05-12-2019, 03:03 PM
Saitou escreveu: (05-12-2019, 02:29 PM)Verdade, FFXIII acho que foi o "último" jogo grande e, tirando o sistema de batalhas e outros detalhes aqui e lá, foi um jogo bem bosta.
Mas acho bizarro como os jogos do PS1 tinham toda uma estrutura pronta e não souberam lidar com as novas tecnologias. Por exemplo, no PS1 tínhamos world maps, que sumiram em vários jogos da era PS2, e agora são open worlds. Em sistemas de batalhas, tínhamos o controle de 3~4 personagens da party, aí para deixar a mecânica mais dinâmica a primeira coisa que sacrificaram foi o controle sob todos os personagens (quase migrando pra jrpg action em alguns casos).
Sinto falta de uns jogos mais tradicional mas que ao mesmo tempo mantivesse a essência desses jogos de ps1 (um equivalente de worldmap, batalhas com controle total sob todos os personagens, etc e, claro, competência técnica e artística)
Essa parada do fim dos open worlds eu vi q foi por questão de ideias mesmo, não limitação. No FF Retrospective, explicaram q os cenários antes eram pré-renderizados, e aí quiseram fazer algo totalmente em tempo real com FFX e criaram esse estilo de estrada "infinita", q foi tão copiado.
O controle em alguns casos é verdade, mas normalmente dá pra alternar entre os chars com algum comando. Os de turno mesmo costumam preservar o controle sobre todos.