Tópicos: 105
PSN: ScarFMA
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:02 PM)"filminho" como descritivo não teria valor nenhum se fosse só outra palavra pra cutscene. Um jogo filminho é um jogo que quer ser filme, sacrificando interatividade por dramaturgia. Te fazendo segurar pra frente enquanto o personagem manca ou chora a perda da morena pra mostrar como ele é maduro e story-driven, diferente dos outros joguinhos não sérios que são só diversão ou outra sandice cretina que os Neil Druckmanns da vida acreditam.
Se você apertar start skip em um MGS da vida você tá de volta brincando de stealth. Se você aperta start skip na cutscene que o Raiden fica bitolado em MGR você ainda tem que andar devagar a fase inteira. Essa sempre foi a definição que o povo usou.
Eu duvido que qualquer um jogaria DS pulando cutscene, ou até mesmo MGS, eu duvido até que nego pularia numa rejogada de DS justamente pq a proposta do jogo é a historinha
ND é criança tendo que ser forçado a segurar para frente 20 min em um momento da história vs 2 horas de lore dump tentando explicando os conceitos noiados que você já foi bombardeado pelas 80 horas de jogo que tu já jogou
Tópicos: 79
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:16 PM)Eu duvido que qualquer um jogaria DS pulando cutscene, ou até mesmo MGS, eu duvido até que nego pularia numa rejogada de DS justamente pq a proposta do jogo é a historinha
ND é criança tendo que ser forçado a segurar para frente 20 min em um momento da história vs 2 horas de lore dump tentando explicando os conceitos noiados que você já foi bombardeado pelas 80 horas de jogo que tu já jogou Você duvidar ou não é irrelevante pro fato de que o gameplay ser interrompido por pseudo-cutscenes não puláveis, ou pior ainda, pseudo-gameplay como as escaladas longas de Uncharted 4, é fundamentalmente diferente de uma cutscene pulável.
Não ser jogo filminho não quer dizer que você tem que gostar dele.
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:14 PM)Você que não ainda não entendeu que o jogo não é genérico. Se fosse qualquer um que fizesse você saberia apontar um paralelo mais exato.
É como dizer "não estariam elogiando esse Dark Souls aí se fosse uma Ubisoft em vez do Miyazaki."
Uma Ubisoft jamais teria feito Dark Souls, pelo menos não em 2011, hoje em dia metade da indústria tá fazendo Dark Souls. Esse é o ponto.
É justamente o contrario, ignora os defeitos de até escrita fraca e bobo alegre do jogo, ou o quão boring que ele é só por conta do Kojima
E mesmo ER é elogiado, ou Nightreign, só por conta da From, tal como Kojima, ignorando os problemas gritantes só pelo estúdio que ta fazendo
Tópicos: 208
Queria ter tanta convicção pra falar de coisa que não sei assim
23-06-2025, 03:22 PM
(Última alteração: 23-06-2025, 03:23 PM por Gbraga.)
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:20 PM)É justamente o contrario, ignora os defeitos de até escrita fraca e bobo alegre do jogo, ou o quão boring que ele é só por conta do Kojima
E mesmo ER é elogiado, ou Nightreign, só por conta da From, tal como Kojima, ignorando os problemas gritantes só pelo estúdio que ta fazendo Elden Ring é constantemente criticado nesse fóro até por quem gosta, e Nightreign você era o único que assistia todo trailer pra postar aqui, ninguém dava uma foda.
Muita gente pede SIM Kojima no Smash.
Kojima também, MGSV apesar de ter ido bem de crítica é criticado pra caralho pela repetição podre de conteúdo e a campanha fragmentada incompleta. Não precisa ir muito longe, é literalmente o mais recente jogo dele antes de Death Stranding.
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:18 PM)Você duvidar ou não é irrelevante pro fato de que o gameplay ser interrompido por pseudo-cutscenes não puláveis, ou pior ainda, pseudo-gameplay como as escaladas longas de Uncharted 4, é fundamentalmente diferente de uma cutscene pulável.
Não ser jogo filminho não quer dizer que você tem que gostar dele.
