Oficial Central dos JRPGs XVI
Wander escreveu: (23-06-2025, 12:45 AM)Bem bacana esse pensamento. Por exemplo, se alguém não gostar de Mario Kart mas gostar de Skyrim, vai torcer pra transformarem o primeiro no segundo com a desculpa de liberdade criativa.

Primeiro tem que fazer Skyrim com policiais e armas de fogo e depois sim, fazer um com karts e cascos de tartarugas pra jogar no inimigos.
Responder
Light Blade escreveu: (23-06-2025, 12:45 AM)É sinal de burnout

Vai jogando em doses menores que uma hora vai fechar... Meu limite é 40 em 40 horas, daí dou uma pausa breve de uma a 2 semanas

Como o Abyss praticamente só tinha batalhas nas dungeons, sendo a maior parte do tempo no vai e vem, dei um intervalo mais curto.
Queria fechar esse mês, mas como agora o jogo é mais linear e com teleport, vai dar pra avançar com mais calma durante a semana
Responder
Posseidon escreveu: (22-06-2025, 08:57 PM)''Final Fantasy XVI is officially 2 years old as of today; how do you feel about it now? Has your opinion on it changed in either direction?''

Só vou poder opinar depois. Mas o consenso lá no Resetera é que é um jogo bem ruim. Medíocre nas melhores opiniões.

Uma coisa que posso constatar é essa tara que a Square Enix tem, que não é de hoje, de tentar agradar jogadores que não são fãs da série. E isso está acabando com a franquia. Tem gente que até fala que não é mais RPG (!!!).

Dragon Quest XII está indo pelo mesmo caminho... Acorda! Horii!

Logo, logo compro no Series X e atesto se Final Fantasy XVI é tão ruim assim.

Eu achei consideravelmente melhor que o XIII e o XV.
Responder
HeRinger escreveu: (23-06-2025, 08:37 AM)Eu achei consideravelmente melhor que o XIII e o XV.
vc se identifica tanto assim com o resetera para responder por eles?
Responder
Resetera em 2025 Loles Loles Loles Loles Loles Loles
Responder
HeRinger escreveu: (23-06-2025, 08:37 AM)Eu achei consideravelmente melhor que o XIII e o XV.
Aí é bater em deficiente né.
Responder
ainda não joguei o 16

mas revisitando o 13, agora eu acho ele bem bom  Blush
Responder

2, mas tb acho que FF não veria ir para um full action game como o XVI foi, eu acho que algo como o sistema do 7 remake é mais adequado para a serie
Responder
SeuMadruga escreveu: (23-06-2025, 09:57 AM)ainda não joguei o 16

depois apanha de lâmpada na paulista e vai vir reclamar que é caso de homofobia
Responder
Undying escreveu: (23-06-2025, 10:02 AM)2, mas tb acho que FF não veria ir para um full action game como o XVI foi, eu acho que algo como o sistema do 7 remake é mais adequado para a serie
FFVII Remake/Rebirth pra mim é o melhor sistema de combate já feito mas eu ainda acharia tosco se todo jogo fosse assim. O fato da série experimentar tanto e se reinventar como parte da identidade é algo que eu admiro demais.

RE também é assim, apesar do arco atual RE Engine ser o que menos gosto com muita folga, é fodaço como a série se reinventa a cada "trilogia". Survival horror, action horror controle "tanque", FPS, lenga lenga de retardado com hit reaction inconsistente e piradão imortal...

SeuMadruga escreveu: (23-06-2025, 09:57 AM)ainda não joguei o 16

Optima Change é uma mecânica legal pra caralha, muito zueiro como deixa o jogo bem mais interativo sem deixar de ser por turnos. Fazer Paradigms em vez de builds exclusivas também ajuda a incentivar uso de buff e debuff, acho que ninguém zera esse jogo na base de ataque e heal só. Se não usar os paradigms de support vai tomar sova do Barthandelus.

