Tópicos: 79
Wander escreveu: (20-04-2025, 09:38 PM)É q se a pessoa se focar somente na experiência de gameplay, nas sides, exploração, é bem provável q se divirta mesmo. Esses jogos hoje têm muito conteúdo de gameplay interessante, e o fator novidade sempre pesa a favor tbm.
Mas realmente fica difícil levar a sério a parte de história depois do Remake. E isso é uma coisa q acho q não entenderam: dizer q o enredo é ruim não tem nada a ver com a qualidade de direção de cenas, se são cool ou não, se são divertidas... A crítica é literalmente à história, q ao meu ver é indefensável. Você é que não entendeu o conceito básico de subjetividade. Você não ofereceu um único argumento pra sua opinião, só fez checklist, não bateu, falou que é ruim e tem que ser cego pra discordar. Não tem nem o que discutir porque você não tentou fazer uma discussão.
História é apresentação também, em mídia visual ela absolutamente não é divorciada de direção de cena, tem nada a ver com "ser cool" ou "divertido", tem a ver com narrativa visual e não verbal também. Microexpressões, entrega de diálogo, simbologia. Coisas que precisa ter passado pela experiência pra poder argumentar.
Aqui um post entre os múltiplos que fiz falando da história e as mudanças e porque gosto delas, que você nem tentou argumentar:
https://www.startselect.com.br/forum/sho...pid5050499
Sinta-se livre pra me dizer porque estou errado.
Em vez disso o único "argumento" que você fez foi dizer que eu tô errado em curtir o world building do jogo através de eventos orgânicos sem marcadores que avançam conforme o estado do mundo altera, nesse post aqui:
https://www.startselect.com.br/forum/sho...pid5045142
Zero argumentos, só falou que tô errado porque sim.
Você fica diminuindo a opinião alheia mas não emite a sua, aí complica.
"Esses jogos de hoje" também reduz o que o jogo faz especificamente, como se qualquer tranqueira tivesse o exato mesmo gameplay em todos os elementos, e não fosse nem dígno de nota, a única coisa que importa é especificamente se a história bate com a do original, não é nem análise subjetiva de qualidade, só checklist. É extremamente vápido, perdão.
Tópicos: 1
Steam: Greywind
wolfwood escreveu: (20-04-2025, 03:40 PM)normal não gostar, o problema é querer convencer que ninguém mais pode gostar 
depois eu quem sou o tóxico extremista É um discurso tão bonito...até lembrar que vocês rasgam a calcinha com Elden
Tópicos: 105
PSN: ScarFMA
21-04-2025, 12:02 AM
(Última alteração: 21-04-2025, 12:03 AM por wolfwood.)
Jack Russel escreveu: (20-04-2025, 11:22 PM)É um discurso tão bonito...até lembrar que vocês rasgam a calcinha com Elden 
Vocês quem? Não tem um unico jogo que eu não justifique o pq eu não gostar sem basear em argumentos
Jack Russel escreveu: (20-04-2025, 11:22 PM)É um discurso tão bonito...até lembrar que vocês rasgam a calcinha com Elden  Elden Ring é moda, FFVII é foda!
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Tiops escreveu: (20-04-2025, 02:55 PM)Mais respeito com o 8 seria bom.
Gosto mais de rejogar ele do que o 7. FFIX ta safe pelo menos, não preciso de história adicional ou what if com a Quina e Amarant
Midgar ZULUL foi uma baita luta do hard, gostei. Mas a cutscene continua completamente retardada, não faz o menor sentido.
Tópicos: 274
Estou tentando platinar FF1, fiquei 2 horas tentando achar o Warmech e nada
Tópicos: 208
Rodrigo Rey escreveu: (21-04-2025, 12:31 AM)FFIX ta safe pelo menos, não preciso de história adicional ou what if com a Quina e Amarant 
FFIX tá safe também porque não tem o status do VII e os 500 jogos adicionais que criaram um monte de lore imbecil, tipo aquelas palhaçadas do Crisis Core. Além disso, provavelmente não cairia nas mãos sujas do Nomura e do Nojima.
