18-04-2019, 03:25 PM
Kadaj escreveu: (18-04-2019, 02:39 PM)Ah, certo. É bem bacana mesmo, mas esse efeito tem em qualquer jogo que use score fixo no alto da tela, né? (exceto se for feito com sprites)Sim.
Tipo, mesmo Castlevania 1 tem isso.
Eu tava pensando mais em algo tipo trocar a paleta de cores no meio da tela, ou mesmo no meio de um tile de background. Tipo que nem num jogo acho que do Sonic, que mudam a cor de tudo de um ponto pra baixo pra dar a impressão de água.
Ou qualquer outra doideira do tipo.
No nes é bem chato porque você não pode acessar a memoria de video fora do vblank.
O nes recicla os registradores de acesso a memoria E os de scroll para controlar o processo de desenhar os tiles.
Mas ele ainda mantém o scroll de certa forma representado nos registradores ai dá pra fucetar, mas mexer na memoria de video é em boa parte um não (eu já vi demos que conseguem alterar a paleta, mas deve ser um truque "daqueles").
Agora trocar os tiles no meio da tela é possível (e feito com alguma frequência) se você estiver usando um cartucho com mapper.
O NES é projetado pra ler os tiles de 8x8 pixels de uma rom no cartucho, tipo em cada cartucho tem uma rom de programa (maximo de 32KB) e uma rom de tiles (Maximo de 8KB) e elas são lidas separadamente pelo hardware.
Porem com um Mapper, você pode pegar uma rom maior e fingir que é uma rom de 32KB ou 8KB e quando a CPU tenta gravar na ROM, o mapper "troca a pagina", então se você "troca a pagina" da rom de tiles no meio da tela, muda TODOS os tiles :3
Double dragon 3 por exemplo faz isso pras caixas de texto dele.