23-03-2017, 10:09 PM
Peidorrento escreveu: (23-03-2017, 09:58 PM)Parece muita japonesice. Confere?
Sim.
Clamper escreveu: (23-03-2017, 10:00 PM)Tem que ser muito maduro pra se sentir envolvido com o cara que acha a vida do interior boring, ou do outro que quer fazer crochê em paz.
Eu não tô falando do jogador ser mais ou menos maduro por preferir um ou outro, tô falando sobre o jogo e os assuntos. Pra mim, assuntos mais "grounded" e que se aplicam de forma mais universal costumam ser bem mais difíceis de abordar que "morte".
Incluindo aí, sim, não estar satisfeito com o meio que vive, mas sem opção de mudar.
Só sair por aí olhando em tudo quanto é jogo quantos são os que abordam morte, e quantos abordam pessoas em dúvida sobre sua sexualidade.
Quem faz coisa "dark" de verdade é o Yoko Taro, pra mim, mas mesmo ele consegue ser OW THE EDGE muitas vezes sem motivo nenhum, por querer mostrar o quão dark é mas sem ter uma publisher com bolas de mostrar de fato, aí fica só naquele limite do Cero Z, e acaba ficando mais cômico que perturbador. Mas os temas em si que ele aborda, principalmente em Drakengard 1, são de fato bem pesados.
Algo como, por exemplo, (spoilers do final de Drakengard) Manah entrar no coração da Furiae e ler os pensamentos dela, revelando que ela quer transar com o irmão. O Caim, ouvindo isso, vira o rosto com nojo e reprovação, o que faz com que a Furiae se suicide de vergonha. Querer comparar isso com "x pessoa morre" não dá. E, como falei, mesmo ele fica bem OW THE EDGE as vezes, esse próprio exemplo pode ser um. Mas não é pra menos que uma palavra frequentemente usada pra descrever os jogos dele é "retardado".
Não por coincidência, eu diria que Nier, ainda que seja muito mais tranquilo que Drakengard, demonstra um amadurecimento do diretor com a forma que aborda seus temas, assim como os temas abordados. Em vez de ter um pedófilo na party só porque pedófilos são ruins e ele quer gente ruim na party, você tem um pai que não mede esforços pra proteger sua filha, não importando o quão grandiosas possam ser as consequências. E isso 3 anos antes de The Last of Us sair e transformar "homem de meia idade protegendo uma criança" no novo clichê favorito da indústria.
KP-X escreveu: (23-03-2017, 10:00 PM)Culpa de quem? E o choro foi forte na panela SMT
Do wolfwood, que hypa isso.