22-10-2015, 04:48 PM
Depois de jogar Alexander e as dungeons de lv 60 como DRK posso dizer. É o tank mais difícil de se jogar do jogo. Um ponto forte é que não tem problemas em gerar rage nos mobs, sendo aoe ou single target, contando que vc tenha MP pra isso.
Falando em MP, eis o grande desafio do DRK. Maximizar seu dano enquanto tanka e gerencia seu mp. A propósito, living dead é um dos piores cooldowns que ja vi na minha vida. A skill é ruim pra caralho e só deve ser usada se vc não tiver nenhuma outra escolha e de preferência sempre tenha convalesce depois.
O stance dance (trocar de estância defensiva ou ofensiva) do DRK é muito punitivo pra ele e desaconselhável. Você precisa planejar isso de uma a duas rotações antes pois entrar em tank stance consome mp (muito). Ou seja vc não pode ser como um warrior que troca quando convem e ainda mantem os stacks do buff op dele. Ou um PLD que troca tranquilamente sem ser punido de forma alguma.
Quanto ao leveling.
30~40: Muita skill nova pra aprender, mas a maioria é versão DRK dos outros tankers. Sem contar que é recomendável você ter jogado com outro tanker no mínimo até o lv 30. Ngm em uma dungeon de lv 30 vai esperar que vc aprenda a tankar lá. Vc se acostuma com a mecânica darkside e começa a ter uma ideia de como vai poder gerenciar o mp. Até aí, apesar de vc ser mais papel que os outros tanques, está fácil de se jogar. Vc tbm ganha acesso a Bloodprice no lv 35 que regenera mp de acordo com a quantidade de ataques que vc recebe.
40~50: Você vai ser apresentado à segunda grande mecânica do DRK. Dark Arts é uma habilidade poderosa que aumenta, ou dá novos efeitos às suas habilidades. Tal poder não vem sem um custo, vc perde em torno de 1/5 do seu mp ao usar DA. Some isso às skills de aoe que vc precisará fazer e à drenagem constante do Darkside (que deve estar ligado o TEMPO TODO caso contrário seu dps cai muito). É aqui que vc precisará aprrender quais as melhores rotações do job de modo a não usar mp demais mas também não ficar com + de 1/2 de mp que poderia ser usado em mais dano. Equilíbrio é a chave. Vc também ganha Dark Passenger que dá dano mágico em cone em frente a você (vale ressaltar que apesar de várias skills do DRK terem dano mágico, todas escalam com FORÇA. Não seja besta e coloque ponto em INTELIGÊNCIA pois vai fazer vc gastar ponto atoa) e se combinar com Dark Arts o dano aumenta em 150% e de bonus, os inimigos ficam com status blind. Mitigando dano.
50~60: Todas as mecânicas principais do DRK. Na verdade as coisas facilitam aqui pra vc pois vc ganha Abyssal Drain (gera rage e se usado em conjunto com DA, se cura em 100% do dano causado), Sole Survivor (marca um alvo e se o alvo morrer, recupera 20% de hp e mp) e Carve and Spit (habilidade off cooldown que recupera um pouco de mp se usado com DA, não recupera mp mas o dano é multiplicado por 4.5x)
Cross-class skills: Não sei se são as certas mas eu fui pela lógica.
Provoke: Se você é um tank e não tiver essa skill, vc não é um tanque. Essencial pra mecânicas de tank swap e util para situações chatas (vc morrer e ser ressucitado por exemplo)
Convalescence: Bem básica, põe menos estresse nos healers (principalmente WHM que podem usar Divine seal + regen, irem pra cleric stance e só se preocupar com dps)
Foresight: Além de aumentar a defesa, o que pouca gente sabe é que essa skill aumenta seu parry também, muito boa pra DRK que possui uma skill que depende do parry, essa skill diminui TODO o dano causado do monstro em 10%, ajudando a sua party.
Bloodbath: Ao contraário do que eu pensava, essa skill não é tao util quanto é pra WAR ou PLD. Pois o dano que ela regenera só vem de ataques físicos, como metade das habilidades do DRK é dano mágico, vc tem que planejar bem antes de soltar esse cooldown.
