18-04-2019, 02:39 PM
Z80a escreveu: (18-04-2019, 12:25 PM)Sim, é o principal uso no NES.
O NES só tem uma camada de background, então toda vez que você ve uma parte da tela se mexer e a outra não, você pode contar que tem algum truque de "troca o scroll no meio da tela" acontecendo.
Mesmo nos jogos mais antigos tipo super mario 1 você tinha que fazer algo assim pra manter o placar parado.
Esse em particular usa um truque interessante, que é a moeda no score sendo usada pra dizer pro codigo quando que a tv esta na posição certa. Tem uma função no chip de video que diz quando um pixel do sprite 0 e do background estão se sobrepondo, ai o super mario abusa disso.
Agora em jogos mais modernos usando o mapper MMC3 e similares, você pode dizer pro mapper contar as linhas da tv e te avisar quando chegou na linha pra você trocar o scroll.
Mas battletoads não faz nenhum desses métodos, o jogo simplesmente conta o tempo na marra :3
Ah, certo. É bem bacana mesmo, mas esse efeito tem em qualquer jogo que use score fixo no alto da tela, né? (exceto se for feito com sprites)
Tipo, mesmo Castlevania 1 tem isso.
Eu tava pensando mais em algo tipo trocar a paleta de cores no meio da tela, ou mesmo no meio de um tile de background. Tipo que nem num jogo acho que do Sonic, que mudam a cor de tudo de um ponto pra baixo pra dar a impressão de água.
Ou qualquer outra doideira do tipo.