Os games mais icônicos de todas as gerações
#1
Pessoal, resolvi fazer uma lista de jogos de todas as gerações que, ao meu ver, seriam os que mais definiram a história dos games no sentido de deixar uma marca, influenciar de uma forma que é impossível ignora-los. Não escolhi games pelo meu gosto pessoal, até porque alguns dos games que eu mais gostei na vida não estão aqui, como meu preferido ever, MGS3. Escolhi baseado nos games que eu acredito terem gerado o maior impacto e influência em cada geração, sem ismos. Tem games aqui que eu odeio, como Skyrim, mas não posso deixar de reconhecer que impactaram a história indiscutivelmente. Queria suscitar uma discussão a respeito com os foristas. Segue a lista:

8-bits:

Pong
Pitfall
Wizardry
Ultima
Pokemon
Pacman
Rogue
Super Mario Bros
Megaman 2
Metroid
Punch-Out
River Raid
Enduro
Tetris
The Legend of Zelda
Super Mario Bros 3
Final Fantasy
Ninja Gaiden
Castlevania
Battletoads
Dragon Quest

16-bits:

Chrono Trigger
Doom
Wolfenstein 3D
Super Mario World
Mortal Kombat 2
Zelda ALTTP
Final Fantasy VI
Super Metroid
Super Mario Kart
Street Fighter II
Top Gear
F-Zero
Star Fox
Sonic II
Megaman X
Donkey Kong Country
Streets of Rage II

32/64 bits:

Super Mario 64
The Legend of Zelda: OOT
Goldeneye 007
Metal Gear Solid
Final Fantasy VII
Resident Evil
Resident Evil 2
Silent Hill
Castlevania SOTN
Tomb Raider
Tekken 3
Gran Turismo
Quake
Parasite Eve

128-bits:

Metroid Prime
Quake 3: Arena
The World of Warcraft
GTA III
GTA San Andreas
Final Fantasy X
Guitar Hero
God of War
God of War 2
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Zelda WW
Ico
Halo
Prince of Persia: The Sands of Time
Shenmue
Max Payne
SOTC
Resident Evil 4
Devil May Cry
Half Life 2

PS3/360/Wii Era:

Demon's Souls
Dark Souls
Uncharted 2: Among Thieves
Gears of War
Super Mario Galaxy
Elder Scrolls V: Skyrim
Assassin's Creed
Assassin's Creed 2
Batman: Arkham Asylum
Mass Effect
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
The Last of Us
GTA V
COD IV: MW
Street Fighter IV
Minecraft
Wii Sports
Mortal Kombat 9
FFXIV

PS4/Switch/Xone Era:

Bloodborne
Elden Ring
God of War 2018
The Witcher 3: Wild Hunt
PUBG
Celeste
Resident Evil 2 Remake
Overwatch
Fortnite


Geração atual:

Nada
Responder
#2
Faltou Enduro e River Raid nos 8-bit 

Faltou Top Gear e F-Zero nos 16-bit
Responder
#3
FFXIV é do PS3, até mesmo o Realm Reborn que foi o renascimento dele

Apesar de odiar Fortnite, relevância ele teve, tanto que surgiram 50 clones flopados por semana dele, seja pela estrutura gaas, foco em dancinhas e skins ou pela estética coloridinha e sem texturas

Mortal Kombat 9 influenciou mais que Street Fighter IV, graças a ele todos os jogos de luta seguintes começaram a vir com campanha, incluindo o SFV na gen seguinte

Depois vejo o resto da lista com mais cuidado
Responder
#4
DinoSpD escreveu: (21-03-2025, 09:10 AM)Faltou Enduro e River Raid nos 8-bit 

Faltou Top Gear e F-Zero nos 16-bit

Verdade, eu esqueci de Star Fox tbm, agora estou lembrando. :)

Rodrigo Rey escreveu: (21-03-2025, 09:18 AM)FFXIV é do PS3, até mesmo o Realm Reborn que foi o renascimento dele

Apesar de odiar Fortnite, relevância ele teve, tanto que surgiram 50 clones flopados por semana dele, seja pela estrutura gaas, foco em dancinhas e skins ou pela estética coloridinha e sem texturas

Mortal Kombat 9 influenciou mais que Street Fighter IV, graças a ele todos os jogos de luta seguintes começaram a vir com campanha, incluindo o SFV na gen seguinte

Depois vejo o resto da lista com mais cuidado

Acho q o boom de FFXIV foi na gen PS4, apesar de ter saído pra PS3 inicialmente, não? Como vc mesmo disse, as expansões alavancaram o sucesso dele.