Excelente balanceamento. Tudo que o Toriyama toca vira ouro.
Responder
Undying escreveu: (23-06-2025, 10:02 AM)2, mas tb acho que FF não veria ir para um full action game como o XVI foi, eu acho que algo como o sistema do 7 remake é mais adequado para a serie

Concordo que é mais adequado, mas também não acho o combate dos 7 Remake lá essas coisas não.
Responder
Seria bom ele no 17 pra eu poder ver se é bom. Foi colocado em um jogo que eu nunca tocarei, então não vou poder apreciar. =(
Responder
FF17 vai ser tático e com batalhas navais.
Responder
Não estou dizendo que deveria ser igual, mas se insistem em fazer algo mais action que seja algo mais nos moldes de FF7 remake
Responder
O VII vai ser roguelike arena heroshooter first person com gameplay baseado em cartas
Responder
eu quero que cada final fantasy tenha um sistema diferente

Responder
Undying escreveu: (23-06-2025, 10:46 AM)Não estou dizendo que deveria ser igual, mas se insistem em fazer algo mais action que seja algo mais nos moldes de FF7 remake
Eu acho que manter a interação de party que é o ponto chave que não deveriam abrir mão. FFXV também era action e o combate era bem ruim mas teve menos reclamação que o XVI porque no fim das contas você tá sempre interagindo com o resto da party e usando eles nas batalhas, mesmo que só controle o Noctis.

No XVI na história os personagens te acompanhando tão sempre mudando e tem ícone bonitinho no menu pra mostrar quem tá contigo mas no gameplay não muda NADA. Pra todo efeito prático durante o gameplay é só o Clive mesmo. No XV você tá sendo lembrado do resto da party o tempo todo com os ataques por trás, as skills que você chama e dá followup e tudo mais.
Responder
Maedhros escreveu: (23-06-2025, 08:32 AM)Primeiro tem que fazer Skyrim com policiais e armas de fogo e depois sim, fazer um com karts e cascos de tartarugas pra jogar no inimigos.

Se vc tem deficiência de interpretação pra não entender o meu ponto naquele post, o problema não é meu. Obviamente eu estava falando q RPGs ocidentais não são os únicos "RPGs de verdade", pois a liberdade deles em interpretar papéis tbm não é absoluta, e q se vc for avaliar tudo dessa forma radical, então o único RPG de verdade é o de mesa.
Responder
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 12:52 AM)Pelo contrário, é por conta do meu pensamento que você pode ter esperança do próximo ser mais pro seu gosto, uma vez que a série já é do jeito que você não gosta há mais tempo que o oposto.

Tá mais pra Mario Kart ser estabelecido há décadas como uma série de corrida antológica que se reinventa a cada jogo, o último foi simulador e tem fã que torce pro próximo ser arcade, enquanto outros gostam do simulador e eu prefiro que em vez de ouvir a um ou outro eles ouçam ao que os lead designers tiverem vontade de fazer como o próximo jogo de corrida.

Mas eu nunca neguei q FF sempre se reinventou. O problema não é a inovação, é q, mesmo dentro da inovação, o respeito a características essenciais da franquia deve estar presente.

A minha crítica ao q vc postou era exclusivamente ao comentário sobre "fazerem o jogo q quiserem" como se preservar uma essência do q é FF significasse se prender a uma checklist. Em outras palavras, como se ser fiel ao estilo FF clássico fosse uma falta de liberdade dos designers.

Mas, na verdade, vc pode muito bem fazer o jogo q quiser, só não precisa chamar de FF. Ou, se quiser fazer FF, pode certamente inovar, mas existe um mínimo ali a ser respeitado pra q o jogo ainda se classifique como Final Fantasy.
Responder
Wander escreveu: (23-06-2025, 11:13 AM)Mas eu nunca neguei q FF sempre se reinventou. O problema não é a inovação, é q, mesmo dentro da inovação, o respeito a características essenciais da franquia deve estar presente.

A minha crítica ao q vc postou era exclusivamente ao comentário sobre "fazerem o jogo q quiserem" como se preservar uma essência do q é FF significasse se prender a uma checklist. Em outras palavras, como se ser fiel ao estilo FF clássico fosse uma falta de liberdade dos designers.

Mas, na verdade, vc pode muito bem fazer o jogo q quiser, só não precisa chamar de FF. Ou, se quiser fazer FF, pode certamente inovar, mas existe um mínimo ali a ser respeitado pra q o jogo ainda se classifique como Final Fantasy.
O que alguns fãs exigem é checklist, não ser fiel especificamente. Se quiserem fazer um FF mais clássico é day one pra mim também, soa ótimo. Mas se quiserem fazer algo diferente soa ótimo pra mim também. Eu gosto que FF pode ser as duas coisas e até mais.
Responder