Não é irrelevante pq na primeira jogada, apreciando o game, ninguém vai falar "você fecha em x horas pulando cutscene"
É tipo achar problemão segurar 5 min pra frente pq não da para pular mais no jogo com 2 horas de cutscene é ok pq eu posso pular, mesmo que só o gameplay de carteirinho nunca tenha sido o motivo principal do jogo sequer existir
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:25 PM)Não é irrelevante pq na primeira jogada, apreciando o game, ninguém vai falar "você fecha em x horas pulando cutscene"
É tipo achar problemão segurar 5 min pra frente pq não da para pular mais no jogo com 2 horas de cutscene é ok pq eu posso pular, mesmo que só o gameplay de carteirinho nunca tenha sido o motivo principal do jogo sequer existir Não é só porque não dá pra pular, não é uma ofensa às minhas crenças, é porque é uma merda. Em interatividade é uma merda, já me dá preguiça imaginando as próximas jogadas se for um jogo que eu tô jogando, em storytelling é uma merda também porque, contrário o que acredita o típico desenvolvedor de single player AAA ocidental, filmes não são todos 1 tomada com uma posição de câmera mostrando cada passo do protagonista, tem edição, tem corte, ninguém perde tempo com o equivalente a segurar pra frente por vários minutos, cada cena é importante em um filme.
Cutscenes possuem direção mais guiada no que seria feito em um filme, "filminho" é podre como gameplay e podre como cutscene, e pra adicionar insulto não dá pra pular. É a diferença de Doom 2016 vs Doom Eternal. História do 2016 é melhor que a do Eternal, mas ainda é ruim. No Eternal eu seguro R por 0.2 segundos (literalmente, você configura por quanto tempo tem que segurar) e a história enfadonha acaba e eu volto pro gameplay que pra mim é o melhor do gênero. 2016 eu tenho que ficar na sala com o robô falando merda toda jogada.
É menos merda que a de Eternal, mas ainda é merda mal escrita e mal dirigida. Dá pra engolir uma vez, apesar de já ser de baixa qualidade por não ter a direção de uma cutscene, mas na segunda já dá vontade de morder o braço.
O motivo do jogo existir pelo que entendi das entrevistas tá mais pro sistema de multiplayer assíncrono que qualquer coisa, mas o motivo que me interessou antes do lançamento do 1, apesar de ainda não ter jogado, foi ver que eles estavam gamificando a caminhada. É uma das formas de fazer open world mais interessante, o ato de se movimentar nele ter algum envolvimento mecânico. Como voar com gravidade em Gravity Rush, e aqui equilibrar as encomendas e fazer rotas com as ferramentas do jogo (ou o multiplayer se preferir, mas acho que vou jogar offline porque parece trivializar demais o jogo).
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:22 PM)Elden Ring é constantemente criticado nesse fóro até por quem gosta, e Nightreign você era o único que assistia todo trailer pra postar aqui, ninguém dava uma foda.
Muita gente pede SIM Kojima no Smash.
Kojima também, MGSV apesar de ter ido bem de crítica é criticado pra caralho pela repetição podre de conteúdo e a campanha fragmentada incompleta. Não precisa ir muito longe, é literalmente o mais recente jogo dele antes de Death Stranding.
Não ser genérico tbm não torna DS bom, gameplay de MGSV se sustenta sozinho muito mais que o de DS, não tem nem como comparar
E ao contrário das definições de filminho que é algo aqui do fórum, o que eu to falando de DS e ER é da percepção geral mesmo
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:31 PM)Não ser genérico tbm não torna DS bom Sim, ué.
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:31 PM)gameplay de MGSV se sustenta sozinho muito mais que o de DS, não tem nem como comparar Controles de MGSV são espetaculares, mas a campanha em que o jogo tá é um lixão. Problema similar ao de RE6.
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:31 PM)Não é só porque não dá pra pular, não é uma ofensa às minhas crenças, é porque é uma merda. Em interatividade é uma merda, já me dá preguiça imaginando as próximas jogadas se for um jogo que eu tô jogando, em storytelling é uma merda também porque, contrário o que acredita o típico desenvolvedor de single player AAA ocidental, filmes não são todos 1 tomada com uma posição de câmera mostrando cada passo do protagonista, tem edição, tem corte, ninguém perde tempo com o equivalente a segurar pra frente por vários minutos, cada cena é importante em um filme.