Sobre MK9, o fator popularidade tbm é muito relevante nesse tipo de lista. Por exemplo, Sweet Home e Alone in the Dark original foram precursores do gênero survival horror, mas foi com a popularidade de Resident Evil q as características do gênero ganharam mais expressão na indústria. SFIV foi indiscutivelmente muito mais jogado e falado, e isso acaba tendo um peso muito grande tbm. 

Outro exemplo é o cover, q dizem q Killer 7 já tinha, mas é óbvio q Gears of War foi muito mais popular e acabou influenciando mais nisso, mesmo q não tenha sido o primeiro jogo a adotar a mecânica.
Responder
#5
Eu colocaria os 2. SF4 por mais que eu ache um jogo de bosta foi o que retirou os jogos de luta da cumba e repopularizou, mas não dá pra ignorar o MK9 por esses motivos que o Rey falou. Não precisa ser um ou outro né? MK9 não pode faltar não.

PS4 tem que ter Overwatch e Sekiro também. E acho que na atual já dá pra afirmar que Baldur's Gate 3 vai ser um daqueles clássicos atemporais.
Responder
#6
Eita, botou Sons of Liberty ao invés de Snake Eater? Ontem tava vendo um daqueles vídeos meme rankeando os MGS, e o caba colocou o 2 como um dos melhores. Achei que nos comentários a galera ia descascar o game mas nem. Finalmente a massa burra e suja aprendeu que o 2 é o melhor. Sempre soube. Coolio
Responder
#7
Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 09:43 AM)Eita, botou Sons of Liberty ao invés de Snake Eater? Ontem tava vendo um daqueles vídeos meme rankeando os MGS, e o caba colocou o 2 como um dos melhores. Achei que nos comentários a galera ia descascar o game mas nem. Finalmente a massa burra e suja aprendeu que o 2 é o melhor. Sempre soube.  Coolio

O 2 é bem ruim, o pior da série, mas, em termos de influência, foi mais importante pra indústria. Mas 3 >>>>>>>>>>> infinito >>>>>>> 2.
Responder
#8
Meus pitacos:
- Na geração PS3/360/Wii com certeza tem que entrar Wii Sports
- 16-bits eu particularmente colocaria Super Mario Kart. Hoje em dia a gente nem para pra pensar, mas ele é influente pra caralho: nem existe jogo de Kart realista, todo santo jogo que tem Kart no nome você já sabe muito bem que ele vai ser um clone de Mario Kart, com pistas fantasiosas em que você vai atacar itens nos outros corredores.
- Ainda que GTAV tenha saído originalmente pra PS3/360, eu sinto que o IV foi bem mais marcante praquela geração. O Hype do IV era monstruoso e o assunto nunca morreu graças às expansões single-player que sairam por toda aquela geração.
- Aí sobre o GTAV, sinto que ele chegou no patamar monstruoso que ele tem na geração PS4/Xbox One.
- Não sei bem em qual geração colocar porque não é uma IP que eu interagi muito, mas a febre do Guitar Hero foi marcante demais pra ele não estar nas listas aí
Responder
#9
Só acrescentaria Bioshock na geração ps3/360 e Red Dead Redemption 2 na geração passada.





























E Metroid Prime 4 na geração atual Xupeta
Responder
#10
Kotonete escreveu: (21-03-2025, 09:59 AM)Meus pitacos:
- Na geração PS3/360/Wii com certeza tem que entrar Wii Sports

Concordo, adicionado. :)

Citação: - 16-bits eu particularmente colocaria Super Mario Kart. Hoje em dia a gente nem para pra pensar, mas ele é influente pra caralho: nem existe jogo de Kart realista, todo santo jogo que tem Kart no nome você já sabe muito bem que ele vai ser um clone de Mario Kart, com pistas fantasiosas em que você vai atacar itens nos outros corredores.

Verdade, esqueci totalmente dele. Lol

Citação: - Ainda que GTAV tenha saído originalmente pra PS3/360, eu sinto que o IV foi bem mais marcante praquela geração. O Hype do IV era monstruoso e o assunto nunca morreu graças às expansões single-player que sairam por toda aquela geração.

Mas o IV teve influência na indústria? Acho q não muito. 

Citação: - Aí sobre o GTAV, sinto que ele chegou no patamar monstruoso que ele tem na geração PS4/Xbox One.

Pois é, mas o critério é a geração em q o jogo saiu, não em qual ele fez mais sucesso. GTA V vendeu muito pq ficou mais de dez anos vendendo, mas quem tornou isso possível foi o original.

Citação:- Não sei bem em qual geração colocar porque não é uma IP que eu interagi muito, mas a febre do Guitar Hero foi marcante demais pra ele não estar nas listas aí

É verdade, foi bem importante. Guitar Hero é da gen PS2, já adicionei lá. Talvez vc seja muito novo pra lembrar, mas foi naquela época q ele estourou.

