31-07-2017, 06:18 PM
Gbraga Returns escreveu: (31-07-2017, 11:23 AM)Eu sempre gosto de ter uma experiência mais holística com os jogos. História e gameplay idealmente devem dar suporte um ao outro. Se os personagens estão agindo como se aquilo fosse um desafio tremendo, eu prefiro que seja. Raro um jogo que é sobre alguém fazendo coisas sem esforço nenhum, então tendo a preferir que sejam desafiadores.Eu acho que uma suspensão de descrença é necessária dependendo do gênero, porque nem todo jogo combina com suas cenas, ao menos não levando em conta a experiência do jogador médio num nível de dificuldade padrão.
Até por isso acho que o ideal é nem ter níveis de dificuldade. Cada jogo que seja feito o quão difícil ou fácil ele precisa ser em sua proposta. Se a pessoa não quer jogar por ser difícil, não jogue. O mesmo pra quem se recusa a jogar algo fácil. Do mesmo jeito que não sinto falta de Easy em Souls, não sinto falta de Hard em Journey. São jogos extremamente bem executados.
DMC é uma série que o jogador casual precisaria iniciar no easy para encontrar a foderozidade de um Dante frente a inimigos escancaradamente inferiores que vemos nas cenas, mas ter em mente que esse nível de coerência só é possível em uma lógica em que o jogador ser habilidoso é uma espécie de necessidade quase canon para a narrativa ser coerente é parte fundamental para experiência do jogo. God of War tem um nível de dificuldade padrão coerente com o que a personagem apresenta nas cenas, mas jogadores mais experientes reclamam da facilidade e acham que um nível maior de dificuldade torna a experiência melhor.
Concordo totalmente com você que existem muitos jogos em que há uma boa harmônia entre esses dois segmentos, mas infelizmente jogos de gêneros mais tradicionais/antigos fica complicado estabelecer uma coerência ludo-narrativa que não gere a sensação no jogador de que cenas e gameplay representam diferenças significativas.