05-12-2019, 02:35 PM
Saitou escreveu: (05-12-2019, 02:29 PM)Verdade, FFXIII acho que foi o "último" jogo grande e, tirando o sistema de batalhas e outros detalhes aqui e lá, foi um jogo bem bosta.Eu acho que é porque a escala aumentou, e dá muito trabalho fazer um world map bom e uma cidade com casas(e ônibus) exploráveis. PS2 já sofria com isso inclusive, no fim da vida. Tu não pode entrar em todos as casas no FF12 ou Xenosaga quando tu chega numa cidade nova.
Mas acho bizarro como os jogos do PS1 tinham toda uma estrutura pronta e não souberam lidar com as novas tecnologias. Por exemplo, no PS1 tínhamos world maps, que sumiram em vários jogos da era PS2, e agora são open worlds. Em sistemas de batalhas, tínhamos o controle de 3~4 personagens da party, aí para deixar a mecânica mais dinâmica a primeira coisa que sacrificaram foi o controle sob todos os personagens (quase migrando pra jrpg action em alguns casos).
Sinto falta de uns jogos mais tradicional mas que ao mesmo tempo mantivesse a essência desses jogos de ps1 (um equivalente de worldmap, batalhas com controle total sob todos os personagens, etc e, claro, competência técnica e artística)
Controle dos personagens é porque passaram a fazer mais action RPGs porque também é muito mais complicado criar umm sistema de turrnos bom do que um action. Tanto que FF7 vai ser action(e não vai dar pra explorar as casas)
É muito menos trabalhoso fazer um corredor, com graficão, action RPG e com cenas awesome. Vende mais inclusive.