02-09-2014, 09:40 PM
Wander escreveu: Tudo bem, Braga, eu reconheço q no dia exagerei e acabei reclamando de algumas coisas q poderiam ser aprendidas com treino.Pouco intuitiva sem dúvidas, mas vem da época onde as pessoas ainda faziam manuais pros jogos. RIP in Peace.
Mas na verdade o meu ponto era só q eu considero melhor ter um controle mais direto sobre o personagem. Por exemplo, se eu quero pular, prefiro fazer isso apertando X e não ↠↙ ↓ ↘ → . É pq na minha opinião se eu só tenho a intenção de fazer uma coisa simples, não vejo razão pra ter de apertar 10 botões pra isso
Eu reconheço q tenho de treinar, mas acho q algumas coisas são muito pouco intuitivas e se torna complicado qdo vc só tem uma fração de segundo pra atacar vc ser obrigado a apertar uma seqüência gigantesca de botões sem errar.
As diagonais são um caso à parte, mas entenda q isso é praticamente exclusivo do gênero luta. Eu não vejo jogos de outros estilos me pedindo pra apertar a direção "diagonal".
Aí fico confuso qdo aparece algo assim, acabo não sabendo o q fazer.
Mas intuitivo nem sempre é melhor. Um jogo onde tudo o que você faz é apertar X enquanto a cena rola não é bom só porque você sempre sabe o que fazer. No caso, foi muito pensado pra achar o balanço perfeito entre facilidade, recompensa e desafio.
Diagonal tem em outros jogos 2D sim, pra coisas como dar um golpe slide, por exemplo. Ou jogos de tiro 2D que te permitem mirar em 8 direções.