Gbraga escreveu: (21-04-2025, 12:44 AM)Midgar ZULUL foi uma baita luta do hard, gostei. Mas a cutscene continua completamente retardada, não faz o menor sentido. 
Rapai eu detestei essa cutscene, puta que pariu
Vilela escreveu: (21-04-2025, 02:08 AM)Estou tentando platinar FF1, fiquei 2 horas tentando achar o Warmech e nada 
É um cu mesmo. Fiquei indo e voltando naquela ponte um tempão.
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
Gbraga escreveu: (20-04-2025, 11:18 PM)Você é que não entendeu o conceito básico de subjetividade. Você não ofereceu um único argumento pra sua opinião, só fez checklist, não bateu, falou que é ruim e tem que ser cego pra discordar. Não tem nem o que discutir porque você não tentou fazer uma discussão.
História é apresentação também, em mídia visual ela absolutamente não é divorciada de direção de cena, tem nada a ver com "ser cool" ou "divertido", tem a ver com narrativa visual e não verbal também. Microexpressões, entrega de diálogo, simbologia. Coisas que precisa ter passado pela experiência pra poder argumentar.
Aqui um post entre os múltiplos que fiz falando da história e as mudanças e porque gosto delas, que você nem tentou argumentar:
https://www.startselect.com.br/forum/sho...pid5050499
Sinta-se livre pra me dizer porque estou errado.
Em vez disso o único "argumento" que você fez foi dizer que eu tô errado em curtir o world building do jogo através de eventos orgânicos sem marcadores que avançam conforme o estado do mundo altera, nesse post aqui:
https://www.startselect.com.br/forum/sho...pid5045142
Zero argumentos, só falou que tô errado porque sim.
Você fica diminuindo a opinião alheia mas não emite a sua, aí complica.
"Esses jogos de hoje" também reduz o que o jogo faz especificamente, como se qualquer tranqueira tivesse o exato mesmo gameplay em todos os elementos, e não fosse nem dígno de nota, a única coisa que importa é especificamente se a história bate com a do original, não é nem análise subjetiva de qualidade, só checklist. É extremamente vápido, perdão.
Olha, sobre essa parte em q vc fala q eu só fiz checklist, eu discordo bastante. Se não posso elencar aspectos q me incomodam em um jogo, então como vc espera q eu apresente argumentos? Vc está enxergando as coisas como se eu estivesse com uma visão "fechada" do q é FFVII e esperasse do jogo algo q ele não tem q entregar. Mas é exatamente o contrário: não é um jogo genérico feito em qualquer universo, é FFVII, logo é perfeitamente razoável esperar q tenha elementos condizentes com o universo original de FFVII. Eu, como fã do material original, vou esperar isso mesmo.
Sobre seu segundo parágrafo: é claro que existe uma associação entre as cenas e o enredo principal, mas o q estou argumentando é q "não é pq uma cena tem uma direção legal q o lore em si é bom". Ou seja, um diálogo pode ser bem escrito, as animações relativas à cena podem ser bem executadas, mas isso não muda em nada o fato de q eventos relativos ao lore do universo foram modificados e q a história é diretamente impactada por isso, ao meu ver de forma muito negativa. Como eu não fui muito específico sobre o q eu estava reclamando, então eu serei agora: acho absurdo e revoltante que a história trabalhe com conceito de multiverso e use isso como muleta pra sustentar todo tipo de conveniência de plot pra agradar um fã moderno, com coisas como ressuscitar a Aerith.
