Wander escreveu: (01-10-2019, 02:28 PM)Mas o gênero como um todo caiu de produção. Tanto por fatores tecnológicos, q encarecem os jogos e os tornam mais demorados para produzir, qto por perda de apelo do estilo em relação a outros, o q desestimulou muitas devs a continuar produzindo. Agora o q parece é q os jrpgs estão voltando aos poucos, mas aí vc tem dois grupos: as criadoras de jrpg q tentam lançar muitos games com frequência (e aí a qualidade sofre) e aquelas q lançam poucos, mas tentam investir em qualidade.
Pra voltar a ter tantos jrpgs bons, precisa haver um desapego da questão técnica e uma demanda de mercado maior, q, no caso do PS2, era resultado da fama do gênero no SNES e PS1.
Mas pelo menos parte dessa demanda técnica foi criada artificialmente pelas próprias empresas, as vezes até como forma de quebrar concorrência de quem não tem o mesmo capital pra investir. Persona 5 é o melhor recebido dos últimos anos e um sucesso de vendas (ainda que não nível Square-Enix) sendo um jogo de PS3 em 2017 que não tem nem gráficos que se destacam perto de outros jogos de PS3.
O sucesso dele mostra que o mercado tá cagando pra isso, só querem jogo bom e bem feito. Ou nem isso, se tiver uma opinião de Persona 5 que se assemelha à minha.
Atelier Ryza já teve o melhor lançamento da história da franquia também, e só precisou de umas teta e gráficos melhores mas ainda primitivos pro que os consoles atuais podem fazer.