06-07-2014, 11:14 PM
Masamune escreveu: Vi The Wind Rises, suposta despedida de Hayao Miyazaki das telonas
O filme é bem diferente do habitual do Miya, quase soando um prequel para Hotaru no Haka. Além de voltado ao público adulto, é biográfico (ou semi-biográfico, n sei), com uma história simples, mas de assunto delicadíssimo: a participação do Japão na WWII. O Miya teve a proeza de equilibrar msgs anti-guerra com a admiração pelo criador dos caças A6M "Zero". O que gerou críticas tanto da esquerda quanto da direita japonesa - mais uma proeza! O foco da história é, evidentemente, o sonho do garoto Jiro (dublado pelo criador de Evangelion, Hideaki Anno - WTF!) em ser engenheiro aeronáutico e avançar a atrasadíssima tecnologia japonesa no setor, qdo foi chamado para trabalhar na Mitsubishi. Embora o final todo mundo saiba, seus caças vão à guerra, participaram do ataque à Pearl Harbor, mas o Japão perde. Besteira creditar ao filme a defesa de uma ou outra linha de pensamento japonesas.
Ah, como de praxe, criminosamente belo o filme. Miya falou "essa porra é a minha despedida, botem pra fuder aí". Tão ou mais bonito que Ponyo.
De ponto fraco, talvez uma determinada trama paralela que, embora bem trabalhada, é previsível e soa como uma forma de dar mais dramaticidade a uma história que de outra forma seria bem "fria". Afinal, é a trajetória de um engenheiro, pura e simples.
Enfim, mais um clássico. Deviam proibir esse homem de se aposentar
como vc viu? se possível mp