Eu fui uma das pessoas q esperou muitos anos por um remake de Final Fantasy VII, mas nem nos meus piores pesadelos esperei q iriam deturpar tão violentamente o plot original dessa forma. "Ah, Serge, mas tem detalhes legais aqui e ali, como o maior foco dado à história pessoal de Biggs, Wedge e Jessie". É verdade, e eu elogiei isso na minha jogada do VII Remake. Mas isso não muda em nada o fato de q a Square mudou profundamente elementos basilares do mundo original. Sephiroth por exemplo perdeu todo o impacto, qual o sentido de colocar o cara como final boss do VII Remake por exemplo? Isso é um escárnio ao meu ver. O cara nem era pra ter um grande papel nessa parte da história ainda, nesse momento ele ainda seria uma ameaça misteriosa q matou o povo da Shinra e mais nada. Todo o grande conflito dele com Cloud é explicado DEPOIS q vc já saiu de Midgar, com a longa narrativa de Cloud em Kalm sobre como ele admirava Sephiroth e como depois se decepcionou quando ele enlouquece e mata geral em Nibelheim. E tudo isso será potencializado qdo Cloud descobrir q na verdade foi Zack q viveu isso tudo e não ele (pelo menos não da forma como ele pensa q viveu).
Vou ser sincero: minha visão é de q vc nunca ligou ou gostou muito do universo do jogo original, e aí achou interessante q estavam reconstruindo todo o lore do jogo no Remake (ou ao menos uma parte bem grande dele). Pelo q já li de suas opiniões, vc considera muito clichê a abordagem original e pensa q poderiam representar a Avalanche como um grupo "menos perfeitinho" e q a luta de um lado q está obviamente a favor do bem contra outro lado q está obviamente do lado do mal não te atrai muito. Vc prefere um lore onde se retrate mais os personagens como certos ou errados a depender da situação ou de um ponto de vista subjetivo. Eu não gosto muito disso, acho esse tipo de relativização bastante ideológica e progressista, a meu ver. É uma guerra entre um grupo q defende a vida das pessoas x uma organização q suga o elemento vital pra existência do planeta, o Mako, em busca de profit, mais nada. O q me incomoda é querer sempre colocar q a Avalanche é um grupo do mal pq causou colateral damage aqui e ali. Parece aquele diálogo idiota do Lazarevic com o Drake em U2: "Muh, vc é mal tbm pq matou meus soldados pra chegar até aqui". Como se conceitos como a legítima defesa e mortes acidentais não tivessem importância nenhuma. Contexto é jogado no lixo pra tentar nivelar todo mundo por baixo.
Aí vem o post q vc referenciou: pelo q entendi, vc estava achando q o enredo original de Final Fantasy VII defendia q a humanidade é um parasita. Mas não é isso, o lore de FFVII nunca defendeu q o ser humano era um parasita. Pelo contrário, a ideia é de q a vida é um ciclo perfeito em q, qdo uma alma morre, ela vai para o lifestream colaborar para a manutenção do planeta. A vida, em outras palavras, vira a energia motriz q mantém o planeta "de pé". Os parasitas são aqueles q sugam esse lifestream pelo lucro, ou seja, a Shinra.
Minha colocação sobre "esses jogos de hoje" é q eu não duvido da qualidade do gameplay e das sides do Rebirth, só q não vou entrar em especificidades sobre isso pq não joguei. Eu não disse em nenhum momento q essa parte não importa, disse q, PRA MIM, não importa o quão bom seja o gameplay, se fazem essas coisas com a história, eu não tenho interesse mesmo, ainda mais depois de ver como foi o lore do Remake. Eu dou valor demais pro enredo do jogo e não consigo engolir isso só pq o gameplay e as sides possam ser bons.
21-04-2025, 10:19 AM
(Última alteração: 21-04-2025, 10:20 AM por Gbraga.)
Mas é perfeitamente razoável mesmo ter essa preferência. Justamente por isso falamos "é óbvio que você não vai gostar de Rebirth", porque sabemos da preferência. Você se sentiu ofendido por algum motivo e a discussão tá vindo até agora.
Só que é só isso, uma preferência. É como falar "espero que não seja FPS" ou "não joguei porque é FPS". É justo, não tem nada de errado, mas não é um argumento. Não tem o que discutir, você não quer FPS, não jogue FPS. Você não quer Remake que não seja fiel, não deve jogar.