Mercy Stroke: Também skill básica pra qualquer classe melee no jogo. Um dano a mais e se vc matar com essa skill (não é facil de fazer, principalmente em grupos) vc ganha 20% de hp restaurado. Não confie tanto nessa habilidade quanto Solo Survivor.
Falando em MP, eis o grande desafio do DRK. Maximizar seu dano enquanto tanka e gerencia seu mp. A propósito, living dead é um dos piores cooldowns que ja vi na minha vida. A skill é ruim pra caralho e só deve ser usada se vc não tiver nenhuma outra escolha e de preferência sempre tenha convalesce depois.
O stance dance (trocar de estância defensiva ou ofensiva) do DRK é muito punitivo pra ele e desaconselhável. Você precisa planejar isso de uma a duas rotações antes pois entrar em tank stance consome mp (muito). Ou seja vc não pode ser como um warrior que troca quando convem e ainda mantem os stacks do buff op dele. Ou um PLD que troca tranquilamente sem ser punido de forma alguma.
Quanto ao leveling.
30~40: Muita skill nova pra aprender, mas a maioria é versão DRK dos outros tankers. Sem contar que é recomendável você ter jogado com outro tanker no mínimo até o lv 30. Ngm em uma dungeon de lv 30 vai esperar que vc aprenda a tankar lá. Vc se acostuma com a mecânica darkside e começa a ter uma ideia de como vai poder gerenciar o mp. Até aí, apesar de vc ser mais papel que os outros tanques, está fácil de se jogar. Vc tbm ganha acesso a Bloodprice no lv 35 que regenera mp de acordo com a quantidade de ataques que vc recebe.
40~50: Você vai ser apresentado à segunda grande mecânica do DRK. Dark Arts é uma habilidade poderosa que aumenta, ou dá novos efeitos às suas habilidades. Tal poder não vem sem um custo, vc perde em torno de 1/5 do seu mp ao usar DA. Some isso às skills de aoe que vc precisará fazer e à drenagem constante do Darkside (que deve estar ligado o TEMPO TODO caso contrário seu dps cai muito). É aqui que vc precisará aprrender quais as melhores rotações do job de modo a não usar mp demais mas também não ficar com + de 1/2 de mp que poderia ser usado em mais dano. Equilíbrio é a chave. Vc também ganha Dark Passenger que dá dano mágico em cone em frente a você (vale ressaltar que apesar de várias skills do DRK terem dano mágico, todas escalam com FORÇA. Não seja besta e coloque ponto em INTELIGÊNCIA pois vai fazer vc gastar ponto atoa) e se combinar com Dark Arts o dano aumenta em 150% e de bonus, os inimigos ficam com status blind. Mitigando dano.
50~60: Todas as mecânicas principais do DRK. Na verdade as coisas facilitam aqui pra vc pois vc ganha Abyssal Drain (gera rage e se usado em conjunto com DA, se cura em 100% do dano causado), Sole Survivor (marca um alvo e se o alvo morrer, recupera 20% de hp e mp) e Carve and Spit (habilidade off cooldown que recupera um pouco de mp se usado com DA, não recupera mp mas o dano é multiplicado por 4.5x)
Cross-class skills: Não sei se são as certas mas eu fui pela lógica.
Provoke: Se você é um tank e não tiver essa skill, vc não é um tanque. Essencial pra mecânicas de tank swap e util para situações chatas (vc morrer e ser ressucitado por exemplo)
Convalescence: Bem básica, põe menos estresse nos healers (principalmente WHM que podem usar Divine seal + regen, irem pra cleric stance e só se preocupar com dps)
Foresight: Além de aumentar a defesa, o que pouca gente sabe é que essa skill aumenta seu parry também, muito boa pra DRK que possui uma skill que depende do parry, essa skill diminui TODO o dano causado do monstro em 10%, ajudando a sua party.
Bloodbath: Ao contraário do que eu pensava, essa skill não é tao util quanto é pra WAR ou PLD. Pois o dano que ela regenera só vem de ataques físicos, como metade das habilidades do DRK é dano mágico, vc tem que planejar bem antes de soltar esse cooldown.
Mercy Stroke: Também skill básica pra qualquer classe melee no jogo. Um dano a mais e se vc matar com essa skill (não é facil de fazer, principalmente em grupos) vc ganha 20% de hp restaurado. Não confie tanto nessa habilidade quanto Solo Survivor.