02-10-2019, 12:06 AM
Masamune escreveu: (01-10-2019, 06:07 PM)Entre Gears e Saga, seria Saga. Gears vc entende direitinho, Saga é dificil sem ficar recorrendo aos verbetes da enciclopédia que vem na parte 3
Mas n me refiro só a densidade da história, mas a loucura de querer contá-la por meio de horas e horas de cutscenes. Cada título da trilogia foi feito em DVDs duplos e fora o material extra (jogos pra celular e browser) essencial pra entender algumas coisas.
Prova do quão ambiciosos são é que, no fim, nem Gears e nem Saga conseguiram ser concluídos direito.
A Falcom conseguiu meio que um modelo sustentável de contar uma história de grande escala com Trails. Já fizeram nove jogos conectados. E dá para notar claramente que os desenvolvedores foram influenciados por Gears, pelo que dizem. O ápice da série para mim foi zero/ao. É meio difícil de falar sem spoilers, mas é o tipo de coisa que em outras mãos teria o dobro da duração e estragaria todo o conteúdo temático. O final do Ao é 10/10. Só que a produção hoje em dia está amaldiçoada também: o scenario do último jogo foi escrito por umas 20 pessoas diferentes.
Em visual novels, tem o exemplo de Dies Irae/Shinza. Dies teve que lançar três vezes até ficar pronto. E o resto da série foi recentemente cancelado depois que a light foi à falência. A conclusão que a gente tira disso é que não é recomendável fazer jogos influenciados por Nietzsche.
Mas é uma pena que a Monolith diminuiu a escala da história dos jogos dela hoje em dia. É mais rentável o modelo atual, mas acho que hoje em dia tem mais formas de tentar contar uma história assim e ter sucesso. O mercado mudou bastante de lá para cá.