Agora, isso naturalmente não torna o jogo imune a críticas, só que tem que de fato fazer a crítica. Dizer que mudou não é uma crítica do conteúdo. Ironicamente, eu fiz bem mais críticas específicas que você. É disso que eu tô falando. Criticar aspectos dá pra ter uma discussão, dizer que é ruim porque mudou não dá, é só uma preferência. Não é uma preferência errada, só não tem o que discutir. É a opinião mais subjetiva possível, mas você parece achar que é objetivo, e quem discorda simplesmente não vê isso. Não faz sentido.
Wander escreveu: (21-04-2025, 09:20 AM)Vou ser sincero: minha visão é de q vc nunca ligou ou gostou muito do universo do jogo original, e aí achou interessante q estavam reconstruindo todo o lore do jogo no Remake (ou ao menos uma parte bem grande dele). Pelo q já li de suas opiniões, vc considera muito clichê a abordagem original e pensa q poderiam representar a Avalanche como um grupo "menos perfeitinho" e q a luta de um lado q está obviamente a favor do bem contra outro lado q está obviamente do lado do mal não te atrai muito. Vc prefere um lore onde se retrate mais os personagens como certos ou errados a depender da situação ou de um ponto de vista subjetivo. Eu não gosto muito disso, acho esse tipo de relativização bastante ideológica e progressista, a meu ver. É uma guerra entre um grupo q defende a vida das pessoas x uma organização q suga o elemento vital pra existência do planeta, o Mako, em busca de profit, mais nada. O q me incomoda é querer sempre colocar q a Avalanche é um grupo do mal pq causou colateral damage aqui e ali. Parece aquele diálogo idiota do Lazarevic com o Drake em U2: "Muh, vc é mal tbm pq matou meus soldados pra chegar até aqui". Como se conceitos como a legítima defesa e mortes acidentais não tivessem importância nenhuma. Contexto é jogado no lixo pra tentar nivelar todo mundo por baixo. Isso é de uma burrice ímpar da sua parte, porque a minha crítica era justamente que o Remake FEZ o que você tá defendendo. O Remake lavou as mãos deles por culpar a Shinra por todas as mortes, a bomba da Jessie não matou ninguém. Isso é covarde ao meu ver, o original NÃO fazia isso, o original confrontava os personagens pelas consequências das ações deles. O original que é "ideológico e progressista" nessa sua visão estúpida. Que merda tu tá falando? Vai lamber sal.
Wander escreveu: (21-04-2025, 09:20 AM)Aí vem o post q vc referenciou: pelo q entendi, vc estava achando q o enredo original de Final Fantasy VII defendia q a humanidade é um parasita. Mas não é isso, o lore de FFVII nunca defendeu q o ser humano era um parasita. Pelo contrário, a ideia é de q a vida é um ciclo perfeito em q, qdo uma alma morre, ela vai para o lifestream colaborar para a manutenção do planeta. A vida, em outras palavras, vira a energia motriz q mantém o planeta "de pé". Os parasitas são aqueles q sugam esse lifestream pelo lucro, ou seja, a Shinra. Não o enredo como um todo, o epílogo especificamente. O planeta se cura com a humanidade sumindo. A Shinra não existe em um vácuo da humanidade, não é porque eles pegaram a doença do capeta que fez eles malvados. Ganância não começa e termina na pessoa jurídica Shinra Company. Outros surgiriam e surgirão. Acreditar no contrário é ignorar os princípios básicos de toda a literatura que FFVII se inspira pra criar seu mundo, principalmente Midgar.
Eles tão criando uma alternativa nessa trilogia com mais equilíbrio, e com um planeta que, apesar de tudo, prevalece. Uma natureza que em pouco tempo reclama o que a humanidade estragou, o que é mais natural e realista (embora não necessariamente melhor, isso já é subjetivo) visto como precisamos literalmente lutar com a natureza regularmente pra manter cidades "limpas" e como diversos documentários demonstram o quão rápido a natureza reclama cidades abandonadas. Semanas sem jardinagem mudam drasticamente o cenário. A natureza não é tão fácil de derrubar assim.
