Oficial Central dos JRPGs XVI
Mas o conteúdo extra que tinha no Tactics do PSP prestava, afinal? Ou era só um monte de encheção de linguiça que não acrescentava nada de interessante na história?
Responder
Xzedopau escreveu: (18-06-2025, 07:10 PM)Mas o conteúdo extra que tinha no Tactics do PSP prestava, afinal?

Não. O mais importante dessa versão era a tradução atualizada e ainda assim tem mta gente que prefere a versão original, msm sendo meio torta.
Responder
One Winged Angel escreveu: (18-06-2025, 07:16 PM)Não. O mais importante dessa versão era a tradução atualizada e ainda assim tem mta gente que prefere a versão original, msm sendo meio torta.
Confesso que acho Hokuten / Nanten Knights mais charmoso Lol

Cresci com esses títulos na mente

Ah, e o L i t t l e m o n e y
Responder
Wander escreveu: (18-06-2025, 07:29 AM)Boa, Posseidon, parabéns por fechar o Abyss. Não vi antes pq estou voltando de Ouro Preto agora. 

Eu concordo com parte do q vc disse no review, e outra parte eu discordo. Concordo principalmente sobre o backtracking arruinar o pacing (sim, o fast travel vem tarde demora, como o Light disse) e tbm acho o battle system um tanto arcaico, mas dou um desconto pela idade do game. Estavam só começando com os Tales of 3D ainda. 

Sobre a história, eu não concordo muito, vários dos elementos q vc considerou confusos eu fui me familiarizando ao tomar contato com o lore do jogo. Mas ele apresenta esses elementos bem aos pouquinhos, e vc demora um pouco pra pegar. Tem coisa q vc citou como confusa ali q é simplesmente nome de localidade do jogo, tipo Daath. 

OST eu tbm considero q VP faz melhor, mas nem de longe considero ruim ou esquecível. Meaning of Birth, Finish the promise, The Royal City of Light, entre outras, achei muito boas. Transmitiram sentimentos muito marcantes durante a jogatina. Inclusive tinha música q dava até vontade de ficar parado só ouvindo.

Sobre gráficos, sim, no PS2 é um pouco mais bonito. E não achei muito justo comparar com Vesperia, q é de uma gen à frente. Symphonia é de GC, então é natural ser um pouco mais bonito, mas já foi uma comparação mais ajustada.

Obrigado.  ^_^

Sobre a história. O Light teve a mesma opinião que a minha, e tu concordou. Não entendi porque agora tu contestou.

OST é aquilo, né, é muito pessoal. Mas fica óbvio que tem muito, mas MUITO samples de 3 segundos com loop. E eu gosto de comparar trabalhos de compositores entre suas obras. Yoko Shimomura: Mana - Legend of Mana e Kingdom of Hearts - melhor trabalho dela é em Legend of Mana. Nobuo Uematsu seus melhores trabalhos dentro da série Final Fantasy são IX, e VI. No caso daqui, um comparável é Valkyrie Profile que é bem melhor que Tales of the Abyss.

Sobre os gráficos. Comparo mais em direção artística. Cel shading é usado em Tales of Symphonia e Tales of Vesperia (Abyss não usa bem um Cel shading, convenhamos). E o Vesperia vai além: usa um efeito de bloom que pra quem gosta deixa tudo mais bonito.

Obrigado por comentar.  :D 

Agora falta o Rey e o Tiops zerarem.
Responder
Symphonia não é cell shadding, os personagens parecem aqueles bonequinhos de avatar do Orkut, agora Vesteria sim é um dos mais bonitos da série, talvez só o Arise tenha superado
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (18-06-2025, 10:24 PM)Symphonia não é cell shadding, os personagens parecem aqueles bonequinhos de avatar do Orkut, agora Vesteria sim é um dos mais bonitos da série, talvez só o Arise tenha superado

Na época joguei no GameCube mesmo.

Yes, Tales of Symphonia does utilize cel shading as part of its visual style, particularly in the original GameCube and PS3 versions. The characters and some effects are rendered with cel shading, giving them a distinctive, somewhat cartoonish look. The HD remaster for PS3, however, toned down the cel shading effects, leading to some discussion about its impact on the game's overall appearance.
Here's a more detailed breakdown:

Cel Shading:
Cel shading, also known as toon shading, is a rendering technique that aims to make 3D computer graphics look like they are hand-drawn. It achieves this by using fewer colors and sharp outlines, creating a flat, cartoon-like appearance.

