA é RX580 e parece que outros pela internet tem o mesmo problema com as AMD.
Responder
Usa afterburner e o rivaturner.
Responder
Tentei os dois e eles também não estão mostrando isso.
Responder
Dependendo do fan ele funciona em velocidade constante e não vai monitorar a velocidade
Responder