Yoshinori Kitase: In a way, I consider that epilogue to be the true happy ending of FFVII. Well, it’s a happy ending even though all the human beings are destroyed. [Laughs]
Isso foi em 2005. É uma visão mais alinhada com a do Barret. Planeta sobre tudo, fazer o omelete independente de quantos ovos devem ser quebrados. Mas a visão dele é mais desafiada no Remake, porque os próprios devs parecem ter mudado a visão de mundo deles, e querem refletir isso no jogo novo. Só que seria conveniente e covarde fazer a mesma história, as mesmas causas levando a diferentes consequências. Então criaram uma metanarrativa onde novos eventos precisam ser justificados contra os eventos do original, convidando os usuários a comparar e julgar, dizer se é justificado.
É bem corajoso, e eu achei interessante pra caralho. A forma que fizeram isso é mais questionável, e acho multiverso uma merda incrível, mas a escrita de forma geral tô achando bem inteligente e sutil. E não é exatamente uma história de múltiplas timelines e os caralhos, eles brincam com isso durante a história, mas no fim das contas não é sobre achar a timeline onde vencem e pular pra lá, o que importa é a timeline central, tudo gira em torno dela. Tanto do ponto de vista do público que tá pouco se fudendo pra como a Tifa do universo B C ou Z vive, só quer saber do A, quanto do ponto de vista do próprio jogo que no Rebirth condena a maior timeline além da original, que é a do Zack do final de Remake. Ela tá fadada a sumir, questão de tempo. Não é um jogo de pular entre timelines pra achar a que derrotamos o Taynos 
Mas ainda é tosco e brega porque multiverso é tosco e brega.
Wander escreveu: (20-04-2025, 06:41 PM)Acho q não precisa raciocinar muito pra achar revoltantes algumas das coisas escritas naquela spoiler tag. Só acho. Mas pode continuar pagando pau à vontade pro jogo, esqueci q é proibido dar opiniões contrárias neste foro. 
Fi, isso é subjetivo. Eu digo como uma pessoa que não gostou das alterações do roteiro: não é inegável.
Vale dizer também que o Tiops tem toda razão quando diz que boa parte do motivo das mudanças é a Compilation of Kingdom Hearts VII. O Zack ter tão mais destaque não é uma mudança feita de forma aleatória porque o Nojima gosta do Zack, é porque Crisis Core transformou o personagem em um herói bem mais icônico que era no original.
Por mais que seria legal se eles simplesmente fingissem que as bobagens da compilação nunca aconteceram, isso não era uma opção nem se fosse um remake fiel, uma vez que ela é considerada canon oficialmente. Um remake sem retcon pra introduzir coisas da compilação nunca foi uma opção. Não vai me surpreender se tiver trechos de Advent Children jogável como DLC ou algo assim.
21-04-2025, 10:42 AM
(Última alteração: 21-04-2025, 10:42 AM por Tiops.)
Então, o pessoal gosta de Crisis Core mas ele muda fundalmentalmente o lore do universo do jogo, com a importância que deram ao Zack e a realação dele com a Aerith.
Ainda temos sorte de não ter palhaçada de Genesis e Angeal no remake.
Tiops escreveu: (21-04-2025, 10:42 AM)Então, o pessoal gosta de Crisis Core mas ele muda fundalmentalmente o lore do universo do jogo, com a importância que deram ao Zack e a realação dele com a Aerith.
Ainda temos sorte de não ter palhaçada de Genesis e Angeal no remake. Eu tinha certeza que teria, foram mais contidos que eu esperava.
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Gbraga escreveu: (21-04-2025, 10:28 AM)Vale dizer também que o Tiops tem toda razão quando diz que boa parte do motivo das mudanças é a Compilation of Kingdom Hearts VII. O Zack ter tão mais destaque não é uma mudança feita de forma aleatória porque o Nojima gosta do Zack, é porque Crisis Core transformou o personagem em um herói bem mais icônico que era no original.