Cutscenes possuem direção mais guiada no que seria feito em um filme, "filminho" é podre como gameplay e podre como cutscene, e pra adicionar insulto não dá pra pular. É a diferença de Doom 2016 vs Doom Eternal. História do 2016 é melhor que a do Eternal, mas ainda é ruim. No Eternal eu seguro R por 0.2 segundos (literalmente, você configura por quanto tempo tem que segurar) e a história enfadonha acaba e eu volto pro gameplay que pra mim é o melhor do gênero. 2016 eu tenho que ficar na sala com o robô falando merda toda jogada.
É menos merda que a de Eternal, mas ainda é merda mal escrita e mal dirigida. Dá pra engolir uma vez, apesar de já ser de baixa qualidade por não ter a direção de uma cutscene, mas na segunda já dá vontade de morder o braço.
O motivo do jogo existir pelo que entendi das entrevistas tá mais pro sistema de multiplayer assíncrono que qualquer coisa, mas o motivo que me interessou antes do lançamento do 1, apesar de ainda não ter jogado, foi ver que eles estavam gamificando a caminhada. É uma das formas de fazer open world mais interessante, o ato de se movimentar nele ter algum envolvimento mecânico. Como voar com gravidade em Gravity Rush, e aqui equilibrar as encomendas e fazer rotas com as ferramentas do jogo (ou o multiplayer se preferir, mas acho que vou jogar offline porque parece trivializar demais o jogo).
Eu acho que 2 horas de lore dump tbm é uma pessima forma de storytelling para uma midia interativa, chame do que quiser, sendo cutscene ou não, sacrificar interação com o game pq a histórinha do game é muito importante para quem criou tem que ser uma baita de uma história interessante e bem escrita, não um monte de aleatoriedades de alguém que gosta só de cheirar o próprio peido
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 03:37 PM)Eu acho que 2 horas de lore dump tbm é uma pessima forma de storytelling para uma midia interativa, chame do que quiser, sendo cutscene ou não, sacrificar interação com o game pq a histórinha do game é muito importante para quem criou tem que ser uma baita de uma história interessante e bem escrita, não um monte de aleatoriedades de alguém que gosta só de cheirar o próprio peido Opinião justa. Compreensível não querer jogar por isso.
Ou é pra eu dizer que você só tá fingindo e se fosse da Ubisoft você assistiria 4 horas e bateria palma?
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 02:39 PM)acho que não existe estatuto do gameplay pra definir isso
Existe usar a cabeça, né.
23-06-2025, 04:06 PM
(Última alteração: 23-06-2025, 04:07 PM por wolfwood.)
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:40 PM)Opinião justa. Compreensível não querer jogar por isso.
Ou é pra eu dizer que você só tá fingindo e se fosse da Ubisoft você assistiria 4 horas e bateria palma?
rapaz, tem que admitir que coisas como "princess beach" só se safariam em um jogo que não se leva a sério do Suda 51
é tipo capinha vermelha/azul que já ganha pontos extras pelo estúdio que fez
Wander escreveu: (23-06-2025, 03:50 PM)Existe usar a cabeça, né.
olha o que eu botei ali em cima, não importa se a definição de filminho que o fórum decidiu seja segurar para frente ou cutscene, o efeito pratico é o mesmo, é segurar o jogador por x minutos/horas para contar historinha, na porcaria da media interativa
possibilidade de pular é irrelevante se a proposta do jogo por definição é sobre a história, tem gente que acha que lore e notinha é uma maneira ruim de contar história, como em Dark Souls, mas é o jeito mais honesto que você tem de contar história em joguinho, você nem precisa passar conversa ou pular cutscene, e o próprio ambiente ajuda você a entender aquele mundo, ta inteiramente ligado ao próprio conceito de exploração do jogo
Todo mundo fala mal dessa fala da Princess Beach. As pessoas gostam do jogo APESAR disso, e não por isso.
A questão é que o jogo vai muito além disso, e só quem joga por clipe de Twitter que acha o contrário.
