06-09-2014, 08:29 AM
Apesar das aparências, isto é um filme de Wong Kar-Wai, o mesmo de In the Mood For Love, Days of Being Wild, Ashes of Time, 2046, etc. Mas é tecnicamente um filme oriental, já q é uma co-produção chinesa e francesa.
Mas desta vez a história se passa nos Estados Unidos, tem um monte de nomes pop de Hollywood como Judy Law, Natalie Portman e Rachel Weiss e ainda é protagonizado pela cantora Norah Jones.
Bom... E presta? Ahn, sim, é um bom filme, tem algumas características típicas dos romances do Kar-Wai como contar o destino de diversas pessoas procurando o amor (e não só o(a) protagonista), foco em situações triviais q dizem muito sobre os personagens (como pequenas conversas num bar toda noite), separação e reencontro, etc.
Bom, digamos q eu curti boa parte da história, principalmente o começo e a subtrama sobre o policial Arnie e sua ex-esposa, mas achei q a subtrama de Natalie Portman como jogadora em cassinos quase queima o filme pra mim.
É q uma das minhas razões pra gostar tanto de cinema oriental é a naturalidade e humanidade q os personagens geralmente passam, vc não se sente olhando pra um estereótipo, mas sim pra pessoas reais com seus dilemas. E My Blueberry Nights não só é um filme mais comercial do q os anteriores de Kar-Wai, mas tbm soa falso como quase tudo q saiu de Hollywood nos últimos 20 anos. Quer dizer, ele é bem melhor do q a média de lá justamente por trazer diálogos sensíveis e originais, a maior parte das situações é mais crível do q boa parte dos filmes estadunidenses atuais, mas...infelizmente parece q os atores de lá se engessaram num estilo teatral, tentando ser estilosos (no caso principalmente a personagem de Natalie Portman, mas a própria Norah Jones tbm soa falsa em vários momentos, talvez por inexperiência na atuação) e isso me irrita profundamente. Eu não conseguia acreditar <span class="spoiler-inline" onclick="if (this.className == 'spoiler-inline'){this.className = 'spoiler-inline show'}else {this.className = 'spoiler-inline'}">na dor da jogadora de poker qdo seu pai morreu</span> de tão artificial q a atuação ficou.
Se In The Mood For Love exagerava no intelectualismo e cenas lentas demais onde vc via a personagem de Maggie Cheung descer as escadas pra pegar leite ou cortar a carne vagarosamente no prato, por outro lado My Blueberry Nights descamba pro outro extremo, é comercial demais pra um filme de Kar-Wai e não tem a mesma aura hipnótica de um Days of Being Wild ou 2046.
Não é ruim e até considero acima da média para um romance cheio de atores de Hollywood, mas como filme de Kar-Wai, acho o mais fraco de longe. Ele tenta de certa forma colocar o foco no trivial e em diversas vidas q se entrelaçam por acaso, mas o faz com muito menos inspiração e de forma muito artificial se comparado aos filmes totalmente orientais dele. Prova de q talvez esse estilo mais intimista e lento de Kar-Wai não consiga se encaixar direito no padrão hollywoodiano de atuação.
Enfim, gostei, mas esperava mais, bem mais desse filme.