Mega Kkcw escreveu: (21-03-2025, 10:09 AM)Só acrescentaria Bioshock na geração ps3/360 e Red Dead Redemption 2 na geração passada.





























E Metroid Prime 4 na geração atual Xupeta

Desculpa, mas não concordo q qualquer um desses tenha tido alguma influência relevante na história da indústria de games. Lol
Responder
#11
Faltou coisas mais populares como Zelda BoTW, PUBG, Minecraft, Roblox


Tbm faltou coisas de portateis como Pokemon
Responder
#12
pong
rogue
adventure
pitfall
wizardry
ultima
pac-man
ms pacman
tetris
super mario bros
the legend of zelda
dragon quest
Responder
#13
Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele.

E pera aí, sem Zelda Breath?  Crylol olha a caralhada de clones que existem deste jogo!
Responder
#14
SeuMadruga escreveu: (21-03-2025, 10:20 AM)Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele.
então eu colocaria astro playroom que vendeu mais de 75 milhões de cópias
Responder
#15
Pessoal, estou editando lá conforme vou vendo os comentários. Por exemplo, o MK9 do Rey está lá, FFXIV está na gen PS3 agora, etc.

wolfwood escreveu: (21-03-2025, 10:12 AM)Faltou coisas mais populares como Zelda BoTW, PUBG, Minecraft, Roblox


Tbm faltou coisas de portateis como Pokemon

True, Pokemon eu não sei quais seriam mais importantes e influentes, se puderem me falar, adiciono. PUBG e Minecraft acho q merecem estar na lista realmente, já Zelda BOTW não teve influência na indústria a esse ponto e Roblox acho q tbm não.

Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:13 AM)pong
rogue
adventure
pitfall
wizardry
ultima
pac-man
ms pacman
tetris
super mario bros
the legend of zelda
dragon quest

Adicionei boa parte desses, mas muitos já estavam na lista.

SeuMadruga escreveu: (21-03-2025, 10:20 AM)Colocaria o Mario Odyssey também, eleva o plataforma 3D demais e são quase 30 milhões de cópias vendidas, o AstroBot existe com influencias enormes nele.

E pera aí, sem Zelda Breath?  Crylol olha a caralhada de clones que existem deste jogo!

Pode ter sido importante pro Switch, mas não acho q causou um impacto revolucionário tão grande na indústria assim.
Responder
#16
Vilela escreveu: (21-03-2025, 10:21 AM)então eu colocaria astro playroom que vendeu mais de 75 milhões de cópias

quando ele criar um tópico com as DEMOS mais influentes, aí colocamos, sossega a piriquita

Wander escreveu: (21-03-2025, 10:22 AM)Pode ter sido importante pro Switch, mas não acho q causou um impacto revolucionário tão grande na indústria assim.

aí não meu patrão, se tu não gosta beleza, mas não ver a influência é sacanagem hein.
Responder
#17
Mario Odyssey eu não sei se colocaria, mas Bafão tem vários clones já, igual Sekiro.
Responder
#18
Wander escreveu: (21-03-2025, 10:22 AM)True, Pokemon eu não sei quais seriam mais importantes e influentes, se puderem me falar, adiciono. PUBG e Minecraft acho q merecem estar na lista realmente, já Zelda BOTW não teve influência na indústria a esse ponto e Roblox acho q tbm não.


BoTW influenciou uma geração de jogos como Genshin Impact até diversos aspectos de Elden Ring, se você coloca Elden Ring por pura popularidade não faz sentido não colocar esses outros dois pelo mesmo motivo

Roblox acho que ninguém aqui do fórum tem contato mas ta no mesmo nivel de Minecraft, tem uma geração de crianças que só joga isso

o jogo é tão influente que existe uma polêmica pesada envolvendo trabalho infantil já que tem lojinha dentro do jogo para a turma vender as criações/ser contratado e com salário pago abaixo do minimum wage Lol


Pokémon sei lá, de GBC a Switch o jogo vende sempre horrores, mas acho que GBC/GBA/NDS com certeza da para dizer que foram influentes para principalmente popularização dos portáteis
Responder
#19
Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 10:26 AM)Mario Odyssey eu não sei se colocaria, mas Bafão tem vários clones já, igual Sekiro.

boa, tudo quer o parry de Sekiro hoje em dia


acho que Zelda popularizou o Glider, se não foi o primeiro, e hoje em dia todo trailer de open world tem aquela parte que o boneco pula do penhasco e sai voando Lol
Responder
#20
ICO é sempre mencionado como inspiração por diretores da indústria. Acho que foi mais influente que SOTC.
Responder