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
23-06-2025, 04:28 PM
(Última alteração: 23-06-2025, 04:31 PM por Wander.)
wolfwood escreveu: (23-06-2025, 04:06 PM)olha o que eu botei ali em cima, não importa se a definição de filminho que o fórum decidiu seja segurar para frente ou cutscene, o efeito pratico é o mesmo, é segurar o jogador por x minutos/horas para contar historinha, na porcaria da media interativa
possibilidade de pular é irrelevante se a proposta do jogo por definição é sobre a história, tem gente que acha que lore e notinha é uma maneira ruim de contar história, como em Dark Souls, mas é o jeito mais honesto que você tem de contar história em joguinho, você nem precisa passar conversa ou pular cutscene, e o próprio ambiente ajuda você a entender aquele mundo, ta inteiramente ligado ao próprio conceito de exploração do jogo
Importa sim, pra experiência, pro replay value...
Até posso compreender q o jogador vai ter uma experiência diferente jogando Sonic 2 x MGS4 na primeira jogada, pois ele não iria pular as cutscenes. Mas a questão é ter a opção, é poder pular se vc quiser.
Tu pode não gostar do estilo de contar história por cutscene, mas não quer dizer q seja ruim em si, é só seu gosto pessoal. E assim... O objetivo da crítica é mostrar o quão fundamentalmente ruim já é por default a experiência com filminho, pois não há uma maneira de contornar isso, entende? A cutscene tem possibilidade de ser pulada, já o filminho não tem o q fazer, toda vez você vai ter q vivenciar o trecho específico ruim colocado pelo diretor ali.
Tiops escreveu: (23-06-2025, 04:20 PM)Todo mundo fala mal dessa fala da Princess Beach. As pessoas gostam do jogo APESAR disso, e não por isso.
A questão é que o jogo vai muito além disso, e só quem joga por clipe de Twitter que acha o contrário.
pode ser, não muda que o jogo é superestimado pq é do Kojima, "Kojimices" é um charme que só ele pode ter pq ele é um gênio
wolfwood só tá com inveja porque ele não era vivo pra ter criado conceitos revolucionários e hoje o jogo já tá estabelecido.
23-06-2025, 04:38 PM
(Última alteração: 23-06-2025, 04:39 PM por wolfwood.)
Wander escreveu: (23-06-2025, 04:28 PM)Importa sim, pra experiência, pro replay value...
Até posso compreender q o jogador vai ter uma experiência diferente jogando Sonic 2 x MGS4 na primeira jogada, pois ele não iria pular as cutscenes. Mas a questão é ter a opção, é poder pular se vc quiser.
Tu pode não gostar do estilo de contar história por cutscene, mas não quer dizer q seja ruim em si, é só seu gosto pessoal. E assim... O objetivo da crítica é mostrar o quão fundamentalmente ruim já é por default a experiência com filminho, pois não há uma maneira de contornar isso, entende? A cutscene tem possibilidade de ser pulada, já o filminho não tem o q fazer, toda vez você vai ter q vivenciar o trecho específico ruim colocado pelo diretor ali.
replay value para um jogo que se interessa mais pela história da menos importância ainda a pular de cutscenes, quantas pessoas jogariam um jogo desse mais de uma vez e pulando cutscene???? muito mais fácil que alguém rejogar qualquer jogo que tem esse foco pela história do que pelo gameplay
ai você vê problema em andar lentinho em Uncharted por 5 mins em uma rejogada, absolutamente imperdoável, mas a cutscene excessivamente longa como é pulavel é ok
ta certo, bela de uma bosta a experiência de rejogar o game dos correios pelo gameplay
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 04:35 PM)wolfwood só tá com inveja porque ele não era vivo pra ter criado conceitos revolucionários e hoje o jogo já tá estabelecido.
![[Imagem: aqDks5u.png]](https://i.imgur.com/aqDks5u.png)
Tópicos: 5
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 04:35 PM)wolfwood só tá com inveja porque ele não era vivo pra ter criado conceitos revolucionários e hoje o jogo já tá estabelecido.
![[Imagem: aqDks5u.png]](https://i.imgur.com/aqDks5u.png) No metal gear tem umas cameras que causam alerta etc, e você pode passar por baixo delas, e tem um cone especifico etc etc etc..
E não acho que tinha algo assim em qualquer jogo antes do metal gear.
Mas vocês não jogam jogo de MSX2 então não manjam de konami :3
|