Por mais que seria legal se eles simplesmente fingissem que as bobagens da compilação nunca aconteceram, isso não era uma opção nem se fosse um remake fiel, uma vez que ela é considerada canon oficialmente. Um remake sem retcon pra introduzir coisas da compilação nunca foi uma opção. Não vai me surpreender se tiver trechos de Advent Children jogável como DLC ou algo assim. Toda a parte final do Remake é um Advent Children, falta enfiarem Geostigma ainda na parte 3, ou uma DLC da Marlene com o Denzel
Tópicos: 1
Steam: Greywind
21-04-2025, 11:29 AM
(Última alteração: 21-04-2025, 11:33 AM por Jack Russel.)
Ou seja, a culpa é de vocês que mamaram o leitão quente do Roletinha Core na época, e compraram Bluray de Advent Children pra jogar demo de FF13.
Vocês têm sangue nas mãos.
Tópicos: 105
PSN: ScarFMA
FF7 sempre foi o mais fraco dos PS1 mesmo, quem liga
21-04-2025, 12:42 PM
(Última alteração: 21-04-2025, 12:51 PM por Wander.)
Gastei mais de uma hora q eu nem poderia ter gastado pra responder o Braga hoje de manhã, então vai demorar pra responder isso aí depois. Sem condições de fazer isso neste momento.
Tiops escreveu: (21-04-2025, 10:22 AM)Fi, isso é subjetivo. Eu digo como uma pessoa que não gostou das alterações do roteiro: não é inegável.
O problema é q vcs estão tentando relativizar absolutamente tudo. Qualquer coisa pode ser boa ou ruim a depender do observador. Então, assim, multiverso e Aerith ser revivida
não são coisas ruins, é só minha opinião.
Bem difícil de discutir assim, hein? Desse jeito, dá pra falar q o final de School Days foi bom tbm.
wolfwood escreveu: (21-04-2025, 11:59 AM)
FF7 sempre foi o mais fraco dos PS1 mesmo, quem liga
Como vc é diferentao, nossa, como vc é edgy.
Jack Russel escreveu: (21-04-2025, 11:29 AM)Ou seja, a culpa é de vocês que mamaram o leitão quente do Roletinha Core na época, e compraram Bluray de Advent Children pra jogar demo de FF13.
Vocês têm sangue nas mãos.  Mas Crisis Core é legal mesmo.
Gbraga escreveu: (21-04-2025, 10:19 AM)Mas é perfeitamente razoável mesmo ter essa preferência. Justamente por isso falamos "é óbvio que você não vai gostar de Rebirth", porque sabemos da preferência. Você se sentiu ofendido por algum motivo e a discussão tá vindo até agora.
Só que é só isso, uma preferência. É como falar "espero que não seja FPS" ou "não joguei porque é FPS". É justo, não tem nada de errado, mas não é um argumento. Não tem o que discutir, você não quer FPS, não jogue FPS. Você não quer Remake que não seja fiel, não deve jogar.
Agora, isso naturalmente não torna o jogo imune a críticas, só que tem que de fato fazer a crítica. Dizer que mudou não é uma crítica do conteúdo. Ironicamente, eu fiz bem mais críticas específicas que você. É disso que eu tô falando. Criticar aspectos dá pra ter uma discussão, dizer que é ruim porque mudou não dá, é só uma preferência. Não é uma preferência errada, só não tem o que discutir. É a opinião mais subjetiva possível, mas você parece achar que é objetivo, e quem discorda simplesmente não vê isso. Não faz sentido.
Admito q, no seu caso, eu te interpretei mal mesmo. Eu entendi como provocação aquele comentário, pois eu estava expondo uma opinião sobre o jogo e, ao meu ver, vc estava dizendo q o problema era eu e não o jogo. Achei q foi uma forma de tentar invalidar o q eu dizia, sendo q eu só estava expondo uma opinião pessoal (a de q não vale a pena jogar).