Tales of Symphonia's Cel Shading:
In the original GameCube version of Tales of Symphonia, cel shading was a prominent feature of the character models and some visual effects.
Remaster Impact:
The HD remaster, released later for PS3, reduced the intensity of the cel shading. This change, along with other graphical adjustments, led to some players preferring the original look, while others found the remaster's visuals more appealing.
Visual Differences:
The reduction in cel shading in the remaster is noticeable in the character outlines, which appear less pronounced and thicker.
Other Tales Games:
While Tales of Symphonia is known for its cel shading, later games in the series have moved away from the style, adopting more traditional 3D rendering techniques.
Responder
Então é mais sutil que no Vesperia, ou a memória ta pregando peça
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (18-06-2025, 10:45 PM)Então é mais sutil que no Vesperia, ou a memória ta pregando peça

Deve ser pelo conjunto com o efeito de bloom no Vesperia.

Mas tipo, até no PS3 e Switch 1 que joguei depois dava pra ver o efeito de Cel nos personagens ou magias e construção dos cenário.
Responder
One Winged Angel escreveu: (18-06-2025, 07:16 PM)Não. O mais importante dessa versão era a tradução atualizada e ainda assim tem mta gente que prefere a versão original, msm sendo meio torta.

A galera que prefere a tradução original deve ser dodói da cabeça, não havia nem limites de caracteres direito naquela época para palavras que usam alfabeto. Loles

Os diálogos eram mais resumidos.
Responder
Sempre vou preferir algo mais fiel, mesmo que não ideal. Square parece concordar julgando pela retradução que tá mais próxima do original que do PSP.
Responder
Como faz Mystic Arte no Abyss? dois chars meus já fizeram
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (19-06-2025, 03:23 PM)Como faz Mystic Arte no Abyss? dois chars meus já fizeram
Overlimit com R2 >>> segure X enquanto usa uma Arcane Arte
Responder
Arcane Arte ou FoF Change + segurar o botão de ataque, durante o Overlimit.

Tem umas que requerem skills específicas, mas acho que são só as que liberam na segunda jogada. As padrão seguem esse esquema ai mesmo.
Responder
Light Blade escreveu: (19-06-2025, 03:25 PM)Overlimit com R2 >>> segure X enquanto usa uma Arcane Arte
Boa, depois vou tentar então

Jack Russel escreveu: (19-06-2025, 03:26 PM)Arcane Arte ou FoF Change + segurar o botão de ataque, durante o Overlimit.

Tem umas que requerem skills específicas, mas acho que são só as que liberam na segunda jogada. As padrão seguem esse esquema ai mesmo.
Arcane só consegui umas iniciais por enquanto, tem que manter o de ataque quanto tempo?

Pelo menos parece menos chato de fazer que no Vesperia
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (19-06-2025, 03:23 PM)Como faz Mystic Arte no Abyss? dois chars meus já fizeram

Precisa estar em Overlimit e usar uma Arcane Arte ou um Fonic Hymn enquanto segura o botão de ataque normal. 

Inclusive, quando o Fon Master Ion estiver com o grupo, dá pra segurar o botão de arte no final da Mystic Arte do Luke pra emendar com uma Mystic Arte do próprio Fon Master.
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (19-06-2025, 03:27 PM)Pelo menos parece menos chato de fazer que no Vesperia
É a mesma coisa no Vesperia :D

É no Symphonia que é mais chatinho.
Responder
Wander escreveu: (19-06-2025, 03:28 PM)Precisa estar em Overlimit e usar uma Arcane Arte ou um Fonic Hymn enquanto segura o botão de ataque normal. 

Inclusive, quando o Fon Master Ion estiver com o grupo, dá pra segurar o botão de arte no final da Mystic Arte do Luke pra emendar com uma Mystic Arte do próprio Fon Master.
Saquei, nem to com pressa porque o jogo por enquanto ta fácil (apesar do pântano ter sido um saco), mas é bom não deixar só pra hora do aperto

Jack Russel escreveu: (19-06-2025, 03:31 PM)É a mesma coisa no Vesperia :D

É no Symphonia que é mais chatinho.
Bons tempos nos do PS3 que era só meter um L2+R2
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (19-06-2025, 04:04 PM)Saquei, nem to com pressa porque o jogo por enquanto ta fácil (apesar do pântano ter sido um saco), mas é bom não deixar só pra hora do aperto

Bons tempos nos do PS3 que era só meter um L2+R2

No Unknown é praticamente obrigatório usar várias Mystic Artes por batalha contra mob comum. Já no Normal, só fui usar lá pro end game nos bosses Lol
Responder
Gbraga escreveu: (19-06-2025, 03:15 PM)Sempre vou preferir algo mais fiel, mesmo que não ideal. Square parece concordar julgando pela retradução que tá mais próxima do original que do PSP.

O Matsuno não estava envolvido no War of the Lions, mas ele disse ano passado que gosta mais da tradução da versão de PSP.

Isso já diz tudo que preciso saber
Responder
Xzedopau escreveu: (19-06-2025, 06:49 PM)O Matsuno não estava envolvido no War of the Lions, mas ele disse ano passado que gosta mais da tradução da versão de PSP.

Isso já diz tudo que preciso saber
Continua sendo fanfic.
Responder