Sobre seu segundo parágrafo: eu e vc temos visões muito diferentes sobre o q é um remake, por isso q essa discussão está acontecendo. Vc acha aceitável q qualquer coisa seja feita no remake e q isso se chame de "Final Fantasy VII Remake/Reboot/Rebirth/whatever". Eu acho q não, tem elementos q são essenciais em uma obra pra ela poder ser classificada como um remake de ffvii, e isso inclui respeitar pontos-chave do enredo e do lore geral. Então, novamente, não é questão de "se vc não gosta disso, então não jogue isso". É válido eu querer dizer q a experiência é ruim pq mudou algo q eu considero q jamais deveria ser mudado.
Mas eu queria explicar q, apesar de algumas críticas ácidas, eu não acho q as pessoas não têm o direito de gostar do jogo. Não é isso. Eu acho q eu tbm tenho direito de achar q é um desrespeito, um escárnio, uma estupidez sem tamanho determinadas decisões de roteiro. Se não se puder discutir isso, então, por exemplo, ninguém discutiria qual jogo é melhor numa franquia X ou Y, pois todo jogo novo vai mudar em relação ao anterior. Não dá pra falar"eu gosto mais de KH2 q KH1, pois (insira motivos aqui).
Isso não quer dizer q está errado vc jogar o jogo e dizer o q gostou e não gostou DENTRO do jogo. Mas eu acho tbm igualmente válido eu dizer q nem sequer vale a pena dar boot nele pq fez algo q eu considero absurdo com os personagens. Nossa, era só uma questão de ter aceitado meu comentário inicial sem ficar mordido, mais nada.
Citação:Isso é de uma burrice ímpar da sua parte, porque a minha crítica era justamente que o Remake FEZ o que você tá defendendo. O Remake lavou as mãos deles por culpar a Shinra por todas as mortes, a bomba da Jessie não matou ninguém. Isso é covarde ao meu ver, o original NÃO fazia isso, o original confrontava os personagens pelas consequências das ações deles. O original que é "ideológico e progressista" nessa sua visão estúpida. Que merda tu tá falando? Vai lamber sal.
Tirando toda a parte em q vc pega ar pelo nariz e passa pra xingamentos, eu genuinamente não me lembro de os personagens serem responsabilizados por alguma coisa no original. Lembro q essa discussão só chegou a sequer existir no remake por causa de algumas cenas como na parte em q eles estão subindo a torre pra proteger o Sector 7.
Ou melhor, lá em Corel vc percebe q existem personagens como o Dyne q têm uma rusga passada com o Barret por causa das consequências das atitudes da Avalanche, mas em nenhum momento é colocado q eles não deveriam ter feito o q fizeram, q deveriam cruzar os braços e deixar a Shinra continuar a abusar do planeta e das pessoas. Até pq qualquer guerra vai ter colateral damage, injustiças, erros, enganos... Culpar a Avalanche é fazer blame shifting, como se, por exemplo, na parte da torre em Sector 7, os agentes q perpetraram aquela destruição não fossem da Shinra e sim da Avalanche. É um argumento (esse sim estúpido) de q "viu só no q deu? Vcs foram se meter com a Shinra e a gente pagou o pato". O q o jogo original coloca, a meu ver, é q pessoas foram prejudicadas e passaram, erroneamente, a transferir a culpa das suas tragédias pessoais para a Avalanche. Mas isso não significa q eles estavam certos.
Citação:Não o enredo como um todo, o epílogo especificamente. O planeta se cura com a humanidade sumindo. A Shinra não existe em um vácuo da humanidade, não é porque eles pegaram a doença do capeta que fez eles malvados. Ganância não começa e termina na pessoa jurídica Shinra Company. Outros surgiriam e surgirão. Acreditar no contrário é ignorar os princípios básicos de toda a literatura que FFVII se inspira pra criar seu mundo, principalmente Midgar.
Eles tão criando uma alternativa nessa trilogia com mais equilíbrio, e com um planeta que, apesar de tudo, prevalece. Uma natureza que em pouco tempo reclama o que a humanidade estragou, o que é mais natural e realista (embora não necessariamente melhor, isso já é subjetivo) visto como precisamos literalmente lutar com a natureza regularmente pra manter cidades "limpas" e como diversos documentários demonstram o quão rápido a natureza reclama cidades abandonadas. Semanas sem jardinagem mudam drasticamente o cenário. A natureza não é tão fácil de derrubar assim.
Yoshinori Kitase: In a way, I consider that epilogue to be the true happy ending of FFVII. Well, it’s a happy ending even though all the human beings are destroyed. [Laughs]
Isso foi em 2005. É uma visão mais alinhada com a do Barret. Planeta sobre tudo, fazer o omelete independente de quantos ovos devem ser quebrados. Mas a visão dele é mais desafiada no Remake, porque os próprios devs parecem ter mudado a visão de mundo deles, e querem refletir isso no jogo novo. Só que seria conveniente e covarde fazer a mesma história, as mesmas causas levando a diferentes consequências. Então criaram uma metanarrativa onde novos eventos precisam ser justificados contra os eventos do original, convidando os usuários a comparar e julgar, dizer se é justificado.
É bem corajoso, e eu achei interessante pra caralho. A forma que fizeram isso é mais questionável, e acho multiverso uma merda incrível, mas a escrita de forma geral tô achando bem inteligente e sutil. E não é exatamente uma história de múltiplas timelines e os caralhos, eles brincam com isso durante a história, mas no fim das contas não é sobre achar a timeline onde vencem e pular pra lá, o que importa é a timeline central, tudo gira em torno dela. Tanto do ponto de vista do público que tá pouco se fudendo pra como a Tifa do universo B C ou Z vive, só quer saber do A, quanto do ponto de vista do próprio jogo que no Rebirth condena a maior timeline além da original, que é a do Zack do final de Remake. Ela tá fadada a sumir, questão de tempo. Não é um jogo de pular entre timelines pra achar a que derrotamos o Taynos 
Mas ainda é tosco e brega porque multiverso é tosco e brega.
O final do original não diz q a humanidade sumiu e, com isso, o planeta foi curado. Na verdade, não há certeza sobre o final de ffvii pq o jogo apenas apresenta a magia Holy desintegrando o Meteor e aparentemente salvando o planeta. Mas, daí a saber se as pessoas sobreviveram ou não, é ambíguo, é teoria aberta pra interpretação de quem joga.
Porém, colocar como se a humanidade fosse o "câncer" q está matando o planeta é uma visão sem sentido. Se isso fosse mesmo a verdade, então a Avalanche não lutaria contra Sephiroth. Pense bem e constate o óbvio comigo: se a humanidade é q está "matando" o planeta e o Sephiroth quer destruí-la, e os heróis supostamente concordam com isso, então pq não deixar o Sephiroth acabar com a porra toda? Isso é 100% contraditório em relação a tudo q aconteceu no jogo. Por exemplo, o Cloud tenta de todas as formas resistir a entregar a Black Materia pro Sephiroth pq? Ora, pra evitar q ele summone o Meteor.
Eu sempre entendi q o enredo se resumia, grosso modo, à Shinra tendo ambições antiéticas e os protagonistas lutando contra ela, só q, nesse meio, entra a figura do Sephiroth, q se revolta ao descobrir q é um clone e passa a ter delírios de grandeza, crendo q é o último sobrevivente dos Cetra (o q é falso) e planejando causar uma ferida no planeta q forçasse o lifestream a se posicionar naquele ponto pra tentar curar a ferida, mas ele entraria no meio da ferida e absorveria todo o lifestream, se tornando um deus.
Mas vi q vc quotou o próprio Yoshinori Kitase aí, e sim, mesmo q, na visão dele, o jogo acabe com "o fim da humanidade", isso não era o objetivo da Avalanche anyway nem significa q todo mundo é mal e todo mundo é responsável por destruir o planeta.
|